domingo, 15 de janeiro de 2012

04x08 - Tunguska (Tunguska - A Pedra da Morte)

Direção: Kim Manners
Roteiro: Frank Spotnitz & Chris Carter

Resumo: Pacotes diplomáticos estão sendo usados para que um estranho tipo de substância seja introduzida dentro dos EUA. Mulder e Scully interceptam um destes pacotes, e, enquanto Scully tenta descobrir o que é essa substância, Mulder parte para a Rússia em busca dos "comos" e "porques"...



Comentários:

[Starbuck] Esse episódio tem algumas coisas que adoro:

- Julgamento - em especial a Scully falando no teaser:
"Eu deixei uma carreira na medicina para me tornar um agente do FBI quatro anos atrás porque eu acreditei neste país. Porque eu queria apoiar suas leis, punir os culpados e proteger os inocentes. Eu ainda acredito nesse país. Mas eu acredito que há homens poderosos que não...( temos uma imagem do Canceroso que está na sala da audiência) homens que não tem nenhum respeito pela lei e que se apoiam na impunidade."

Dá-lhe Sculleeeeeeeeeeeeeeeeeeee...

- Eles com aquelas roupas de Swat... Ficam lindos, né?





- A Scully com o seu amiguinho Pendrell (com aquelas roupas para evitar contaminação... COOL).




- O Krycek em sua melhor forma: mentindo, ludibriando e traindo...

- o óleo negro - acho a idéia desse câncer negro uma das melhores coisas da "mitologia" XF. Em especial, o fato disso já estar entre nós há muito tempo (by Deep Throat).

(bom... o resto é em Terma.) [/Starbuck]

[Josi] Primeiramente eu tenho que dizer que o que mais me marca nesse episódio duplo é o Krycek. Sempre lembro dele e como ele foi terrivel e merecidamente castigado aqui. Sim, me processe, mas eu me delicio com o sofrimento dele. O quê? É só um personagem, ok? Não é como se ele fosse uma pessoa de verdade. Então... sim. Amo.

Dito isso, podemos continuar.

"Isto não é um palanque, Agente Scully!" - Não, não é. E por isso mesmo ela gostaria de dizer umas verdades pra variar. Mas aparentemente aquele não era o lugar para tal também...

"O que eu estou dizendo é que há uma cultura de ilegalidade que me impediu de fazer o meu trabalho. Que os verdadeiros alvos deste comitê de investigação deveriam ser os homens protegidos conta processos e punições. Os homens cujas políticas secretas estão por trás dos crimes que estão investigando." - Dana Scully. Ela está numa CPI ou Comissão de Ética do Brasil?

Ali a questão para a Scully não era exatamente trair Mulder indicando sua localizão. Era uma verdadeira questão ética. Entregando Mulder, ela estaria acabando com qualquer chance da verdade vir à tona. E isso não é algo que nossa agente possa suportar (a não ser que seja para garantir a segurança do próprio Mulder. rs).

Que espécie de imbecil é esse oficial da alfândega? Aquilo podia ser qualquer tipo de arma biológica, algum explosivo. Que louco! E ele vai abrindo! *rindo muito*



E o outro gritando desesperado lá dentro e ninguém vai socorrê-lo! Isso é mesmo EUA? Claro que o carinha é contaminado... posso dizer bem feito? :)

Mulder e Scully estão seguindo pistas do que Mulder acredita ser uma preparação para um atentado ou algo do tipo. Ele encontra lá algo extremamente interessante: Alex Krycek, o rato dos ratos. Como não amar?

Mulder quase não consegue acreditar. É bom demais pra ser verdade. E claro que Mulder não consegue esperar nem um minuto a mais antes de por as mãos nele (isso é uma fic? huahauhau ops...). Krycek é tão FDP que Mulder sequer consegue se segurar. Eu, particularmente, amo isso. Eu também bateria muito nele. Cada soco é muito merecido. Eu fico boba mesmo é da Scully não aproveitar pra dar ao menos um tabefezinho. :P

Um diplomata que corre mais do que dois agentes federais... =/ Vamos melhorar, Mulder e Scully?




Por que eles não dão atenção para a pedrinha? Poxa... poderia ser algo importante. Como na verdade era...

Amo que Skinner também não desperdiça a oportunidade de colocar as mãos (punhos. kkkk) em Krycek! E o tratamente VIP na varanda? Ai ai...



Krycek: Eu vou morrer congelado!
Skinner: Tenha pensamentos quentes.

Algo vindo de Marte, com quatro bilhões de anos... e quase não tem valor? Ok, né?

Esse tava todo protegido, coitado... mas ainda assim não teve chance...





Eu nunca entendo o por quê de Mulder não contar pra Scully o que tá acontecendo... ele sai do carro e não conta o que era a ligação que ele recebe... LIGAÇÃO SOBRE O CASO! Em Bones, Brennan enche a paciência de Booth até se é coisa pessoal. hihihi

Mulder para Krycek: "Que corte de cabelo ridículo" - Concordo, Mulder...

