sábado, 16 de outubro de 2010

03x12 - War of the Coprophages (A guerra das baratas)

Roteiro: Darin Morgan
Direção: Kim Manners

Resumo: Mulder se depara com um estranho caso de baratas encontradas no cenário de diversos crimes em Miller's Grove Massachusetts. Uma população assustada, temendo o pior, é o suficiente para causar uma enorme confusão para os dois agentes.



Comentários:

[Josi] É muito bom a forma como o episódio é conduzido. Nota-se que os dois não podem ficar sem ter contato. Mesmo num fim de semana do nada ela liga só pra saber como ele estava.

A conversa no carro: "Scully, o que você está vestindo?"





Não lembro se é aqui que ela fala no gritinho de moça... Acho que sim! Mas é muito engraçado um homenzarrão como Mulder ter medo dessas criaturinhas que não fazem mal a ninguém!


É muito interessante o fato dele ligar pra ela o tempo todo... isso deixa bem claro que ele também sente muito a falta dela...

Cena que ocorre umas 5 vezes antes da Scully ouvir o nome "Bambi" e decidir que é hora de agir:

Mulder: Scully, o cara morreu "de tal forma"...
Scully: Mulder, a causa pode ter sido "isso ou aquilo".
Mulder: Ah, é isso mesmo... desculpe incomodá-la.
Scully: Não é incômodo algum... (Claro q não é... rsss)

"A coisa" tomando banho...






Não dizem que as mulheres podem fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo? Pois é... A Scully lê enquanto diagnostica uma causa de morte à distância (House feelings)... quem pode, pode!


Scully morta de preocupação...






... enquanto Mulder baba pela "Bambi".






Tem mais...

Bambi: Minha teoria é a de os OVNIs sejam massas de insetos...
Mulder: Faz sentido... (Putzzz! CÍIINICOOOOOO!!!)

Mulder com Bambi: "Sim, insetos são mesmo fascinantes."
Mulder com Scully: "Posso te confessar uma coisa? Eu odeio insetos!" - Homens! tsc tsc tsc...

"Hers name's Bambi?" - Notaram que ele fala, fala, fala e ela não ouve mais nada depois disso? Quando ele para de falar, ela repete "Hers name is Bambi?".

Eu acho ótimo como Mulder se importa em não contar as teorias verdadeiras dele para a Bambi, mas com a Scully ele sempre conta direitinho... É ótima a cara da Bambi enquanto ele conversa com a Scully.

Prova que DD tava doido quando disse como se fosse uma grande novidade "a pele" toda que apareceria em IWTB... aff!




Scully: "Smart is sexy..." - Notem a carinha sapeca.
Mulder: "Scully, nunca pensei que diria isso pra você, mas você fede!" (Tessa.sumida.feelings)


Agora... eu notei uma coisa... Ainda neste episódio, a Scully diz que vai ajudá-lo na cidadezinha e Mulder fala "whatever"... Depois, eles têm esse pequeno probleminha no final, com a Scully feliz porque a outra, a tal da Bambi, foi (feliz também) com o cientista e Mulder ficou sem a paquera dele (hauhauahaua). Mas Mulder não parece ter gostado muito...

Bom, o fato é que eu acho que isso foi um gancho para o episódio seguinte onde a Scully começa a falar isso do "Sure, fine, whatever" (na verdade, primeiro ela fala só o "fine, whatever")... E eles estão meio "assim, assim" um com o outro. (Táaaaaaa........ viajei, podem falar! hahahaha)

Tudo culpa de Mulder que começou com as piadinhas... :P

Eu tinha esquecido que ele bebia nesse episódio como bebe depois em Syzygy - ainda bem que ele não tomou gosto...




Gente... esse tipo de barata, que eu acho que é chamada de barata de coqueiro, aqui em casa é conhecida como "barata alienígena"! E não fui eu que pus o apelido, foi a mamis!


[/Josi]

[Starbuck] "O nome dela é Bambi?"

Bom, até este momento já sabíamos que os dois morriam um pelo outro. Já sabíamos o que acontece com o Mulder se a Scully desaparece... e que a ruiva é capaz até de mentir para os diretores do FBI se a vida do Mulder estiver em perigo... E mesmo que em FIRE já tivéssemos percebido "um pouco" o ciúme da ruiva, em GUERRA DAS BARATAS o ciúme passou a ter outra definição. Sim... CIÚME... TEU NOME É SCULLY...

Nossa... tudo bem que esse lance de ser parceiro aproxima as pessoas, mas nenhum sentimento de coleguismo faria a mulher sair correndo de casa num fim de semana para ver de perto quem era a BAMBI.

Esse episódio é todo muito bom... E mostra raras cenas da Scully no lar... Ok... ao vermos a Scully dar banho naquela coisa que chamam de Queequeeg na pia da cozinha é possível encararmos com naturalidade a autópsia do gato na mesa de jantar.

