segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

01x11 - Fire (O Incendiário)

Roteiro: Chris Carter
Direção: Larry Shaw

Resumo: Scully e Mulder procuram por um assassino pirocinético, ajudados por uma ex-namorada inglesa de Mulder. Scully domina o assassino, enquanto Mulder confronta seu pavor de fogo.




Comentários:

[Josi]

Mulder: "Esta é a vantagem de se caçar aliens e mutantes: dificilmente o processamos!"
Você gosta de fazer a ruiva rir, heim, Mulder? humm.... É claro q ela ri à toa, mas ninguém está julgando isso aqui... rsrs

Scully (pensando): "Afffffff"
Phoebe: "Ela me odeia." (só ela? rsrs)





Acho tão bonitinho a Scully escondidinha ouvindo a conversa deles. Ela não gosta de ver o narigudo saindo pra brincar e caçar monstros no escuro sem ela.

Agora... a tal da Green é uma periguete mesmo! Dá em cima de todo mundo? Que nojo! "BEATTY: Você tem um caso e tanto aí, Mulder. Eu quase gostaria de estar em seu lugar." - Homens! Blah!

Também é fofo Mulder não querer colocar a Scully no meio das maldades da Phoebe... mas será que ele não sabe que a ruiva aguenta o tranco? :/ Mas o tal do Mulder tava todo aberto neste ep, não? Contando tudo para a Scully logo de cara... devia estar meio perturbado mesmo. rsrs

E eles se chamando de Sherlock e Watson? own... lembrei de Fight Club.

Mulder: "Eu sofro de memória fotográfica... "
Phoebe: "Então você não pode ter esquecido uma certa indiscrição juvenil em cima do túmulo de Sir Arthur Conan Doyle numa noite nublada..." (... não vou desenvolver isso... Argh!)

Mulder: "Não estou acostumado q concordem comigo tão facilmente..." - (plah nele! Quer trabalhar sozinho, Mulder? affffffffff)

Está o agente Mulder sentadinho, todo desconfiado, numa bela cama de dossel quando a Scully liga... e... o cara levanta-se prontamente da cama! kkkkkkkkkkkkkk

Gente... Mulder está estupidamente bonito nesse episódio... e muito bobo também. A talzinha faz o que quer com ele... cama de dossel é? sei... "Acho q vou estar muito ocupado hj a noite, Scully" *arremedando* :P

Mulder fica todo a vontade com Scully no quarto e quando a ex dele chega, ele se cobre... rsrsrrss

Adoro quando ele ganha vida nova ao ouvir as descobertas da Scully! E ela também... ela dá um sorrisinho muito fofis! rsrs Dá vontade de perguntar: e agora, Mulder? Ainda quer trabalhar com um espelho?

Porque nós merecemos...






Olha a carinha dele ao ver quem é a Phoebe... hauahua
Bem feito!




Este é um dos primeiros episódios em que Mulder tem q reconhecer o valor de Scully, q mesmo cética, ajuda e muito nos casos. [/Josi]


[Cleide] Fire - O Incendiário (eu preferia que tivessem traduzido "Fogo", mas fazer o quê né?)

O episódio é centrado em Mulder, de forma que até o caso revela do personagem: sua fobia de fogo, e o envolvimento da ex-caso Phoebe Green. Diga-se de passagem, a tal "inspetora" que faz tanta propaganda de si não é de nada, uma vez que quem soluciona o caso é Scully, com suas pesquisas e seu poder de observação.

O foco tanto foi Mulder, que não fica explicado o que fisiologicamente dava tal poder a Cecil. Outros mutantes genéticos, ou resultados experiências monstruosas são bem explicados nos episódios. Mas sobre L'ively só nos foi deixado saber que ele se recuperava extraordinariamente rápido das queimaduras.

