segunda-feira, 1 de abril de 2013

05x03 - Unusual Suspects (Suspeitos Incomuns)


Direção: Kim Manners
Roteiro: Vince Gilligan

Resumo: A origem de Os Pistoleiros Solitários e de seu relacionamento com Mulder.



Comentários:

Acho esse episódio bem elaborado... o modo como os Pistoleiros se conheceram, como se tornaram amigos e como Mulder conheceu seus amigos de delírios e conspirações... é um ótimo episódio. [Yayá]

Não gosto muito desse episódio, apesar de adorar os Pistoleiros Solitários. Aliás, é neste episódio que vemos o Mulder de aliança pela primeira vez, né? E o que é aquele celular dele, hã? Serve de arma, inclusive. Se jogar na cabeça de alguém, mata. [Ariana]


[Josi] Eu acho esse episódio interessante. Bem interessante, na verdade. Eu amo quando séries/filmes/livros fazem um retorno no tempo para nos mostrar algo importante na vida dos personagens, algo que fez deles o que são hoje em dia.

Neste episódio, eles mostram os Pistoleiros Solitários antes deles se importarem com quaisquer teorias conspiratórias, antes de conhecerem Mulder, antes mesmo de serem um grupo.

Byers era, viva com isso, um empregado do governo. E um dos mais caxias que se pode conhecer. Ele era o tipo de pessoa que acreditava piamente no sistema governamental americano e que eles trabalhavam pura e unicamente para o bem do povo.

Langly e Frohike... eram bem diferentes de Byers (o que dá pra se notar até o final), mas bem parecidos entre si. Eles eram mesmo rivais em suas vidas geeks. Eles rivalizavam no nível de conhecimento de obras de ficção científica, na habilidade em vídeo game e lutas marciais (eu, particularmente, só acredito que esses dois lutavam se eu vir com meus próprios olhos. kkkkk) e até mesmo no ramo de trabalho que escolheram.

Como essas três pessoas, que à primeira vista eram completamente incompatíveis, se uniram num, podemos dizer sem medo, casamento platônico (ao menos nós achamos ser platônico... vai saber...)? Esse episódio tá aqui pra isso. ;)

Assim como muitos outros episódios, este já começa com a confusão armada... Vemos a polícia invadindo um armazém, os pistoleiros numa atitude suspeita e Mulder nu, aparentemente fora de si e gritando "ELES ESTÃO AQUI!!!". Bom, nada fora do padrão comum de um episódio de Arquivo X. A surpresa aqui é guardada para a cena seguinte onde vimos um Byers meio confuso respondendo às perguntas de um agente da polícia. Notamos, então, que não estamos no tempo presente e ele passa a nos contar como chegaram àquela situação.

O nome de Byers seria Bertram... Concordo com o policial... gosto mais de John.

Numa feira de tecnologia, vemos uma mulher misteriosa rondando o local... gosto de Suzanne. Gosto da forma como ela armou as situações de forma em que elas se voltassem a seu favor. Muito esperta a moça. É raro você ver uma mulher usando os estereótipos que os homens constroem sobre nós contra eles mesmos. hehehe


Suzanne vai à feira basicamente porque ela sabia que lá ela encontraria um nerd disposto e muito ansioso para ajudar uma mulher bonita e em perigo.

Pausa para discutirmos como Langly e Frohike agem como se fossem políticos brasileiros em campanha. Preferem falar mal um do outro do que realmente dizer o quanto são bons. Ah, gente... essas briguinhas deles eram fofas. kkkkkkkk

Voltando... Byers cai lindamente na da moça. Ele chega até mesmo a segui-la (lindinho... isso é muito creepy. ugh) porque ficou extremamente intrigado com a figura misteriosa que ela estava ostentando.

Pobre Byers era muito inocente...

"Qual o seu nome?"
"Holly."
"Como o açúcar!"
"Sim... como o açúcar" - ela fica até triste em usar uma pessoa de tão bom coração assim. Mas não acho que ela tinha muitas escolhas...

Lembram quando ter um computador era super complicado? Meu deus! Olha essa tecnologia! Nota: nessa época eu era uma adolescente e nunca tinha tocado em um computador. ops Internet??? Era uma coisa totalmente abstrata para mim.

