segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Quarta Temporada - Final


Esta é a temporada que possui o final mais trágico de todos em Arquivo X. Já houve finais com os AX ameaçados de serem fechados e finais com um dos agentes com a vida por um fio, mas com a ameaça de um estar morto e o outro indo pelo mesmo caminho??? Só este mesmo.

Mas não tinha como ser diferente se levarmos em conta que esta foi a temporada mais tensa. Ou ao menos metade dela o foi. O arco do câncer da Scully nos persegue em pesadelos até hoje.

Apesar disto, ou mesmo por causa disto, muitos consideram esta como a melhor temporada de todas da série. Além de todo o brilhantismo de como foram trabalhados os momentos que precederam o final da história da doença da Scully, perfeitamente alinhada e embutida dentro da mitologia, ainda tivemos episódios que foram de muito sombrios a muito hilários. Isso é Arquivo X.

Outro ponto marcante e bem explorado foi a questão do óleo negro. Foi nos mostrada desde a sua possível origem e como são feitas pesquisas com ele tanto nos Estados Unidos como na Rússia. Ponto para CC ao explorar a guerra fria e como ela ainda estava viva.

Fora isso tudo, ainda tivemos que lidar com o fato de que Mulder foi exposto ao também chamado "câncer negro" e terminamos o episódio e a temporada sem saber como aquilo o afetaria.

A mais... A nova informante de Mulder é a mais fraca da turma, Mulder e Scully sempre tiveram suas vidas interligadas ao longo de várias reencarnações (e há quem fale que CC não é um romântico. tsc tsc tsc), a irmã de Muder é usada por todo mundo para desestabilizá-lo, Mulder tem as teses de Scully todas de-co-ra-das, Mulder nunca deu importância a aniversários até agora, Mulder não é um perdedor (a despeito do que Eddie possa pensar) e a nossa querida Scully prefere ser presa a mentir ou ir contra o que acredita (desta vez as ideias de Mulder) e tira esse tempo “livre” para ler bíblias sobre varíola.

Um pouco mais sobre o que tivemos de importante nesta temporada:

Herrenvolk: Mulder mais uma vez perde sua irmã, que neste caso era toda a prova que ele precisava e é apresentado a sua mais nova informante: Marita Covarrubias. O Canceroso salva a mãe de Mulder com a singela desculpa que Mulder seria muito perigoso se não tiver nada a perder.

Unruhe: Scully fala alemão também. Aceitem.

Tunguska/Terma: Mulder é infectado com o óleo negro na Rússia e lá ele encontra uma espécie de campo de concentração onde testes são realizados com essa "criatura". Scully descobre como as pessoas seriam catalogadas nos EUA para testes similares. Krycek perde um dos braços (pessoas lhe fizeram este favor. Assim ele não seria infectado também).

Paper Hearts: Mais um maníaco se aproveitando da maior fraqueza de Mulder, sua irmã.

Leonard Betts: O interesse de Leonard por Scully e um sangramento de nariz nos impele a desconfiar do câncer da agente.

Never Again: Scully questiona sua vida e seu lugar dentro dos arquivos X. Ela não dorme com ninguém (muitos acreditam no contrário, apesar das provas). Mulder é obrigado a tirar férias e decide ir a Graceland.

Memento Mori: O câncer da Scully é confirmado e diagnosticado como incurável e inoperável. Mulder busca por respostas e por uma cura alternativa, enquanto Scully se submete a um tratamento não convencional. Ambos encontram paz e força para continuar ao final do episódio.

Tempus Fugit/Max: Max morre. Agente Pendrell morre. E mais pessoas inocentes morrem para encobrir os acordos e a luta silenciosa do governo com os aliens.

Small Potatoes: Scully é embriagada e é salva de ser estuprada por um triz. Não, Mulder não é um perdedor, ele apenas não usa seus atrativos físicos para conquistar legiões de mulheres.

Zero Sum: Skinner vende sua alma (basicamente) para tentar salvar a Scully.

Elegy: Scully vê um sinal de que sua morte é iminente.

Demons: Mulder arrisca mais uma vez sua vida tentando descobrir mais sobre o rapto de sua irmã.

Gethsemane: um embuste é arquitetado para levar Mulder a crer que tem provas concretas à mão e, então, difundir falsas informações. Scully revela que sua doença está em estado avançado enquanto dá seu depoimento no inquérito sobre a morte de Mulder.

Quotes mais marcantes:

"Nada acontece em contradição à natureza, apenas ao que
conhecemos dela."

"Mesmo se eu tivesse certeza, eu não mudaria um dia... Bom...
talvez aquela parte com o flukeman. Eu poderia viver sem aquilo."

"Eu prefiro ler o pior livro já publicado a ver o melhor
filme que já foi exibido."

"Você não pode levar esses homens à justiça. Eles são protegidos.
As leis do país os protegem em nome da Segurança Nacional.
Eles não conhecem nenhuma lei."

