quinta-feira, 14 de novembro de 2013

65 coisas que você precisa saber sobre a Mitologia de Arquivo X

Este artigo foi publicado no Buzzfeed na época do aniversário de 20 anos da série. Como o texto parece ser muito interessante e esclarecedor, além de ser enorme e cobrir muitos assuntos... e como todo mundo tem dúvidas sobre essa intrincada história e tem problemas em se focar em tudo o que acontece, o traduzimos para ser deixado aqui no blog como referência para nossos leitores. Reforçando: o texto não é de autoria nossa, é apenas uma tradução. O original (recheado com imagens da série), pode ser acessado clicando no link acima.


Nove temporadas de abduções, híbridos humano-alienígena, óleo negro e supersoldados pode ser difícil de seguir, especialmente quando tão pouco parece fazer sentido. Em honra do 20º aniversário de Arquivo X, eis uma tentativa de decifrar isso tudo. 


O Sindicato

1. O Sindicato foi formado em 1973, quando ele se desmembrou do governo dos EUA.

2. Enquanto sobreviveu, incluiu membros como Homem-das-unhas-bem-feitas, Canceroso, William Mulder (pai de Fox Mulder), Victor Klemper, Garganta Profunda e Alex Krycek.

3. Antes de sua formação oficial, o Sindicato existia como um grupo secreto dentro do Departamento de Estado por volta de 1952.

4. Seus trabalhos pré-Sindicato incluíam realocar cientistas nazistas, como Victor Klemper, aos EUA para que eles trabalhassem com experimentos alienígenas.

5. E encobrir a descoberta de 1953 do óleo negro.


O Projeto

6. Em 13/10/1973, o Sindicato criou o Projeto, um esforço conjunto entre o Sindicato e os colonizadores alienígenas.

7. O Sindicato trocou seus entes queridos por um feto alien, como uma troca de amostras genéticas de ambas as espécies.

8. O Canceroso entregou sua esposa Cassandra Spender, enquanto William Mulder relutantemente entregou sua filha Samantha.

9. O Sindicato e seu Projeto foram destruídos pelos aliens sem-face em 1999, no entando seu trabalho continuou.



Os Colonizadores

10. Os Colonizadores, também conhecidos como os Cinzas, são os aliens trabalhando com o Sindicato no Projeto.

11. Por virem de um sistema de estrelas chamado Zeta Reticuli, os Colonizadores também são conhecidos como Reticulianos.

12. Eles caíram em Roswell em 1947, apesar deles existirem antes na Terra em outras formas.

13. Os Cinzas se reproduzem pela gestação em humanos que são infectados com o óleo negro.

14. Os Colonizadores nascem de seus hospedeiros como alien com longas garras, mas eventualmente trocam de pele e se transformam em Cinzas.

15. O governo costuma usar Cinzas falsos para distrair a população da verdadeira conspiração alienígena.



Óleo Negro

16. O Óleo Negro, também conhecido como Pureza ou Câncer Negro, é um vírus alien com múltiplas funções.

17. Óleo Negro é um predador dos humanos na Terra, infectando nossos ancestrais primitivos em 35000 AC.

18. Pureza pode ter chegado em nosso planeta através de meteoros vindos de Marte, o que também continha o necessário para criar a vida humana.

19. Essa mesma teoria sugere que o óleo negro se comunicou com os aliens que caíram em Roswell, que foi como o governo dos EUA descobriu a sua existência.

20. Algumas pessoas infectadas como o vírus alien ganham poderes especiais, como Gibson Praise, que podia ler mentes.

21. O plano era infectar os humanos usando abelhas durante a colonização, com elas carregando os vírus através de milhos geneticamente modificados.



Colonização

22. A principal meta dos Cinzas é a colonização da Terra, o que levaria à destruição da raça humana.

23. Em 1947, Harry Truman se tornou o primeiro presidente americano a saber sobre os planos de colonização dos aliens, mas o governo supriu essa informação da população para evitar pânico.

24. O governo coletou informações genéticas da população para serem usados na identificação pós-apocalíptica no evento da colonização e manteve esses dados na Companhia Strughold Mining, uma fachada para o Sindicato.

25. William Mulder acreditava que o maior engano do Sindicato foi trabalhar com os Cinzas na colonização, o que fez trabalhar em uma vacina.

