quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Momentos Marcantes de Arquivo X - Parte II

Continuando com nossa série de momentos marcantes de Arquivo X...


  • Terceira Temporada



Sei que a gente tinha colocado na lista alguns episódios especificamente, mas olhando direitinho hoje, eu vi que havia muitos que mereciam algum tipo de menção... então, vou falar um pouco de cada um que acho que foram importantes de alguma forma*.
- Clyde B...: Além do imenso carisma do personagem-título, ainda descobrimos como Mulder vai morrer (será? Kkkkk) e que nossa Scully não morre.
- Oubliette: Uma análise bem tocante de como a tragédia com Samantha atinge Mulder profissionalmente.
- Revelations: Mais um episódio onde Scully e sua fé são os tópicos centrais e como Mulder não consegue entender esse lado do sobrenatural.
- Grotesque: Mostra a incrível capacidade de Mulder de mergulhar inteiramente em um caso e sair quase incólume.
- Pusher: Toda a sequencia final é épica. Uma vez eu li algo bem interessante: Mulder não atirar em Scully neste episódio tem o mesmo peso de quando Scully atirou nele em Anasazi... Essas duas situações mostram perfeitamente a força da conexão que eles têm um com o outro. Fora que sua sequencia na quinta temporada, ainda nos trouxe notícias de fluke. Hehe
- Jose Chung’s...: Verdadeira obra de arte de Darin Morgan. Arquivo X se mostra mais uma vez uma série extremamente versátil, conseguindo fazer graça com suas próprias premissas e personagens principais sem que isso mude a forma séria como é vista pelos fãs e críticos.
*Todos os episódios mitológicos desta temporada também são incríveis e importantes mas não serão detalhados aqui.


  • Home


Este episódio merece seu próprio tópico por ter gerado tanta polêmica na época que chegou até mesmo a ser proibido de ser exibido. Muita gente até hoje se recusa a re-assisti-lo e, honestamente, não os culpo. Essa história mostra uma das faces mais animalescas da humanidade. Além disso, vemos Scully demonstrando interesse em ser mãe pela primeira vez e perguntando a Mulder sobre o histórico de sua família... humm...


  • Arco do câncer


Uma das histórias mais emocionantes de Arquivo X é esta: quando Scully adoeceu seriamente devido às experiências as quais foi submetida durante a sua abdução e todo mundo pensou seriamente que veria o seu fim. Foi muito doído ver todo o desenrolar dessa trama e como todo mundo ia sendo afetado. Scully tentava se mostrar forte enquanto ia se consumindo aos poucos pelo medo e impotência, como dá pra ver bem em Elegy e Memento Mori. Mulder tentando igualmente ser forte para ela, mas obviamente sucumbindo em Demons e Gethsemane. Até mesmo Skinner teve sua dose de decisões erradas em Zero Sum. Redux I e II são episódios bem esclarecedores e sensíveis, fechando de forma perfeita esse arco.


  • Episódio de Cher


The post-modern Prometheus - episódio filmado em preto e branco com uma fotografia brilhante e uma trilha sonora que não podia dar errado ao usar Cher. Aliás, hoje em dia, a cantora se arrepende de não ter participado pessoalmente das filmagens (quem vemos no final é uma sósia). Minha tristeza com esse episódio é essa passada de pano em estuprador... dava muito bem para ter dado mais nuances aos personagens além de “mocinhos errando mas por uma boa causa” e um vilão terrível. Sei que usaram do recurso de quadrinhos justamente para serem caricatos à vontade mas o tema é pesado demais para não dar um desfecho mais digno do que apenas mostrar lados positivos do crime praticado contra aquelas mulheres. No entanto, o final com aquela dança maravilhosa entre Mulder e Scully e que é sempre lembrada por DD como um de seus momentos favoritos merece seu lugar nessa lista.


  • Fim dos Arquivos X


A gente poderia dizer que o pessoal queria causar pra chegar com tudo no cinema, mas Arquivo X nunca deixou a desejar em seus finais de temporada até aqui. O Canceroso cansou da dancinha com Mulder e resolve que quer dar uma chance a seu outro filho de brilhar. Sendo assim, aparece a odiada Diana Fowley (para sempre nos pesadelos dos shippers) para enrolar Mulder com seu canto de sereia (qualquer um falando que acredita totalmente nesse menino o engana) e tirar Scully dos prumos de tanto ciúme. Ao final, a sala de Mulder nos Arquivos X é destruída pelo fogo e a série jamais seria a mesma.


  • Prêmios


Arquivo X foi bem premiada em seu auge. Cinco Golden Globes (3 de melhor série, um de melhor atriz para Gillian e um de melhor ator para David), diversos Emmys (categorias técnicas, atores coadjuvantes, direção, melhor série e atores principais), além de outros. Para ver a lista completa, clique aqui: IMDB


  • Filme Fight the Future


Pela primeira vez nas telonas, AX mostrou uma história que visava apresentar a premissa da série para novos fãs e agradar a quem já vinha acompanhando a algum tempo. O resultado agradou a muitos apesar de alguns errinhos. Mas o que realmente marcou todo mundo foi a bendita cena em que Mulder e Scully iam finalmente se beijar (algo que vinha já sendo prometido) e uma abelha veio do inferno diretamente para nos frustrar. FTF ainda nos deixou uma dúvida eterna que volta a tona na oitava temporada mas continuou sem resposta: Como Mulder e Scully saíram daquele ponto remoto da Antártida?


  • Saída de Vancouver para Los Angeles


A sexta temporada estreou com muitas mudanças, entre elas a troca de cidade onde a série era filmada. Isso gerou muita polêmica com muitos fãs argumentando que o ar mais quente da Califórnia não combinava com o tom sombrio das histórias de Arquivo X e que este era o motivo da queda de qualidade dos episódios.
Fato é que o tom realmente ficou mais brando e a série sofre um desgaste natural devido a tantas temporadas no ar, mas a sexta temporada ainda trouxe muitos episódios excelentes, especialmente os relacionados à mitologia.

Amanhã tem mais, gente.

Para os outros posts dessa série: 25 anos - MMI

Nenhum comentário: