domingo, 28 de novembro de 2010

03x16 - Apocrypha (O Mistério de Piper Maru II)

Direção: Kim Manners
Roteiro: Frank Spotnitz & Chris Carter

Resumo: A busca pela fita digital continua enquanto todos buscam Krycek que encerra em si tanto a própria fita como uma forma de vida alienígena.



Comentários:

[Starbuck] Em Apocrypha iniciam-se às buscas pelo hospedeiro do óleo negro... e ele está em quem???? Quem?? Um doce para quem respondeu: Alex Krycek... e tem um diálogo ótimo sobre isso. Mas, antes...

Nesse episódio, dois outros atores que interpretam o Cança e o Bill Mulder jovens... mas, um fato que quero evidenciar é.... VEJAM ESSE CANÇA...

Percebam que ele tem os olhos esverdeados .. como nosso Cança mor... depois colocaram o ator que faz o Spender para interpretá-lo.... enfim... perdemos os olhos verdes, mas ganhamos uma interpretação primorosa do baixinho feioso em Meditações sobre um Canceroso.

Agora vamos ao diálogo do .... TODO MUNDO QUER KRYCEK... o gostoso!!!!

ah.. esqueci de outra coisa...

*thanks God!!! Ele acordou... nem lembrava mais que estava furiosa com o FBI por causa da Melissa, nem que o Skinner ganhou um tiro para me ajudar. Só queria meu narigudo de volta.*


*voltei para você... mas, a gente ainda vai enrolar uns 2324242353543 capítulos para assumirmos, então não fica me olhando assim... afinal, eu sou estranho, mas não sou feito de pedra.*


Agora vamos ao diálogo... TODO MUNDO QUER KRYCEK... o tudo de bom!!!!

[o papo é sobre óleo negro.]
M: não acho que seja um óleo diesel comum. Acho que é um agente usado por algum tipo de criatura alienígena para pular de corpo em corpo. (*notem que o mulder fica até com a voz falha no final, ele sabe que é demais para a ruiva acreditar.... é demais até para ele acreditar*)
S: Está dizendo que essa coisa tem INTELIGÊNCIA?
M: Acho que veio daquilo que tiraram do Oceano Pacífico. Esperou 50 anos por outro hospedeiro. Outro corpo para trazê-lo de volta à superfície.
S: E a coisa pulou do mergulhador para sua mulher.
M: E depois para KRYCEK.
S: KRYCEK?
M: Acho que a Sra. Gauthier foi a Hong Kong para achar KRYCEK...
(daí Scully não aguenta... porque ela estava procurando Krycek.. o óleo negro foi a Hong Kong atrás do Krycek... Mulder estava com o Krycek .. enfim... Krycek é tudo... KRYCEK É A VERDADE)

M: Eu sei... Eu sei... (tentando encontrar alguma credibilidade na história de que TODO MUNDO QUER KRYCEK.)




E a scully resume tudo numa pergunta:
S: Será que tem alguém no mundo que não esteja procurando por KRYCEK?

E ... depois vimos que A COISA só quer seu HOME AGAIN.... e quando se aproxima... deixa KRYCEK e se vai ... enquanto isso, o Cança prende o Krycek no fundo do poço de algum porão, numa sala cuja porta está numerada com 1013.

E o episódio termina com Mulder consolando Scully pela perda da Melissa e pelo fim de uma busca sem resposta, já que um dos assassinos da Melissa foi encontrado morto na prisão e o Krycek... bom.. o Krycek está preso na 1013... aos berros..

AMO XF. [/Starbuck]

[Marcos Doniseti] Na verdade, quando o Krycek entregou a fita digital para o Canceroso ele estava sob controle do Vírus... Este queria voltar para a sua nave. É por isso que neste momento o Canceroso diz 'Eu sei o que você quer!'. O Canceroso não disse isso para o Krycek, mas para o Vírus.

Daí, o Canceroso mostra onde a nave está, o Vírus sai do Krycek, retorna para a sua nave espacial e o Krycek fica preso no silo.

