segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

04x09 - Terma (Terma - A Pedra da Morte)

Direção: Rob Bowman
Roteiro: Frank Spotnitz & Chris Carter

Resumo: Mulder luta pela sua vida em Tunguska enquanto Scully evita dar ao Congresso a sua localização e busca mais respostas quanto à misteriosa biotoxina.



Curiosidade: A frase da abertura é "E Pur Si Muove", que traduzida do italiano quer dizer "E ainda se move", uma frase relacionada ao astrônomo italiano Galileo Galilei depois de sua prisão, julgamento e condenação por defender a heresia copérnica pela Igreja Católica. De acordo com a lenda, ele teria dito isto em suas preces em silencioso protesto contra a Igreja, embora as histórias sobre este acontecimento só tenham vindo à tona um século depois da morte de Galileu. Fonte.

Comentários:

Krycek perdendo um braço, a perseguição à cavalo, Mulder socando Krycek, Mulder fugindo com o caminhão, Scully indo presa temporariamente!!! Tudo isso não tem preço e acontece em Tunguska/Terma.... Adoro!!!! [Fagner]

[Starbuck] O lance do óleo negro, para mim, é uma das coisas mais criativas em XF.... e a abertura de X-Files - Fight the Future com o X sendo formado pelo óleo negro e a música...affff... maravilhosa.

Enfim.... Tunguska e Terma são mitológicos, bem feitos e tem cena de tribunal, coisa que eu particularmente adoro.

Cenas especiais:

- Scully dizendo que há uma conspiração... Yeah... a mulher defende tudo o que o Mulder prega e ainda faz aquele "ar" de... "ok... só estou defendendo isso porque vi lógica nos fatos"... rs rs rs ... sei sei...

- Scully aproveitando os momentos na prisão para fazer a leitura de Varíola-The Bible... Afff... sempre que estou com preguiça de estudar algo, inspiro-me nessa cena.

- Os russos cortando o braço do krycek (essa cena é em homenagem a Josi, pois não há nenhum Excer que adora tanto ver o krycek.nariz.perfeito sofrer).

- a clássica cena do Krycek balançando a corda do chá na xícara, cena essa que o David imortalizou na WONDERCON...

- Uma das cenas mais shippers de XF: Mulder e sua entrada triunfal... percebam a face da Scully nesse momento... e a face dele, olhando para os lados e depois olhando para ela... Ela sorrindo e respirando aliviada.... afff.. ainda bem que o mundo é shipper... E ainda tem o abraço... e observem a rapidez que a Scully sai da cadeira e corre para o Mulder... Saudades, né ruiva??? .. E eles começam a conversar (esquecendo o Skinner, como sempre), daí o Skinner corta o barato deles (como sempre) e eles tem que voltar à realidade.

- hum... rolava um affair entre a cientista da varíola e o homem das unhas bem feitas ou surtei geral???

Em suma, é isso! [/Starbuck]

[Josi] Ok... eu não vou falar o quanto é interessante ver o pessoal arrancando o braço do Krycek... *assoviando*

MENTIRAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Como eu posso deixar de citar isso? hauahuahauahauaa BEM-FEITO!!! lallalallaa CC é demais!

Dito isso... posso continuar.

Eu gosto do prisioneiro que fica conversando com Mulder. Ele tem uma força interior que me impressiona. Adoro o discurso dele de como ele pensou em se matar e fez a faca, mas desistiu antes de terminar. "A força da vida é algo impressionante". Fato.

"A guerra fria não acabou." - Não. Os americanos e os russos agora lutam por um outro tipo de poder. Quem obtivesse a vacina para o colapso virótico que viria alguns anos depois (sabemos agora que seria no final deste ano... *medo*) teria todo o poder que jamais foi imaginado.

Por qual motivo, razão ou circunstância que a doutora não saiu correndo desesperada assim que viu aquele sujeito estranho no haras dela? Morreu fácil demais...

E a tal doutora é (era) especialista em um certo tipo de vírus que a gente ouve muito em Arquivo X: o da varíola. Já descobrimos que essa doença é usada para encobrir muitas experiências que os americanos fazem com sua própria população...

Essa prisão onde Mulder ficou me lembrou das histórias sobre os campos de concentração nazistas... ainda mais com toda essa história de experiências com humanos, buscando curas de doenças etc...

"Prisioneiro! Aquele não é o seu amigo?" - O novo amigo de Mulder fala apontando pra Krycek enquanto o outro abraça o que parece ser um comandante daquele lugar. Mulder deve ter pensado "eu não usaria a palavra amigo em nada relacionado a Alex Krycek...".

Mas temos que admitir... Ele é um FDP bom no que faz... Consegue jogar em todos lados em uma guerra. Impressionante.

Eu vejo essa cena e só penso: FORMIGAS!






Scully jura dizer a verdade, mas se prejudicar Mulder ela não responde pra não mentir (Ela é ótima!).

O fato é que quando Scully fala em conspiração, a coisa faz mais sentido. Pobre Mulder... na boca dele parece bobeira...

Falando nele, Mulder ia ficar debaixo daquelas folhas pra sempre? E ele estava mesmo de cabeça pra baixo? Alguém me explica como ele respirava? Oh, Mulder...

Deve ter doído um pouquinho, né? Será? hihihi Mas, Krycek... pense pelo lado positivo: ao menos a faca estava bem quente, ou seja, sem infecções e rápida cicatrização. ;-)


A cena de Krycek perdendo o braço só não é melhor do que a de Mulder entrando triunfalmente no tribunal! Até minha mãe ficou impressionada! rs Depois vem o abraço (com os dois braços) e eles conversando tão de pertinho que quase batem as testas! Pra quê espaço pessoal? Coisa boba!

Gente! O velhinho da KGB é um fantasma? Entra em qualquer lugar e ninguém liga pra ele?

Quando ele aborda a Scully, ela tá toda "E quem tá ligando pra ti? Eu quero é saber de meu parceiro que com certeza tá perto daquela explosão!".

E, como quase sempre, eles não possuem evidências concretas sobre nada. O que realmente não quer dizer grande coisa, pois quando eles têm algo, é apenas pra fazer o Canceroso ir ao Pentágono guardá-las junto às outras evidências...

*risos eternos*






[/Josi]

[Ariana]
Tem maior gesto de fidelidade e amor a alguém do que você entregar seu próprio pescoço para salvar o outro? E nenhum dos dois hesitaria em fazer isso pelo outro!



Scully novamente em audiência, tendo de enfrentar os mesmos homens que insistem em saber o paradeiro de Mulder, enquanto ela faz questão de manter sua localização em sigilo, e insistindo em falar sobre a toxina letal, a morte da Dra. Charne-Sayre (será que ela lixava as unhas do Homem de Unhas Bem Feitas? Acho que não, mas fazia outros serviços...), que eles não querem ouvir, logicamente!

O momento que sempre me emociona:

- Senador: “Responda o que estamos perguntando, Srta. Scully!"
- Uma voz no fundo da sala: “Qual pergunta?”

ÊÊÊÊ... é Mulder!!!! Todo estropiado, mas é! E mesmo assim, lindo de viver!

Nem quem estava lá atrás deixou de ficar boquiaberto ao vê-lo surgindo pela porta adentro! Estonteante...




Com um leve sorrisinho no canto dos lábios...





que quase fez a Scully pular da sua cadeira.






Mulder olhando para Scully, sentadinho atrás dela... É a saudade deve ser grande, hã querido?




É, sentimos toda a alegria do Mulder em abraçar a Scully... com os dois braços! E mais se os tivesse! Com o maior dos sorrisos! E foi um abração, hein...



Fora esses olhares depois...






Deviam estar sentindo saudades imensas dessas conversas sussurrantes ao pé do ouvido, olhando nos olhos...




De volta à audiência, Scully apresenta provas, que fazem o Senador rir cinicamente na cara dela. “O que estamos fazendo aqui? Vamos ficar ouvindo historias de homenzinhos verdes?”


Ah, essa foi a gota d’água pra Mulder, que fala possesso: “Por que é tão difícil acreditar nisso? Especialmente agora, com a comprovada descoberta de vida fora deste planeta, conforme foi anunciado em grandes manchetes pelos jornais de todo o mundo. E quando os mais conservadores cientistas e publicações científicas estão pedindo a exploração de Marte e de Júpiter. Não temos agora todas as razões para acreditar que a vida existe e prolifera do lado de fora de nossa esfera terrestre? Se os senhores não conseguem ir além disso, então eu sugiro que a comissão inteira seja considerada desrespeitosa, por ignorar provas que não podem ser refutadas”.

Em referência à descoberta, em 1996, de provas que sugerem que uma espécie de vida pode ter existido em Marte, há cerca de 3 bilhões de anos. Essa descoberta foi feita a partir de uma rocha de origem marciana, que caiu na Terra na forma de meteorito. A equipe de AX, aproveitou esta idéia para criar o óleo negro alienígena. [/Ariana]

[Yaya] Essa cena da Scully sendo presa, andando pelo corredor... nossa!... demonstra todo poder, fúria, crença, dedicação e paixão que ela guarda pelas coisas que acredita. O interrogatório é de um teor baixo, pois os homens tentam (e vejam bem, TENTAM...) colocá-la na beira do precipício, mas ela... bem... ela é a ruiva toda poderosa que não se intimida nunca, mesmo com seus 1,59 centímetros, ela pode tudoooooooooooo!!!!!!

