sexta-feira, 18 de setembro de 2015

06x07 - Terms of Endearment (Laços de Ternura)

Direção: Rob Bowman
Roteiro: David Amann

Resumo: Uma mulher tem seu bebê arrancado de seu ventre, segundo ela, por um demônio. Mesmo estando fora do departamento dos Arquivos X, Mulder assume o caso de forma não-oficial depois que Spender o joga literalmente no lixo.



Comentários:

[Fê Monteiro] Terms of Endearment para mim nunca nem fedeu nem cheirou...mas têm seus prós, como a turma diz aqui: tratando-se de Arquivo X, sempre tem algo bom!

Não foi a primeira vez que M&S toparam com o nenonho, mas foi a primeira vez que o nenonho causou mais pena do que medo. Afinal, o capeta também tem sentimentos (?).

Vou confessar que até entendo que era para dar medo e chocar, o teaser inicial, com o lance do fogo e do capiroto feio tirando a criança do ventre da mãe violentamente. Mas, a verdade é que nenhum dos episódios da sexta temporada para frente conseguem trazer de volta aquela atmosfera pesada que, com muito menos, nos deixava com insônia. Percebi, fazendo a maratona para o revival, que comparando as temporadas “Vancouver” com as “California”, gostava mais das primeiras, elas apresentavam uma profundidade que se perdeu com a mudança. Nunca tinha parado para pensar bem nisso, gostava de todo o seriado e pronto (menos a nona temporada, pronto falei). De qualquer forma, adoro a 6ª temporada à sua maneira. Prossigamos...

O que não gosto é o episódio começar com o Spender bem folgado recebendo o caso, não dando a mínima e triturando a papelada. Ô íngua! Mas é calaro que Mulder vai, fuça a lixeira e resgata o caso. Não gosto, e duvido que alguém aqui goste, quando eles ficam a maior parte do episódio separados. Creio que isso contribua para deixar o episódio mais chato.


Assim como para Scully, esse epi me remete diretamente ao Bebê de Rosemary, só que sem aqueles rituais todos e com o coisa ruim querendo que seu rebento, na verdade, fosse apenas uma criança normal. Adotar teria sido mais fácil, hã?

Mulder, pra variar, saca quase que de cara que o Wayne era o chifrudo (e não no sentido pejorativo da coisa).  Adoro ele desenhando os chifrinhos na foto dele...tão Mulder.

Nosso querido já vai logo mandando diversas indiretas (bem diretas) no anhangá.
“Sei que você preferia encontrar o diabo a mandá-la para o inferno”
Ele já viu tanta coisa, trata diariamente com pessoas(?) piores que o próprio, então porque temer o diabo? É como dizem, tá no inferno abraça o Wayne, digo...

E nisso tudo, temendo ser pego sem poder concluir seu plano, ele incrimina a pobre coitada da esposa boazinha e tonta. E Mulder, que tá nem aí já joga na cara do capiroto:
“Eu sei o que você é!”
E depois fica na cola do tinhoso o tempo todo. Aff...até eu já tinha confessado. Quando ele quer ser folgado e insistente ninguém supera!

Mas essa Laura é muito ingênua gente. Ela desconfia do marido e quem ela chama na hora de compartilhar seus anseios? O próprio! Troféu Vítima pra ela! E o que mais ela ganha? Um beijo de Dementador do capiroto.

Mas a verdadeira tinhosa era a segunda esposa. E com essa ele não contava ao sair por aí espalhando suas sementes.

E quando Mulder é questionado sobre os motivos que levaram Wayne a provocar todos aqueles abortos, sendo que ele queria tanto um filho, o que ele responde?
“Eu não sei o por que. Eu não sou psicólogo.”
Oi?
Pisada master de bola dos roteiristas heim.


E quando os agentes alcançam Wayne e vão tentar entender, o xerife atira e mata o canho. Porque xerife de Arquivo X é assim, primeiro atira, depois pergunta.

E, no final o capiroto tem uma atitude fofis e se sacrifica pela Laura, afinal parece que ele realmente gostava dela (???). Esse vai pro céu! Não, péra...

E lá vai a capirota master embora em seu conversível com a capirotinha puro sangue. Pelo menos alguém conseguiu o que queria, né? [/Fê Monteiro]


[Josi] Não gosto desse episódio. É irritante e chato. :D

Posso simplesmente não falar do teaser? Posso? Ugh. Tadinha da Laura... E milhões de vezes eca pro idiota do marido dela, aquele sonso de uma figa!