Oh Byers... Você ta caindo bonito pelo brilho dos belos olhos tristes dela... ooooooownn...






Mas sério... O carinha é péssimo nesse lance de hackear coisas. Se eu fosse hackear algo (never going to happen), eu não iria fazê-lo usando um computador do governo dentro do próprio sistema do governo.

Mulder! Seu psicopata sequestrador de crianças! kkkkkkkkkk







E a ideia brilhante de Frohike é ser ainda mais machão e ir confrontar o cara. Polícia pra quê? O kung-fu dele é o melhor. errr...

Notaram Mulder falando com Reggie pelo super gigante celular (COMO não notar A COISA??? rs)? Own... ele trabalhava com Reggie naquele tempo! O cabeça de parafina é um romântico mesmo... ele liga os fatos e as pessoas das formas mais fofas!



Own, Byers, seu pedaço de coisinha inocente... tão fofo indo se entregar pra não deixar o outro levar a culpa (mas sério... fiquei com pena do carinha lá).

Amo eles descobrindo a verdadeira identidade de Mulder e tudo o mais... E Mulder nessa época ainda era "altamente recomendado". É muita fofura para um episódio só.

O que é aqueles três descobrindo quem é realmente suzanne e se borrando de medo quando ela entra na sala?






Não, mas... Frohike e Langly não eram os mais éticos dos cidadãos americanos, mas aqui a gente descobre que eles também acreditavam no seu governo ou pelo menos jamais pensariam que o governo americano seria capaz de atentar contra seu próprio povo...

Mas tadinho do Mulder.... ficou preso no fogo cruzado. Bom... pelo menos ele se saiu melhor que os outros dois que foram atrás de suzanne, pois pelo menos ele saiu vivo dessa.





X protege Mulder por alguma razão que... desconhecemos? Será que Mulder nessa época já demonstrava interesse nos AX ou será que o Cança já o deixava dentro dos limites de sua estranha proteção?

Agora... Maldade do X... coitado do Byers... eu teria me borrado toda. Não posso mentir. rs E ele ainda continua desafiando o cara!!!!!!!! You go, Byers!!!

X: "Ouvi dizer que foi um atirador solitário"

Mas, cara... suzanne arrancou um dente molar num banheiro... não custava investir num corte novo e uma cor de cabelo diferente, né? Ajudaria a dar uma despistada...

Como ela ficou só andando por aí linda e loira, claro que foi pega... :/






[/Josi]

Quotes:

Frohike: Tá se sentindo melhor?
Mulder: Sim, estou. Obrigado. Apenas... Eu ando tendo essas ideias estranhas que eu não consigo tirar da cabeça.
Frohike: Que tipo de ideias?
Mulder: Umas estranhas.
Langly: Você vai nos prender?

Mulder: Ainda não tenho certeza. Eu acabei de falar com meu chefe e ele me disse que a Dra. Susanne Modeski não é mais procurada pelo FBI. Ela ainda está desaparecida mas o caso foi fechado. O que eu preciso é que vocês me digam o que diabos aconteceu ontem a noite.
Byers: Você quer a verdade?
Mulder: Sim, eu quero a verdade.
Byers: Você vai querer sentar-se... Isso vai levar um tempo.

Byers: A verdade é que... nenhum de nós está a salvo. Elementos secretos dentro do governo dos Estados Unidos procuram nos vigiar e controlar nossas vidas.
Mulder: O quê?!
Langly: Conte a ele sobre as Bíblias nos hotéis.
Byers: Sim, chegarei nisso. Ok, tudo começou com Susanne Modeski...



Outras Imagens de Unusual Suspects:

Os Pistoleiros antes de serem o grupo que conhecemos.

Suzanne Modeski

Muito discretos!

Não tem endereço... boo

Não é assim tão simples se arrancar um dente desses... #justsaying

almas gêmeas

Podemos falar de como Mulder fez um strip tease enquanto estava drogado?
Não, né? Porque ele foi drogado a força, tadinho... ;)

E assim começa a amizade de Mulder e os pistoleiros... uma união pela verdade.

9 comentários:

janaX disse...