Alguns momentos marcantes:

- "Tem certeza que não foi um gritinho de moça?" - Sim... a Scully é má, às vezes (quase uma Nay).

- Adoro quando o cientista fala que toda as vezes que ele fecha os olhos lembra daquela cena e tal... daí o xerife fala: "então não fecha..." COOL!

- "Saudações do planeta Terra." - E o Mulder sabe ser fofinho... mesmo que ele vá para o fim do mundo em pleno final de semana e se meta com milhares de baratas e com uma coisa chamada Bambi... ainda assim... e mesmo assim.... É FOFO. Scully, a gente entende...

- O cientista dos robôs-inseto explicando como a IA (Inteligência Artificial) pode ser usada para a criação de máquinas que se baseiam no comportamento de alguns insetos "sociais"... uma vez estudei um algoritmo que usa uma técnica chamada Ant System... JURO que não foi por influência desse episódio.

Ah... também me assombro com o poder da evolução que fez com que MATÉRIA E GÁS se transformassem em seres sencientes. [/Starbuck]

[Ariana] Uma cena que eu adoro é quando a Scully encontra a Bambi, que diz pra ela que o "Fox" estava lá no prédio e tal. A cara que a Scully faz quando a ouve chamando o Mulder de Fox é hilária, tipo: "Ah, então só eu é que não posso te chamar de Fox, é? Até essazinha aí, pode!". Fora que ela repete "Fox", bem baixinho, putinha da vida.

Sabe, assistindo este pisódio, que também adoro, penso que o Mulder é muito frescurento, hã? Em outras ocasiões também, quando ele faz aquela cara de nojo ou dá um xilique por encostar em alguma coisa, sentir um cheiro ou ver algo nojento. Nessas hora me vem sábia frase do Didi "Se frescura desse caroço, você seria uma jaca!" [/Ariana]


[Dany] Todo o episódio é hilário, tirando as baratas... Aff!

Dá agonia principalmente aquela cena em que o garoto pensa que a barata esta andando pelo corpo dele! É horrível! ECA!!!!!!!!

Adorei a cena em que o Mulder entra na casa e descobre centena de baratas enquanto está com Scully ao telefone. De repente ele desliga, não porque houve algo grave mas por causa da Bambi (que ódio!!!!). Tadinha da Scully ela fica lá olhando pro telefone achando que aconteceu algo horrível ou que foi engolido pelas baratas e o "bonitinho" tá lá com "Bambi"!

Outra é já no final Mulder e Scully com esterco da cabeça aos pés! E o Mulder dizendo "Que coisa horrível!!!"! [/Dany]

Eu simplesmente tenho pavor de baratas... jamais teria tido condições de participar de um episódio assim. Só em pensar, fico arrepiada... Li, uma vez, que a GA agradecia muito pelo fato de, depois dos grilos, em Humbug, ter sido "poupada" de mais um encontro com esses seres do submundo (concordo plenamente com ela). [Adriana]

[Tessa] Esse episodio foi especial para mim, pois foi depois de assisti-lo que me tornei shipper (desvairada como um dia fui chamada). Foi a primeira vez que percebi que esse amor deles não era tão intelectual assim...

Mulder & scully estavam muito engraçadinhos nesse dia...

Só o mulder sairia para o meio da nada para pensar em seu dia de folga.





Mulder: "Escuta, scully, sei que não é a tua praia, mas já olhou para o céu a noite e sentiu que não só tem algo lá em cima, mas que este algo, ao mesmo tempo te olha de volta, e esta tão curioso a teu respeito quanto você dele?"
A cara dela depois dessa pergunta...

Mulder: "Tenho que ir." - 1ª Primeira vez que o mulder desliga o telefone na cara dela.

O que será que ela esta lendo?






"Não entre!" Acho que isso não significa nada pra ele.

Scully: "Não esta pensando em invadir propriedade do governo, não é? Eu sei que já fez no passado, mas eu..."
Mulder: "Tarde demais. Já estou dentro."
Mulder (ao ver a Bambi): "Tenho que ir." - 2ª segunda vez que ele desliga o telefone.

Mulder: "O que uma mulher como você faz num lugar destes?"





Para onde você está olhando, Mulder?




Bambi: Já houve casos em que baratas entraram dentro de orelhas, narizes...
Mulder: Nariz?




Bambi: Minha teoria é que Óvnis são de fato, enxames de insetos. Não sei se você sabe alguma coisa sobre Óvnis, mas as características de uma visão noturnas são comuns aos enxames de insetos num campo elétrico.
Mulder: Como enxames noturnos de insetos. É... É fascinante.

