quarta-feira, 15 de outubro de 2008

ARQUIVO X - EPISODE GUIDE


No início dos anos 1990, poucos seriam capazes de acreditar na proposta de um seriado que contasse a história de agentes do FBI investigando monstros, mutantes, extraterrestres e fenômenos inexplicáveis.

Para o surfista platinado e roteirista Chris Carter, a idéia não era nada estranha. Com inspirações em outras séries, como por exemplo, "Kolchak e os demônios da noite" e uma observação cuidadosa da paranóia e desconfiança dos norte americanos, especialmente após o caso Walter Gate, ele ousou criar o que inicialmente foi difícil de ser vendido (porque ninguém conseguia entender), mas que se tornou o maior fenômeno da TV dos últimos tempos: The X Files (Arquivo X no Brasil).

A série - que começou com um orçamento modesto - teve o poder de alavancar grandes audiências, chegando a um impressionante número de 20 milhões (em média) de expectadores na quinta e sexta temporadas.


Carter parecia mesmo conhecedor dos medos e estranhos desejos que habitam o subsolo da mente humana: necrófilos, mutantes, bestas apocalípticas, híbridos e tantos outros demônios silenciosos (ou nem tanto) que vivem em nós e que parecem querer despertar nos mais estranhos contextos.

Arquivo X é sobre a busca por Deus, como definiu seu criador, uma busca que permeia toda a civilização humana através de inúmeras simbologias e dos mais diversos caminhos. Tal premissa é universal, mas o que diferencia Arquivo X de outras séries antes e depois dela, é que suas histórias são contadas através da visão particular e original de Fox Mulder e Dana Scully, duas pessoas que carregam em si a fé e a dúvida, e observam o mundo a partir de visões diferenciadas, mas complementares. Acreditar, para Mulder, é ter a consciência de que não estamos sozinhos e, para Scully, é a certeza de que alguém nos fala de algum lugar além de nós, mesmo que muitos não estejam ouvindo.

Ou seja, mais do que conspirações governamentais e homenzinhos verdes (na verdade, cinzas), Arquivo X é Mulder e Scully. Dois personagens nascidos da imaginação fantástica de Chris Carter e da interpretação apaixonada de David Duchovny e Gillian Anderson. Sem eles, possivelmente nunca daríamos muita importância sobre o motivo que colocaram o “I” em FBI. Sem a química extraordinária que marcou o trabalho dos dois na tela da TV e do cinema, talvez não houvesse expressões como shippers, noromos (entre outras), nem se discutisse por tantas e tantas horas um leve toque de mão entre um homem e uma mulher, numa época em que cenas calientes eram mostradas em turbilhão nos programas de TV.



A seguir, apresentaremos reflexões, comentários, curiosidades, imagens e vídeos sobre Arquivo X e sua extraordinária mitologia. “A verdade está lá fora”, mas seguindo a filosofia de Mulder, sintetizada no pôster “Eu quero acreditar”, construímos esse blog, que pode não ter o primor de uma análise científica da Scully, mas ao menos poderemos ter a certeza de que não estamos mais sozinhos... “embora, segundo a maneira de ser de cada um de nós, neste planeta, estamos todos...sozinhos”.

26 comentários:

Anônimo disse...

Nossa...
Texto maravilhoso, emocionante, simples, profundo... com um final espetacular.
Uma bela maneira de iniciar um blog sobre a melhor série de todos os tempos! Um texto à altura!
Parabéns!

XFILES disse...

Valeu Kaline!
Olha, em breve vamos começar a postar os comentários dos episódios, e vai ter comentário seu no meio hein?? Prepare-se!
Bjs!
Cleide

Unknown disse...

Vocês arrasaram como sempre
Párabéns
Agora teremos mais um lugar para ler/escrever sobre Arquivo X
Agora estou esperando ansiosamente pelos comentários dos épisodios
beijão

Unknown disse...

Aqui é o Cança ...
Cleide me convidou pra vir aqui , e ... vocês só falam do narigudo do Mulder e do meu ex-sonho-de-consumo Scully ???
Da mente mais diabólica do universo ( eu ) ninguém comenta ?

