quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Momentos Marcantes de Arquivo X - Parte III

  • Triangle


Mais uma vez, Arquivo X inova na forma em que o episódio é filmado e montado. As cenas aqui são todas feitas em um take só, sem cortes. Além disso, a história é interessante e temos o privilégio de ver uma versão de Scully de outra época (ou seria a versão imaginada/sonhada por Mulder?). Neste episódio, vimos finalmente o primeiro beijo entre Mulder e Scully. Meio frustrante a meu ver pois não era realmente Scully, não sabemos ao certo se foi real ou não e, pra completar, ainda foi à força. Mas sedentos como somos, a gente tenta esquecer as partes negativas e aproveitar o que dá. E ao final, ainda temos mais uma alegria: ver Mulder dizer que ama Scully. Tadinho... ainda tomou coragem, mas ela obviamente não acreditou. Ai ai...


  • Episódio de Natal


Este não é o único episódio de Natal de Arquivo X... não é nem mesmo o primeiro, mas é o único que é fofo. Quer dizer, ele é fofo na medida do possível dado que estamos falando de Arquivo X. Esta é uma história de como na véspera de Natal, um casal de fantasmas tenta atormentar Mulder e Scully para que eles sigam seu exemplo e se matem num dito pacto assassino-suicida. Os tolinhos não sabem que eles são incapazes de machucarem um ao outro. Queridos, vocês estão certos com relação ao fato de que esses dois se amam, mas aqui é amor de verdade, ok? Sendo um dos poucos episódios com tema festivo, ele se tornou uma espécie de tradição de Natal excer. Mas vamos ser sinceros: como não amar esses episódios em que eles estão tão brincalhões um com o outro? Além disso, ele nos proporciona um daqueles mistérios que jamais serão resolvidos na série: o que um deu para o outro?


  • Extinção do Sindicato


O Sindicato sempre foi uma força imponente que agia nos bastidores. Com a ajuda do Canceroso, Krycek e quantos mais eles pudessem arrolar em seus esquemas, eles faziam Mulder de fantoche. A ideia deles poderia ser pura para um olhar menos atento: a salvação da humanidade. Mas bastava prestar um pouco de atenção para ver que eles agiam unicamente em seu próprio interesse e para isso matavam, torturavam e cometiam quantos mais crimes fossem necessários. Os episódios Two Fathers e One Son trouxeram um final para eles: Todos os membros do Sindicato foram mortos por uma força alienígena. Até que foi bem satisfatório ver aquele bando de homens velhos, ricos e poderosos sucumbindo pelo seu próprio veneno. Ao final, O Canceroso (claro que ele não morreria) atira no próprio filho, Jeffrey Spender.


  • Trilogia Amor Fati


Esta é como a maioria das trilogias da série: incrível.
Começando por Biogenesis, Mulder sucumbe por uma estranha conexão com um artefato alienígena e nosso ódio por Diana Fowley alcança um nível estratosférico. Ver Mulder sendo manipulado de forma tão baixa por mais uma pessoa é realmente revoltante.
Em a Sexta Extinção, a condição de Mulder fica mais grave, ele é levado a um hospital para ser monitorado e vemos que ele desenvolveu certas habilidades mentais, enquanto ele vai perdendo o controle motor de seu corpo. É deixado bem claro a diferença entre Scully e Diana para Mulder. Como o agente pode ler mentes, fica fácil perceber quais as intenções de cada uma das mulheres. Enquanto Scully está fazendo de tudo para salvá-lo, indo até mesmo contra si mesma e sua fé, Diana continua com seu plano com o Canceroso.
Em Amor Fati, fica mais claro ainda o tamanho da traição de Diana quando Mulder é sequestrado e levado para ser retirado de seu cérebro algo que o Canceroso deseja para si. Até hoje não ficou muito claro o que aquilo tudo significava. Mas uma das partes mais marcantes para nós aqui nem é tão boa... sério... o que é aquela simulação/sonho que fizeram Mulder passar? Que pesadelo, meu Deus. No entanto, claro que tudo aquilo acabaria com Scully dando uma bela lição de moral em Mulder... no caso, a própria consciência de Mulder (na forma de Scully).
E pra fechar tudo com chave de ouro, depois de Scully salvar seu parceiro, eles conversam e temos aquela frase incrível de Mulder: “Você é meu ponto seguro, Scully. Você foi minha amiga e me contou a verdade”.


