quarta-feira, 9 de setembro de 2015

The X-Files Revival Countdown - 1ª Temporada

Como todos já sabemos, a FOX e o fandom de Arquivo X de uma forma geral estão promovendo uma maratona mundial da série com o objetivo de nos preparamos para a nova temporada que estréia em Janeiro do ano que vem.

Nós aqui do blog estamos seguindo nossa maratona na nossa página do facebook. Todos os dias, postamos um pequeno comentário sobre um episódio seguindo a sequência em que eles foram ao ar originalmente.

Atualmente estamos na metade da terceira temporada. No entanto, resolvemos que seria legal colocar os resumos que estamos fazendo também aqui.

Abaixo segue os posters com a contagem regressiva e os textos para cada episódio.

Pilot (Piloto)

[Josi] Começando nossa maratona de Arquivo X com o episódio que permanece entre um dos melhores da série até esta data: o Piloto.

Para mim, o segredo do sucesso desde episódio é a clareza com que ele apresenta seus protagonistas e suas motivações ali dentro. Logo de cara você sabe que Scully não é muito fã de ser enviada para trabalhar com o Mr Spooky, mas isso não abala seu caráter nem seu empenho em resolver o caso. Já Mulder, apesar de cheio de gracinhas, mostra rapidamente que não está ali brincando ou se escondendo do trabalho. Ambos jovens, inteligentes e brilhantes, com motivações completamente diferentes para estarem ali, ainda assim se envolvem inteiramente no caso e quase que imediatamente reconhecem a essência do outro em si, o comprometimento com a verdade. E forjam, desde o começo, o laço que os uniria até hoje. [/Josi]
-----


Deep Throat (A Verdade está lá fora)

[Josi] O que "A verdade está lá fora" adiciona a Arquivo X: 

- Planta em nossas mentes diversas dúvidas. Governo americano, militares, aliens... até onde e como eles se misturam?
- Nos faz entender o quanto Mulder se compromete para descobrir a verdade.
- Ao mesmo tempo vemos que Scully vai igualmente longe para proteger seu parceiro.
- "Eles estão aqui a muito muito tempo, sr Mulder"
- E, claro, faz com que nos apaixonemos ainda mais por Mulder, Scully e pela dinâmica de seu relacionamento sem igual. [/Josi]
-----


Squeeze (Assassino Imortal)

[Cleide] "Squeeze" inaugura o conceito muito popularizado por Aquivo X de "monstro da semana". Até então pensávamos que a natureza do departamento eram os contatos imediatos, a conspiração para acobertar a vida extraterrestre em contato com a Terra. Este episódio acaba por nos surpreender em todos os aspectos, primeiro pelos detalhes que tornam o caso possível a ponto de imaginarmos que existem "Tooms" à solta por aí, e também por nos mostrar que o universo de Mulder e Scully é um tanto hostil, com criaturas escondidas, e monstruosidades humanóides em ação. A ciência de Scully e a memória e perspicácia de Mulder, capaz de relacionar acontecimentos com os Arquivos X que já leu, resolvem casos indissolúveis, mas às vezes a verdade é tão bizarra que nem com provas irrefutáveis deveria ser dita. E nós, grudamos na tela para não desgrudarmos mais! [/Cleide]
-----


Conduit (Elo de Ligação)

[Josi] Este episódio mostra belissimamente o quão profunda é a ligação de Mulder com sua irmã desaparecida. No Piloto ele apenas conta a história; neste, ele nos marca com suas emoções. "Todos os dias, eu entrava no meu quarto de olhos fechados na esperança de que quando eu os abrisse, ela estaria em sua cama. Acho que eu ainda entro nesse quarto".

Assim, nos é dado a real dimensão da motivação de Mulder, o tamanho da culpa que ele sente de não ter conseguido salvar sua irmã, o quanto que, mesmo depois de tantos anos, ela lhe faz falta. E mais uma vez, Scully indiretamente traz um caso para os Arquivos X e já se coloca no papel que faria com que, anos depois, David Duchovny comentasse que ela era a referência humana de Mulder. Quando Mulder é apenas emoções, Scully o segura e direciona, o faz questionar e expandir suas ideias.