26. A data para a colonização foi estabelecida em 21 de Dezembro de 2012, que é onde o calendário Maia termina.



A Vacina

27. Membros do Sindicato secretamente trabalharam em uma vacina chamada Controle de Pureza, que seria usada para resistir ao vírus alien.

28. A vacina rejeitaria o óleo negro e eventualmente destruiria a raça alien, prevenindo a colonização.

29. Uma versão de sucesso da vacina criada pelos Russos curou Mulder e Scully quando eles foram infectados pelo óleo negro.



Híbridos

30. A criação de híbridos humano-alienígenas foi um esforço conjunto dos Colonizadores e o Sindicato como parte do plano de colonização.

31. Híbridos seriam poupados durante a colonização, mas seriam eventualmente escravizados pelos Colonizadores.

32. Híbridos clones parecem humanos, mas têm alguns traços aliens, como sangue ácido, habilidade de respirar embaixo d'água, e poder de se curar rapidamente.

33. Experimentos com híbridos que não deram certo incluem Billy Miles, que foi deixado em estado vegetativo depois de sua abdução.

34. E Emily Sim, criada de um óvulo de Scully, que morreu de uma desordem sanguínea rara com três anos de idade.

35. E os clones de Samantha Mulder, que eram imperfeitos por não terem certas características aliens.



Samantha Mulder

36. A abdução de Samantha Mulder, que era parte do Projeto, teve uma enorme influência na vida de Mulder e o levou ao seu trabalho com os Arquivos X.

37. Ela foi clonada múltiplas vezes e seus clones eram usados pelo Canceroso para fazer Mulder acreditar que Samantha estava viva.

38. Mas a Samantha real foi devolvida de sua abdução ainda criança: ela viveu com o Canceroso e seu filho Jeffrey Spender e foi submetida a contínuos experimentos.

39. Mulder descobre que Samantha na verdade morreu como uma dolescente quando sua alma foi levada pelos Espíritos Caminhantes, seres benevolentes que salvam crianças de vidas infelizes.



Implantes

40. Os Colonizadores monitoram seus abduzidos por implantes, geralmente inseridos no nariz, pescoço ou dente.

41. Implantes são também usados para o acompanhamento dos híbridos, como Ray Soames e Cassandra Spender.

42. A remoção de um tipo específico de implante no pescoço causa câncer, o que quase matou Scully.

43. De acordo com o Canceroso, estes chips podem ser capazes de curar todo o tipo de doenças humanas, incluindo câncer.



Cassandra Spender

44. A esposa do Canceroso, Cassandra Spender, foi o primeiro híbrido que teve sucesso; ela também é conhecida como a Paciente X.

45. Ela foi incapacitada pelas múltiplas abduções, mas foi curada depois por outra abdução.

46. Uma vez que Cassandra descobriu os planos para a colonização, ela quis morrer para retardar os planos dos Cinzas.

47. O Sindicato planejou apresentá-la aos Colonizadores, mas o encontro foi infiltrado pelos rebeldes sem face, que mataram Cassandra e destruíram o Projeto.



Os rebeldes sem face

48. Os rebeldes sem face são alienígenas renegados, possivelmente da mesma espécie dos Cinzas, que estavam tentando prevenir a colonização.

49. Além dos humanos, os rebeldes são os únicos seres não infectados pelo óleo negro.

50. Isso porque os rebeldes propositadamente desfiguravam a si mesmos, se mutilando para se protegerem da possibilidade de uma infecção.

51. Como os outros aliens, os rebeldes sem face conseguem mudar de forma e são vulneráveis em um ponto na base de suas cabeças.

52. Eles são responsáveis pela morte de incontáveis abduzidos, num esforço para parar o programa de impedir os Colonizadores.



Caçadores de Recompensas

53. Os Caçadores de Recompensas agem como a polícia dos Colonizadores, apesar de que eles são possivelmente Cinzas também.

54. Apesar deles poderem mudar de forma como os outros aliens, eles geralmente escolhem a mesma forma.

55. Os Caçadores de Recompensas receberam a missão de destruir todos os clones híbridos de antes da colonização de forma a acabar com qualquer prova da presença alienígena no planeta.



Supersoldados

56. Supersoldados são um tipo de alienígena implantados para terem certeza de que nenhum humano sobreviva a colonização.

57. Eles são criados a partir da abdução de humanos, então experimentos horrendos são feitos neles e eles são por fim infectados com o vírus alien.