Oieeeeeee joooooosiiiiii!!!!Ai amiga que bom que temos post novo,ja estava com saudade!!!Bom antes de comecar feliz páscoa(atrasada),agora vamos lá...Eu adorei este ep,achei de uma criatividade sem fim,todas as idéias,toda a construcão da história muito bem contada e nos levando ao passado que nos conta também como tudo comecou para os meus amados pistoleiros(jamais perdoarei CTC por te-los matado no final da série,jamais!!!)e como a historia deles se fundiu com a de Mulder e dos próprios AX!!!Tinha que ser Vince Gilligan o cara manda muuuito bem até hoje!!!E ainda tem a direcão do fofíssimo Kim Manners,adooooro ele,acho de uma competência ímpar e de uma sensibilidade sem fim,sem contar que ele deu altas declaracões sobre David e Gillian que me deixaram ainda mais apaixonada por ele,por sua sinceridade e pela sua transparência em dizer o que pensava sobre coisas da série e dos seus atores principais!Bem nesse início de Quinta Temporada ainda não cheguei no meu momento crítico e ainda consigo curtir e amar os eps como se fossem os antigos...but...ah deixa pra quando acontecer,vc vai ter que me aturar amiguinha porque acho que vou ficar meio chatinha...fazer o que...culpa do CThrollC!!!KKKKKKKKKKKKKKK!!!Eu odiei ver o Mulder de alianca...ainda mais sabendo que era com a Dianna que ele estava...como eles eram puros de coracão ainda nessa época,tanto os Pistoleiros quanto Mulder,nada como uma boa dose de realidade pra endurecer alguns coracõezinhos.Até a gente assistindo tipo meio que perde a fé nas coisas,nos seres humanos e principalmente no que se refere a poder público e com ele pode ser usado,tanto para beneficiar o povo quanto para ferrá-lo geral sem nenhuma cerimônia e sem nenhum vestígio mais aparente.Senti falta da ruiva nesse ep,mais como nessa época ela estava se recuperando da doenca eu achei bem legal o CC ter dado um tempo sem ela na série,mesmo que pequeno,pois quando ela volta a aparecer parece que realmente ela voltou de uma temporada de afastamento por doenca e dá uma feleicidade quando a vemos novamente na ativa com seu parceiro,mesmo que as coisas já não estejam exatamente nos seus devidos lugares.Acho que esse ep veio um pouco pra nos mostrar isso,que de tempos em tempos as coisas mudam,as vezes para a melhor,como quando Scully entrou no FBI e na vida do Mulder e subverteu o estado das coisas.Depois da abducão da Scully novos ventos sopram no porão do FBI e mais uma vez a historia envereda por outros caminhos levando a série a um novo patamar,com a morte de Melissa e do pai do Mulder mais uma vez vemos a série trilhar um novo caminho,é como se a cada fase o relacionamento dos dois se tornasse mais complicado,complexo e coeso,quero dizer cada vez mais os dois andavam na mesma direcão e procurando pelas mesmas respostas porém para perguntas diferentes.Depois do cancer mais uma vez teremos essa guinada e a história se encaminha para uma nova guinada.Estou me preparando para este próximo passo e vocês?Oremos...beijão Josi e até...

Elizabeth disse...

Confesso que até ler esse post, só tinha assistido "Suspeitos Incomuns" uma única vez e nem liguei muito pra ele (sabe como é, eu estava muito shipper na época e achava que eps sem M&S juntos eram sem graça). Um equívoco, em se tratando desse ep, agora que acabei de revê-lo e achei tudo muito legal: a estória de como os pistoleiros se conheceram, descobriram que o buraco é mais embaixo em termos de ações do seu governo e como Mulder entrou de cabeça nessa de desvendar tudo e revelar a tal Verdade. Tudo isso graças à Susanne. A atriz que a interpretou conseguiu em um só ep ser uma "loira-misteriosa-e-cheia-de-segundas-intenções" mais bacana que a Laurie Holden com sua Marita Covarrubias (sério, acho um pano molhado mais expressivo que aquela Marita rsrsrs). Mas, voltando ao ep, quer dizer que o Frohike vendia "gatos" pra puxar canais fechados? kkkkk adoro Frohike, meu pistoleiro predileto, mas o tb malandro Langley e o ingênuo, certinho e honesto Byers são fodões, perfeitos escudeiros do Mulder. Revelador que foi o X quem praticamente batizou o jornal dos pistoleiros e recuou qdo reconheceu Mulder. Concordo contigo, Josi, acho que o X já sabia o que significava Mulder para seu chefe Cança. Por fim, acho curiosa aquela cena em que Langley aposta 50 paus com uns caras, insinuando que todos estavam jogando RPG. E estavam, só que com dadinhos e miniaturas, dá pra acreditar que um dia jogava-se RPG em tabuleiro? Em 89, acho que morávamos em outro planeta...