O final, com ela está ouvindo a fita de regressão de abdução de seu parceiro e vemos, ao mesmo tempo, ele chorando na igreja corta o coração de qualquer um. "Uma voz me diz que ela está bem, que um dia voltará"; "Vc acredita nessa voz?";"Eu quero acreditar". [/Josi]
-----


Jersey's Devil (O demônio de Jersey)

[Cleide] "O "demônio de Jersey" é uma criatura mitológica, um tipo de "pé grande", que diziam habitar as florestas de New Jersey. Nesta história, passada nos arredores de Atlantic City, em Jersey, alguém ou alguma coisa está devorando os moradores de rua. Mulder faz uma ligação entre os corpos que aparecem mutilados com um dos seus "Arquivos X". Não é um dos episódios mais emocionantes, mas mostra um pouco mais da vida pessoal da Scully - a reveladora conversar trivial com sua comadre sobre encontrar um namorado, sobre o novo parceiro bonitão... E Mulder, provando cada vez mais o contrário: totalmente obcecado pelo trabalho a ponto de até mesmo trocar o quarto de hotel para o espaço onde viviam os moradores de rua de Atlantic City. [/Cleide]
-----


Shadows (Sombras)

[Josi] Não há muito realmente o que se falar desse episódio. É o primeiro com fantasmas e esses são meio que raros em AX, apesar de haver outro similar mais para o final da temporada. Vi o episódio ainda há pouco porque, honestamente, não lembrava muita coisa dele.

É nesse episódio que Mulder faz isso daí com os óculos e toda essa dramatização exacerbada para a Scully... esse homem gosta de um show, viu? Depois ele também faz aquela pose de supermodelo tentando fazer Scully mudar de ideia, mas a moça nem tchum. Dá-lhe, Scully!

O interessante é que, ao final, Mulder pergunta se Scully acredita em vida após a morte e ela simplesmente responde que acredita na vida antes dela. Humm... Scully sendo misteriosa ou o pessoal ainda não tinha decidido fazê-la católica? Mas... Mulder meio que arrasta ela para um passeio por um ponto turístico qq na cidade. Fofo. [/Josi]
-----


The Ghost in the Machine (O fantasma da máquina)

[Cleide] Quando assisti este episódio pela primeira vez, não percebi a sutileza do colega usar o Mulder como escada, coisas que só como adultos conseguimos nos identificar. Na primeira temporada temos dois exemplos disso, o amigo de Scully no terceiro episódio e este amigo do Mulder ainda mais agressivo e mau caráter. Mulder chama a atenção do cara (em particular, coisa que pessoas éticas fazem) e como é alguém tão generoso, diz que teria ajudado se ele pedisse. O caso deste episódio traz aquela paranóia dos anos 1990 que gerou obras como "Exterminador do Futuro", a idéia de que as máquinas tomariam poder do mundo ao desenvolverem inteligência. [/Cleide]
-----


Ice (Terro no Gelo)

[Josi] Como não amar esse episódio? Ele tem todas as especificações de um bom episódio de AX. É sem noção, tem coisas nojentas, pessoas sendo chatas questionando Mulder e Scully, um dos dois em perigo, conspiração e paranoia, Scully apontando sua arma para Mulder com o bônus dele apontando a dele de volta pra ela... enfim... tudo de bom.

A frase do Garganta, "Eles estão aqui a muito muito tempo, Sr Mulder", deve ter ecoado na mente de Mulder quando ele viu aqueles seres enterrados tão profundamente e a tanto tempo ali naquele local. Mas como viria a se repetir algumas vezes durante os casos investigados por Mulder e Scully, eles acabam sacrificando as provas em prol de salvar vidas humanas.