58. Billy Miles, o primeiro abduzido que Mulder e Scully encontraram foi transformado em um supersoldado.

59. Supersoldados perseguiram William, o filho de Scully, mas quando ele nasceu, eles perceberam que o menino não era uma ameaça e foram embora.

60. Como os outros aliens, supersoldados são vulneráveis a magnetite, o que matou Knowle Rohrer.



William

61. William é filho de Scully, concebido miraculosamente pois Scully era estéril.

62. Foram dadas dicas de que Mulder é o pai biológico de William, mas isso nunca foi oficialmente confirmado.

63. Houve um momento em que foi acreditado que William era um ser humano perfeito, assim uma ameaça aos supersoldados, mas eles descobriram que ele era apenas mais um híbrido imperfeito.

64. Jeffrey Spender injetou magnetite em William, o que removeu suas características alienígenas.

65. Scully foi forçada a dar William para adoção, pois agora que ele é humano, ele pode viver uma vida normal.

------------

*O texto foi traduzido tal qual estava no artigo e eu não me senti confortável fazendo comentários pois faz um bom tempo que não faço um re-watch completo da série e confesso não lembrar de tantos detalhes. No entanto, seria ótimo que esses dados viessem com referências de episódios, pois há alguns que eu realmente fiquei em dúvida se eram exatamente assim como está sendo dito.

O que vocês acham? Caso alguém tenha prova irrefutável (rs) de furos neste artigo, avisem apontando o episódio que sua observação será colocada no texto com os devidos créditos.

9 comentários:

Regiane disse...

Resumo interessante. Arquivo X é mesmo incomparável! Até hoje me restam umas pequenas dúvidas e inconformações. Até agora não entendi o que raios aconteceu com aquele alien em plena mutação preso na usina, lá no começo da 6ª temporada, após o primeiro filme. Mais gente deve ter sido infectada com essa forma de óleo negro e deve ter gestado alguns alienzinhos por aí, e no entanto não deram sequencia a essa história em particular na série. Outra coisa que não me conformo é o destino do Willian. Foi triste demais ver a Scully abrir mão do filho que ela tanto sonhou em ter. Se um dia fizerem XF 3 bem que poderiam falar sobre ele.

Unknown disse...

Ótima matéria da ordem cronologica da mitologia..parabens!

nice disse...

Adorei a matéria, bem esclarecedora, mas uma dúvida, se o Willian, virou totalmente humano, por que da adoção????????????????Saudades dos meus agentes preferidos.....................

danimm13 disse...

Sabe que eu também não entendi essa história do William ter ficado normal, se a Scully acreditasse que o William tivesse ficado normal,é claro,que ela não teria dado o menino para adoção.Então, pra mim Scully engravidou do Muder quando ele estava sobre influência alienigena, depois daquela espécie de loucura que ele teve e por isso o menino nesceu parte alienigena, ou influenciado por eles, como o pai.

Abraço.
danimm13

Josilene disse...

kkkkkkkkk Sim, geralmente as dúvidas são mais fortes com relação a William. Pior que é o assunto mais envolvido em mistério mesmo.

Bom, quanto à adoção dele, as últimas temporadas não são o meu forte, mas pelo que eu entendi, eles tinham a desconfiança de que o garoto fosse um híbrido perfeito como disseram aí na matéria, mas acabou que ele era apenas mais um híbrido. No entanto, ele ainda era meio alien e haviam pessoas que o perseguiam por isso. para o bem e para o mal? não lembro bem...

Mas o que eu lembro bem foi o pq da Scully tê-lo dado para adoção mesmo depois que as propriedades aliens dele foram retiradas. O menino já tinha uma grande fama. Se ela continuasse com ele, pessoas não parariam de perseguir o garoto pelo que ele foi e ele carregaria esse estigma pelo resto da vida dele. Quando ela o doou para a adoção, o passado dele foi apagado, então ele poderia recomeçar sua vida do zero sem esse peso.

Foi triste, mas acho que foi um gesto incrível da Scully... abdicar de seu filho para o bem estar dele.

Fernanda Nakamura disse...

Muito bom resumo....Inacreditável resumir tanto em alguns tópicos!!

XFILES disse...

Né? Muito bom esse resumo... dá pra ver que os autores são fãs meeesmo. rs

Unknown disse...

Uma porcaria. Mal explicado e confuso. Deixa varias duvidas no ar, pois muita coisa nao faz sentido.

Anônimo disse...

O texto é maravilhoso apesar dos inúmeros erros de português e concordância. Se quiser posso apontar cada um deles para retificação.