  • Primeiro beijo de verdade


Millennium é outro episódio que já virou tradição. Sempre rola aquela assistida para dar boas vindas ao ano vindouro. Afinal, nada melhor do que ver nossos agentes impedindo o fim do mundo combatendo zumbis (antes de ser modinha) para dar sorte. Ainda bem que aqui Scully já estava bem mais propensa a acreditar no paranormal porque a moça fica bem de frente com os mortos-vivos e nem perde tempo negando o óbvio. E, ao final, depois de mais de 6 anos de espera, temos um selinho de feliz ano novo de nossos amores. Quem pensou que a maldição tinha sido quebrada e dali pra frente a relação deles se desenvolveria de forma normal se enganou redondamente. Mas a cena é super fofa e dá sim vontade de ver e rever até danificar a mídia onde você a tem gravada. Gif: x


  • Samantha


A abdução da irmã de Mulder é um dos pontos centrais de Arquivo X. Esse fato moldou a personalidade e a vida de Mulder e, por consequência, acabou afetando também a vida de Scully. Somos apresentados a ela logo no Piloto e ao longo de vários outros episódios vamos conhecendo as circunstância de seu desaparecimento e como essa tragédia afetou toda a família Mulder. Nos episódios Sein und Zeit, há uma tentativa de dar uma resolução a toda essa história. Infelizmente, como sabemos, Chris Carter não é tão bom em finalizar nada e o que recebemos foi algo que contradiz informações que a gente já vinha acumulando desde o começo da série. Apesar disso, são sim dois episódios bonitos com sofrimento duplo pra Mulder já que ele acaba também perdendo sua mãe, mas é com que ele finalmente tenha encontrado algum tipo de paz com esse assunto... uma verdadeira libertação.


  • All Things


Momento marcante e inesquecível (que eu totalmente esqueci ao fazer a lista pela primeira vez e nenhum de vocês me lembrou!!!)... a primeira vez de Mulder e Scully. Claro que há muita argumentação de que esta não foi realmente a primeira vez... coisa com a qual eu concordo, mas é a primeira vez que é dado a entender que rolou a coisa selvagem entre eles. A cena final foi um choque real pra todo mundo pois a gente antes tinha apenas aquele beijinho inocente e muito flerte nada inocente depois... mas nada além disso. Este episódio é dirigido pela Gillian Anderson e mostra nuances de Scully que geralmente ficam bem escondidos.


  • Final da sétima temporada


Requiem é um episódio incrível que vem como uma sequencia do Piloto. A carga nostálgica é de arrepiar. Nele podemos ver como Mulder e Scully cresceram como pessoas e investigadores nesses 7 anos: como Mulder está mais sério e menos deslumbrado; como Scully agora aceita o paranormal como algo possível. Eles voltam para o Oregon e encontram com os mesmos personagens daquela época, agora mais velhos tendo que lidar com o passado. Tal qual como no Piloto, Mulder e Scully têm uma conversa reveladora no quarto de hotel, só que desta vez ele a está abraçando na cama. Ao final, acontece o que já sabemos: Mulder acaba sendo levado e Scully revela que está grávida. Esse episódio é como o fechamento de um círculo, o fim de uma era. Depois disso, nada seria o mesmo.


Outros posts desta série: 25 anos - MMI - MMII

Amanhã tem mais, pessoal! Inté!

Um comentário:

Juliana disse...

O desfecho da Samantha já mostrava que as coisas iam ficar bem mal acabadas.