segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

04x11 - El Mundo Gira (O Mundo Gira)

Direção: Tucker Gates
Roteiro: John Shiban

Resumo: Scully e Mulder investigam a morte de uma moça que, apesar de sua autópsia revelar uma massiva infecção por fungos, os moradores locais acreditam que ela tenha sido vitimada por uma criatura conhecida por chupacabra.



Curiosidade: Os efeitos especiais de maquiagem, para dar a aparência de fungo, usados em O Mundo Gira, foram realizados por Toby Lindala, mas o selo de aprovação foi colocado por Piper, a filha de Gillian Anderson. A mãe lembra que a menina ficou fascinada por muitos dos estranhos indivíduos que andaram pelo cenário durante aquela semana. Anderson continua: "Piper os chamava de 'homens repugnantes', aquelas pessoas cobertas de sangue ou fungo, que tinham um olho pendurado ou coisa assim. Toda vez que passamos por algum lugar escuro, ela fica agitada e pergunta se tem algum 'homem repugnante' ali. Pois bem, durante a filmagem deste episódio, um dos personagens, que aparecia na cena, na verdade era um manequim. Tinha sido maquiado e não parecia estar com muita saúde, de maneira que Piper foi lá e perguntou: 'Você está bem? Está bem?'. Claro que o manequim nada respondeu, e Piper começou a cantar para ele. Foi sensacional. Filmamos algumas cenas fabulosas dela nesse dia". Fonte: X fonte.

Comentários:

[Yaya] Bom, gente... eu gosto muito desse episódio, sinceramente.
Por mais que todos falem dele, é um episódio que tem lá suas qualidades...

-Tenho pena do Eládio... falei.
-Scully cantarolando "Maria, Maria" não tem preço!
-Mulder e sua teoria... amo esse cara! Falando em espanhol? Cool!
-Detalhe: Scully fala com desdém de novelas mexicanas... unf! EU ASSISTO!
-Scully pau da vida com Mulder e suas teorias... amoooooooo!!!!!!
-Mulder está fofo nesse episódio! [/Yaya]

[Josi] Este episódio foi ao ar pela primeira vez no dia do meu aniversário. Errr... ok. Ignorem isso.

Não consigo imaginar qual dos dois é mais sem vergonha: a Maria ou o cunhadinho dela. Fala sério. O carinha nem tinha saído direito pra trabalhar e os dois já estão flertando na frente de todo mundo. aff.

E Maria morre... e eu tenho mais pena da cabra. Sorry.

Mulder fala em espanhol e Scully responde normalmente sem piscar... Quantas línguas essa mulher fala? UAU!

Scully: Mulder, você me trouxe aqui a pretexto de investigar uma morte inexplicável. Pode me dizer por que estamos olhando pra uma cabra morta? - Scully, nunca é apenas o que Mulder conta. Ele é mau e te esconde coisas. Sempre. E essa linha dela me lembrou de Bad Blood. :D "Mulder, por que eu estou olhando para vacas mortas?"

Olha o contraste de Mulder e Scully com o fundo de barracos... Triste, né?





E Scully entra sem bater. Afff... ninguém liga, né? Pois é. Nem eles...

Soledad (o irmão): Eladio matou Maria porque ela amava apenas a mim. - hauhauhauahauhauahuahaua ok, né?

Vocês notam a má vontade geral das pessoas que trabalham por ali? Desde o policial à legista... Enfim... isso espelha uma verdade de nossa sociedade: raramente há uma pessoa que se importe com os outros o suficiente para fazer o que lhe compete sem precisar de algo a mais como motivação. É sempre algo como "a pessoa em questão pode te dar algo em troca? alguma vantagem? Não, então dane-se". Infelizmente, é assim... Infelizmente.

O engraçado é que o medo dos outros com o Eladio os salvava. Mas é pra isso que servem a maioria dos contos, não é? Para prevenir as pessoas dos perigos.

Mas coitado do Eladio (Tenho pena não! É forma de falar! Ainda não esqueci a maldade dele com o irmão. lallalaa)... já não bastava ser odiado ou ignorado pelos americanos e autoridades, agora é odiado e temido pelos seus também...

Enquanto Scully vai estudar mais sobre o tal fungo que está efetivamente matando as vítimas, Mulder fala que vai procurar o Eladio com o Agente Lozano. A expressão que o outro faz na hora é demais! Algo como "por que eu???!!!".

Gente... todo mundo da comunidade já sabe quem é Eladio? Nossa!





Só uma perguntinha... como Mulder pretendia prender Eládio sem tocar nele?

Chocante, não?






Não vou mentir... se eu visse alguém com essa aparência, eu também pensaria que ele estava seriamente doente que ele era uma criatura mística...



O Agente sem noção passa o dia inteiro vendo as mortes e ouvindo Mulder falar que um mero contato pode ser fatal... e ele ainda entra em contato com Eladio. Só rindo mesmo.

Outra coisa eu não sei... Mas Gabrielle.prima.dos.chupa-cabras sabe como contar uma história. Devia escrever isso e fazer carreira.

E ao final... seguem os dois irmãos pedindo carona e matando pessoas pelo caminho... [/Josi]

Quotes:

Skinner: Então estes homens estão ainda soltos, carregando um altamente contagioso... fungo, que pode matar?
Scully: Não é um fungo, sr. Na verdade, é uma enzima a qual os irmãos têm uma anormal tolerância, e que vem do que eu acredito ser um gene anti-enzima.
Skinner: E esta enzima veio de onde?