PS1: Ai, que invejinha... quer dizer que em 89 os norte americanos já tinham acesso à internet? Canário!!! Nós aqui, pelo menos a maioria dos brazucas, nem tinha telefone em casa!!! Puta época difícil aquela.

PS2: É realmente curiosa a aparição daquela aliança na mão esquerda do Mulder nesse ep. Não lembro de alguma menção a ela em outros eps, mesmo se fosse pra insinuar que ele e a Dieca provavelmente estavam bem encaminhados. Como na época em que essa temp começou, DD estava recém casado com a Chá (eita mulher sortuda!), talvez ele tenha feito uma homenagem à esposa, exibindo sua aliança (mó love...). Mas é tudo muito "talvez", né? Bj e parabéns pelo post!

Unknown disse...

acho esse episódio incrível! Não apenas por mostrar um roteiro MUITO bem amarrado quanto por botar outras sementes na nossa cabeça.. Tô assistindo a série toda pela primeira vez e desde a 3ª temporada acomapanho os posts aqui no blog depois que assisto!
Parabéns, gosto muito daqui :)

Helaina Carvalho disse...

Oie!! ^^
Nossa, faz muito tempo que eu não passo por aqui.
Deu uma saudades de Arquivo X agora.

Aforei os comentários de vocês(como sempre) e realmente, queria que arrancar um dente fosse tão fácil assim... rsrsrs...

Normalmente eu não gosto dos episódios que ficam falando muito sobre a teoria da conspiração governamental, mas esse eu gostei!

Tem promoção no meu blog!
Vem participar!
http://hipercriativa.blogspot.com.br/2013/04/promocao-livros-y-viagens-comemora-e.html

Beijusss;

danimm13 disse...

Eu vejo os arquivos x desde a época da TV, mais peguei lá pela sétima temporada, agora depois desses anos todos fiquei com uma saudade incontrolável e comprei o Box. Mas que belo investimento! Eu to encantada! Adorei encontrar esse blogger maravilhosamente ativo depois de tantos anos do fim da série. Parabéns!
Bem, na verdade eu dei uma certa rejeitada nesse episódio, como aliás, dou a todos que não tem foco na nossa dupla de lindinhos. Vi o episódio umas duas vezes. Achei a história do episódio realmente muito bem amarrada. Mas não gosto de pensar nele com a aquela intragável da Diana Fowley. Acho que a aliança no Mulder se tratava da vida real e não que ele usava aliança com aquela intragável.

Josilene disse...

Pessoas... sei que to horrível em atualizar o blog, mas eu não desisti não, tá? Esse findi sai post novo. ;)

Critique tudo o que vc puder, Jana! Vamos animar o blog com nossas discussões sobre os eps que vc não gostar. kkkkkkkkk Mas o Mulder já tava de aliança nesse ep? eu pensava que era só no outro que tinha o arthur dales...

Engraçado que até o final da sétima eu nunca realmente senti falta de alguém nos eps de ax... mesmo nos que não aparecem nem mulder nem scully (como naquele do cança), as histórias são tão envolventes que não dá tempo de pensar que tá faltando alguém. rs

A melhor coisa que eu leio nesse blog é quando alguém chega e diz que mudou sua idéia com relação ao ep depois de ler a algum post aqui! Nossa! O sentimento é ótimo. Estamos aqui para mostrar que todo episódio de AX é especial e não podemos pular nenhum em maratonas. ;) Nem usar o controle, dona yanne! ;)

Ah, Elizabeth... a atriz de marita é um dos maiores equívocos de AX. Ô mulherzinha sem graça. Sabe, eu tenho minhas dúvidas se esse negócio deles de tv a cabo era ilícito... pq eles estão numa convenção onde há pessoas do governo tb... seria muito estranho eles estarem fazendo propaganda abertamente disso ali... Ou talvez fosse um negócio lícito até certo ponto e o cliente pudesse fazer um "upgrade". rs

"acho que o X já sabia o que significava Mulder para seu chefe Cança" - ou para ele mesmo já que ele que procurou mulder para ser seu informante pelas costas do Cança... :)

"a maioria dos brazucas, nem tinha telefone em casa" - eu era criança, mas eu lembro da luta de meus pais pra conseguir uma linha. Tinha que entrar numa lista e ter sorte. rs

Ai, Luma... que gostoso que é ver a série pela primeira vez... saudades de ter eps inédios... ai ai... aproveita e não deixe de vir aqui nos dizer o que achou dos eps!

Oi, Helaina! Não suma! :)

Oi, dani! Bem-vinda! Estou aqui lutando pra manter o blog ativo apesar de todas tentações e a falta de tempo. Mas aos pouquinhos a gente vai caminhando. Diana é uó mesmo. Tadinho de Mulder não tinha muito bom gosto. Ainda bem que ele encontrou a Scully. kkkkkkkkkkk

Beijos, pessoas! E muuuuito obrigada pelo carinho de vcs. Inté.

Elizabeth disse...

Josi, em relação à Marita/ Laurie Holden, acho que o equívoco foi em relação á escolha dessa atriz e não á chegada da personagem. Marita parecia interessante, ligada á ONU (CC querendo mostrar a conspiração globalizada) além de, como Krycek, jogar em todos os times e querer dar um olé em todo mundo (nisso ela se ferrou bonito!). O negócio é que a Laurie estragou tudo, muito apática e sem graça. No final de tudo, acho que fez falta um(a) informante de verdade pra usar e abusar de M&S a partir da 4a. temp. Bj!

Elizabeth disse...

Voltando aqui, Josi, vc vai ver animação qdo a gente começar a discutir a fase Califórnia kkkkk. Dia desses assisti um ep da 7a. chamado "Luta de Gêmeos" totalmente nonsense (ou péssimo mesmo, sei lá). É mais um na linha do AME OU ODEIE em AX. Sobre a aliança, eu não lembrava o nome do outro ep em que ela aparece na mão do Mulder qdo ele está conversando com o Dales. Mas em Unusual Suspects, no finzinho, qdo o agente vai encontrar os pistoleiros, lá está ela não mão esquerda do cara (mão esquerda pra mim é de casado, ainda é assim, né?). Curioso como a aparição do anel ficou só nisso, não se falou mais dela. Ainda acho que mostra-la foi coisa do DD e não do seu personagem, mas se o CC queria mostrar um pouco do passado do Mulder, insinuando que ele tinha sido casado, parou por aí e então ficou essa ponta solta, mal resolvida. Acho que não teria ficado mal se CC mostrasse que o Mulder e a Dieca tinham sido casados, só pra fazer a Scully mais ciumenta, desconfiada com a relação entre seu parceiro e aquela "coisa", além de adicionar um complicador no passado do Mulder. Eu tb gosto desses eps em que o passado dos agentes é citado, pena que foram poucos na série.

Josilene disse...

Pois é, elizabeth... a ideia de uma informante como a marita para mulder era boa, mas a atriz errou no tom com ela... a mulher ficou fria demais. eu, heim. era quase um robô. e, sim... ela não tirava muita vantagem com mulder e scully nao. kkkkk mas ela tirou muita de krycek. ops

Fase califórnia! kkkkk vcs são ótimas. mas sim... acho que todas as temporadas de ax tem seus eps sem noção e os muito ruins. eu não acho luta de gemeos tao ruim não... eu dou umas risadas sempre que o vejo. fora que eu amo as insinuações no começo do relacionamento amoroso de mulder e scully e mulder no final sem conseguir falar! kkkkkkkkkkk

Beijos, pessoas!