E para alimentar nossos devaneios shippers e muitos vídeos e fanarts, temos a cena em que Mulder e Scully se examinam no quartinho... [/Josi]
-----


Space (Missão em Perigo)

[Cleide] Space não é um daqueles episódios que sempre citamos, mas tem lá alguns pontos. Um deles é que quem foi criança nos anos 80 também fantasiava com viagens espaciais (eu pelo menos gostava muito). Mulder mostra seu lado "fanboy" e Scully caçoa dele por isso, mulher má! O fantasma do espaço é horrível, mas pra falar a verdade, o caso não faz muito sentido, acho que era apenas um desejo dos produtores que também fantasiavam com viagens espaciais na infância... [/Cleide]
-----


Fallen Angel (Caçada Sangrenta)

[Josi] Mais um episódio sobre UFOs, mas desta vez é uma operação de resgate e destruição. O episódio revela ações de acobertamento da verdade com mentiras "com selo oficial". Max é um fofo. Ele aparece como alguém tolinho mas ganha importância e carisma quanto mais o conhecemos. Se em Space vemos Mulder sendo fanboy, neste o vemos como ídolo. E Max falando de Scully me lembrou de um comentário que eu li pela internet de que Mulder devia sair falando pelos fóruns de ETs da vida de como sua parceira era fenomenal. 

A abdução de Max lembra a de Samantha... e a gente meio que sente a frustração de Mulder de perder mais uma pessoa daquela maneira. Outra coisa marcante é ver como Scully já luta arduamente para manter os Arquivos X. E notem como Mulder já nesse ponto achava que aquele seu trabalho não duraria. Mulder não andava com cautela nenhuma... ele estava literalmente atirando para o céu e esperando que acertasse em algo antes que tudo entrasse em colapso. Aposto que ele não imaginava que tudo durasse tanto quanto durou...

E, concluindo, o final nos faz imaginar o que realmente Garganta Profunda espera alcançar manipulando Mulder. [/Josi]
-----


Eve (Projeto Litchfield)

[Cleide] A questão da clonagem é tocada, pois era novidade nos anos 90, e não sabíamos que seria um plot tão fundamental na série.

Neste episódio no entanto, é perturbador ver o que as menininhas se tornam: psicopatas.

E no mínimo corajoso, especialmente para a época que foi ao ar, colocar as crianças, aparentemente tão dóceis, como assassinas frias e calculistas.

O momento fofo é um pequeno vislumbre de Mulder e Scully como jovens pais das lindas meninas.

E elas inauguram o roll interminável de crianças assustadoras da série. [/Cleide]
-----


Fire (O Incendiário)

[Josi] É interessante ver esse episódio sabendo que nos bastidores Carter teve que brigar para manter Gillian/Scully como parceira de Mulder na série. Deixando de lado tudo isso de marcação de território feminino, não apenas nesse episódio mas em outros passados, Scully se mostra mais do que necessária para o bom andamento das investigações de Mulder. Neste especialmente eles trabalham dentro do roteiro para deixar bem explícito que o "problema" (scully cética e não usando de seus atributos femininos para o trabalho) era na verdade algo importante e interessante de se manter na série.

A tensão sexual entre Mulder e a inspetora é gritante e nada sutil. E durante o episódio ela se mostra aberta a paranormalidade. O primeiro se mostra destrutivo para a investigação e o segundo inútil. O que vemos é que Mulder não precisa de alguém que pense igual a ele. Como ele fala mais tarde em outros episódios, Scully o instiga a trabalhar duro, a se empenhar por provas, a ser mais e melhor...

No nível pessoal, notem como os relacionamentos de Mulder quase sempre são ligados a manipulação emocional. Não apenas os românticos, mas vejam como Garganta Profunda usa e abusa de Mulder logo de cara. O Canceroso também bastava balançar Samantha que Mulder pulava. Até aquele ex parceiro mequetrefe o usou... Deve ter sido um choque pra Mulder que alguém como Scully tenha aparecido em sua vida querendo apenas honestidade e que não usava o relacionamento pessoal deles como arma.