Mulder: "Agora não." - 3ª terceira vez que ele desliga o telefone.





Mulder: "Sabe... Eu sempre achei os insetos muito interessantes." - Acho que mais do que ela ser bonita, o que mais chamou a atenção do mulder foi o fato dela ser diferente, estranha. Acho que ele gosta disso... Lembram da especialista em cães de ALPHA, os Pistoleiros, a Diana que era formada em “para-ciência”, aquele amigo dele “Chucky” que o ajudava. Geralmente as pessoas gostam de se relacionar com seus pares, isso torna a relação do mulder & scully muito mais especial.

Ela ficou o tempo todo do lado do telefone.






Mulder: Scully, posso confessar uma coisa?
Scully: Sim, é claro.
Mulder: Eu ódio insetos. “você não achava eles fascinantes?”
Mulder: tenho que ir.
4ª quarta vez que ele desliga o telefone.

Mulder bebendo, é coisa rara.






Depois de perder para o tiozinho ele ainda ouve essa...
Scully: Smart is sexy. Pense dessa forma. Quando houver outra invasão de inteligência artificial, sondas robóticas comedoras de cocô, talvez seus filhos tenham criado um jeito de salvar nosso planeta.
Mulder: Eu nunca pensei que diria isso a você, scully, mas você cheira mal.

E ele sai deixando ela na chuva.






[/Tessa]


Quotes:

Mulder: Parece que as baratas estão atacando mortalmente as pessoas.
Scully: Eu não vou perguntar se você falou o que eu acho que você falou porque eu sei que foi mesmo isso que você falou.


Mulder: Conheci um entomologista, Dr. Berenbaum, que concorda com a sua teoria de uma importação acidental de uma nova espécie de barata.
Scully: Ele te deu alguma ideia de como capturá-las?
Mulder: Não, mas ela me contou tudo o que há para se saber sobre insetos.
Scully: Ela?
Mulder: Sim, você sabia que os antigos egípcios adoravam o escaravelho e possivelmente as pirâmides foram erguidas para honrá-los, o que pode ser apenas um gigante símbolo de estrume?
Scully: Você sabia que o inventor do autoclismo foi chamado Thomas Crapper?
Mulder: Bambi também tem uma teoria que nunca me passou...
Scully: Quem?
Mulder: A Dra berenbaum. A teoria dela é...
Scully: O nome dela é Bambi?
Mulder: É, os pais dela eram naturalistas... Sua teoria é que os UFOs são na verdade enxames de insetos noturnos passando por campos de ar elétrico.
Scully: O nome dela é Bambi?


Outras Imagens de War of the Coprophages:

Mulder, querendo impressionar...

Mulder, decepcionado com a teoria sobre OVINIs da Bambi

Scully, muito... muito irada.

13 comentários:

Scullysta disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK,MUITO HILARIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Helaina Carvalho disse...

Gosto bastante desse episódio.

Realmente a parte mais angustiante é quando aquele garoto acha que tem baratas embaixo da sua pele.

Hilário a Scully no telefone com o Mulder. (tirando as vezes que ele desligou na cara dela)

"O nome dela é Bambi?" - Marcou o episódio!! :D

Tem uma outra cena muito boa tb é a da Scully na loja de conveniência assim que ela chega na cidade e a população resolveu comprar tudo que pudesse e fugir.
Ela tenta controlar a multidão, mas sem sucesso e tudo piora quando as caixinhas de "bolinhas" de chocolate caem no chão e alguém grita: "Baratas!"

Depois disso vem outra cena ótima que é a Scully sozinha na loja comendo as tais "bolinhas" de chocolate enquanto fala ao telefone.... rsrsrsrs.... [Ela faz mó cara de mamãe eu sou "fera"].

Yanne disse...

Adoro esse epi..o diálogo inicial já nos preparava pra entender até que ponto o nível de intimidades que eles tinham, até no final de semana se falavam, no meio da noite, o sorrisinho na cara da Scully raro e sapeca quando ele pergunta o que ela está vestindo...^^(é terceira temporada)
Confesso que sou shipper desde do primeiro epi que eu vi!!!!Mas ver a scully com ciúmes é ótimo, por que ela não disfarça e nosso ffo é bobinho e nunca percebe^^^~

Cada vez que ele desligava o telefone na cara dele ...me irritava, mas a ruiva não é boba e não ia ficar com raiva dele enquanto tinha outra na jogada!

O nome dela é Bambi!nunca mais vou esquecer^^^~

Nayara disse...

Eu amo este epis...mas...er...qual epis de AX eu não amo?! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ver o lado ciumento de Scully e as tiradas dela por causa disso são perfeitas!!!! Sim, ela sabe ser má.....quase como eu, não é meninas? kkkkkkkkkkkkkkkk

Que angústia me deu quando aquela parede começou a se mover...