Marita diz a Mulder que pode conseguir tudo o que ele precisa para a viagem... ela garante que consegue tudo rapidamente. Então Mulder olha o relógio e são 3:12... quando ele volta pro carro são 3:15!!! Exagero, oi? Acho que ela voltou pra sala e mandou ele ir indo na frente enquanto ela arrumava tudo porque 3 minutos mal dá tempo dele pegar o elevador, gente. :P

K: Você vai continuar me deixando no escuro, Mulder?
PLAFT!
M: Vou...
M: Fique aí... se eu demorar mais de 1 semana, eu peço pra agente Scully trazer um copo d'água pra você!

Mulder tem muita coragem de levar Krycek como tradutor. o.O Até demorou até que ele o traísse...

Rindo pra sempre com o fato de Mulder ter sido laçado como boi em rodeio. hihihi (Lá em Tunguska)

Não me matem... mas eu vejo a cena final e imagino que Mulder deve ter ficado feliz em saber que aquilo era apenas um vírus alienígena porque do jeito que aquele pessoal tava gritando, eu já estaria imaginando algo como um ácido ou coisa pior... [/Josi]

[Ariana] Adoro o início deste episódio! Toda a tensão da cena, da Scully na audiência, prestando seu juramento, lendo seu pronunciamento e sendo interrompida a todo instante pelo presidente da Comissão, que insiste em saber do paradeiro do Mulder, coisa que, é claro, Scully nunca diria, pois jamais colocaria a vida do parceiro em risco!

A tensão chega ao ápice nesta parte do discurso da Scully: "Cheguei à conclusão de que não é mais possível desempenhar minhas responsabilidades...”- Nossa, ainda me lembro de quando vi este episódio pela primeira vez, ter parado de respirar nessa hora.

Senador: “Está pensando em pedir demissão, agente Scully? É isso que está tentando nos dizer?” – É isso que vocês queriam, não é?

- Scully: “Não, senador. O que estou tentando dizer é que existe uma cultura de ilegalidade que vem me impedindo de realizar o meu trabalho. Os verdadeiros alvos desta comissão deveriam ser os homens que estão acima da perseguição e da punição. Os homens cujas políticas secretas estão por trás dos crimes que os senhores estão investigando”.

Adoro a forma como a Scully não se deixa intimidar, o modo como ela os olha diretamente nos olhos, com aquela expressão de desafio que nós já vimos em outras ocasiões!


- Novamente nos vemos diante do óleo negro alienígena, que conhecemos pela primera vez em O Mistério do Piper Maru I e II.



Mas quem dá um show à parte nestes dois episódios é Kricek, o maior de todos os sobreviventes, que ressurge das cinzas, sedento de vingança e ódio! E que convence Mulder de que possui a chave que contém a prova da existência de vida extraterrestre e a identidade dos homens que conspiram para esconder esta verdade. Mas a parte mais adorada por muitos de nós (né, Josi? ) é o esporro que ele leva do Skinner, que vai à desforra, e ainda o deixa preso na sacada, congelando.

- Só não gostei de saber que na legenda feita para os deficientes auditivos, o Mulder, ao tirar a barata de dentro da lata de comida, fala “Bambi”. Affff...



- "Narizinho" torto do Mulder. Tadinho do querido, o Kricek merece o que vem pela frente!




[/Ariana]

Quotes:

Mulder: (...) Ele estava vindo da Georgia Russa carregando algum tipo de amostra de solo tóxico.
Scully: Tóxico?
Mulder: Sim, o que me leva a acreditar que o que há nesta pedra que nós interceptamos são respostas sobre a existência de vida extraterrestre. Até mesmo sobre a conspiração para esconder essa existência.

Scully: Mulder, aquela rocha contém fosséis do que acredita-se ser bactérias alienígenas, e mesmo isso está sob intenso debate.
Mulder: Por que todo esse esforço pra colocar isso dentro dos EUA? Eu acho que o que Alex Krycek nos deu é um pedaço de algo bem maior.
Scully: O que ele nos deu, Mulder, é uma rocha. Alex Krycek é um mentiroso e um assassino.
Mulder: Que quer expor os mesmos homens que nós e que vai até o fim para ter sucesso nisso.

Scully: Eu me preocupo com você, Mulder e com até onde você vai. E com até onde eu posso te seguir.












Outras Imagens de Tunguska:

Scully no tribunal

Nosso saco de pancadas de volta

Deixarei essa imagem aqui para estudos... é pela ciência, ok?

Marita Covarrubias

Mulder e Krycek em Tunguska

Arquivo X e seus finais de te tirar o fôlego

8 comentários:

Gisele disse...

Adoro este episódio...aliás, tenho uma queda pelos episódios duplos de XF! Aquele "to be continued" me mata! hehehehe
Bom, o episódio, sem contar o fato de ser um episódio mitológico (meus preferidos), é empolgante do início ao fim! Tudo começa numa caçada a possíveis terroristas e de repente lá está o Mulder na Rússia sendo cobaia de experiências com o óleo negro e a Scully diante de uma "CPI" no FBI...que loucura!