Curiosidade: O incendiário é o ator Mark A. Sheppard que hoje faz o Crowley em Supernatural. [/Josi]
-----


Beyond the Sea (O Vidente)

[Cleide] Eu tenho que dizer que tenho um carinho especial por este episódio, foi o primeiro contato que tive com a série, mudando de canal, depois da novela, numa sexta-feira entediada, encontrei o que achava ser um filme policial, intrigante no mínimo. Sempre gostei de histórias misteriosas, e a trama do vidente que dava as pistas nebulosas que acabavam se confirmando me prendeu.

Depois descobri que era um seriado, fazia tempo que não acompanhava nada, meados dos anos 90, estas coisas estavam meio fora de moda. Mas o resultado é que nunca mais (até hoje) parei de assistir, e cada vez que assisto qualquer episódio, sempre há algo para surpreender.

Dizem que Beyond the Sea foi criado, pois as pessoas já estavam questionando como Scully podia ver tantas coisas e continuar céptica. Este episódio veio nos mostrar, que nossa dama inquebrantável também era humana... mostrando sua família e a trocando de lugar com Mulder, sendo desta vez ela quem acreditava.

Este episódio na época foi considerado o favorito de Chris Carter e de Gillian Anderson - foi a primeira vez que as emoções mais profundas da personagem emergiram, o que é bem legal para uma atriz, para aprofundar seu trabalho. [/Cleide]
-----


Gender Bender (Assassino ou assassina?)

[Josi] O assassino deste episódio é simplesmente um alien bigênero (ou sem gênero) bissexual. Legal como eles usam o óbvio para raças alienígenas ou o que quer que eles sejam... a de que gênero e sexualidade é uma construção humana e que o restante das espécies deste e de outros planetas não teriam que seguir isso.

Me incomoda as cenas de estupro seguidas de morte. Acho também porque faltou eles falarem claramente o que eram. As pessoas tinham um tipo de overdose logo depois de terem sexo. Como não achar que foi estupro? Depois as cenas com Scully. UAU. Espero que a classificação para esse episódio tenha sido alta... 18+. Logo de cara ela começa a ser manipulada e fica incomodada com a sensação sempre que chegava perto da fonte. E o idiota falando do tal de Martin e teria feito o mesmo com a Scully não fosse por Mulder. Aliás... Mulder... ela estava toda aérea e quase sem reação, vomitou e ainda esboçou níveis de perda de memória... parece pra mim que são sintomas de quando a pessoa é drogada e você fala com Scully como se ela tivesse culpa? afffff

Pois é... imaginem... aliens usando de suas propriedades para estuprar humanos. [/Josi]
-----


Lazarus (Dupla Identidade)

[Cleide] Outro episódio com um foco na vida de Scully, na intenção de mostrar um pouco da sua personalidade, seu passado através da revelação de um ex- namorado. Ao assistir a série toda, percebemos como foi coerente mostrar que a agente namorou seu instrutor da Academia, mostrando sua atração por relacionamentos complicados, como vamos ver de novo em "All Things" na sétima temporada.

O roteiro original trazia Dupré trocando de corpo com Mulder, os roteiristas queriam que ele vivesse a experiência, mas a Fox não gostou da idéia e então criaram a trama do ex da Scully, o que acredito que funcionou bem, pois apesar de todas as dúvidas e ceticismo geral sobre o assunto, Mulder percebe no primeiro momento o fenômeno paranormal que ocorreu.

O legal deste episódio é que constrói bem os dois pontos de vista, o científico e o paranormal, desta forma ficando para nós a escolha do sentido a dar para a experiência. O que fica bem claro no diálogo final do episódio entre os dois agentes: quando Scully pergunta a Mulder o que a parada do relógio na hora da parada cardíaca do Willis queria dizer, e Mulder diz que ela podia interpretar como quisesse.