Então, né? Estamos seguindo com a maratona mundial de Arquivo X... Vi Soft Light ontem mesmo... E tinha até esquecido completamente da existência de Spender, imagina lembrar que ele estava lá, mandando no departamento dos Arquivos X? Aff

Agora vamos combinar, Mulder estava especialista em montar quebra-cabeças nesse ponto, não é? Uau!

Pausa para admirar a beleza de Mulder. *heart eyes*







Ok... então... gente o idiota ainda fica querendo jogar a culpa pra cima da esposa. "Ela parece forte, mas ela ficou muito perturbada com as notícias."

Scully enterrada numa salinha entrevistando um cara muito *cof cof* honesto. Daí Mulder liga e ela reclama que o esperou por 45 min. ownnn! Eles tinham um encontro... !!!

Ok, mas... Como o demo ouvia o que a Scully falava pela babá eletrônica??? Mulder por acaso estava no viva voz? Não! O.o

Puuuuuuuuuuutz!!!!!!!!!!!!!! QUE ÓDIO!!! E ELE AINDA POSA DE VÍTIMA, GENTE!!!! AAAAAAAAAAHHHHHHHH Ele coloca a culpa na pobrezinha da Laura!!! E distorce a história pra ela mesma se incriminar!!! Isso quando ele tem acabado de voltar de outra mulher que ele pensa que engana!



Bom, ele teria que ser preso também por ocultação de cadáver e por ter negado socorro a mãe e filho. Na verdade, pelo próprio depoimento dele, ela não tem culpa já que ela estava fora de si. Acho, né?

Mulder sendo chato com o imbecil. <3333

E Scully é um anjo. Um anjo de paciência e candura com Mulder. Fato. Levando a bronca no lugar dele e ainda assim vai lá quando ele chama. rs

As reações de Mulder a Wayne são as minhas. Amo o total desprezo com que Mulder o brinda quando ele estava choroso vendo a esposa supostamente morta.





Ei... aquele leite que ele serve pras mulheres... isso é algo pior do que desnatado? Cara! Muito fraquinho! rs

Ok, mas eu gosto da cena com a outra mulher. Gosto como o jogo vira e é delicioso ouvir os gritinhos dela de fingimento de medo antes dela desistir do ato e o parar ao segurá-lo pelo pescoço.




Mas vamos falar sério. Este é um caso de abuso emocional da pior espécie. E vamos combinar que nem sempre o marido/pai/esposa/mãe é a encarnação do mal mas ainda assim a pessoa usa do amor e da vulnerabilidade da outra pessoa pra manipulá-la ao ponto da outra achar que os abusos são demonstrações de amor e que reclamar é uma forma de falta de agradecimento.

É o que vemos nesse episódio. O cara seduz várias mulheres e as trata como... sei lá... como plantas... Não... como uma terra adubada. Não é muito diferente de PMP. Sim, por mais que tenhamos pena do carinha lá, ele ainda tem outro ponto que este, até onde sabemos, não tem: ele drogava e inseminava as mulheres sem que elas soubessem. Um tipo de estupro. Pelo menos aqui, com as crianças-demo sendo mortas, Wayne é pintado realmente como o que ele é: um demônio e um criminoso. Apesar de todo esse mimimi dele me incomodar bastante.

Não se pode deixar claro o suficiente o que ele é: um criminoso manipulador, que abusa, engana e, ao final, mata.

Uma coisa que eu não tinha entendido a princípio é o porquê de Mulder falar que Betsy é ainda mais maligna do que Wayne, ainda mais ambiciosa. Ela não seria exatamente como ele? Ela não queria exatamente o que ele queria? Se você pensar bem e medir todos os pormenores, ele era quem seria pior. Ele matava seres de sua própria espécie. No entanto, temos que lembrar que demônios nunca são bons nem pra sua própria estirpe já que sua natureza não permite que deles saia nada que possa ser chamado de bom. Assim, podemos entender que Mulder fala que ela é pior porque ela matava seres humanos e não demônios como Wayne. Ok, então. [/Josi]


[Cleide] Só mesmo em Arquivo X, temos um episódio de um demônio que sonhava com uma vida normal... família, filhos... confesso que este episódio me dá arrepios. É um tipo de homenagem ou inspiração em “O bebê de Rosemary” que não assisto de forma alguma!

A cena inicial, em que a mocinha descobre que o feto tem defeitos: estranhos, parecem daquelas lendas pavorosas que alguma tia do interior já contou, como crianças nascendo com rabo e chifres, coisas que apavoravam o sono de qualquer crianças ao assistir um comercial de filme de terror! Como se não bastasse, tem a cena do casal aparentemente normal indo dormir, o marido carinhoso, e de repente aquele sonho, que não era um sonho... com aquele demônio e o quarto pegando fogo... cruzes!

Aí, vemos o idiota do Spender aceitar o caso, assumindo-se o “expert” e então, joga um clássico Arquivo X no lixo... no triturador. Temos então para nosso deleite, Mulder já na cidade, com o relatório todo colado pedacinho por pedacinho... rsrsrsrs a resiliência dele é incrível mesmo, como disse Scully, por isso o colocaram no porão do FBI, qualquer pista, por menor que seja, é suficiente para montarem um caso, e como ele tem feeling pra isso, quando os instintos dizem que é um Arquivo X, não falham!

Chegando lá, Mulder conclui claro: “É um caso clássico de colheita demoníaca”... coitada da Scully além de ter de fazer o serviço chato sozinha tem de ouvir isto! Sim, eu também faria aquela cara para ele!

Mulder está num nível de tédio nesta temporada, e num estado de não ter nada a perder, que perturba o demônio ao extremo... (quem já imaginou uma coisa dessas? Só ele e o Bart Simpson.) Mas não se dá muito bem, por que o mal humorado liga para o FBI, claro.

Mulder e sua maturidade invejável.







Percebemos que Wayne por algum motivo tem outra esposa grávida, e que ele realmente sofre com a vontade de outra gravidez com os mesmos “defeitos congênitos”. A situação vai só se enrolando, pois a primeira esposa que conhecemos, vai presa por infanticídio, pobrezinha, quando foi o cara que arrancou e matou o bebê (que pavor!), Mulder sabe, mas não tem como provar, e quando ela, na prisão, percebe finalmente quem Wayne é de verdade, tenta mata-la. Bem feito para ele, que a moça não morreu, mas ficou por um fio, com a possibilidade de voltar e desmascará-lo.

Resta o mistério da outra esposa, que age totalmente diferente quando ele tenta dar o golpe do leite morno batizado, ela o olha nos olhos e o enfrenta! Que mulher é essa? No final, vemos uma das cenas mais tristes do episódio, quando encontram várias covas de natimortos, mas todos com chifres... e também na outra casa de Wayne, quando encontram várias covas com bebês normais. Mulder percebe que o demônio queria produzir um bebê 100% humano, mas concomitantemente à descoberta, o policial irmão da primeira esposa, atira em Wayne. Colocado no hospital, ele acaba devolvendo a alma da ex mulher que acorda.

E então temos a grande reviravolta, percebendo que a outra esposa enganou todo mundo, para ficar com o bebê... enquanto Wayne queria um bebê humano sem sucesso, a mulher queria exatamente o que só ele poderia lhe dar...  




[/Cleide]


Quotes:


Scully: Mulder, do que você está falando?
Mulder: Ele fez isso com outras mulheres aqui, Scully, como ele fez na Checoslováquia. Tenho um palpite de que aquele bebê que nós desenterramos pertence a uma das outras esposas de Wayne.
Scully: O que você está querendo dizer, que ele está tentando se propagar? Que está tentando procriar?


Mulder: Ele está exercitando um imperativo biológico e fará e dirá qualquer coisa para ter sucesso.
Scully: Mas não faz sentido, Mulder. Se ele quer procriar, então por que então ele estaria arrancando seus próprios bebês e os enterrando no quintal?
Mulder: Porque estes são demônios e ele quer uma criança normal.


Outras Imagens de Terms of Endearment:

Bom, pelo menos agora você tem uma mesa.

Mulder é uma criança.

Precisa disso, gente?

Scully percebendo como deram uma volta neles de novo...

A demo teve o que queria no final...

Fonte dos GIFs: x

3 comentários:

Fê Monteiro disse...

Errata gentchy:
Quando digo que só não gosto da "nova" temporada, quis dizer "nona"...erro de digitação (e de atenção). Portanto é a nona temporada que não curto, salvo um ou outro epi (the truth)...;p

XFILES disse...

Consertado, Fê! *beijos*

Jasmim de Moraes disse...

fiquei intrigada coma cena onde Mulder diz que não é psicologo...rs...como assim me tornei psicologa por causa dele, foi minha grande influencia ...erraram feio os roteiristas