Posteriormente, em 'Terma', somos informados que o Krycek foi solto de lá por um grupo paramilitar terrorista norte-americano. [/Marcos Doniseti]


[Josi]

Primeiramente... tenho que confessar este pecado. O primeiro jovem Cança é sexy... QUASE dá pra entender a fraqueza da mamis do Mulder... #JustSaying



Scully requisita proteção policial para Skinner e os agentes Caleca e Fuller ficam se amarrando pra fazer cumprir isso... então, eles recebem o que merecem: um belo fora da Scully!

Scully: "Eu ouvi as desculpas. Eu não me importo se você e o agente Caleca terão que ficar no corredor. Este homem tem que ser protegido. Ok?" - Ela fala isso e sai na maior.

Então, enquanto Scully segue em busca de quem atirou no Skinner (que, ela descobrirá em breve, é o mesmo assassino de sua irmã), Mulder chega com Krycek à América ainda tentando recuperar a tal fita digital. Eu fico pensando na sorte que Mulder teve... andando o tempo inteiro com essa coisa obcecada em seu objetivo final e mesmo assim ele saiu ileso se compararmos com o que poderia ter acontecido.

Mas parando para analisar um pouco, o Óleo não estava nem aí para qualquer humano. Ele queria apenas voltar para sua nave. Se a pessoa não se intrometesse em seu caminho, não seria machucado. E assim o foi com Mulder e até com as pessoas que a coisa "usou".

Sabe, não é à toa que a Scully, em IWTB, não queira mais voltar a perseguir monstros no escuro. Imagina você sai para um dia normal de trabalho e seu colega de trabalho (que é um "pouquinho" mais do que isso pra você) no meio de uma investigação, segue uma suspeita para o outro lado do mundo e quando você sabe dele novamente, o cara tá internado no mesmo hospital que seu chefe, que foi recentemente ferido à bala por tentar forçar a apuração dos fatos na morte de sua irmã? A coisa era tensa, minha gente!

Voltando... Os pistoleiros acham que estão abafando, mas quando Mulder abre o pacote, acha apenas uma caixa vazia. Isso para a mais absoluta sorte deles... imagina se o Óleo não chega antes e ele vai atrás de nosso Mulder? o.O

Eu acho toda a ideia do Óleo Negro legal demais! Um ser sem forma definida, que por isso não é limitado por ela. Já pensaram como um corpo é limitante? rsrs Então, esse ser tem a inteligência suficiente não apenas para entrar em nosso corpo como um parasita qualquer, mas ele também nos conhece ao ponto de direcionar e usar nossos pensamentos e ações em seu exclusivo benefício. Fora outras coisas como poder passar anos a espera de outro hospedeiro (enquanto mantém a vida neste primeiro) e ainda consegue matar com radiação tudo o que estiver ao redor, exceto o seu hospedeiro. Enfim... este sim é evoluído!

No FBI, identificam, finalmente, o assassino da irmã da Scully... Os agente mornos (ô povinho!) acham impossível que possam localizá-lo e ouvem outra boa:

Scully: "Eu já vi coisas mais estranhas do que isso."
Pendrell: "Eu aposto que sim." - Ele não era fofo? Coitado, CC! Não precisava ter matado o garoto. rsrsrs


Às vezes, eu acho que Mulder poderia manter a boca fechada mais vezes. Ele devia pensar que ia se encontrar com um informante para pegar informações e não falar o que acha. Acho que faltava frieza pra ele, né? Ele queria saber diretamente se o que sabia era verdade.

Mulder tem um feeling de que Skinner precisaria de mais proteção depois dessa conversa com o Homem das Unhas Bem-feitas e Scully, ao seguir a dica dele, acaba prendendo ninguém menos do que o "fela da mãe" que matou sua irmã.

E... em meio a prisão do carinha, liga o Mulder pra chamar a Scully pra um passeio... Nossos queridos são uma fortaleza.



Claro que todas as provas são encobertas: Mulder e Scully sequer conseguem chegar perto do que procuram e Cardinal é morto na prisão... =|

Mas ao menos ganhamos a maravilha de ver Krycek preso e sem socorro. hahahahahhahaha [/Josi]

Quotes:

Scully: Eu estava pensando em algo que um homem me disse. Que os .. que os mortos nos falam do além-túmulo, que isso é o que é consciência.
Mulder: Interessante... eu nunca pensei nisso dessa forma.
Scully: Sabe, eu pensei... que quando o encontrássemos, este homem que matou Melissa, que .. que quando nós o trouxessemos para a justiça, que eu sentiria algum tipo de encerramento. Mas a verdade é que nenhum tribunal... nenhuma punição nunca é suficiente.

Mulder: Eu vim aqui para lhe dizer uma coisa... pode haver alguma justiça, não apenas o tipo que você está procurando.
Scully: Do que você está falando?
Mulder: Eles encontraram o homem, Luis Cardinal, morto em sua cela.
Scully: Como?

Mulder: Eles fizeram com que parecesse um suicídio. Os homens para quem ele trabalhava não poderiam correr o risco de que ele apontasse o dedo para eles.
Scully: E quanto à Krycek?
Mulder: Ah, ele estava lá. Eu sei disso.
Scully: Você acha que eles o tem também.

Mulder: Eu não sei, mas se eles ainda não o tem, o terão. Duvido que ele vai ser um peso em suas consciências tampouco.
Scully: Eu acho que os mortos estão falando conosco Mulder, exigindo justiça. Talvez aquele homem estivesse certo. Talvez nós enterraremos os mortos vivos.

Outras Imagens de Apocrypha:

Mulder ao acordar no hospital

Avançado instrumento forense

Scully contemplando a face do assassino de sua irmã através de uma foto...

... e ao vivo e a cores.

Clássico

Krycek, preso em uma salinha em um buraco gigante. :)

4 comentários:

Nina disse...

Como já tinha comentado no Piper Maru, acho esse duplo muito bom, como a maioria dos duplos mitológicos são. A primeira vez que eu vi esse episódio, foi a primeira vez que eu vi a relação do Skinner e da Scully sendo mais do que uma relação de chefe/subordinado e sim como uma relação de coleguismo, quase de amizade, que a gente só vê um pouco mais tarde. A gente vê o Mulder, mais uma vez, acordando no hospital pra uma Scully, mais uma vez, aliviadíssima! Lindas demais essas cenas de acordar no hospital, pra ambos os lados! O Óleo Negro foi a coisa mais viajante e mais legal que o tio CC teve a audácia de inventar. Nossa, sério, aquele negócio me dá medo. E pra quem ele vai!? Zela do Krycek! HAHAHA. Acho ótima a cena dela preso dentro daquele silo, no fim do mundo e aos berros por socorro! Ponto alto do epi. Cena final altamente MUITO triste da Scully com o Mulder no cemitério. Acho que eu não teria conseguido NÃO atirar no homem que tinha matado a minha irmã. Kudos pra Scully por tal proeza. O Mulder tem que aprender a segurar essa língua grande dele na hora que ele tá se encontrando com esses informantes estranhos dele. Parece criança! HAHAHAHA. Enfim, episódio que ajuda a aumentar a boa fama da terceira temporada!

Josilene disse...

"Lindas demais essas cenas de acordar no hospital, pra ambos os lados!" - E temos muitas delas! Sorte nossa e azar deles q sofrem. rsrss

Sabe, Nina... nunca saberemos se a Scully atiraria ou não... pois os policiais chegaram bem a tempo de salvar o mané. :P

Sabe, gente... antes de conseguir rever a série com calma (ou seja, ter conseguido comprar as temps) eu tinha quase certeza q o Skinner tinha uma queda pela Scully. rsrs

Agora eu sei q nao... pois ele age da mesma forma protetora com relação ao mulder... Fofo demais esse Skinman! :D

E... sim... a terceira temp é perfa!

Elizabeth disse...

Tb curto muito as cenas de hospitais (e são muitas em oito temporadas, pois a nove não conta nesse quesito). Nelas vemos Mulder e Scully tão frágeis quanto dedicados um ao outro. Pra ver e rever muitas vezes.

XFILES disse...

Tava pensando pq a nona não conta até que lembrei que TT (o único ep que conta) não tem cenas de hospitais. kkkkkkk Mas tem aquela cena em William enquanto Scully pensava que Spender era Mulder... alguns a colocariam nessa lista. rs

Beijos!

Josi.