O que explica o fato do "monstro da semana" não ser o foco, pode ser porque inicialmente, Chris Carter quisesse transformar Pheobe em personagem da série, e promover vários encontros com a Scotland Yard - o produtor se diz fã de Sherlock Holmes e da atriz que interpretou a periguete inglesa. Entretanto, apesar de todos esforços, a química não funcionou... ainda bem, porque todos sabemos que mais tarde teríamos que aturar a Fowley... quem mereceria uma Green nas primeiras temporadas?

Dizem também que no roteiro original havia um diálogo entre Mulder e Scully:
Scully: "Bem, que ninguém diga que você não caminharia sobre brasas por uma mulher, Mulder."
Mulder: "E que ninguém diga que eu não faria isso por você de novo, Scully."

Vai saber... o que observei é que Scully ficou um tanto incomodada por Pheobe saber do poder que tem sobre Mulder e fazê-lo caminhar através do fogo...

Agora, pequenos detalhes aleatórios:

Reparem na cena em que Mulder conta da Phoebe pra Scully: ela faz uns comentários irônicos quando ela tá com ciúmes e não olha no rosto dele... só no finzinho da cena que ela olha.

Só eu que fico brava quando Mulder tira a mão de Scully??? Mas cá entre nós, quando ele faz essa carinha de bebê, não consigo mais ficar brava... acho que nem a Scully.



Ah, e Mulder pigarreando pra falar com Scully que estava em Boston? Agora me digam, se ele era livre e desimpedido, se não tinha nada com Scully, porque ficou sem graça de falar com ela? E Scully para quem estava fora do caso, se apressou bastante para viajar para Boston e levar suas pesquisas... tipo, não existe nem fax, nem email né? Ah safadinha!

Eu queria saber o que os produtores fumam, bebem, ou aonde bateram a cabeça para pensarem que Phoebe poderia ser uma ameaça pra Scully. Ô mulherzinha feia! Ah, o tio estilista caprichou no figurino... mas selecionei este look, porque pra mim é o premiado!

Eu sei que é tradição ter medo das crianças de Arquivo X, mas os meninos ingleses eram muito fofinhos!




"Não estou acostumado a concordarem comigo assim tão rápido!" Ai ai, esse Mulder é carente.
Quando a Diana Folwley aparece, e diz que ele deve sentir falta de alguém que concorde com ele ao invés de debater como Scully, ele defende a ruiva de cara e diz que se virou bem sem a ex o tempo é o senhor da razão.

A cara de Mulder quando Phoebe diz que reservou um quarto. Tipo: "é hoje que tiro as teias de aranha do bob..." aff, isso ficou vulgar... esqueçam!



"O Lorde britânico Malcolm Mardsen recebeu esse nome por causa do cabeleireiro chefe da série" - (livro bastidores) Que estava particularmente "exuberante" esse episódio e quis se mostrar...

Da série "seu cabeleireiro te odeia":

Lady Malcolm.






E a moça do bar. Digam que esse cabelo não parece o ninho de uma ave exótica?





Adoro a risadinha de Mulder quando Scully pergunta se ele não estava nem um pouco curioso para saber o que ela descobriu e a fez vir de tão longe até Boston para contar...


Ela pode até tapear o Mulder com esse papo de se edificar... e bla bla bla. Pode até ser, mas que ela queria um motivo pra ir atrás dele em Boston, como ela queria. Lembro de Guerra das Baratas, que ela dá um jeito rapidinho quando descobre que ele está todo serelepe pro lado da entomologista.

Tá bom Scully, a gente finge que acredita que o seu motivo real não era estragar a "noitada" de Mulder e de quebra vê-lo de cueca de seda preta... a gente finge...

No livro "Bastidores", contam que inicialmente a famosa cueca de seda seria apenas uma de malha... A quem devemos agradecer por isso? Acho que o tio estilista doidão deu uma dentro!


Lei do Karma... Se tem uma coisa que me agrada no hinduísmo é a idéia de karma...

Você fez o outro passar por uma situação???






ESPEEERAAAAA.....

que o retorno é certo!