Agora, a parte que eu mais amo, "o abraço com as duas mãos" é só no "to be continued"!

janaX disse...

2012 comecando agora nos nossos coracões xfiles!!!Bem vindas de volta às nossas vidas nesse novo ano que se inicia e que,segundo a mitologia AX será o último de nossas vidas!!!Que bom poder ler vocês novamente meninas,brincadeiras à parte que bom que vcs estão de volta com o Super Blog!!!Amo Tunguska da primeira cena até a ultima incluindo o To be continued...Amo seus comentários pertinentíssimos e bem colocados como sempre!Estou muito feliz em ler vocês de novo!!!Josi,saudades...não sumam!Até...

Anônimo disse...

O iníco desse episódio é muito bom Scully- fu mostrando sua força e frieza diante dos congressistas.
Aquela cena do carinha gritando feito louco enquanto o o/óleo negro contaminava o outro é de dar medo mesmo.

...Scully:Eu me preocupocom vc Mulder,e com até onde vcvai.E com até onde eu possa te seguir" até que anos depois ela nos mostra até onde vai por ele e com ele ao fugir no último epi deixando tudo pra trás.

Bom começo Josita...saudades imensas de vc e do blog.
bjs

Yanne

Anônimo disse...

Ai pensava que estava de férias dos coments! Caramba comprei todas as temporadas mais antes de assitir sempre venho aqui pra ver os comentários que eu adoro!
Nesse episódio Scully tava mais ofegante do que nunca.
Caliana

Tássia disse...

Esse episódio é fantástico! Revi faz pouco tempo e sempre fico apreensiva e agoniada! kkkkkkkkkkkkk :) Nossa, as coisas mudam super rápido no decorrer do episódio o que deixa tudo ainda mais interessante. Amo muito Tunguska e Terma! Aliás, também tenho uma queda pelos episódios que tem continuação! Parabéns por mais um post maravilhoso!

Josilene disse...

Vcs são sempre umas fofuras conosco que escrevemos aqui! :D

Gisele, Tássia... tenho que confessar q eu amo o TBC agora q é só apertar o play pro próximo ep... antigamente qdo eu tinha que esperar 1 semana ou até meses (!!!! O que foi Gethsemane????? *morta*), eu não achava tão legal não. hihihi (hj quem faz isso comigo é White Collar. Todos os finais de temporada são de tirar o fôlego! ugh!!)

Jana... mas a mitologia fala de uma invasão na Terra, não necessariamente no fim de nossas vidas. hihihi sempre podem precisar de escravos. ops...

Yanne... me emociona tb saber que a Scully foi até o fim com Mulder (e ainda vai) mesmo qdo nem ele mesmo pode continuar...

Caliana! Vc vê os coments antes de ver os ep? Mas aqui td é tão detalhado! Vc realmente ama spoilers! rssrs

Beijos, amores! Estou tentando não sumir. *abraços*

lauhflnunes@gmail.com disse...

Assim como a Caliana,eu também venho primeiro ver os comentários.
Bem já assisti todos os episódios de todas as temporadas...
Mas, como já falei em outro post, vi alguns eps de algumas temporadas em tempos idos na tv aberta e que agonia era o To Be Continued...
A espera de uma semana ou meses...
Então, quando tive a oportunidade de assistir no aplicativo da internet, fui assistindo como se fosse uma enferma que acabara de encontrar a fonte da cura pats o seu mal e/ou uma sobrevivente de um naufrágio ou de um acidente aério no meio de um deserto e quando encontrei o oasis quis beber toda a água fresca e potável de uma única vez!
Assim fui eu ao me ver diante da possibilidade de finalmente poder ver toda a trama que envolvia a melhor série de todos os tempos e revê o casal mais TOP e lindo de toda e qualquer série já criada...
E apenas depois de encontrar esse blog maravilhoso e começar ler os posts e comentários passei a observar com o devido valor cada episódio dessa obra prima e única que é XFiles!
Coisas, frases, palavras, os olhares eu já percebia e meu desejo era vê-los chegar aos finalmentes! Uhu!
Pronto, falei!
Mas, deixei muitas coisas sem observação...
Agora, primeiro leio e drpois assisto volto as cenas shippers.
Acabei de assistir 2 episódios Reflexões sobre o canceroso.
E Paper Heart,e concondo quando vcs falaram, que depois de um sorriso daqueles acompanhado de um abraço, eu não sairia daquele porão sem ele.
Eu mesma iria colocá-lo para dormir!!! Monento delírio!
Parabéns pelo post!
Simplesmente magnífico cada um melhor que o outro!
PLAH no Krycek porque é gratificante ver vermes traidores como ele sofre!
Não sou má!
Rsrsrsrs..
Beijos.
Nem sei se vcs vão ver meu comentário! Snif!

lauhflnunes@gmail.com disse...

Agora já é bem tarde, e mais tarde tenho um compromisso sério mesmo sendo um sábado!
E só depois assistirei Tunguska e Terma...
Bjos.
Gratidão pelos post!