domingo, 5 de julho de 2009

02x03 - Blood (Sangue)

Roteiro: Glen Morgan e James Wong, baseado numa história de Darin Morgan
Direção: David Nutter

Resumo: Pessoas de uma pequena cidade mostram comportamento violento fora do normal ao terem suas fobias elevadas a níveis insuportáveis. Mulder acha que estas pessoas são levadas a isso ao receberem estranhas mensagens em displays eletrônicos.



Comentários:

[Ariana]

Jamais vi esta frase em aparelhos aqui de casa, mas ela já brotou nos meus pensamentos em diversos momentos em que sou tomada por um instinto assassino.



Hmmm... Este sujeito precisava urgentemente de uma manicure. Pelo menos a Scully poderia pensar isso.




O que eu mais amo neste episódio é o fato de que, mesmo afastados, ele sente necessidade de compartilhar sua análise do caso com ela, envolvê-la, senti-la próxima. *-*

Sentindo saudades imensas da baixinha pegando no seu pé... *e querendo que ela pegasse em outras partes*




Adoro a expressão que ela faz quando lê no relatório que ele enviou “Tem havido relatos de paranóia em casos de rapto por OVNIs” e diz: “Estava esperando por isso”.



Ah, diz que não tu tava com saudades imensas de ouvir isso a todo instante, vai, Scully!

É exatamente aquilo que os difere - e que os uniu - o que eles mais sentem falta. Depois da presença física, claro. :)

Fiquei sabendo que essa atriz que interpretou a surtada que tentou matar o querido é uma ex-atriz de filme pornô. Se também o fosse na série, Mulder a reconheceria na lata.

Mulder correndo com a mesma camisa cinza surrada de LGM. E uma calça no meio da canela, como quem vai pescar no brejo.




Langly: “Obviamente você não leu nossa edição de agosto”. – Pôxa, eu adoraria ler as publicações dos Pistoleiros.

Frohike: “Então, Mulder, cadê sua pequena parceira?” – *No bolso* (Até os Pistoleiros sabem que podem tê-los separado, mas a parceria persiste)
Mulder: “Ela não pôde vir. Ela tem medo do amor que sente por você”.
Frohike: “Ela é gostosa”.
Mulder: “Frohike, são homens como você que dão nome ruim à perversão”. - O querido não gostou de ouvir o Frohike chamando a Scully de gostosa. Só ele pode pensar - e não dizer - isso. :D

Eu queria um binóculo, mas não pra essa finalidade. É melhor nem dizer pra que.





O Mumu fica dodói e chamam a quem para examiná-lo?





Scully: “Lamento, Mulder, mas ele está certo. Adoraria dizer que voei 500km no meio da noite para provar que você será o próximo Charles Manson. Mas não achei evidência fisiológica de que você foi afetado toxicamente Por LSDM”.

Faça agora!






Mulder com cara de bobão, sem entender o que era pra fazer. Fio, quer que eu desenhe? Pega a ruiva aí do seu lado e faça!



Adoro quando ele faz essa cara de bravinho.





Scully: “Eu estava errada. Exposição a inseticida leva a paranóia”. - A mãe do Mulder deve ter dado mamadeira de raibam pra ele.

Mulder: “Medo. É um instrumento de poder antigo. Se está distraído por medo daqueles à sua volta, você não vê as ações dos que estão acima”. - Essa questão do medo me faz pensar, inclusive, sobre as implicações que teve o atentado de 11 de setembro na população americana e como não foi permitido que as pessoas esquecessem e superassem o que houve, instituindo deste modo, um clima de pânico constante. Todo o tempo eles são relembrados da tragédia e levados à comoção.

E quando as pessoas vivem inseguras e aterrorizadas diante da possibilidade de que algo terrível lhes aconteça, vive-se em função disso. Tornando-se cego para tudo mais. Em um ambiente assim, é fácil manipular, basta que se cultive uma atmosfera de desconfiança, de que aquilo pode acontecer a qualquer instante e você tem uma população que não questiona os atos abusivos de um governo controlador, desde que este se comprometa com a aniquilação daquilo que se teme. Não é à toa que o medo é tão poderoso. E o governo norte-americano sabe usá-lo muito bem, afinal, a guerra sempre foi extremamente algo vantajoso para sua economia.

Que mulherzinha chata e inconveniente aquela que foi até a casa do Ed Funsch para a campanha de coleta de sangue! Dica: se você tocar a campainha de alguém e não atenderem, NÃO SEJA INSISTENTE! Até mesmo eu ia querer chacinar essa infeliz.

- E fica a pergunta: mas quem é que enviava as mensagens?





Eu arremessaria esse telefone bem longe! Não que tenha alguma relação, mas ainda bem que não tenho celular. Todo mundo me questiona como posso viver sem, no entanto, prefiro assim. Pelo menos nenhum telefone vai me fazer trucidar meio mundo. Ainda que alguns mereçam.