Sempre falamos do comportamento de Scully quando aparece alguma ex de Mulder, como ela não consegue disfarçar bem que está demarcando o território, mas Mulder neste episódio, além de ficar muito abalado com o sequestro da parceira (o que é normal), depois que a resgata fica um tanto lacônico perante a preocupação dela com o ex. [/Cleide]
-----


Young at Heart (O Homem que não Queria Morrer)

[Josi] Mais uma vez, alguém do passado de Mulder volta querendo alguma coisa dele. Este busca vingança. John Barnett foi usado como cobaia nos experimentos de um médico totalmente sem escrúpulos que tinha como objetivo apenas o avanço científico e não estava dando a mínima para o lado humano das pesquisas. Os resultados aparentemente positivos apenas serviram para que Barnett saísse da prisão e fosse perseguir Mulder, que ele acredita que lhe deve algo por prendê-lo. Mulder tenta descobrir o que estava acontecendo, ao mesmo tempo em que lida com sua culpa de não ter eliminado Barnett a tempo e assim "deixado" que ele causasse a morte de dois policiais. Engraçado que Mulder demorou um bocado pra entender a situação... talvez pq ele realmente não queria acreditar que aquele ser terrível estava vivo e à solta.

Fora isso, ele ainda descobre que o governo americano não estava se importando em como a pesquisa foi realizada, apenas queria os resultados dela a todo o custo. O que não deveria ser surpresa visto que esse mesmo esquema foi usado antes com resultados obtidos em campos de concentração. A tentação de se ter em mãos a chave para a juventude eterna e ainda os primeiros passos para regeneração de membros do corpo era maior do que qualquer agente governamental poderia suportar...

Interessante notar como nas primeiras temporadas Mulder e Scully procuravam ajuda externa com outros profissionais e ainda tinham amigos dentro do FBI a quem eles recorriam de vez em quando. No final, eram praticamente apenas Skinner e os pistoleiros. Talvez o fato de que todos os amigos a quem eles recorriam acabavam mortos pesou na decisão de não buscar mais ajuda de conhecidos... até os pistoleiros se foram no final... 

Esse título em português é meio fora de contexto pois não acho que Barnett ligava muito se ia morrer ou não... o cara atira em uma agente no meio de uma multidão em um lugar fechado... ele queria ver o circo pegar fogo e não estava se importando sequer com a própria vida... [/Josi]
-----


E.B.E. (O Ser do Espaço)

[Cleide] Gosto muito deste episódio pois mais do que já estávamos percebendo, ele nos mergulha no clima de paranóia da série, aos poucos vamos ficando um pouco "Mulder", duvidando de tudo.

O interessante, é que ele mesmo, Mulder, era um tanto ingênuo no início da série, acreditando cegamente em seu informante. Mas com tantas idas e voltas, acaba chegando à conclusão que ele e Scully só tem um ao outro para confiar.

É bacana, pois Scully é uma pessoa tão íntegra, que mesmo sabendo que ela estava no departamento para fazer relatórios sobre ele, Mulder desde o princípio não duvida de sua boa fé e honestidade.

Este episódio nos apresenta os Pistoleiros Solitários, que foram uma criação de Morgan e James Wong, que poucos meses antes de se tornarem roteiristas da série, viram um trio de pessoas num congresso de ufologia, distribuindo um jornal que era, como dizem, "um saco de diferentes paranóias", eles fizeram exatamente aquela experiência com a nota de 20 dólares que os pistoleiros fazem com Scully.

A princípio os roteiristas não gostaram do resultado, mas devido às reações favoráveis na internet, os personagens retornaram na segunda temporada, ganhando papéis fixos posteriormente.