DD se queimou de verdade nesse episódio... tadinho! [/Cleide]

[Ariana] Eu gosto bastante de Fire. Tá que sempre fico chateada pelo querido ter tão péssimo gosto (até conhecer a ruiva, claro ). Mas vamo lá... rsrs

Não é por nada, mas o pior de tudo é saber que o Mulder namorou uma sósia do Ronald McDonald...
Mera coincidência???





Phoebe: "Você deixou o senso de humor em Oxford 10 anos atrás?"
Mulder: "É uma das poucas coisas que você não arruinou". - Não me lembro de ter visto ele fazendo papel de idiota como aqui.

Além de tudo tem os olhos esbugalhados! Afff... querido, tu me envergonhou aqui, viu?




Mas melhor que o "Olá!" da Scully pra Phoebe.McDonald's, só mesmo o tchauzinho.




Mas melhor ainda foi o "Mulder, você vai se desabrochando como uma flor". Sabe ser sutil, hã?

Sinceramente, acho ridículo aqueles meninos vestidos como mini-adultos. Os nobres são cafonas!

Scully: "Então, Sherlock, está no jogo?"
Mulder: "Lamento que sim, Watson". - Adoro este diálogo entre eles, se tratando por Sherlock e Watson...

Mulder: "Phoebe é fogo". - Quando eu pensava que o Mulder já tinha sido idiota o suficiente, ele se supera na bobice! Afff...

Sempre que vejo o Mulder dando a gorjeta ao carregador, me pergunto quanto será que ele deu...? Hmmm... um dólar? KKKK

Mulder: "É novidade alguém concordar comigo". - É, tu vai ver que isso é irrelevante, o que importa é ser ruiva, baixinha, fazer autópsias e correr de salto alto.

Mulder experimentando a cama... nunca tive tanta vontade jogar um sapato na cabeça dele!




Scullly: "Onde posso encontrá-lo?"
Mulder (enrolando): "É só que estou prevendo estar ocupado". - Sei bem com o quê, cretino! PLÁH! no querido!
Scully dando uma bufadinha ao entender o que ele queria esconder é o que há! Iraaaaa!!!!!!!!! GRRRRR

Quando o Mulder decide ser besta, ele se supera! Ó a cara de abestado ao ver a beiça de mula com vestido... eca! Também, tanto tempo só na mãozinha, qualquer biscate mocoronga que aparece, é lucro!

Viu...






Choque...






Contando até mil...






Fazendo um esforço sobre humano pra não matar... Agora diz quem é fogo, Mulder! Ela tá em chamas!!




Mas boa mesmo foi a "olhada" que ela lançou em direção a ele ao avisar do fogo... uiii... Sentiu essa bobão?

Aproveitando a oportunidade pra "examinar" o colega de trabalho...





Nunca me canso de ver o Mulder de óculos...





A época das fitas... KKKKKKKKKKK






Mas a pergunta que não quer calar... Mulder pagou ou não o lanche da Scully?
Se pagou deve tê-la convencido que não estava com fome e deviam comer um saquinho de pipocas. E sem refrigerante, pra não engordar. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Ô pão-duro! Uiiii... o querido é todo duro... KKKKKKKKKKKKKKKK [/Ariana]

Quotes:

- Conversando depois que a Phoebe sai do escritório:

SCULLY: Problema de três cabeças?
MULDER: Isto é, uh, de Sherlock Holmes. É uma piada particular.




SCULLY: Quão particular?






MULDER: Um... Nós nos conhecemos na escola na Inglaterra. Ela era brilhante e, uh, Eu me envolvi totalmente, uh, paguei o preço.
SCULLY: Mulder, você está se desabrochando como uma flor.

MULDER: Isso foi a mais de dez anos atrás, Scully.
SCULLY: Sim... eu percebi como você deixou tudo de lado pra ajudá-la.



MULDER: Oh, Eu estava simplesmente estendendo a ela uma cortesia profissional.





SCULLY: Oh, era isso o que você estava estendendo?