Magoei ...

Dia 21/12/2012 será o último dia da Internet ... o primeiro Blog que eu vou destruir será esse ...

MUA MUA MUA MUA MUA MUA MUA MUA MUA

Cleide disse...

Cança! Visita malevolamente ilustre!
Calma, vamos traçar perfis dos personagens...e vc está convidado a dar pitacos sobre o seu!

Escola Villa Laura disse...

Nossa arrepiei!!! aff!!! Esse blog vai bombar!!! uhhhhhhhhhhhhh

Josilene disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Tremei, Cança! Agora sabemos da sua identidade secreta!

O que faremos com essa informação? *esfregando as mãos como o Kiko*

Mu ah ha ha ha ha ha ha

Yayá Reyes disse...

Cança-Diego...olá!Calma que quando chegar no episódio MEDITAÇÕES SOBRE UM CANCEROSO, vc será citado o tempo todo...rsrsrs...

Ariana disse...

O Cança tem nome! E é Diego, que nem dos Rebeldes...
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

POXA, AMEI ESTE BLOG!!! TÁ LINDO!
VOU ENTRAR SEMPRE E COMENTAR TAMBÉM (AS MINHAS BOBAGENS... RSRS).

Colina de Prata disse...

Essa é viciada, desde sempre gosta disso, passei a ver por conta dela :P


Josi, agora estou com novo endereço:

http://quasepoemas.net84.net

Carlos Evandro disse...

Então foi aqui que tudo começou? E que belo início, pra mim, que só descobri o blog ano passado (2011) através do FaceBook, e que grata surpresa, foi como um sopro de ânimo, e através do Face do Blog encontrei pessoas maravilhosas como a Yara, Josi, Edyane Ariana e tantas outras que ainda vou conhecer, e claro, falar de Arquivo-X, do qual nem assisti todos os episódios, faço questão de ir assistindo aos poucos, enfim , o blog é muito legal mesmo, eXcelente, beijos!!! E que a luz da verdade dissipe as trevas da ignorância !!! Carlos El Kabong

janaX disse...

Pois muito bem josi e amigos files,tardei mais não falharei...assim espero,vamos dar início ao meu review do review do nosso ultra super hiper blog Arquivo X Episode Guide!Cara pra variar olhos marejados no post que introduz o blog!Vocês hein,quando querem falar sério calam fundo na alma da gente!Não podiam ser mais belas e verdadeiras as palavras que descrevem nossa série favorita,a maneira que vocês encontraram para nos apresentar o blog foi certeira e apaixonante como AX é em toda a sua excencia!!!Só esqueceram de avisar que no decorrer do blog é preciso estar preparado para uma barrigada de riso a cada novo texto!!!Vocês São demais pessoal!Até...

Josilene disse...

*mil anos depois* Obg, Carlos!!! Vc é muuito fofo. :)

Então, vc vai começar a comentar os eps, Jana? yaaaaaaaaaay obg!! =*

Nossa... nem tenho coragem de reler esse texto... faz tanto que escrevemos isso... ai ai... saudades das meninas...

Elizabeth disse...

O texto é lindo e muuuuuito bem articulado!!!! Um ótimo começo pro blog, que conheci no início desse ano, qdo consegui completar minha coleção de dvds de AX e fui procurar na net informações sobre a série. Embora já tivesse me conquistado desde sua primeira exibição na Record, nos idos dos 90, eu sabia muito pouco sobre os atores, os criadores, a mitologia, porque tinha assistido poucos eps até então. Eu nem sabia como a série tinha terminado, pois parei de assisti-la qdo a Record exibia a 8a temp. Assim, entre uma maratona e outra, fui caçar infos e achei esse blog sensacional, do qual me viciei, muito mais em ler do que comentar. A propósito, só há alguns poucos meses (e devido a uma licença médica que me deu mais tempo pra rever os eps), tomei coragem e comecei a escrever alguns coments. Mesmo assim, continuo a apreciar mais o que a Josi, os outros colaboradores e a galera que comenta escrevem, porque pra mim, o mais legal é poder ver um ep de AX e reve-lo com os olhos (e fellings) dos que escrevem aqui, pois só enriquece a minha experiência em curtir uma série que me encantou desde sempre (continuo procurando outra que me encante como AX, mas até agora... acho que é como o 1o. amor, a gente nunca esquece). Agradeço a todos os idealizadores desse blog e à Josilene, por mantê-lo atualizado e não se render à cultura da mediocridade, compartilhando conosco belos textos como este.


Josilene disse...

É que pra se ver outras séries, a gente tem que baixar o nível mesmo, Elizabeth! Como AX não tem mais não! kkkkkkkkkk

Obg pelo carinho, pelos coments e por td! =*

Pessoas, abandonei o blog não, tá? Já já tem post novo. :)

Elizabeth disse...

Olha, Josi, eu acho que ainda aparecem coisas legais nas séries americanas, mas se começam a bombar em audiência, rapidamente são esticadas pra dar mais $$$ e acabam sendo estragadas. A novidade acaba e os roteiristas enchem tudo de clichês e/ou personagens nada a ver com a proposta original, pra terminar num fim melancólico. Vi isso em Lost, Desperate Housewives, e, claro, em AX, só pra citar o que tenho assistido. Acho que a ousadia pra se bancar uma série como AX é cada vez mais rara nos grandes estúdios porque a tv hj concorre com a internet e os caras preferem reciclar velhas fórmulas (como esses tais reality shows). Melhor mesmo é pegar os dvds ou torcer pra que as melhores séries exibidas na tv não terminem em m#%@*!

Josilene disse...

Bom... Eu não fui em Lost justamente por isso. Esculhambaram demais ali. :( Mas tem gente que diz que vale a pena... acho que depende de gosto.
E eu tenho que citar aqui a minha querida, né? House. Essa não se curvou a demanda de audiência, nem de shippers malucos, nada disso. Por isso, terminou com uma audiência caindo... o pessoal quer UST. :P Mas o criador da série prefiriu se manter fiel a história que ele queria contar... lindo. rs
Eu sou da linha de que AX deveria ter terminado na sétima. Seria ótimo. :)

Elizabeth disse...

Concordo!

Felipe Oliveira disse...

Assisti na TV e depois nos dvd, agora que saiu o blue ray estou assistindo de novo, procurei por sites com informações sobre os episódios e este aqui é disparado o melhor. Não esperava tanto, rsrs

Josilene disse...

"este aqui é disparado o melhor" UAU! Valeu, Felipe! Apareça mais e comente conosco! Aqui nos comentários ou lá no Facebook! Beijos!

Cleide disse...

Felipe, que legal que você acha o nosso blog disparadamente o melhor! ficamos lisonjeadas! Bjim!

ju disse...

Amo Muito The X files :) acabei de conhecer o Blog quero Ver desde o Inicio \o/

ju disse...

Meu Nome é Julio assisti a Serie Desde o inicio 2 vezes mais os 2 filmes The X Files é sem duvida é minha serie favorita!!!WhatsApp 14981423343 se quiserem me Chamem adoro falar sobre The X Files e uma pergunta será que sai a 10 Temporada?

Cleide disse...

Ju, tudo bem? Seja bem vindo! eu e Josilene somos moderadoras do blog. Nossos textos são colaborativos, sinta-se à vontade em participar. Os nossos próximos episódios a serem resenhados serão Drive e Triangle, se quiser fazer sua apreciação, seus comentários, envie para nós e seu texto pode ser parte do resumo.
Abraço!

XFILES disse...

Oi, Ju!

VAI SAIR A DÉCIMA TEMPORADA! *fogos* :DDDD

Olha só... entra na nossa página do facebook e vamos conversar por lá. Que tal? ;)

Abraços!

Josi.

Flavia disse...

Concordo com tudo! 10 anos depois. Para mim é tão atual...só conheci o blog agora. Muito bom. Sensação de sozinha, mas não tanto. É tão bom saber que outras pessoas compartilham essa paixão.