Se fosse destacar uma cena, seria a que Scully avisa a Mulder que as verdades estão lá fora e as mentiras também, e quando ela fala tão abertamente e com sinceridade do respeito e da admiração que tem por ele. [/Cleide]
-----


Miracle Man (O Homem dos Milagres)

[Josi] O primeiro de muitos episódios a lidar com religião. E como sempre, Arquivo X, mesmo sendo uma série tão antiga, consegue ser mais moderna do que muitas que vão ar nos dias de hoje. O curandeiro aqui era realmente sincero, real e com boas intenções. Tanto que ele se torturava só de pensar que ao invés de fazer o bem fazia o mal. O pastor é bem caricato e seus bens falam por si em como ele usa o rapaz para benefícios próprios, mas o verdadeiro mal vem de onde ninguém poderia imaginar: o recipiente de um dos primeiros milagres do rapaz.

O que nos levanta uma questão interessante: será mesmo que todos querem ser ajudados de qualquer maneira e a qualquer custo? Ao mesmo tempo, a falta de fé sem medida do Xerife não apenas fez com que o verdadeiro culpado quase não fosse achado como ainda vitimou a própria esposa que continuou doente sem tentar a cura miraculosa...

Em outra frente, Samuel, o curandeiro, ao ver Mulder sente de cara sua dor pela perda de sua irmã. E nos vemos novamente sofrendo junto com ele... ao mesmo tempo que vemos Scully se condoendo por ele. No entanto, como acontece de na mesma temporada eles acharem de botar duas atrizes diferentes para fazer a Samantha? kkkk E depois ainda trocam de novo (a troca na quarta temporada é natural já que crianças crescem né? rs). Mas fica outra questão: Mulder realmente via a irmã como uma forma de milagre de Samuel ou ele queria tanto isso que ele criou isso em sua mente? [/Josi]
-----


Shapes (A Besta Humana)

[Cleide] Um excelente monstro da semana, "Shapes" nasceu da solicitação da Fox que a série tratasse de algum monstro clássico. Os produtores então desenvolveram esta história com a cara da série, ou seja, de uma forma que a gente fica pensando "até que é possível", e vai construindo aquele imaginário tenso de que sempre há monstros prontos para atacar na escuridão, soltos por aí, só esperando Mulder e Scully investigá-los.

Uma coisa curiosa, é que este tema segundo Mulder remontava ao primeiro Arquivo X, aberto pelo próprio J. Edgard Hoover (1). Segundo o agente, a primeira série de assassinatos cometido por um animal selvagem ocorreram em 1946 e voltaram a ocorrer em 1954, 59, 64, 78 e na data em que eles chegaram ao caso: 1994. E que desde sempre na história dos EUA haviam relatos de indígenas capazes de se transformar em lobos.

Não vou contar detalhes do caso, pois acho que o episódio merece ser revisto em detalhes, mas o ponto alto pra mim é a cena do rapaz se transformando dentro do banheiro e Scully, ainda cética, achando que ele estava passando mal, e depois do ocorrido, ainda alegando que seria um "leão da montanha". São aqueles momentos que a gente se irrita com a agente, mas será, que perante uma explicação tão estranha, não faríamos o mesmo que ela?

(1) - John Edgar Hoover foi diretor do FBI de 1924 a 1927, sendo responsável pela organização e crescimento do Bureau, além da criação da Academia do FBI, de eu laboratório de análises criminais e o programa "os 10 mais procurados". (Livro Bastidores) [/Cleide]
-----


Darkness Falls (Quando a Noite Cai)

[Josi] Esse episódio é muito bom. Inicia logo com Mulder fazendo seu showzinho de slides, arrodeando antes de falar o real motivo daquilo tudo para Scully e ao final fazendo-a sorrir ao convidá-la para um passeio legal pela floresta. Honestamente, eu não sei de onde Mulder tira que florestas são lugares legais e inofensivos para se passear... não em seu treinamento no FBI, muito menos dos AX.

Item épico desse episódio: o casaco multicolor e gigante da Scully. Deus do céus! Aquilo foi maravilhoso! Sabe... eu sinto saudades da época em que Scully podia não estar arrumada. Só lhe foi permitido ser gente nesse aspectos nas temporadas mais antigas... depois ela foi obrigada a se manter sempre linda. Uma pena.