- Depois do caso resolvido:

SCULLY (com sotaque inglês): Se importa de me levar para almoçar?





SCULLY: Assustei você?







MULDER: Você não tem idéia...







Outras imagens de Fire:

Own...

Falo nada meeesmo!

DD,IWTB!!!!

Mulder desmotivado...

Voltando ao caso ao ouvir a Scully!

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

01x10 - Eve (Projeto Litchfield)

Roteiro: Kenneth Biller e Chris Brancato
Direção: Fred Gerber

Resumo: Os agentes investigam o assassinato dos pais de duas meninas idênticas e acabam descobrindo um experimento em eugenia, dos anos 50, fora de controle: clones com cromossomos adicionais que levam à genialidade e conferem força incomum, mas também propiciam comportamento psicótico.



Comentários:

[Starbuck] A premissa de EVE é bíblica e, ao mesmo tempo, atual: o homem cria a sua Eve e não sabe como controlar a coisa que nasceu a partir da sua imagem e semelhança.

As vilãs da história são duas menininhas gêmeas, bonitinhas e meigas. E esse suspense sobre até que ponto vai a participação das crianças nos assassinatos cruéis dos seus pais é muito bem articulado durante o episódio. Todo o projeto Litchfield é extremamente bem arquitetado, pois em meio às idéias surpreendentes do que parece ser uma mera ficção científica, aparecem pesquisas muito bem embasadas em artigos que são debatidos há várias décadas. E, a partir disso, um ponto vem à tona e fecha um círculo perfeito através de tudo que ocorreu nos nove anos da série, ou seja, nesse episódio um médico sugere a construção de super soldados, inclusive já informa que as primeiras tentativas foram feitas na ex-URSS.

Há muitas e muitas séries atualmente e o negócio funciona meio como uma linha de montagem, as mesmas fórmulas, criadores descartáveis etc.. Assim, ao trazer XF-IWTB sem ETs, mas fiel às crenças de Mulder e Scully, CC nos apresentou vários dos pontos que foram discutidos na série, que vão desde as experiências científicas marginais até a idéia fundamental de XF que a é a busca por Deus, uma premissa que está presente desde o Piloto e de episódios como Eve até The Truth. Na verdade, tivemos um filme mitológico, que da mesma forma que EVE, não foi compreendido por muitos como tal. Assistir Eve é extremamente relevante para o entendimento da evolução dos híbridos durante as nove temporadas.

Em EVE, CC apresentou novos vilões tão inquietantes quanto o Boggs (de Beyond the Sea) e o Tooms, assim agregamos à nossa lista de "os melhores dos piores": as crianças gêmeas que planejavam a morte de seus guardiões como uma forma de continuar sua busca por "Deus" e a mulher que faz a EVE inicial, de dentes amarelados, olhar assustador e presa como uma besta em sua cela imunda, algo que como a Emily (que veio depois de muitos e muitos episódios) não deveria ter existido. Perfeita a cena em que a EVE inicial conversa com Mulder e Scully e explica como foi a sua criação. Nas palavras dela, entendemos que o homem brincou de ser Deus e teve medo do resultado. Porque talvez seja necessário ser DEUS para suportar o reflexo da sua própria criação e ... somos apenas humanos.... ainda (e ser humano já é um fardo muito grande para alguém ainda ousar querer ser Deus).

E o "nós apenas sabíamos" das crianças ao final indica que nem toda besta morre, nem tudo aquilo que vive e pensa é humano e há demônios em vários lugares do mundo, mas talvez eles existam em maior proporção dentro de nós mesmos. [/Starbuck]



[Josi]

Mulder mostrando as vaquinhas mortas me lembrou do quê? hum? bad blood! bad blood! rsrsrrs




Sério... eu fico até com vergonha.. tsc tsc tsc. Crianças não dêem tanta bandeira. afff





Scully: "Você ainda acha que tem a ver com ETs, Mulder?" Scully má! kkkkkkkkkkkkkk

Que bonitinho a Scully no quarto de Mulder, o telefone toca e ela... atende! hauahuahua

Que lindinho também o Mulder conversando com o Garganta... parece um menino ouvindo uma história do pai... Ele olha fixamente para o cara como se estivesse bebendo cada palavra e não quisesse perder nada do que ele dissesse... own...

