segunda-feira, 27 de agosto de 2012

04x22 - Elegy (Elegia)

Direção: Jim Charleston
Roteiro: John Shiban

Resumo: Mulder e Scully investigam uma série de assassinatos depois de relatos de que os fantasmas das vítimas eram vistos pouco antes de suas mortes. Fonte.



Comentários:

[Cleide] A começar, o título é de uma profundidade imensa. Pra quem não sabe, Elegia inicialmente definida pelo metro específico, chamado metro elegíaco, passou a designar um gênero poético que se caracterizou não pela forma, mas pelo assunto: a tristeza dos amores interrompidos pela infidelidade ou pela morte. (http://www.spectrumgothic.com.br/literatura/elegia.htm)

Em vários aspectos, o episódio em si é uma "Elegia", seja para o pobre e perturbado personagem que centralizou o episódio, Harold Spuller, que viu uma a uma suas belas musas serem assassinadas, assim como ele mesmo morria lentamente pelas mãos da enfermeira do hospital psiquiátrico. Como em um nível mais profundo e aterrador, para Mulder e Scully... especialmente para Mulder, que teve que lidar com a omissão de uma visão paranormal de Scully em sua relutância em encarar a própria mortalidade, e em outra instância, vemos Mulder no auge do medo velado de perder a sua amada para a inexorável morte... o que é o tema central desse estilo literário.

E em outro nível, o episódio é uma Elegia para nós telespectadores também, que vemos as possibilidades de sobrevivência de nossa amada Scully no limite, e nos perguntamos (eu pelo menos cheguei a cogitar na época): "será que Chris Carter terá coragem de matar Scully?" Quando as peças do quebra cabeça vão se ajuntando e descobrimos que só via fantasmas quem estava prestes a se juntar à eles, o desespero e uma tristeza sem fim toma conta de nós enquanto assistimos, pensando: o que será de Mulder sem sua credencial humana? Como ele vai reaprender a ser só no seu porão depois de tudo que compartilharam juntos?

Antes da oitava temporada, eu arrisco a dizer que, apesar de "Memento Mori" ter passado um pouco antes, "Elegia" é um dos episódios mais tristes de Arquivo X. O primeiro citado nos choca, Mulder e Scully não sabem como lidarão com o câncer, mas há esperanças... Elegia parece matar aos poucos nossas convicções... a música é triste, a tensão entre os dois é palpável, o caso investigado é gélido...

Àquela altura da série, nenhum de nós imaginava que veria a fortaleza Scully tão abalada e que tal fragilidade a uniria mais ainda a Mulder. O diálogo dela com a psicóloga do bureau é lindíssima, mostra o afeto profundo que ela tem pelo parceiro, o medo de decepcioná-lo que tanto a aflige, e o pior, ter que partir e deixá-lo pra trás.

A discussão final entre os dois é de cortar o coração porque vemos Mulder em uma luta interna tamanha, por um lado ele quer proteger Scully, não quer magoá-la, porque sabe que apesar da aparência forte ela está frágil, assustada, arrasada por dentro... mas ele está magoado com a omissão dela, e é de sua natureza dizer o que pensa... é um pecado inimaginável para com ele a mentira ou a omissão...


E ela só queria que a teoria dele estivesse errada, para que assim não tivesse que encarar tão em breve a própria finitude, além de abandoná-lo no meio da jornada







O final é arrasador de qualquer forma...

Por um lado, Mulder fica pra trás, infeliz por ter tido uma discussão pesada com sua parceira, tão querida, e que se ele acreditar mesmo na própria teoria, estaria nas últimas...

Por outro, Scully apavorada, provavelmente se sentindo sem rumo e triste por ter falhado com Mulder...

E pra arrasar nosso pobre coração de fã...








Gente, apesar de toda tristeza e dureza, eu acho esse episódio inesquecível... nunca um programa de tv tinha me deixado assim, num suspense tamanho, que me fazia pensar a respeito o tempo todo: "o que será da Scully?" "O que Mulder vai fazer?"
Eu fiquei com um nó na garganta muito tempo com esse episódio. [Cleide]

[Nay] Bem, eu gosto de Elegia por todo o caráter poético... acho o harold muito bem interpretado... acho fantástico como Mulder e Scully mesmo tão próximos, conseguem se manter fiéis à suas convicções mais essenciais e mesmo assim dialogar e contribuir um com a teoria do outro... adoro o brilhantismo dos dois... depois de Mulder, só Grissom é tão inteligente!

Mas o que me faz gostar muito desse episódio é um detalhe: a atuação da psicóloga. caraca! Eu acho muito interessante a forma como Arquivo X apresenta o profissional de psicologia. É uma forma respeitosa, mais de acordo com a atuação real e não segundo o estereotipo absurdo de loucos, ou alternativos ou daqueles que fazem interpretações selvagens...como não amar Arquivo X? É muito comum ver psicólogos fazendo papéis patéticos em filme pendendo pra auto ajuda ou fazendo comentários idiotas... mas CC colocou uma personagem centrada, séria, sensível, técnica... muito mais próxima de nós, psicólogos da vida real, e trabalhou muito bem a dificuldade de alguém tão forte como Scully procurar ajuda... [/Nay]

[Josi] Gente... eu adoro esse episódio. Não sei nem se consigo mostrar o quanto. É de uma profundidade e beleza que é já uma característica de episódios de Arquivo X. A gente não vê o pessoal aqui tratando nada de forma barata. Tudo é colocado com respeito e cuidado, mesmo os assuntos mais delicados. Isso só me faz amar ainda mais Arquivo X a cada episódio, a cada vez que eu revejo algum episódio...

Neste ponto da série, Scully ainda está lutando com a realidade da doença, tentando aplacar os medos e conciliando isso tudo com os conflitos de sua própria fé. Sabemos que nada disso é fácil. Nós vemos o quanto ela está sofrendo por mais que ela tente esconder, pois o fato é que a realidade da morte iminente se infiltra em sua mente e o medo do desconhecido a engolfa cada vez mais à medida que as evidências do avanço da doença em seu corpo se mostram.

Daí que ela, diferentemente de muitas pessoas (eu acho que cada um tem sua própria maneira de lidar com este tipo de situação), prefere continuar trabalhando, mantendo a mesma rotina de antes... Mas... o quão cruel é que um dos casos veem tão somente para jogar em sua cara mais evidências de sua derrota?

"O que mais seria a visão dos mortos do que uma premonição da sua própria?" - Oh, Mulder... ele não sabia o quanto aquilo soava cruamente verdadeiro aos ouvidos da Scully. E nem ela estava pronta para admitir aquilo em voz alta. Mostrar fatos concretos e científicos foi relativamente fácil (Memento Mori)... aquilo era um terreno conhecido e confortável para ela... mas desnudar sua alma não seria tão simples assim...

Bom... chega de poesia (oi?) e vamos ao episódio em si (sim, acho que escreverei muito nesse... ops).

Sabe... amo jogar boliche. Não, não sou muito boa nisso, mas a coisa é muito divertida! Eu apenas sou decepcionada que o pessoal aqui não costuma usar esses sapatos especiais para jogar... apenas ficamos descalços...

Sim, eu sou aquele tipo de pessoa que até tem muita curiosidade de ver fantasmas... mas morre de medo. Lógica pra quê, né? Mas também, não se pode esperar nada muito diferente de alguém que é fã de Arquivo X e Supernatural.





Homem do boliche: Eu não estou mentindo!
Mulder: Ninguém está dizendo que o sr está...
Homem: Eu vi a cara dela.
(ele sai)
Mulder: Que cara é essa, Scully?
Scully: Depois de 4 anos, você não sabe?



Quem não ama Mulder se exibindo pra Scully? :D





Eu já teria desistido... cara... Mulder tem instintos certeiros demais! nossa!








Daí o carinha se incomoda com Mulder cochichando com a Scully (Que é isso, gente? Ele pensa que é professor de ensino médio? :P), Mulder novamente faz Scully querer se enterrar em algum buraco qualquer ao falar de fantasmas... e no final o carinha, pensando que ta irritando mulder (hahahhaha), o avisa que ele pode seguir a pista da ligação fantasma se quiser. Claro que Mulder aceita. Oras.

Então... eles estão discutindo o caso como sempre e, de repente, Scully sangra pelo nariz... :(

Olha essa carinha! :((((







Porque desgraça pouca é bobagem... ela tem que ver isso também...







Ah... e isso. Ai, meu Deus!
Para o terror da Scully, a criatura ainda é a mesmo a garota que morreu...





Scully: Acho que vou deixar você cuidar disso. Eu acho que vou dar uma olhada nisso, sabe, só pra ficar segura.
Mulder: Quer que eu te leve?
Scully: Não... eu estou bem. Eu tenho os médicos olhando isso de perto e é só, só precaução.
Mulder: Tem certeza?
Scully: Estou bem.



To morrendo com as carinhas de mulder... own...

Alguns podem dizer que Scully estava sendo fraca demais ao não acreditar de pronto nas tais aparições... mas... quem pensar assim, veja com atenção a cena em que ela conversa com a psicóloga sobre isso. Ela deixa claro como está se sentindo com essa situação e tudo faz muito sentido... Ela pensa que a imagem foi sugestionada por causa de todo o estresse pelo qual ela tá passando... Você também pode pensar "mas poxa... a fantasma era igual a moça que morreu!". Ok, mas... a moça era uma loira de rosto comum... Scully poderia pensar que suas lembranças do fantasma foram comprometidas pelo mesmo estresse que ela estava sentindo e isso a fez relacionar as duas moças como sendo uma.

Enfim... eu entendo a Scully. Quando você não quer acreditar, a coisa fica ainda mais difícil... assim como quando você QUER acreditar, tudo parece se encaixar mais fácil. Acho que por isso Mulder e Scully fazem um par tão perfeito não é mesmo? Juntos, eles chegam a um equilíbrio.

"Eu nunca tinha percebido o quanto preciso dele, de sua paixão..." - Não é a primeira vez que a Scully fala o quanto ela admira essa paixão de Mulder... aliás... ela já disse isso pra ele duas vezes...

Tadinha da Scully...
Scully: Harold Spuller está morrendo também?
Mulder: Bem... é nisso no que eu preciso sua opinião médica.
Scully: Bem, e se ele não estiver?
Mulder: Isso me surpreenderia muito. O que é um presságio de morte se não a visão de nossa própria mortalidade? E entre nós quem seria mais provável de ver os mortos?



E Mulder nem tinha ideia do quanto aquilo a feria... =/

Pessoa falando que Harold é feio... oi? Tem espelho em casa não, fia?








E, claro... Scully tem que ficar para lutar com a psicopata. Ela tem imã? Ainda bem que a garota é dura na queda e sempre sai por cima!

Ao final, acho que Mulder ficou mais zangado por ela sempre insistir em não admitir as fraquezas dela...

Ou seja, ela não quis acreditar porque estava com medo de acreditar no significado daquilo. Ela tinha medo de contar a ele porque, se fosse verdade, ela provavelmente estava muito perto de morrer e se fosse mentira, era um atestado de fraqueza.

E para ela como cientista (meu lado House falando), era mais certo admitir que poderia ser uma alucinação apesar da "coincidência". E como parceira de Mulder deve ter sido aterrorizante aceitar que poderia ser verdade.

E pra concluir as cenas finais com a discussão deles no corredor e ela arrasada no carro sendo surpreendida pela aparição de Harold são de matar. [/Josi]

[Ariana] Elegia. Não poderia haver título mais apropriado para este episódio. Ainda que os antigos autores gregos e latinos tratassem também de temas agradáveis em suas composições, a elegia, enquanto gênero poético, caracteriza-se fundamentalmente pelo seu canto triste. Consagrada ao sentimento de luto e melancolia, é, justamente por isso, associada ao lamento tétrico da morte.

Na verdade, todo o episódio se traduz em uma angústia diante da perda, que não é apenas a da morte ou sua possibilidade. E por mais que a dor causada pelo falecimento nos pareça mais aterrorizante, há ainda a perda da razão, que no fundo é a de si mesmo, e a perda pelo abandono, não menos torturante. Porque, quem sabe (?), pior do que a morte física, propriamente dita, seja a morte em vida. Pode-se dizer, portanto, que todo o episódio é uma elegia, destinada a promover o confronto e a reflexão sobre a morte... Da qual é impossível escapar ou mesmo vencer, como no filme “O Sétimo Selo”, de Bergman, em que o cavaleiro Atonius Block, ao retornar das Cruzadas se depara com a Morte e a fim de ganhar tempo, lhe propõe uma partida de xadrez, negociando sua vida, ou melhor, sua morte. Talvez, como vemos no filme, a aflição que sentimos diante da proximidade da morte é o que torna mais intensa a nossa necessidade por um entendimento da vida. Bem como da própria morte.

Enquanto no filme a Morte aparece personificada na figura de um homem, aqui ela se mostra através da aparição de jovens que foram assassinadas. A primeira pessoa a se deparar com a “visão” é o Sr. Pintero, dono de um boliche no qual trabalha Harold Spuller, residente de um hospital psiquiátrico local. 

Durante as investigações no hospital, Scully estuda a ficha médica de Harold, e chama a atenção de Mulder para alguns pormenores de seu quadro que poderiam explicar detalhes obervados nas cenas dos crimes, quando, ao se inclinar, uma gota de sangue cai sobre o prontuário.  Muito abalada, procura o banheiro a fim de se lavar, todavia algo mais assustador acontece. Ao levantar a cabeça, lê as palavras “ela sou eu” escritas com sangue no espelho. Sobressaltada, olha ao redor e vê a imagem de uma jovem com um corte no pescoço. Assim como a “aparição” vista pelo Sr. Pintero, Scully observa que ela tenta se comunicar, mas não consegue. 

Logo em seguida, Mulder a chama para avisar que outra vítima foi encontrada. Ao examinar o corpo, Scully constata se tratar da mesma mulher que acabou der ver no banheiro. Meio fora de si, como que hipnotizada, diz a Mulder que precisa fazer alguns exames por conta do que ocorreu pouco antes, de modo a se sentir mais tranquila, e vai embora afirmando a todo instante um bem estar que estava longe de ser verdade. E que o cenho franzido do querido estava longe de acreditar...


Após os exames, Scully procura Karen Kosseff, a terapeuta que vimos em “Irresistível”, e fala de sua doença. É interessante que quando Kosseff lhe pergunta o motivo pelo qual continua trabalhando, Scully silencia. É como se nunca tivesse pensado nisso, ou melhor, como se evitasse essa pergunta. Ela apenas continua, porque é o que sempre fez, porque parar faria com que tivesse que se voltar para aquilo do qual buscava fugir, porque teria que confrontar o próprio medo, porque não conseguiria permanecer sendo tão forte... Como quando seu pai faleceu e quando esteve à beira da morte... simplesmente continuou e se refugiou no trabalho. Como agora se resguarda também em Mulder, que como ela mesma disse, antes disso acontecer, nunca havia percebido o quanto dependia dele...

Scully é tão Scully, mesmo no mais fundo da crise, mesmo diante do abismo. Quando fala da visão da mulher e de como esta tentava lhe falar, embora não conseguisse entender, apesar de confusa, continua a racionalizar tudo, encontrando explicações lógicas para o absurdo do desconhecido que presenciou. No entanto, quando Kosseff lhe pergunta se tinha certeza de que não havia entendido o que a mulher tentou lhe dizer, emudeceu novamente, pois no fundo sabia o significado daquela visão.

Quando Mulder a procura pedindo que faça uma avaliação médica em Harold, Scully não entende. E continua sem entender quando ele explica que Harold havia tido uma visão do Sr. Pintero no momento exato de sua morte, o que provavelmente tem a ver com o fato de que ele possuía uma forte ligação tanto com Pintero quanto com as demais vítimas, acentuada pela sua incapacidade de expressar seus sentimentos. Scully questiona o fato de que ele não foi o único a ter tais visões, ao que Mulder rebate, dizendo haver outra coisa em comum entre as pessoas que viram: todas estavam morrendo. E é pra isso que precisa de sua opinião médica, para saber se Harold também está morrendo. E finaliza com essa: “O que é um presságio da morte, se não uma visão de nossa própria mortalidade? E quem entre nós seria teria mais chance de ver os mortos?” (Er... não precisava dessa, querido. Um pouco de sensibilidade não faz mal. rsrs).

No hospital psiquiátrico, Scully descobre que Harold não vinha tomando seus remédios. Já a enfermeira Innes... A coitada estava tão infeliz e solitária que acabou tomando os remédios psiquiátricos de Harold, que lhe provocaram a alteração de comportamento. Quanto ao motivo pelo qual matou aquelas mulheres... bom, Scully supõe que talvez ela quisesse matar a felicidade de Harold, destruir algo que não acreditava que pudesse ter.

Acho tão triste todo este final, quando ela revela o que viu e ele a questiona, meio bravo, porque não contou nada. Ao mesmo tempo em que por um instante eles parecem se distanciar no meio desse silêncio em que ela os coloca (e entre eles nenhum distanciamento consegue durar mais do que uma fração de segundo), no momento seguinte eles parecem tão intrinsecamente próximos quanto se pode estar da sua veia jugular. Em um momento sinto vontade descer a mão no querido por se irritar com ela e ainda lhe dar uma bronquinha, logo ele faz tudo isso se dissipar, quando, tão docemente, diz que sabe do que ela tem medo e que teme a mesma coisa...

No fundo, não ouso dizer qual lugar é o mais desgraçado, se o dela, tendo que encarar uma guerra perdida, ou o dele, tendo que presenciar tudo isso sabendo-se impotente. Arre! Mas que bom que isso não é a vida real, mas sim Arquivo-X e já vimos essa história e sabemos como terminará. =)

Embora, nesse momento pareça impossível vencer este jogo contra a Morte...








[/Ariana]


Quotes:

Karen Kosseff: Você continua trabalhando?
Scully: Sim. Tem sido importante para mim.
Karen Kosseff: Por quê?
Scully: Por quê... Agente Mulder está preocupado. Ele me apoiado durante esse tempo.
Karen Kosseff: Você acha que deve a ele continuar trabalhando?



Scully: Não. Eu acho que eu nunca percebi o quanto eu confiava nele antes disso. Sua paixão. Ele tem sido uma fonte de força para mim.
Karen Kosseff: "O que aconteceu ontem a noite, Dana?
Scully: Eu vi algo. Eu não sei em que confiar. Se eu vi aquilo por causa do estresse, porque a imagem foi sugerida para mim ou porque é uma imagem de meus próprios medos.
Karen Kosseff: Você tem medo de o decepcionar?
Scully: Talvez.

---

Scully: Eu vi algo, Mulder.
Mulder: O quê?"
Scully: A quarta vítima. Eu a vi no banheiro antes de você vir me dizer.


Mulder: Por que você não me contou?
Scully: Porque eu não queria acreditar. Porque eu não quero acreditar.
Mulder: É por isso que você veio até aqui? Para provar que não era verdade?

Scully: Não. Eu vim até aqui porque você me pediu.
Mulder: Por que você não pode ser honesta comigo?
Scully: O que você quer que eu diga? Que você estava certo? Que eu acredito mesmo que eu não acredite? É isso o que você quer?

Mulder: É isso o que você acha que eu quero ouvir?
Scully: Não.


Mulder: Você pode acreditar no quer quiser, Scully, mas você não pode esconder a verdade de mim. Porque, se você faz isso, então você está trabalhando contra mim... e contra si mesma. Eu sei do que você tem medo... eu tenho medo da mesma coisa.








Outras Imagens de Elegy:

Acho que ele sabe muito bem a cara de "não acredito" que ela faz...

Chuck: "Eu sou apenas um ser humano!" - Uma das melhores coisas deste episódio.

:'(

 ...

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Avisos

Olá, pessoal!

Como vocês já devem ter notado, estou mudando algumas coisas por aqui. Acho que aquele layout antigo já deu o que tinha que dar, não é? Gostaram do novo? Espero que sim.

As imagens e os vídeos em praticamente todas as postagens estão desconfigurados, mas eu pretendo sair ajustando um a um, ok? Toda mudança requer paciência. Acho. Eu estava achando que não havia razão para continuar com aquele espaço tão pequeno quando hj quase todo mundo tem tela grandinha, não é mesmo?

Reabri as enquetes também. Prometo que dessa vez eu escreverei o post pertinente a elas. Ainda esse ano. Ops. ;)

Aproveitando... obrigada gigante para cada um que lê nossos textinhos, pelos comentários que fazem meu dia e pelas recomendações do blog que vocês fazem por aí.

Qualquer sugestão, podem deixar nos comentários... como podem ver o anônimo está ativado para os tímidos. ;)

Que mais? humm... acho que é só isso.








Beijos!

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Feliz Aniversário, Gillian!

Baby Gillian
"Apenas lembre que você pode fazer qualquer coisa que você quiser, mas isso requer ação, perseverança e que você enfrente seus medos."



Feliz Aniversário para nossa sempre querida Gillian Anderson!!!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Feliz Aniversário, David!

As muitas fases e faces de David Duchovny

"Eu não acho que Mulder confie em ninguém tanto quanto ele confia em Scully. Ele é muito solitário. Ela é a única que o leva a sério. Eu não sei se eles estão apaixonados. De alguma forma, o relacionamento deles é ainda mais profundo do que isso, porque um não pode viver sem o outro."

Feliz Aniversário para o nosso querido David!