terça-feira, 4 de novembro de 2014

Quinta Temporada - Final


A quinta temporada começa com a busca para a cura do câncer de Scully intensificada. Não havia mais tempo. Com muito desespero, movimentos arriscados e fé um no outro, Mulder e Scully alcançam seu objetivo e ela fica saudável novamente. 

Com a doença de Scully finalmente domada, outras importantes questões foram levantadas. Tais quais... O que era aquele chip, quem o fabricou e como eles conseguiram tal tecnologia? Para quê esses tipos de experiências eram feitas? As respostas encontradas por ambos os agentes durante a temporada os fazem oscilar de um lado para o outro e eles chegam a mudar suas crenças com relação ao fenômeno alienígena ao final de Redux II, com Mulder se tornando um cético e Scully uma crente, apenas para voltarem ao seus lugares originais em The Red and The Black.

Além dos dramas pessoais de Mulder e Scully, descobrimos que o universo estava em guerra. Raças alienígenas rebeldes que eram contra a raça colonizadora estavam lutando como podiam para impedir que o império destes últimos se estendesse ainda mais.

Fomos apresentados a novos personagens:
  • Cassandra Spender: Constantemente abduzida. Considera-se abençoada por isso e acha que o aliens são muito legais e só querem o nosso bem.
  • Jeffrey Spender: Filho de Cassandra e o Canceroso. Agente do FBI subindo como um foguete dentro do bureau com a ajuda não requisitada do “papis”. Odeia a simples ideia de fenômenos paranormais por achar que isso destruiu a vida da mãe.
  • Diana Fowley: Antiga namorada de Mulder. Eles trabalharam juntos no início quando Mulder descobriu os Arquivos X.
  • Gibson Praise: Tido inicialmente como um gênio precoce do xadrez, descobre-se que ele lê mentes e por isso o querem morto.

Ao final, uma elaborada conspiração faz com que Mulder e Scully sejam proibidos de investigar casos dos Arquivos X e os próprios arquivos são destruídos em um incêndio provocado pelo Canceroso.

Mais sobre a quinta temporada:

Redux I e II: Mulder descobre provas de que o governo faz experiências com seres humanos e possui chips que são colocados nos abduzidos. Scully é curada do câncer.

Unusual Suspects: Em flashback, descobrimos como os Pistoleiros Solitários se tornaram quem são e como Mulder os conheceu.

Christmas Carol: Scully descobre que uma criança foi gerada com o seu material genético.

Emily: Descobre-se que a menina, Emily, foi gerada a partir de material genético roubado de Scully durante sua abdução e é parte de uma experiência com genes aliens. Emily morre.

Post-Modern Prometheus: Episódio em estilo de revista em quadrinhos totalmente em preto e branco.

Kitsunegari: A história de Modell, primeiramente visto em “Pusher” (O Instigador – 3ª Temporada)  ganha uma sequencia neste episódio.

Bad Blood: Bad Blood Bad Blood Bad Blood Bad Blood Bad Blood... Mulder e Scully contam suas deliciosas versões sobre um caso da morte de um suposto vampiro.

Patient X: Conhecemos Cassandra e Jeff Spender. Mulder segue cético com relação a extraterrestres, mas continua com uma forte suspeita da conspiração dentro do governo e das forças armadas. Os homens-sem-face, conhecidos também como os rebeldes alienígenas começam a sabotar o plano dos colonizadores levando pessoas com o chip para locais onde seriam incendiadas. Scully está entre as vítimas.

The Red and the Black: Scully é encontrada entre os sobreviventes. Ela faz uma regressão onde vê que Cassandra foi abduzida por uma nave, mas Jeff Spender a leva a acreditar que isso não foi verdade. Mulder volta a acreditar em alienígenas ao receber informações de Krycek e ver um dos homens-sem-face. Não fica claro se ele tem sua memória apagada desse último fato.

Travelers: A origem dos Arquivos X é contada. Conhecemos Arthur Dales e um jovem William Mulder, pai de Mulder.

The Pine Bluff Variant: O governo conduz experiências com armas biológicas fazendo testes em seres humanos. Mulder é envolvido como bode expiatório.

The End: Conhecemos Diana Fowley e Gibson Praise. Ao final do episódio, a ex de Mulder fica entre a vida e a morte, e o menino prodígio é sequestrado pelo sindicato, os Arquivos X são fechados e Mulder e Scully são designados para outras funções.

Quotes mais marcantes:

Kritschgau: "[você pode encontrar] O que você quer mais do 
que tudo."
Mulder: "Uma cura para Scully?"

"Scully, Eu não posso deixar você levar a culpa. Por causa
de seu irmão, por causa de sua mãe, e porque eu não
poderia viver com isso. Para viver uma mentira, você tem que
acreditar nela. Como os homens que nos enganaram, que te
deram essa doença. Todos temos nossa fé, a minha é na verdade."

Mulder: "Mas, tendo o poder, quem poderia resistir a 
tentação de criar vida à sua própria imagem?"
Scully: "Nós já temos essa habilidade, Mulder. Se chama 
"procriação"."

"I was drugged."

Mulder: "Mais uma história de sondagem anal, levitação, 
ectoplasma, alien, anti-matéria... e eu vou pegar minha 
arma e atirar em alguém."
Scully: "Bem, acho que eu terminei aqui. Parece que você 
invalidou o seu próprio trabalho. Tenha uma boa vida."

Scully: "Mulder? O que você está fazendo sentado no escuro?"
Mulder: "Pensando."
Scully: "Pensando em quê?"
Mulder: "Oh, o de sempre. Destino. Fatalidade. Como 
arremessar uma bola curva. Os relacionamentos 
inextricáveis em nossas vidas que não são acidentais nem 
estão em nosso controle."

Pe: "Ocorreu a você que isso também faz parte do que você 
deveria entender?"
Scully: "Você quer dizer, aceitar minha perda?"
Pe: "Você consegue aceitar?"
Scully: "Talvez isso seja o que seja a fé."

WMM: "Não há nada o que termer."
Gibson: "Você é um mentiroso. Como ele [Canceroso]."


Vídeos dos bastidores:







É isso aí, pessoal! Até FTF e a sexta temporada!


3 comentários:

Milene Silva. disse...

Belíssimo Post. Agora é esperar que venham os outros posts. Amo tudo isso aqui que é escrito cada palavra, cada, cada comentário. Me divirto muito. Bjos e até mais.

Josilene disse...

Milene! <3

Vc não sabe como é bom ler algo assim. Obrigada mesmo! Beijo gigante!

Cleide disse...

Milene! Nós também adoramos quando vocês participam...
Bjim!