"Você mesmo disse uma vez: um sonho é a resposta para
uma pergunta que não sabemos como fazer."

"MARIAAAAA! MARIAAAAAAAAAA!"

"Desculpe, mas você tem algo que eu preciso."

"Nem tudo é sobre você, Mulder."

"As pessoas vivem com câncer. Eles seguem em frente.
E eu também vou seguir. Tenho projetos inacabados, coisas
para provar a mim mesma e à minha família."

"É pra isso que usam os impostos que eu pago?"

"Desculpe. Não era isso que queria... eu menti. Eu menti, mas...
eu sou apenas um ser humano."

"Ele me disse que eles me deram essa doença para que
você acreditasse..."

Videos dos bastidores:





É isso. Até a quinta temporada!


7 comentários:

janaX disse...

Jooooooosssssiiiiiiii!!!!!Você consegue me fazer chorar...Caraca gente...e lá se foi a Quarta amada Temporada...que posso dizer...talvez que tudo valeu à pena...cada linha escrita ai no blog,cada coment postado pelo pessoal que curte o blog ea melhor série de todo o mundo ever!!!Cada lágrima,cada risada,cada novo membro,até o chingão da fãzona do Mulder KKKK,cada vez que alguém entrou ai leu e se encantou mesmo não deixando um coment!Poxa Josi você faz tanta gente feliz!!!Você consegue deixar sempre acesa aquela chaminha AX no nosso coracão!Você até se dá ao trabalho de ler e responder as bobagens que eu comento(muuuuuuuuuuuuito obrigada por isso amiga!).Você consegue contentar todas as partes,unir todos os elos da corrente AX e simplificar todos os eps explicando tudo com bom humor sem deixar de abordar os pontos mais sérios,os pontos mais excusos que CTC e sua trupe expõe ou subentendem ao longo dos eps!Enfim Josita,mais uma missão cumprida né?!E pela frente mais um recomeco que vem por ai com a Quinta Temporada!Tenha certeza que estaremos todos com vc,firmes e fortes,sempre ansiosos para ler cada linha que vc escreve e descobrir com vc as mil e uma possibilidades que só Arquivo X pode oferecer!!!Se realmente de alguma maneira nesse mundo todos estamos sozinhos tenha certeza de que nesta jornada você não está!Pois estaremos sempre juntos nessa viagem maravilhosa que é AX!!!AMEI o post...como sempre.Valeu garota!!!Até...

Josilene disse...

Minha nossa, Jana! Vc é a mais fofa de todas as fofas do mundo! Muito obrigada... por sei lá... por me dar tanta força, por todos seus comentários... q nao tem nada de besta... enfim... uau! Vc é um amor e exagera aqui para me fazer sentir bem, né? thanks! Abração!

Anônimo disse...

Bem, terminamos a quarta temporada cheia de medos e dúvidas, foi muito difícil na época crianças, revivê-la com vcs é muito bom. Descobrir nos comentários de todos que postam aqui, novas perspectivas é como se tudo estivesse renascendo.
E no comenado de tudo nossa apaixonada Josi, menina vc consegue passar pra gente toda a paixão e como disse a Jana "acender a chama AX em nossos corações..bom d+.
E lá vamos nós pra quinta temporada.
Aproveitando o comentário do episódio pra desejar a todos que passam por aqui Um Natal Iluminado e Um Ano Novo cheio de realizações, saúde a Paz.

Beijos!!

Yanne

Elizabeth disse...

Parabéns pelo texto, Josi, vc passou o pente fino nesse e no post anterior sobre a 4a. temp, levando ás últimas consequências o conceito de guia rs. Não me canso de elogiar essa temp, que teve de tudo um pouco no que se refere ao melhor de AX. Mas sobretudo, o que eu achei mais bacana aqui foi a presença de um certo MOTW, que abalou M&S mais do que qq alienígena, psicopata, fantasma ou aberração: o medo da morte ou de perder pra sempre quem se ama. Penso que o maior mérito dessa temp foi mostrar que a heróica dupla de agentes, não só não tinha poderes sobrenaturais, como tb vivenciava sentimentos comuns a quem estava do lado de cá da tela. Impossível não se emocionar com eles, não é mesmo?

Fernanda disse...

Ai ai... Que delícia quando tem post novo! Muito obrigada mesmo! Fico felizona!

Mas eu vim aqui falar de outra coisa... Alguém viu que dia é hoje? O dia da colonização!

Por uma coincidência inacreditável, hoje eu acabei de rever todas as temporadas. Então assisti hoje o The Truth. Qual não é a minha supresa quando o Mulder vê a data no telão? É hoje, gente! Se nada acontecer, é porque o Mulder e a Scully conseguiram nos salvar

:)

Josilene disse...

Obrigada, meninas! Vcs são todas uns amores!!!

Sim, Fernanda... ele vê a data lá no telão. :)

Saudades de TT... ai ai...

Juliana disse...

Temporada incrível mesmo!