O caso é realmente aterrorizante. Insetos que podem te devorar, literalmente falando, se você não estiver sob a proteção da luz. Algo que não permite que você o contenha com uma bala e não há onde se esconder. No fim, todos sucumbem e talvez a transmissão de Mulder tenha sido bem-sucedida afinal de contas, já que o socorro chegou bem a tempo de socorrê-los com vida.

Outro aspecto interessante é mostrar a disputa entre ambientalistas e exploradores de recursos naturais e como ela pode ser criminosa de todos lados.

Obs: Já viram que há a novelização desse episódio? É muuuuuito bom! Quem tiver a oportunidade, leia. [/Josi]
-----


Tooms (Eugene Tooms Volta a Atacar)

[Cleide] Se eu fizesse uma lista dos episódios que mais assisti de Arquivo X, o que seria complicado pois vi vários episódios incansavelmente, Tooms estaria na lista.

Foi este episódio que me fez virar shipper de vez, como muita gente que assistiu Arquivo X na TV aberta, eu "peguei o bonde andando" e não sabia muito bem qual era a relação dos personagens principais, quando vi a cena do carro pensei: tem algo acontecendo entre estes dois. 

Este episódio tem vários elementos importantes, ele começa a dar fechamento à temporada, com Mulder e Scully sofrendo pressão por seus métodos de investigação. Nos é apresentado Skinner que sempre tem o incômodo fumante silencioso em sua sala... Scully demonstra de que lado está, para o terror de quem queria utiliza-la contra Mulder, e a esta altura, sabemos que há algo estranho, algo conspira contra eles, mas não sabemos ainda quem ou o quê... assim como o agente sintetiza bem no final do episódio "A change for us, is comming", dava pra sentir no ar...

Um outro elemento que se repete na série é o retorno de alguns monstros da semana, Tooms é o primeiro a ressurgir... a idéia deste episódio entretanto, inicialmente não era com este objetivo, veio de um conceito. Um dos roteiristas visitando um shopping, teve oportunidade de ver uma escada rolante aberta, e pensou algo do tipo "imagina que doido uma perseguição debaixo de uma coisa dessas?" Daí lembrou de Tooms e resolveu trazê-lo de volta, e então a história foi criada a partir desta idéia, ou seja, de traz pra frente... 

Particularmente eu gosto ainda mais deste episódio do que Assassino Imortal, Tooms está mais desesperado, mais letal, Mulder e Scully sabem a verdade e ninguém acredita neles... apesar deles avisarem. Todos elementos de um bom Arquivo X. 

E a cena dos dois no carro é a cereja do bolo, Scully se abre de tal forma que pega Mulder de surpresa... e a gente fica pensando "e se tivesse mesmo chá gelado na bolsa?" [/Cleide]
-----


Born Again (Volta do Além)

[Josi] Dando continuidade à longa lista de crianças estranhas de AX, temos a pequena Michelle. A qualidade dos atores mirins que essa série arrumava é de impressionar qualquer um. A garota nos dá arrepios apenas com o olhar.

Eu acho que foi muito conveniente para o carinha reencarnar assim tão próximo dos algozes dele da outra vida. Imagina? "oh eu gostaria muito de voltar assim perto dos meus assassinos pois assim eu posso matá-los tb e assim me vingar"... Super construtivo para a alma dele. 

Amo especialmente a parte em que Mulder começa a se irritar com Scully porque ela não acredita e ela dá um choque de realidade nele dizendo que aquilo não ia ajudar em nada no caso pois não seria aceito em júri. "Você me mantém honesto" "Ela me faz trabalhar duro".

Revendo a primeira temporada, eu vejo certas coisas que foram cortadas em temporadas mais antigas e que fazem falta pra mim e uma delas é Mulder e Scully trabalhando nas pesquisas e nos relatórios... Eles não mostram mais isso depois... esse trabalho cansativo e tedioso de pesquisa, análise e fechamento.