Mulder: Do espaço, sr.
Skinner: Então, esta é a história que querem que eu reporte? Com recursos que temos, nós poderíamos encontrar estes homens. Eu não estou ouvindo nenhuma boa explicação para que isto não aconteça.
Scully: Bem, sr, eles... humm... Eles têm um jeito de se tornarem quase invisíveis.

Mulder: A verdade é que... ninguém se importa.







Outras Imagens de El Mundo Gira:

Soledad e Maria

Eladio

El chupacabra vive

Mulder e Scully tentando explicar os acontecimentos a Skinner

E ninguém se importa...

12 comentários:

Juliana disse...

eu morro de pena do eladio! tadinho! hehehhe

janaX disse...

Oiê Josi e cia!!!Eu gosto de "El mundo gira",ele é mais simplinho tá certo, mais ainda assim gosto dele.Eu também não tenho muuuita pena do Eládio afinal ele era um irmão mau!!!Brincadeiras a parte acho o máximo Mulder falando em espanhol,principalmente quando diz Maria!A Scully tá um sarro nesse episódio se deitando nas teorias de Mulder,também adoro quando ela faz isso pq ele fica com uma carinha de cachorro que caiu da mudanca tadinho...enfim,este episódio foi para deixar a quarta temp um pouco mais leve,afinal nessa temp só tinha clássicos essa foi uma muito boa pra variar...hehehe!!!Até Josita e sua trupe...

Priscila disse...

Gente, nunca mais vou esquecer deste epi e de Mulder falando "chupacabra" com aquele sotaque, hahaha...

Gisele disse...

Apesar deste episodio nao ser um dos meus preferidos, a leveza do Mulder e da Scully sao impagaveis neste episodio! O "Maria" e muito engraçado! hehehehe

P.S.: nao sabia da curiosidade sobre a filha da GA...eita menininha de sorte esta! Poder conviver nos sets de Arquivo X deve ter sido, no minimo, estranho e divertido!

Carlos Evandro disse...

Olá garotas, gostei deste episódio, o final principalmente, as duas versões que as mulheres contavam, ou seja, a facilidade de dramatizar dos mexicanos, e fortalecendo o mito! Mas realmente, o que marcou mesmo foi o " ninguém se importa", é... Arquivo-X diverte e faz refletir!!! Abraços &;D Charles ( Carlos El Kabongo)

Carlos Evandro disse...

Nossa... ia me esquecendo do mais importante : eXcelente blog, parabéns !!! &;D Charles ( Carlos El Kabongo)

jotapeah disse...

Acabei de assistir a toda a série, e cheguei à seguinte conclusão: Gillian é muito melhor atriz, que David ator. Pelo menos nessa série.

clamanat disse...

O Eládio é um grande ator. Está no Dia de Treinamento e fez a melhor coisa, como o traficante Tuco, na série Breaking Bad.
O cara é bom!
amsl

Josilene disse...

Olá, pessoas!

Esse ep é complicado, mas até que eu não desgosto dele não. hihihi

Eládio teve o que merecia por querer trair o irmão. Falo meeeermo! (ok, o castigo foi muito forte... mas... whatever)

Gente... comparar David e Gillian não dá. rs Gillian é brilhante, mas DD não fica tão atrás assim não. Eu vejo Cali e fico impressionada como vc não vê nem um risco da pessoa de Mulder ali. E vc sabe bem q David não é nem Mulder e nem Hank. Ou seja, ele realmente cria e mergulha nos personagens. E isso é qualidade que todos os melhores atores devem ter. ;-)

Beijos e obrigada pelos comentários e pelo carinho, gente! Vcs são todos uns amores!

PS: Viram q temos um menino comentando de novo? *alegria*
PS1: Podem comentar tb, meninos! Não mordemos e falamos de coisas não-shippers tb. ;-)

Elizabeth disse...

Esse ep chega a ser histérico (mas muito divertido) com os "Maria, Maria" do Mulder e as narrações fantásticas e exageradas dos mexicanos. E a favela aonde eles moram parece com qq uma do Brasil. E eu fiquei com pena do Eládio, penso que ele era uma vítima desesperada, tadinho. Nem dá pra acreditar que o mesmo ator que interpretou o Eládio, tb fez o Tuco, um traficante tresloucado de Breaking Bad (fico imaginando o que o Tudo faria com esse chupa cabras rsrs).

Por falar em participação de atores convidados em AX, achei legal essa lista, com muitos nomes hoje famosos (o cara que fez o Eládio não está aqui, senão iria se juntar a Bryan Cranston, Aaron Paul e Dean Norris na lista de atores que trabalharam em AX e depois foram todos pra uma mesma série (sim, estou sofrendo de crise de abstinência pelo fim de Breaking Bad rsrs). Taí o link:

http://www.huffingtonpost.com/2013/09/10/the-x-files-20th-anniversary-guest-stars_n_3825330.html



Josilene disse...

Cara... eu evoluí para pensar que Eládio tinha mesmo era que se conformar e ir atrás de outra coisa na vida. Ame-a ou deixe-a, Eládio, aff! Fora que a vingança nunca é plena mata a alma e a envenena. ;)

kkkkkkkkkkk Sério... afff

Josilene disse...

Acho que eu meio que confudi Eládio com Soledad em meu último comentário... *pensa*

Enfim... não tenho pena de nenhum dos dois. kkkkk ops