Olha, mensagens subliminares é uma coisa, mas isso aqui foi muito além. Arquivo-X consegue nos fazer ter medo das coisas mais corriqueiras, como aparelhos eletrônicos. *Acho que não vou ligar o microondas hoje*

Aliás, tenho muita pena do Ed Funsch. [/Ariana]


[Josi]
Coitado desse cara... imagina... mora sozinho, sem família, a mulher morreu a mais de 10 anos, tem um emprego sem muito brilho e para completar, é demitido... E como se isso fosse pouco, ainda é exposto a uma experiência de uso de paranóia e medo para controlar as pessoas... Nossa!

Mas vocês notaram como o Mulder tá chato no começo do episódio? O policial lá falando, falando e ele nem aí... :/ Que falta que uma certa ruiva faz na vida de um narigudo do FBI... tsc tsc tsc... Ainda bem que ele ainda não sabia nessa época que ele teria muito menos dela quando a moça fosse abduzida.

É fofo como quando ele está meio perdido na investigação, ele manda os relatórios para a Scully. Então, numa hora que ele fala que lá por perto da cidade há registros de atividades de OVNIS, ao que a Scully reage com um sorriso e um comentário "eu estava imaginando quando ele iria pender pra este lado"... rss

Mulder termina o relatório falando que não dá pra saber quem será o próximo assassino ou a próxima vítima... nisso, aparece uma moça entrando em uma oficina escura nos levando a pensar que ela seria a vítima... Ledo engano... Só uma parentese: alguém me diz o por quê do cara trabalhar sem iluminação? oi? Que povo estranho!

Eita... mas essa mulher tava com uma cara de psicopata mesmo.... *Medo*





Gente... que espécie de mensagem subliminar boa é essa? Ok... mesmo sendo alucinações... elas são boas também. Totalmente direcionadas! Nossa! E ainda fazem a pessoa de idiota porque quem, em seu juízo perfeito, acharia de atacar dois agentes da lei armados só com uma faca de serra? (Ok, esqueçam que Mulder queria resgatar a menina em IWTB com uma chave de cano. rsrs)

Acho tão bonitinho Scully arrumada pra fazer autópsia... :D





Mulder leva o caso para os pistoleiros darem uma olhada e eles reclamam que Mulder saberia do assunto se tivesse lido uma edição específica da revista deles, ao que ele responde com uma desculpa muito boa (pra ele, claro) "desculpem, rapazes, mas ela chegou junto com a minha edição da Celebrity's Skin". Bom, eu me reservei ao direito de não saber o que é isso... aff...

Para completar, Frohike sente falta da ruivinha do lado de Mulder e ainda ganha o telefone dela em troca de um aparelho de visão noturna... sei não... como se a Scully não pudesse desligar. Aff... é cada uma. :P

Olha a carinha de felicidade de quem tem de novo uma platéia baixinha e sempre receptiva às brincadeiras dele...




E olha a cara de chateação de quem viajou 500Km apenas pra dizer que ele estava errado! kkkkkkkkkkkkkk Ah, eu adorei o fato dela só contrariá-lo depois que o carinha saiu da sala... rsrs


uia! Até no display do relógio tinha mensagens do mal! COLAM PALA AS MONTANHAS!!!!




Ah, não tem fotos, mas eu acho lindo quando eles ficam atrás da parede bem juntinhos e ambos ficam com as armas lado a lado... é tão romântico! Romantismo x-fileano, claro! kkkkkkkk

Pelo menos Ed não foi morto no final, como é de praxe...

E ainda mandam uma mensagem pra tirar uma com a cara de Mulder... afff [/Josi]

Quotes:

Mulder: Scully, você está familiarizada com mensagens subliminares?
Scully: Você quer dizer como... sexo e cubos de gelo no licor em propagandas de cubos de gelo? É paranóia.
Mulder: Não, é fato que algumas lojas de departamento usam mensagens subliminares na música ambiente para evitar roubos. E os russos estão usando técnicas eltroencefalográficas avançadas para controlar comportamento.

Scully: E como isso está conectado com a pulverização?
Mulder: Dispositivos eletrênicos são destruídos por cada atacante.
Scully: Ainda estou esperando.


Mulder: O inceticida L.S.D.M. é conhecido por invocar medo em agrupamentos de moscas. E se causasse a mesma reação em humanos? Todos os atacantes tinham fobias. Taber tinha claustrofobia. O marido de McRoberts disse que ela tinha uma paranóia sobre ser estuprada. O inseticida aumentou suas pré-existentes fobias a um nível insuportável. Então, os dispositivos eletrônicos enviavam mensagens que diziam para eles especificamente o que fazer para que os seus medos fossem aliviados. As mensagens eram deixadas propositadamente.
Scully: Por quem?

Mulder: É... ele provavelmente é um dos que pensa que Elvis está morto.
Scully: Mulder, eu estava errada. A exposição ao inseticida realmente induz a paranóia.
Mulder: Eu acho que esta área está sendo usada em um experimento controlado.
Scully: Controlado por quem? Pelo Governo? Por uma corporação? Pelos Reticulinos?

Mulder: Eles já fizeram isso antes. D.D.T. nos anos 50, Agente Laranja, germes de guerra em vizinhanças fora de suspeitas.
Scully: Sim, mas por que, Mulder? Por que eles iriam intencionalmente criar uma população que destrua a si mesma?
Mulder: Medo. Esta é a mais velha forma de poder. Se você está destraído pelo medo dos que estão a sua volta, isso não te deixará prestar atenção nos que estão acima de você.


Outras Imagens de Sangue:

Prova de que, às vezes, é melhor pensar antes de seguir as placas...

Ainda precisa falar algo?

Expressão de alguém que tem fobia de sangue e por isso atira nos outros... oi?

*medo*

16 comentários:

Yanne disse...

Não gosto muito desse episodio,mas vocês conseguiram faze-lo ficar interesante.Acho que irei assitir novamente.
Sim! Amo a cena em que ele passa o relatório para ela, e como eles se sentem juntos mesmo separados.

Josilene disse...

Assista sim, Yanne! Não é um dos melhores episódios, mas eu acho que todos os episódios de AX tem algo que faz com que eles mereçam ser visto e revistos! :D

Lívia Ribeiro disse...

Putz galera!!Eu acabei de comprar esse DVD, porque tava faltando na minha coleção!!Vou já assistir!!!Hehehehehhee....esses comentarios de vcs são demais!Detalhe: eu acho que o Mulder só dá o tel da Scully por que é o Frohike que pede! Se por acaso quem pedisse fosse o Padget, o agente Pendrell ou qualquer outro ele não daria nunquinhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!! hehehhee
Bjim pro ceis!!!

Josilene disse...

Lívia, Mulder se acha (claro que ele é um dos poucos que se acha e ainda por cima é, tb! kkkkkkk)! Então, ele nem liga enquanto a Scully não se mostra interessada. rsrs

Se bem que, em Milagro, ele diz que o coração q a Scully ganhou era de um admirador secreto de zueira... mas qdo ela diz q a coisa é de verdade e qdo ele a pega no ap do carinha, ele bem q se enfeza! hauahauahua

Adoooooooooooooro Mulder enciumado!

Fritas disse...

Aff...e fala que eu não venho aqui..má...eu sempre venho...só não comento..

E repito o pedido pra Nazi fazer um blog tb...Eu mooooooooorro de rir com esses comentários que ela faz por aqui...Falei!

Cara..não lembrava q Blood era de David Nutter...Acho q deve se o único dele que gosto mais ou menos...

Fritas disse...

"AX tem algo que faz com que eles mereçam ser visto e revistos! :"

Ok...posso falar q o episódio do Chupa-Cabra(tb conhecido como "Maria, Maria"...hihihi) é uó, né?

Ok(2)...Se tem um episódio q eu não gosto é esse...aff

Josilene disse...

Eu sofro, viu? kkkkkkkkkkkk

Ei... Os comments da Nana são o que há mesmo! E deixe de onda que "Maria Maria" é bom justamente pela parte em que Mulder grita essa parte! kkkkkkkkkkkkk

TODOS merecem ser revistos... até mesmo aquele do Dogão no faroeste! kkkkkkkkkkkkkk


Ah, gente... a menina deste último comentário, acabou de fazer um blog e fez um post muito mara sobre AX: http://ofanaticomundoderaffa.blogspot.com/2009/07/x-files-episodio-piloto.html

Lindo! Fiquei com a lágrima de Pusher! Thanks, Raffitha! (pelo post e pelo comentário aqui, oras! kkkkk)

Bjins.....

Kaline Vieira disse...

ok... esse nunca foi um dos meus favoritos, mas vou ver agorinhaaa!! adoreei o post, e os comentários estão hilários, como sempre!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

bom... Maria Maria... essa parte do grito é engraçada, mas o resto, bem... er... eu vi umas 3 vezes só =/

Priscila disse...

Oi pessoal, acabei de assistir este episódio (pela primeira vez). Confesso que não achei aquelas coisas... senti falta da Scully neste caso (aliás, maior engraçado, ela só aparecendo do peito pra cima, ou sentada, pra disfarçar a barriga já enoooorme da filhota, mas que mesmo assim aparece de relance, rs).

Achei bem legal a participação dos Pistoleiros, bons amigos do Mulder (ou talvez o Frohike nem tanto, só estava querendo usar da amizade pra descolar o telefone da ruiva, espertolino). E realmente, se quem pedisse fosse mais gatinho, acham que o Mulder daria o tel? Ele não seria besta! rs.