O que o Garganta fala realmente é de uma importância que a gente só vai ter noção na oitava temporada... Aqui ele fala de um projeto do governo para criar supersoldados. AX é algo perfeito mesmo... tem base. Incrível. Nada vem do nada...

A Scully estava tão quietinha neste episódio... em nenhum momento (ou quase nenhum), ela questionou as teorias de Mulder.

Os anjinhos...
Uma das: "Agente Mulder, eu gostaria de ir ao banheiro."
A outra: "Eu também."



Tosco: "Não dá pra segurar?" - kkkkkkkkkkkkkkkkk Pára, Mulder! São crianças!
Scully: "Eu gostaria de um café..."
Olha a carinha q ela faz na hora... Totalmente "esposa". rsrsrs

Mulder: "Você gostaria de pagar?" - Nossa, Mulder, que divertido! Duvido que se tivesse troco, ele oferecesse...




Ah... adoro quando eles pegam as duas no pulo no final...





[/Josi]


[Ariana]

Ó o olhar dessa criança, se fosse minha filha, eu é que fugiria de casa. Futuramente ela formaria um belo par com o capeta em forma de guri do episódio Calusari. Imagina o que nasceria de uma união dessas.

Scully: "Morte por hipovolemia. 75% de perda de sangue".
Mulder: "Poderíamos dizer que este homem estava vazio". - O querido e seu humor peculiar.

Ai, me segura!






Sem orelha, heim, Tina? É, fizeram a menina com defeito mesmo! Por isso a rebeldia.




Repararam na "olhada" que o Mulder deu na Scully enquanto batem na porta da casa da Cindy? Au-au...

Tadinha... tentou engravidar por seis anos, é? É... devia ter desistido, ó o que tu arranjou... teve a filha do Chuck!




Simplesmente porque nós merecemos...






Mulder: "Que garota? Quero ver um filme na televisão". - Se isso fosse verdade, bem sei o tipo de filme que tu ia ver, narigudo safado! KKK...

Como não poderia deixar de ser, uma das melhores cenas pra mim é a conversa do Garganta Profunda com Mulder a respeito das pesquisas realizadas pelo governo americano sobre eugenia e que, na verdade, essas experiências continuam sendo realizadas.

Eve 6: "Destranque as correntes e conversaremos".
Mulder: "Deve estar aqui por um bom motivo".



Eve 6: "Não... um mal motivo. Prestei muita atenção a um guarda. Mordi o olho dele!"
Esta cena é, definitivamente, a mais perturbadora de todo o episódio. Perfeita a atuação desta atriz que interpretou as Evas. Realmente nos deixa uma sensação de mal estar.

Adoro quando a Dra Sally Kendrick pergunta às meninas: "Como sabiam da existência uma da outra?" e elas respondem: "Simplesmente sabíamos".

Bem... e a família feliz termina unida... rsrsrs

Mas... não entendo o porque as meninas tiraram todo o sangue dos pais. Pra quê, afinal? [/Ariana]


[Cleide] Episódio muito interessante, a história muito bem amarrada e os fatos vão se revelando aos poucos, mostrando uma realidade absurda, mas totalmente plausível no universo de Arquivo X. Me impressiona quando alguém diz que a série não era grandes coisas no início, ou não se surpreende ou gosta dos primeiros episódios. Só em Arquivo X, clones infantis são psicóticas e inteligentes suficiente para planejar um crime perfeito e ainda assim parecer plausível para os telespectadores.

O impressionante, é que assistindo a série toda, olhamos para tras e vemos que todas idéias foram plantadas desde o início da série, quando nem Mulder e Scully sabiam aonde estavam se mantendo, os escritores já sabiam bem aonde queriam chegar.

Mostrar que o governo dos Estados Unidos tinha interesse em fazer soldados indestrutíveis, e para isso usavam a clonagem, é preparar o caminho de maneira impecável para que a idéia dos super soldados fizesse sentido lá nas últimas temporadas. Uma vez que os planos do governo sintonizaram com os planos dos colonizadores de outro planeta.

Eu me lembro, que enquanto assistia a série, cheguei lá pra terceira temporada, comecei a tomar nota da mitologia, para ver se estava entendendo bem e aonde aquilo ia chegar... o bacana é o quanto faz sentido, e como cada vez que assistimos encontramos mais peças do quebra cabeças que não fomos capazes de observar.

Agora sobre os pequenos detalhes:

Scully de colete... ai gente! Scully é graciosa, mas me digam: porque certas coisas entram na moda?




Eu até acho que roxo fica bem em peles claras (aqui em Minas Gerais o pessoal tem um pouco de preconceito com essa cor por causa dos panos que cobriam os santos na quaresma), mas tenho que dizer que num sobretudo é um pouco de exagero.

Adoro a irreverência do Mulder... "estão procurando na direção errada". Nesse episódio não foi tão difícil convencê-lo que não era coisa de ets, se bem que os Ets gostaram tanto da idéia que retomaram a clonagem...

Eu adoro Mulder de óculos... ***suspira***






O mais legal... Mulder pega uma dica louca do Garganta... que era um informante secreto, tanto que Mulder mentiu para Scully. E ela depois se mete na maior das coragens em qualquer buraco que Mulder convida... cá entre nós, vocês entrariam em sã consciência num lugar onde seriam obrigados a carregar um "botão do pânico" seja lá o que isso seja? Eu hein! Confiança é tudo mesmo!

Me chamem de baranga... mas eu queria um carro estofado de vermelho que nem o deles. ah, com Mulder pilotando (of course!)



O bom gosto do figurinista só se compara ao bom gosto do decorador...





Preciso confessar....
Eu acalentei por um minuto a idéia de Mulder, Scully e gêmeas... como uma família linda e feliz!



Só por um momento, é claro!






Ai Mulder... fica tão pertinho assim não... fico toda arrepiada!





[/Cleide]


Quotes:

- No quarto de hotel:

Scully: Alô? Alô? ... Só está dando uns cliques. Deve ser engano.





Mulder: Sabe duma coisa, vou dormir pensando nisto e amanhã conversaremos sobre isto.
Scully: Mulder, você está me expulsando da sala.
Mulder: Não, não estou não.

Scully: Alguma garota está vindo pra cá?
Mulder: Que garota? Não, eu tenho... Vai passar um filme na TV que eu quero ver. Durma bem. Te vejo pela manhã.



- No encontro com o Garganta:

Mulder: O que está fazendo aqui?
Garganta Profunda: Na verdade, eu estava passando pela vizinhança e... Estava pensando se já havia lhe contado sobre os experimentos Litchfield.
Mulder: Não, não contou.

Garganta Profunda: Bem, foi um projeto dos mais interessantes. Os mais altos níveis de sigilo, todos os registros foram destruídos. E os que sabiam algo sobre ele, negaram sua existência. Ele existiu durante o auge da guerra fria. Soubemos que os russos estavam fazendo experimentos com eugenia. Um tanto primitivamente, diria. Tentando cruzar os melhores cientistas, atletas... para conseguirem um soldado supremo. Naturalmente que pegamos o bonde.

Mulder: O experimento Litchfield.
Garganta Profunda: Um grupo de crianças geneticamente controladas. Criadas e supervisionadas num composto em Litchfield. Os meninos chamavam-se Adão e as meninas chamavam-se... Eva. Há uma mulher que você devia ver, eu assegurarei sua entrada.


Outras imagens de Eve:

As Evas

Só eu tenho medo das crianças de Arquivo X?

"Só queria abrir a porta pra você..."

Quem é vc??? O que fez com o Mulder???? o.O