Esse episódio é semelhante à Shadows... Alguém é morto e sua alma de alguma forma volta em busca de vingança... Só que aqui ele não tinha ninguém a quem proteger.

Gosto que no final a menininha fica livre para viver sua vida e assim Charlie tem uma nova chance. É um raro momento de final feliz de AX. [/Josi]
-----


Roland (Roland)

[Cleide] Tenho que confessar que Roland é um dos episódios que menos gosto de todos da série. Assisti na TV na época, quando comprei os dvd's e fiz a maratona e hoje para esta maratona.

Desde o início sabemos que quem estava cometendo os crimes, e estranhamente desenvolvendo a pesquisa era o zelador Ronald, um rapaz com problemas mentais, que depois descobrimos ser irmão gêmeo do primeiro cientista do grupo que morreu. Mulder conclui que o cérebro que estava na câmara criogênica do cientista estava controlando de alguma forma o irmão. 

Os pontos altos do episódio é o diálogo engraçadinho sobre um casamento que Scully foi e Mulder pergunta se ela pegou o buquê. A cena em que Roland do nada fala quantas estrelas haviam na blusa de Scully (percebem como Gillian já estava com carinha de grávida neste episódio?) e a cena final que Roland despede-se de Tracy, muito bonitinho.

Este episódio contém uma brincadeira visual: no segundo assassinato, quando os agentes chegam na cena do crime, há a marcação de onde o corpo foi encontrado e as pequenas partes do cérebro estilhaçado após ser mergulhado no nitrogênio líquido. A situação é tão bizarra que elimina o choque da situação. [/Cleide]
-----


The Erlenmeyer Flask (Jogo de Gato de Rato)

[Josi] Excelente temporada culminando com um extraordinário final. Foram plantadas sementes aqui que seriam usadas até o final da série. Quem fala que Chris Carter não sabia o que estava fazendo deve dormir durante episódios assim. Clonagem, DNA alienígena, híbridos humano-alienígenas, sangue verde tóxico... experimentos com inocentes, inclusive crianças e outros em situação vulnerável...

Vemos aqui como a influência de Scully em Mulder é forte. Quando ela questiona Garganta Profunda e seus métodos, Mulder repassa os mesmos anseios dele para o próprio. Como ela mesmo diz em EBE, Mulder quer acreditar tão fortemente que essa paixão o cega e o faz uma presa fácil para qualquer um que queira se aproveitar disso. Honestamente, até hoje não sei o que esse Garganta pretendia com Mulder... geralmente, eu acho que ele de alguma forma também tomava proveito da sede de Mulder para atenuar sua própria culpa...

A cena da troca é muito forte. Vinte anos depois e ela ainda é chocante para os padrões de hoje. Scully relutantemente entrega o feto alien para Garganta... que é morto à queima-roupa. Mas surpreendentemente deixam Mulder e Scully vivos. Como o Canceroso explicará muito depois, é mais eficaz destruir o espírito do homem a seu corpo.

Com isso em mente, todas as provas são destruídas, inclusive as pessoas secundárias envolvidas, e os Arquivos X são fechados.

E como CC é um romântico, temos um tipo de repeteco da cena final do Piloto. Mesmo horário, Scully deitada mas sem sono... Mulder liga. Ele ainda não quer desistir e agora sabemos que Scully também não. No entanto, quem os juntou, os está separando e fechando os Arquivos X. E novamente como no Piloto, o Canceroso enterra outra prova em algum depósito do Pentágono.

Nota: Scully já estava bem grávida né? E o pessoal da produção já mostrava que não tava nem aí para esconder isso. kkkkk

Nota2: Quem via na época teve que roer as unhas até que a segunda temporada saísse. hahahahaha (eu passei por isso a partir da quarta temporada rs) [/Josi]
-----

Em breve, postaremos a segunda temporada. Até mais!

Para acompanhar nossos posts diários, siga-nos no facebook!

Nenhum comentário: