sábado, 15 de setembro de 2018

Momentos Marcantes de Arquivo X - Parte Final


  • Wondercon 2008


Alguns meses antes da estreia do segundo filme de Arquivo X, I Want to Believe, houve um evento que fez todo o fandom entrar em polvorosa. Este evento foi o Wondercon. A gente já tinha a confirmação do novo filme, fotos da gravação e muitos boatos para comentar, mesmo assim ver o elenco principal ali junto naquele palco depois de tanto tempo não teve preço.
Eu gosto do filme. Tenho minhas reservas com algumas escolhas de roteiro, mas... no todo, é um bom filme, especialmente pela parte que mais importa: o relacionamento de Mulder e Scully. Mas, tenho que admitir que o melhor de IWTB foi esperar por ele. Ali num grupo do finado Orkut conheci pessoas maravilhosas que ainda estão na minha vida até hoje e acho que posso falar o mesmo pela minha sócia aqui. :)
Enfim... esse evento foi um marco da volta de Arquivo X. Pode não ter sido não bom quanto muitos esperavam mas nos trouxe muitas coisas legais também... muitos eventos, muitas cenas épicas. Valeu a pena, não é mesmo?


  • IWTB


O segundo filme de Arquivo X, I Want to Believe, divide opiniões: há quem ame, há quem odeie. O plot é realmente bem absurdo, mas gente... é um Arquivo X. Ainda não sei por que eles trouxeram um tema que as pessoas geralmente não gostam (roubo de órgãos me lembra de Hell Money... ugh) e ainda tocar em assuntos tão delicados como pedofilia, sexualidade e gênero se era pra fazer isso de forma tão bagunçada e beirando o ofensivo... mas ta aí... como eu já disse, eu acho um bom filme e as partes MSR mais do que compensam o que a gente não gostar.
Acho que o problema maior do filme foi não atender expectativas. As minhas eram: ver Mulder e Scully juntos. Vi, fiquei feliz. Mas muitas pessoas tinham listas do que queriam depois de 6 anos de espera: William, Pistoleiros talvez, Dogão e Monica, explicação de como eles viveram todo esse tempo etc. Como não conseguiram nada disso e ainda não tinha mitologia nem ET nem efeitos hollywoodianos, ficou apenas a frustração.
A mais... usando o olhar de hoje, eu não reclamaria de ter como última imagem de Mulder e Scully eles num barquinho bem relaxados e felizes.


  • Revival


Em 2015, sete anos depois de IWTB, recebemos a notícia de que Arquivo X estaria de volta, desta vez como série de novo. Uma décima temporada com seis episódios.
A 10ª temporada da série estreou em janeiro de 2016 com uma audiência recorde. A promessa era de que seriam resgatados todos os elementos de Arquivo X que os fãs amavam e seria dado mais espaço para o filho de Mulder e Scully, William. O ar dos episódios, por assim dizer, estava meio estranho, mas podemos dizer que pelo menos dois episódios foram muito bons: Mulder and Scully meet the werewolf e Home Again, onde nossa querida Maggie (mãe de Scully) morre. A polêmica maior, no entanto, foi que eles trouxeram Mulder e Scully separados sem muita explicação do por quê. E, claro, a mitologia toda bagunçada.
A 11ª temporada estreou em janeiro deste ano no meio de quase que uma guerra nos bastidores. Gillian Anderson estava espalhando para quem quisesse ouvir que não voltaria mais para a série e que esta seria a última vez que ela atuaria como Dana Scully. Até aí tudo bem se o criador da série, Chris Carter, não ficasse afirmando que continuaria sem ela. Acho que uma boa parte dos fãs ainda lembra bem como continuar a série sem um dos personagens principais não é a decisão mais acertada.
De qualquer forma, a temporada foi exibida com seus 10 episódios. A audiência caiu vertiginosamente depois de uma polêmica no final do primeiro episódio. O que foi realmente uma pena pois os oito episódios que viriam depois foram muito bons. Toda a aura de Arquivo X tinha voltado, os roteiros muito bem elaborados, Gillian e David estavam muito bem dentro da pele de Mulder e Scully e parecia que a gente estava de volta a 15 anos atrás e a série nunca tinha terminado nem decaído. Até que veio o último episódio e... enfim... foi aquilo que todos já sabemos. GIF