E como alguém perguntou, o que fazia aparecerem aquelas msgs, até no aparelho do correio e no microondas? Eu e meu marido teorizamos que o LSDM dava tbm alucinações de visão e audição... e que os outros começaram a matar, mas o Mulder não, pq ficaram expostos mais tempo à substância... Ixi, haja imaginação, aff... Mas AX, mesmo qdo é ruim, é bom! rs

Bjos

Priscila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Josilene disse...

Oi, Pri... sim... este ep não é grande coisa mesmo, mas eu gosto dele... hihihi Mas há poucos eps de AX com Mulder e Scully q eu não goste. rsrs

Frohike é legal. rsrs Gosta dos nossos dois queridos e ele já já descobrirá que não tem muitas chances com a Scully. hauhauaha

Algumas pessoas têm o caráter fraco, fia... daí são mais propensas a essas coisas. E o carinha dos correios até que demorou, né? Coitado... Mulder é mais forte! :D

"Mas AX, mesmo qdo é ruim, é bom!" [2] - Perfo! Exatamente isso...

janaX disse...

Oie Josiiiiiii!!!!Pois é quem é vivo de vez enquanto aparace!!!Ói eu aqui traveiz...bão,eu gosto desse ep,tipo assim não é o melhor, nem o mais bonito,mais é AX e se é AX sempre vale à pena ver de novo e de novo e de novo...Também morro de pena do tal Ed,coitado que vida miserável que ele tinha e,ainda pra completar a desgraceira,fica psicótico e sai dando tiro pra tudo que é lado!Eu tenho o livro desse ep também(na verdade eu acho que tenho todas as novelizações,os bastidores e as histórias inéditas que foram publicadas na época junto com as biografias de DD e GA)e ele é bem legal de se ler.Enfim apesar de não estarem o tempo todo junto oCTC arrumou uma boa maneira de justificar tanto a ausência quanto a presenca em alguns momentos da nossa agente ruiva e muuuuito grávida!O post ficou bem legal fazendo a gente ter vontade de rever esse ep mesmo ele não figurando nas listas de preferidos da maioria!É isso ai Josita,beijo e até...

Josilene disse...

A Jana imprimiu tanta piedade pela vida do Ed que minha nossa! coitado do homem!!! hauhauhuahauhau

Na verdade, eu adoro as teorias conspiratórias desse episódio! *.* AX puuuro!

Queria ter mais termpo pra poder rever minhas séries... ai ai... não tenho mais tempo nem de ver os eps novos... afff... ok ok...

Beijos, pessoas!

Elizabeth disse...

Acho que esse Sangue tem anemia, é um ep fraquinho para o padrão da 2a temp, mas em AX até os eps mais ruinzinhos tem coisas legais pra ver. Com Sangue tb é assim: Mulder confidenciando, no relatório pra Scully, que está com dificuldades com o caso é tão fofo! O roteiro do Darin Morgan (acho que esse é o 1o. que ele escreveu pra AX, não?) é interessante e atual por tratar do uso autorizado de defensivos agrícolas sem antes saber as consequências pra população. Entendi que na estória, o tal LSDM não era um projeto secreto do governo para endoidar as pessoas, mas um agrotóxico que deu errado, como o DDT. Legal tb mostrar o meio canalha que o governo arruma pra descobrir (e encobrir) a cagada: campanha de coleta de sangue pra avaliar colesterol, qdo na verdade, queriam medir o tóxico (não duvido que isso aconteça na real *MEDO*). A ironia fina do Darin fica por conta do Ed, um cara que tem horror a sangue mas não a sangrar pessoas, chamá-lo de doido é elogio rs. Só acho que essa coisa de mensagem subliminar e paranóia foi melhor explorada em Wetwired, aquele ep escrito pelo Mat Beck, com a Scully doidaça.

PS: Acho um barato os malabarismos que a produção fez pra encobrir a gravidez da GA: ora era um livro na frente, uma cabeça, uma cruzada de pernas ou ela sentar com a bunda de lado pra cobrir a barrigona. Nesse ep dá pra ver rapidamente ela de perfil, com uns sete meses de Piper, muito bonitinha.

Josilene disse...

Pausa para eu chorar o fato de que Jana sumiu... sniff sniff sniff :(

ok ok rs

"Acho que esse Sangue tem anemia" - kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk né??? Mal dá pra acreditar que ele é do Darin de tão morninho que é. rs

Ah, eu totalmente acredito que eles façam essas coisas na vida real... sou muito paranóica. kkkkkkkkk

Josilene disse...

Ok... fui olhar os créditos do ep... mas elizabeth... esse ep foi apenas baseado numa obra de Darin... não é mesmo dele. ;) Agora faz sentido. rs