Mulder está realmente divino nesse episódio, mesmo sofrendo e apanhando (novidade, né?), ele entra no senado (?) todo cheio de pose, lá nas alturas e... bem... quando mexem com a ruiva dele... sai de baixo. Tudo o que estava engasgado na garganta dele foi cuspido em um tom verdadeiro e indignado... ainda bem que ele é Mulder e não desiste nunca! [/Yaya]

Quotes:

Skinner: Está aguentando?
Scully: Tenho muito pra ler...
Skinner: Eu posso entender você querer proteger o agente Mulder, mas...
Scully: Não é apenas o agente Mulder que eu estou protegendo, sr.
Skinner: Então o que você está fazendo?

Scully: Nós fomos chamados por este comitê antes para responder a questões sobre um assassinato - sobre um pacote diplomático que foi interceptado - um pacote que era para ser entregue para uma proeminente doutora - uma mulher que agora está morta, como está morto o homem que estava entregando o tal pacote - cujo conteúdo infeccionou um exobiólogo com uma toxina paralisante. Ainda assim, por que estamos aqui? A localização do agente Mulder.

Skinner: Você quer dizer que esta é a pergunta errada.
Scully: Muitos dos homens deste comitê são advogados. Em minha experiência, advogados fazem a pergunta errada somente quando eles não querem a resposta certa.
Skinner: A não ser que o agente Mulder já tenha encontrado as respostas que eles estão buscando.

Scully: Ou alguém quer se certificar de que ele não as encontre.
Skinner: É de congressistas que estamos falando, agente Scully.
Scully: Eu sei, sr. E é minha natural inclinação acreditar que eles estão agindo no melhor interesse da verdade... mas eu não estou inclinada a seguir o meu próprio julgamento neste caso.

Skinner: Você seguir o julgamento do agente Mulder? É isso?














Outras Imagens de Terma:

"Eu tenho que viver o suficiente para matar Alex Krycek"

O amiguinho de Mulder lembra Gollum...

Dana Scully sendo presa para não prejudicar a Mulder... digo... a verdade.

A salvadora do braço de Mulder

hahahahhahahahahhahahahhahahahahhahahahaha

15 comentários:

janaX disse...

Oiê gente!!!Que super post vocês fizeram heim!Voltaram afiadíssimos em 2012(O ano em que...medo!)!Enfim terma é uma super continuacão de um super episódio que comecou com outro super post!Super né?!Piadinhas infames de lado,esses dois episódios são muito interessantes pois já nos preparam para a trama do primeioro filme de AX e também nos mostram até onde os personagens Mulder e Scully estão dispostos a ir para defenderem seus objetivos e suas "paixões"no duplo sentido da palavra!Também preciso dizer que amo quando Mulder adentra o tribunal triunfante livrando o ass da sua ruiva preferida e igualmente amo quando se abracam felizes e aliviados com o reencontro!E,é claro, que amo quando Kricec se ferra total e perde seu bracinho no meio da floresta russa.Show como sempre pessoal,vocês estão se tornado profissionais em relatar AX através de um ponto de vista diferente irreverente e apaixonante!!!Sou fã de vocês até o próximo toara que seja em breve!Ah!Josi, háháhá pro Kricek da minha parte também...Até...

Anônimo disse...

Caramba esse episodio foi de tirar o folego! Alex perdendo o braço, bem feito dando uma de esperto com o Mulder se ferrou!
O velhinho da KGB entrava e saia pq ele é idoso tem privilegios....
Mais o final é tudo Scully transbordando felicidade para seu Mulder mais aeeeeeeeeeee vem o Skinner o empata tudo né!!!
Abraços
Caliana

claudia carini disse...

Episódio Fantástico com Pontos Altos: Krycek recebendo um braço de manequim de loja;(bem feito!)
Mulder praticamente um "Rambo", só que lindo!;
Como conseguir ficar todo sujo e amarrotado e mesmo assim...;
Scully defendendo-o com unhas e dentes no tribunal;
A chegada do Mulder e aquele abraço maravilhoso;(demorei muitos anos até encontrar meu esposo e saber o que é um abraço assim)
E o final, deixando a gente sempre com um gosto de quero mais.
Meninas vocês são ótimas!

Anônimo disse...

Esse ano começou bem, Josi voltou com a corda toda pra felicidade nossa.