  • Ghouli


Por que este é um dos únicos episódios destacados? É que depois de muita promessa finalmente pudemos conhecer o requisitadíssimo William. Com seus 16/17 anos, ele foi apresentado como alguém moralmente ambíguo e confuso com seus recém-descobertos “poderes”. Antes do episódio propriamente dito, a produção de Arquivo X colocou no ar uma página que funcionava como um blog anônimo do menino. Foi uma excelente jogada e nos divertiu ficar esperando para ver possíveis dicas de como ele seria, como pensava, como tinha sido sua vida... ou seja, tinha muito a se falar desse garoto e todo mundo estava muito curioso. Apesar de alguns erros cometidos durante o episódio, a forma como William se relacionava com as pessoas ao seu redor e a forma como ele reagiu à sua mãe biológica, Scully, nos fez imaginar que ele seria um bom rapaz e todos estavam ansiosos para assistir a sua reunião com Mulder e Scully.
Acredito que este tenha sido um excelente episódio de introdução para William. Muitos dos que estavam duvidosos do ator escolhido acabaram o aceitando e até quem não ligava pra essa criança criou um laço com ele. A atuação de Gillian aqui também foi fantástica... a emoção dosada no ponto certo. O final nos deixou com aquela vontade de ver mais. GIF.


  • Final/My Struggle(s)


A mitologia do Revival foi resumida basicamente em quatro episódios, além de Ghouli, e todos eles tinham o mesmo nome: My Struggle (Minha Luta). Estes foram, na verdade, os grandes vilões da audiência. Há muitas críticas a serem feitas com relação às escolhas realizadas para estes episódios mas até o último nada foi realmente definitivo ou drástico e nossas desculpas para cada erro somente se acumulavam, afinal, tudo poderia ser consertado numa arrematada final no décimo episódio. O que tivemos, no entanto, foi uma série de decepções, frustração e desrespeito com os personagens e os fãs. Infelizmente, é isso o que temos a dizer sobre o que provavelmente foi o último episódio de Arquivo X. Com todos os outros possíveis finais a gente tinha uma esperança... neste, eu não sei...
Devo ressaltar que algumas pessoas não pensam assim e genuinamente gostaram da forma como o final foi feito e que até mesmo esperam que haja mais temporadas seguindo nossos agentes de onde eles estavam.
Para nós aqui do blog, nossa motivação para escrever para a série foi severamente minada. Mas saibam que não vamos desistir tão fácil e em breve estaremos de volta com o review dos episódios restantes.

Outros posts desta série: 25 anos - MMI - MMII - MMIII - MMIV

E é isso, gente. Estes foram os momentos mais marcantes de Arquivo X para nós aqui do blog e isso serviu para tentarmos voltar à escrever aqui e achamos que não havia melhor momento do que os 25 anos da estreia de nossa série querida. Esperamos que tenham gostado e até breve!

10 comentários:

Unknown disse...

Eu imaginei que vcs tinham ficado desapontadas com o final também. Realmente sacanearam a gente no final,mas eu gostei bastante dessa temporada. Tiveram uns epis bem divertidos e até uns de terrorzinho,bastante floresta... Pena que o Chris Carter não sabe concluir as coisas.

Mochileiro disse...

Não sei se de alguma forma compensa o final abaixo do esperado da 11a temporada, mas...Eu ri à beça com esse diálogo fictício entre Scully e Mulder que encontrei na versão em italiano da Desciclopedia, um site satírico baseado na Wikipédia:

[Mulder]: -"E se eles disseram a verdade?"
[Scully]: -"Mulder, a Bruxa do Oeste não existe, é só uma lenda!"
[Mulder]: -"Mas EU VI ELA!"
[Scully]: -"Muder, aquela era a cuidadora do Canceroso"
[Mulder]: -"É isso o que eles querem que nós acreditemos"
[Scully]: -"Mulder, nós já estamos no vigésimo episódio da trigésima temporada, você nunca se perguntou porque eu continuo a trabalhar com você mesmo sabendo que você óbviamente é um maluco com mania de perseguição?"
[Mulder]: -"Hmmmm...Aonde você quer chegar?"
[Scully]: -"Vou te dar uma dica: eu sou uma mulher e você é um homem"
[Mulder]: -"Hmmm...Teria alguma coisa a ver com a minha irmã?"
[Scully]: -"Não Mulder, só estou querendo dizer que nós dois juntos podemos fazer alguma coisa diferente de caçar homenzinhos cinzas..."
[Mulder]: -"Espera, você está dizendo que não é a Scully, mas sim um híbrido humano-alienígena e que quer me dizer alguma coisa?"
[Scully]: "Os seus pais não te explicaram que...bem, como..."
[Mulder]: "Os meus pais?! Então você sabe onde está a minha irmã?"
[Scully]: -"Já vou te dizer onde está a sua irmã..."
[Scully]: -"Mulder, de uma vez por todas: por acaso você é gay?"
[Mulder]: "Isso é uma mensagem cem código, não é? Você está me dizendo que sabe onde está enterrado um OVNI!"
[Scully]: -"Ah, vtnc!"

Alan disse...

Oi, tudo bem ai?

lauhflnunes@gmail.com disse...

Puxa,realmente o público fã de AX ficou um tanto frustrado.
Eu realmente esperava uma emoção a mais.
Momentos lindos entre o casal, que o filho dos sonhos, fosse realmente filho do amor dos dois e não um experimento daquele verme canceroso.
Achei legal o fato de William e Mulder terem se encontrado e conversado.
E William,mesmo sabendo que Mulder não eta o seu pai biológico,acreditava sê-lo e o amava muito!
E foi o que o levou a se passar por ele e salvá-lo do ódio e inveja do maldito canceroso.
Também não gostei daquela história do Mulder ser filho dele.
Afinal,a mãe de Mulder tinha caso com o canceroso, antes de se casar com o Bill Mulder, ou se casou, o conheceu e começou ter um caso???
Não gostei muito desse enredo.
Daqui a pouco, a Samantha era filha do verminoso canceroso também.
Quanto a William, afinal, Scully viajou com o verminoso e afinal, o que ele fez com ela?
Abusou da mesma e ela não sentiu,ou introduziu um óvulo fecundado nela e a mesma não percebeu?
Em tal episodio, a vemos acordar com outra roupa e perguntar o que ele fez com ela.
Fica a pergunta de 65 milhões de dolares.

lauhflnunes@gmail.com disse...

CC deveria ter pedido uma ajuda aos fãs inteligentes da série uma dica de como fazer um gran finale para a série.
Arquivo X sem o casal Mulder e Scully juntos sendo um do outro, não é Arquivo X.

★ ★ ★ ★ ★ ★ ★ ★ ★LIBERDADE PARA TODOS MIRANDESES OPRIMIDOS COM GOBERNO FASCISTA E COLONIAL DO ANTONIO COSTA ★ ★ ★ ★ ★ ★ ★ ★ ★ disse...

Joel Dias disse...

Agora em putugalolandia muitas pessoas vivem no pasado com cabesa no cu....em um mundo dos Fantasias e nao em nossa realidade de Sopas dos pobres, z-e-r-o trabalhos, economia lixa etc., etc. Que vai faser?

E muitas pessoas tem vivendo no pasado tambem e por isso borar tudos comentarios que fala dos verdades!

*Muitas pessoas vivem no mundo dos Fantasias agora em portugalo landia...muitas!!*

putugal agora atolado na merda! Que vai fasser pa no "fix"? Nada? Isso e bom idea por que tudo mundo sabe que putugal e uma merda muito, muito Grande!!


Nome: Joel Dias. Problemas? Nao Problemas amigos! Visitem meu pagina web no youtube e reportar os problemas a youtube ja que google, youtube e Blogger seu na mesma empresaria.

Meu Pagina: https://www.youtube.com/channel/UCsUnE7VXP6Sjf2ABlWAGlVw

Beijos e boa sorte amigos :) E lembrate Sempre...que vai fasser tu? E Olivenza bella cidade Espanhola por Graca de Deus!! E lembrate do Wiryamu Mozambique covardes portoputas?? Covardes do merda portugumerdas!

jeni disse...

Pararam com o blog?

John Paiva disse...

Blog legal

Anônimo disse...

sdds desse blog D:

Kakaroto disse...

X Files está em gravação e retorna em janeiro de 2024 🙏🏽