domingo, 29 de novembro de 2009

02x14 - Die Hand Die Verletzt (Os Adoradores das Trevas)

Direção: Kim Manners
Roteiro: Glen Morgan e James Wong

Resumo: Evidências de sacrifícios humanos em cultos satânicos são descobertos e ligados a uma escola em New Hampshire. Mulder e Scully, então, se veem no meio de um fogo cruzados entre os membros de uma ceita e alguém que seria um anjo vingador do mau.



Comentários:

[Cleide]
Nossa, esse episódio me dá medo... me assusta muito essa coisa das pessoas terem pacto com espíritos das trevas. Tipo, quando a pessoa é possuída, ou coisa e tal, dá medo, mas a pessoa voluntariamente buscar esse tipo de vínculo, me assusta muito. E é por isso que esse episódio me dá arrepios... o teaser já é sinistro!

O bom é que logo de cara Mulder já quebra o climão, com uma de suas piadinhas infames...

Scully: "Mulder, sapos acabaram de cair do céu!"
Mulder: "Talvez seus para-quedas não tenham aberto..." - Eu adoro a ruiva, mas sempre é divertido, quando ela começa com o discurso cético, de que tal ou qual coisa não existe, e algo acontece para desmenti-la... rsrsrsrsrs

Me permitam o parêntese, mas Scully está diva na segunda temporada... adoro os cabelos!




Voltando... eu adoro essa imagem. [que mesmo que inútil, nos faz parecer mais inteligente]... eu não sabia o lance do movimento horário ou anti horário da água descendo pelo ralo... só Mulder para perceber não é? E deduzir a partir disso, que alguma força poderosa estava atuando no lugar...

Nossa gente, que medo dessa tiazinha. Ela literalmente é o "cão de saia!" aff! Só em Arquivo X, uma professorinha humilde do interior é o capeta... credo!?



A cena da menina dissecando o porquinho... é pra testar o sangue frio da gente...
Fala que não é?!



E o que é a boca dessa menina!? Cruzes... até hoje eu lembro dela conversando com Mulder e Scully com aquela boca cheia de baba, parecendo o Mum-ha!



Eu adoro o controle e sangue frio de Mulder e Scully... o bicho pegando, e eles com essa cara de quem é dono da situação...




Eu custei a me acostumar com uma coisa nesse episódio...
Toda vez que assistia achava que Scully tava com chifre!



Genial a sequência do cara sendo comido pela cobra... ainda mais considerando que foi feita há mais de uma década!!! AX sempre fazendo história...

Sério, eu chamava esse cara nessa cidade: http://www.youtube.com/watch?v=C-ZcFuZKF5M Só uma sessão de descarrego pra dar jeito!

Outro parêntese...
O jeito que Scully olha pra Mulder, tem hora que me assusta...




...parece que ela vai comê-lo todinho...






Ain gente... nas horas que o bicho pega, a luz sempre tem que apagar!!!
Quem merece isso? A gente que fica roendo as unhas... e Mulder e Scully sempre procurando coisas no escuro!

Mas eu tenho que confessar que sempre torcia para chegar a parte em que eles, ou um dos dois, estivessem em perigo, porque também vinha a parte da fofice!!!

E o desfecho é impressionante... ver os vilões possuídos provarem do próprio veneno, como quem diz: não brinque com fogo... é bem assustador...



E o mais engraçado... De que lado Mulder e Scully estavam???

Ler aquela frase no quadro, me dá calafrios até hoje... Aff!

"Goodbye, it was nice to work with you" [/Cleide]


[Josi] O episódio já começa mostrando a que veio. Morro de medo daquela cena com o culto. Argh!

O que faz alguém sair no meio da noite em uma floresta para ver um local de um possível culto satânico e ainda participar dele? Eu até entendo (oi?) que os meninos estivessem necessitados (meninos já são bobos por natureza... e adolescentes, então...), mas as meninas foram ver exatamente o quê ali?

Tadinha da Scully... logo quando ela estava tecendo sua teoria, caem sapos do céu. Depois ela ainda vem com uma teoria de que uma tempestade levantou bichos não sei de onde e eles foram cair justo ali... ela viria com algo parecido depois em Rain King, quando a vaca (o animal mesmo) quase mata Mulder.

E, claro que só ele mesmo, Mulder, para prestar atenção de que lado a água deveria descer... Se bem que depois de saber disso, eu de vez em quando dou uma conferida para saber se tá tudo ok. Vai saber?

Ei, a cena da representante do cão guardando os exames escolares junto ao coração e os olhos do menino morto sempre me incomoda... Poxa! Vai sujar tudo! Eca!

Gente... depois daquela cena toda que a Shannon fez (essa menina não merecia uma vaga numa novela mexicana? Quantas lágrimas!), eles não deveriam ir atrás de, no mínimo, uma certidão de óbito da menina morta pra tentar comprovar se tinha um pouco de verdade no que ela falava? Procurar saber se ela já tinha dado a luz também seria uma boa.

Own, mas eu amo a maneira como Mulder e Scully se comunicam sem precisar de palavras (ao conversarem com os pais da Shannon) e também quando eles vão para um cantinho reservado (ou não) para conversarem coladinhos (depois de falarem com a professora-cão).

Falando sério: o que faz uma pessoa adorar "as forças das trevas"? Você fará sacrifícios por algo que apenas retribuirá com traições? Oi?

E as cenas aterrorizantes não se cessam... que cabelo é esse???





Esse pessoal que faz bruxaria gosta de uma doença rara, não é? Lembram de Theef, da sétima temporada?

Quando os caras amarram os dois e estão prestes a matá-los, Mulder cobre Scully com seu corpo no intuito de protegê-la... Não adiantaria nada com o calibre daquela bala, mas a intenção dele faz a cena ficar tocante.

O mais interessante nesse episódio é o próprio demônio vir para punir seus próprios adoradores... eu sempre penso: bem-feito!

Mas eu protesto! Mulder e Scully não fizeram nada para ajudar não! Ouxe! Sai pra lá EXÚ! Como dizem em o Auto da Compadecida, o demônio é o rei da confusão! [/Josi]

Quotes:

Ausbury: Minha religião, minha família, Agente Mulder, está nessa cidade a sete gerações. Eles sofreram perseguições de pessoas que eram perseguidas, tudo em nome da religião. Eu fui criado para acreditar que o Cristianismo era sinônimo de hipocrisia. A tendência natural do homem era fazer a sua própria vontade e não a de outros. Nós acreditamos... O homem não é nada além de um animal, não melhor, não pior do que os que andam em quatro patas. E apesar de acreditar que nossa fé nos deixava mais poderosos na comunidade, ricos, saudáveis, eu... eu via hipocrisia nos outros. Em mim. Quando me disseram para culpar minha filha morta pela morte de Jerry Stevens, minha reação... Eu fiquei doente que eles difamariam uma inocente... alguém que eu amava... apenas para proteger a si mesmos. Naquele momento, eu soube... Eu sou melhor do que um animal! Que minhas... crenças anteriores eram responsáveis por ela não estar mais entre nós. E então era a hora de falar com você.

Mulder: Você abusou de Shannon?
Ausbury: Nunca sexualmente.
Mulder: Os rituais...
Ausbury: O sangue dos jovens é considerado muito poderoso. Nós o incluímos nas cerimônias... contra a vontade deles. Eles eram jovens demais para confiarmos que eles não falariam. Mas nós nunca os machucávamos fisicamente. Nós deixamos de praticar os antigos rituais que não queríamos fazer.

Mulder: Como... tomar suco de uva no lugar de vinho na comunhão? E quanto às memórias de Shannon?
Ausbury: Nós faríamos algumas sugestões pós-hipnóticas que reprimiam suas memórias. Quando eles chegavam à maioridade, dezoito, vinte e um, então eles ficam cientes da religião, e os trazemos para nossas práticas. Quando ela lembrou destes eventos passados, ela deve ter misturado realidade com... com a droga que falam nos tabloides.

Mulder: Os outros mataram Jerry Stevens? Shannon?
Ausbury: Não.
Mulder: Mas vocês são responsáveis. Vocês sabiam das possibilidades contidas em suas crenças. Você realmente achou que poderia invocar o demônio e pedir que ele se comportasse?

Outras Imagens de Die Hand Die Verletzt:

Zé povinho...

Despedida... o.O

Mulder/Scully: "?"

16 comentários:

Yanne disse...

Nunca cosegui assistir esse epi direito, sou muito medrosa,mesmo...mas como é ax e depois do advento do dvd, sim, porque eu sou do tempo da série na record, consegui saltar cenas e ver o que interessa...rrrrrss..

Um Mulder foooooofo,uma Scully "Diva"by Cleide e uma cena ultra -mega-shipper :ele a protejendo da bala, demais né? Isso é ax.

♥Isabella♥ disse...

Bom já vou começar meu comentário copiando:Um Mulder foooooofo,uma Scully "Diva"by Cleide e uma cena ultra -mega-shipper :ele a protegendo da bala, demais né? Isso é ax.(2)
A única coisa que me assustou e era medonha,sim,é o cabelo da senhorita demoníaca,pra vcs verem que o Jassa faz sucesso internacionalmente...

To sem palavras,mas eu gostei do epi,to doida para enquete sair,para ver seus coments...

byeeee bjin!!!☺

Yanne disse...

Bem...vou usar esse espaço pra fazer uma nota.

Quando começei a encontrar reportagens sobre ax na internet descodri o blog da Livia amava seus textos,e muitas vezes me emocionou, gostaria de lhe dar parabéns e mandar um beijão pra ela.

Josilene disse...

Yanne, fia... vá ver o ep todo, tenha coragem! kkkkkkkkkkk Ei... essa Lívia é a mesma Lívia daqui? Qual o blog dela? Compartilhem aí, pessoas! Tem que elogiar e por o link, poxa! rsrs

Isah... Está quase pronto esse post da enquete. No segundo findi de dezembro eu upo! ;)

Pessoas... se vcs quiserem dar sugestões de posts, mandem brasa, ok?

Ah... eu amo Mulder a protegendo, mas sempre me dá vontade de rir qdo eles são arrastados pelas pernas e ficam se debatendo... rrsrs Sou muito má por isso? *pensando*

Bisous!

Yanne disse...

Josi! acho que sim, mas deixei a mensagem pra ver se ela se identifica....


Vou tentar ver epi.....sou medrosa e você é má, muito, muito má, não zombe do meu fofinho!!!rrrrssss.

Lívia Ribeiro disse...

Adoradores das trevas.......affffffff....esse episódio me dá calafrios só d eler o titulo...fui dormir de fraldas com medo de molhar a cama qdo vi a primeira vez (*exagero*)
Mas adoradores das trevas é macabro mesmo...um dos mais assutadores episódios de AX!
Yanne!!Menina que fófis!!! Bom, se for eu o ser que vos fala, eu tinha um blog mesmo, há alguns bonssssssssssss meses atrás....eu postava muita coisa sobre AX...mas por falta de tempo, não consegui fazer mais...mas obrigada pelas pavras bonitas!! Um bjão!
Este aqui é o link do meu antigo blog:
http://visaodalivia.blogspot.com/

Bjimmmmmm proceis!!

Josilene disse...

Poxa... todos me chamam de má... vou acabar acreditando! kkkkkkkkkkkk Não! Qdo eu começar a crer nisso, eu vou lembrar da Nay e da Nana! Elas são muito piores... fato!

Ai, que sempre que eu vejo esse ep, eu morro de raiva daquela veia.filha.de.chocadeira! Aff!


Enfim... meninas... ainda não tive tempo de dar uma olhada no blog da Lívia... a coisa tá complicada por aqui e só tende a piorar! :(

Mas acho que eu vou colocar uma listagem de blogs aqui... q tal? Daí eu vou incluir o da Lívia que ela reativará (né? *.*)! :D

Bjos!

Elizabeth disse...

Adoro esse ep, principalmente pela hipocrisia dos professores daquela escola em quererem vetar a encenação de uma peça de teatro por ter palavrões e ao mesmo tempo cultuarem o coisa ruim (vide teaser). A estória é clássica, com o diabo em pessoa aprontando, tudo embalado em suspense de primeira. Destaque pros dois casais de adolescentes tentando invocar o diabo só pra transar (não precisa tanto pra isso...), a chuva de sapos dobre Mulder e Scully e a cobra devorando e regurgitando um dos personagens. A criatividade dos roteiristas tava a mil.

Josilene disse...

Tadinhos dos meninos... pensando que era uma brincadeira acabaram por invocar o diabo. me-do. kkkkkkkk
Mas esse ep é bom demais... dá medo, mas é bom. Afinal, esse é um dos propósitos da série, não é mesmo? ;)

janaX disse...

Geeeennnntttteeee tenho um misto de amor e medo desse ep!Foi um dos primeiros que assisti na Fox quando comecei a assistir AX na tv paga!!!Putz na primeira vez fechei os olhos umas quantas vezes,kkkkkkkkkkkk!e ainda foi de madrugada que assisti(sim nas noites em que eu tinha faculdade chegava em casa e esperava até a uma da manhã para assistir o ep do dia!!!Foram nessas madrugadas que conheci séries bem legais como Profile,24 horas e Alias enquanto AX não comecava!)ou seja quase me borrei de medo!!!E dormir depois???Cra esse ep é fantástico,uma história muito criativa e cheia de nuances!!!Cara quando se tratava de locuragem e ambientes assustadores AX e seus colaboradores entraram na fila umas 200 vezes!!!Tipo bizarrice total em todo ep,cara quase não dá tempo de respirar e quanto tu vê...terminou.E ainad tem a cena deles molhados...er...momento vergonha Josi...não me interprete mal mais...AMO VER OS DOIS MOLHADOS...EVER!!!É tão...tão...SEXY!!!!!!!!!!Uau!!!Calor!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!Enfim amo esse ep,amei o post e principalmente AMO A TERCEIRA TEMPORADA!!!!Beijão Josita e até...

Josilene disse...

Esse ep ainda me dá medo sempre que assisto! kkkkkkkkkkkkk

Mas, Jana, fia... tenha vergonha não... QUEM não acha esses dois sexies molhados? ;)

Michael disse...

bem, episódio médio, e me irrita um pouco quando eles dão furos com coisas bobas, tipo nesse, porque, né, um exame bem simples seria o bastante pra ver se a menina passou ou não por TRÊS gravidezes...

Josilene disse...

Verdade, Michael. Alguns erros assim são mesmo bobos e irritantes. Mas acho que nesse caso, além deles estarem na correria, para fazer um exame assim em uma menor, eles teriam que ter autorização dos pais ou um mandato não?

Abs!

Alex Sampa disse...

Boa tarde! 2021! Nossa, quem diria que ainda íamos estar falando de Arquivo X. Este blog é fundamental para a comunidade de fas espalhado por essa rede...

Vamos lá.

Esse episódio ainda é bom. Não podemos dizer isso de todos, infelizmente a ação do tempo se fez presente em.mujtos episódios, mas aqui, a atmosfera gotica, a direção segura, a violência explícita e implícita, e os personagens fazem dele um mine-filme imperdível.

Ps: Os satanistas de Arquivo X gostam de Cobras, né?

Leticia Santos disse...

https://www.facebook.com/groups/arquivoxbrasiloficial/?ref=share&mibextid=NSMWBT

Leticia Santos disse...

https://chat.whatsapp.com/IGFfFI2atVW9T0Tcm96Hx6