Mulder nesse episódio fofo até demais, mesmo sujo, apanhando, preso, ele é o Rei da fofolândia.rsrsrsrs

Como disse a Josi, odeio o Alex,mas tenho que admitir o cara é bom em jogar dos dois lados.

Carinha de Scully ao ouvir a voz de Mulder é ultra-mega- shipper de quebrar o controle. E naqueles braços...OMG! dá pra esquecer que estão em um tribunal e são apenas parceiros(cof..cof..cof)

Esperar o próximo e torcer pra que venha logo.

Yanne

jotapeah disse...

Alguém se lembra qual o episódio que a mãe do Mulder fala que ela não pode escolher quem seria levado: se Mulder ou Samantha? No episódio S04E23, Mulder fala o seguinte: "You told me that, when they took Samantha, it was because you had to make a choice, but that's not how it happened. It wasn't your choice to make. " E pelo que eu me lembro, a Senhora Mulder diz que ela não podia escolher.

jotapeah disse...

Acabei de encontrar. É S03E02. Mulder pergunta se Mrs. Mulder teve que fazer uma escolha, se o pai dele havia perguntado para ela se ela tinha um favorito. Aí ela responde:

"No. I couldn't choose. It was your father's choice...".

Então, em S04E23, Mulder diz:

"You told me that, when they took Samantha, it was because YOU HAD TO MAKE A CHOICE, but that's not how it happened. It wasn't your choice to make."

Josilene disse...

"e também nos mostram até onde os personagens Mulder e Scully estão dispostos a ir para defenderem seus objetivos e suas "paixões"no duplo sentido da palavra!" - Amo!!!

Meninas, obrigada mais uma vez pelo carinho. Vc que são demais. ;-)

Elizabeth disse...

Uma dupla de eps eletrizante, com tudo que AX tem de bom: mistérios, estória intrincada, os dois agentes arriscando tudo pra solucionar o mistério (mesmo descobrindo depois que foram usados por Kricek)além daquele abraço... Só achei meio forçada a solução de colocar uma camponesa russa fluente em inglês pra ajudar o Mulder naquele fim de mundo.

XFILES disse...

Ai, Wagner... tá difícil de eu ter pena do Krycek, viu? Admiro vc por conseguir isso, pq eu mesma me divirto bastante com ele perdendo o braço. kkkkkkkkkkk E, cara... acho que Mulder é desbocado daquele jeito por natureza mesmo. kkkkkkkk

Elizabeth... sabe que eu nunca tinha prestado atenção nisso? Mas é verdade... uma camponesa russa falando inglês fluentemente no meio do nada... ouxe. kkkkkkk

Josi.

Unknown disse...

oi pessoal,

gostaria de dizer q eu adoro o site de vcs acabei conhecendo recentemente pois comecei a acompanhar x-files no netflix...

adoro os comentarios e na maioria das vezes ate me identifico com eles...

fiquei com uma duvida em relação a esse episodio, no fim o mulder estava ou nao contaminado com o black oil?


abraços
carol

Unknown disse...

oi pessoal,

gostaria de dizer q eu adoro o site de vcs acabei conhecendo recentemente pois comecei a acompanhar x-files no netflix...

adoro os comentarios e na maioria das vezes ate me identifico com eles...

fiquei com uma duvida em relação a esse episodio, no fim o mulder estava ou nao contaminado com o black oil?


abraços
carol

Josilene disse...

Oi, Carolina!

Primeiramente, obrigada! Espero que vc continue gostando de nossas postagens. :)

Depois... em que ep vc tá? E como vc se sente com relação a saber de coisas com antecedência? rs

Bom... o que eu posso dizer é que, sim, ele foi exposto ao oleo negro, mas teoricamente apenas isso não te deixaria para sempre contaminado...

Alguém que ler isso, confirma? tipo... faz muito tempo que eu fiz uma boa maratona e alguns detalhes da mitologia se perderam em minha memória. rs

Mas o fato é que mulder é exposto ao oleo negro... mas a ele é dada a tal vacina... entende? ;)

Unknown disse...

Oi Josilene,

Muito obrigada pela resposta, apesar de eu imaginar q nos próximos episódios talvez mostrasse alguma coisa, não aguentei de curiosidade!

Eu estou no episodio 04x15!

Abraços
Carol

Insurance USA disse...

Pq o Mulder não perde o braço?

Kalebe disse...

Bom dia, pessoal! Parabéns pelo blog!

No fim das contas acabei um pouco perdido sobre os planos para o óleo negro. Já que alguém não queria que a biotoxina caísse em mãos americanas, por que ela foi mandada da Rússia pra lá? Foi Krysek que enviou e ele mesmo interceptou? Pra quê?

Acho que vou rever os dois episódios, mas não ficou muito claro pra mim...