Nina disse...

AMO War of the Coprophages! Morro de rir toda santa vez que eu vejo ele. O Mulder é a frescura em pessoa, a Scully é o ciúme em pessoa! Até pelo telefone. Pobre, nem sabe o que a espera em Syzygy. HAHAHAHA.
Tenho uma agonia muito grande na cena que o menino tá lá doidão e começa a ver a barata entrando no braço dele. CREDO!
Um dos diálogos mais clássicos de XF tá nesse episódio, que é quando o Mulder liga pra Scully no meio da noite e começa a falar da experiência traumática dele com insetos e a única coisa que ela ouve é "Bambi". HAHAHAHA!
Episódio mais do que memorável!

Josilene disse...

Olá, meninas!

Esse episódio é mesmo sensacional, não é mesmo? hilário! srrs

Eu faria como a Scully. Fato! Nada de disperdiçar chocolate assim facilmente!

O Mulder é a frescura em pessoa, a Scully é o ciúme em pessoa! [2]

Obrigada pelos comentários, fofas!

E o próximo episódio é: SYZYGY!!! \o/

Bjos!

LanaDion disse...

uma das melhores partes do episódio é uma cena bem no final, em que a Scully chega no laboratório onde o Mulder está, e a Bambi tá dentro do carro, e então a scully fala:
- Deixa eu advinhar...Bambi...
e a Bambi responde- Fox, pediu pra mim esperar aqui fora!

e Scully, saindo do carro diz:
-Fox....., bem baixinh0....muito mordida!
são esses detalhes que fazem de AX uma série incansável!

Elizabeth disse...

Essa cena que a Luci descreveu é a minha predileta nesse ep. A GA foi ótima qdo, apenas balbuciando "Fox", mostrou todo o ciúme e raiva que a Scully deve ter sentido qdo viu que até a Bambi estava autorizada a chamar o narigudo de Fox, menos ela. Fora isso, o ep é divertidíssimo ao mostrar o povo daquela cidade na maior paranóia e pânico, acreditando nos boatos de que as baratas devoram gente ou transmitem febre hemorrágica e fugindo mais assustados que as próprias baratas. Muito 10!!!

Josilene disse...

Mulder tava muito hilário nesse ep... dooooido pra tirar uma casquinha da dra... tanto que ele não tava nem aí nem para defender as teorias de aliens dele! huahuahauhaua

Natália disse...

Muito engraçado esse episodio kkk... tirando as baratas claro. Foi o primeiro episodio em que realmente tive que fechar os olhos em algumas partes. Consegui ver de boa as partes grotescas e assustadoras dos episodios anteriores, mas tenho pavor a baratas! Só Arquivo X pra me fazer assistir isso kkk

Achei que Mulder já estava apaixonado pela Scully... não gostei dele cheio de gracinha pro lado dessa Bambi. Mas é sempre divertido ver Scully com ciúmes kk.

PS: Primeira vez que posto aqui... já venho acompanhando o blog há algum tempo. Adoro assistir os episodios e ver os comentários depois aqui. Começei a assistir a série recentemente, to no meio da terceira temporada e já estou completamente viciada! Não sei pq demorei tanto tempo pra começar! Já me tornei shipper louca desde o primeiro episodio kkk.

Cleide disse...

Natália, querida! Adoro quando aparece gente que está conhecendo a série agora... é tão legal ver que tem o mesmo efeito viciante que teve sobre mim...
Então, pra mim também Mulder já gostava da Scully naquela época, mas como tinham uma relação profissional e uma vida tão intensa, o flerte deles era mais intelectual, e esses sentimentos apareciam mais nos momentos mais difíceis, você vai ver em um episódio logo após estes "Pusher" (O Instigador) o que eu estou falando.
Menina, eu comecei a ver na TV aberta, lá nos states ainda estava na segunda temporada (daí eu entrego a minha idade), e já era shipper logo de cara!!! Pra você ter uma ideia, eu pirei na época com o diálogo dos dois no carro em "Tooms".
Continue comentando conosco, nós lemos tudo!!! Curte a Página do Arquivo X Episode Guide no Facebook também, lá conversamos mais dinamicamente!
Abração e seja bem vinda!

Cleide disse...

Ah, Natália, tem outra coisa, eu acho que o Mulder as vezes flertava mas não tinha intenção real nenhuma com essas moças, as vezes eu até acho que ele fazia para provocar a Scully... e você não viu nada ainda... espere até conhecer o terror dos shipper: "Diana Fowley"... guarde esse nome...

Natália disse...

Verdade, também tive uma leve impressão de que ele tava querendo provocar a Scully um pouco nesse episódio... E o nome ta guardado!

Continuarei comentando sim! O difícil é evitar os spoilers, já vi tantos aqui...