segunda-feira, 4 de março de 2013

05x02 - Redux II (Em Busca da Verdade II)

Direção: Kim Manners
Roteiro: Chris Carter

Resumo: Mulder lida com as consequências dos seus atos ao tentar uma cura para a Scully, enquanto ela luta contra o câncer com as armas que tem à mão.



Comentários:

[Josi] Acho que este é o episódio que eu mais vi de AX. Fato. Esta trilogia foi o que marcou os meus primeiros episódios mitológicos. E eu já era boba com a força desse ship! (E olha que eu nem sabia que esta palavra existia! kkkkkkkkkkkkkkk)

Já pra começar, aparece Mulder fazendo escândalo no hospital. Adoro! Por que aquele povo não dava informação mesmo? Afff! Dá-lhe Mulder!

DR: Acalme-se.
Mulder: Só vou me acalmar quando alguém me der uma razão pra isso. (leia-se: "quero ver minha Scully agora mesmo!")

Own...

Skinner o vê e...

Skinner: Pensei que você estivesse morto.
Mulder: Estou só meio-morto. (humm... porque não achou a cura pra Scully?)

O que é Mulder perdendo as forças ao ver sua parceira na UTI? Tadinho... Essa expressão dele me enche os olhos d'água... Todos os medos dele se tornando realidade...





Daí chega o Skinner e dá o golpe de misericórdia:

Mulder: O que ela tem?
Skinner: Está morrendo.

Nossa! Eu amo a postura do Mulder durante o interrogatório na sala do FBI. Amo isso de Mulder nunca baixar a cabeça. Ele está errado? Dane-se! Ele tinha uma razão para fazer o que fez e não precisaria disso caso as pessoas a sua frente fossem honestas!



Outro ponto forte pra mim é a conversa subsequente que ele tem com o Skinner. A expressão de raiva deles enquanto conversam sobre o que fizeram com a Scully é perfeita.





Mulder, então, vai ir visitar a Scully. Lógico.

Scully: Mulder, o que está fazendo aqui? Eles podem te ver...
Mulder: Tudo bem, eu estou oficialmente entre os vivos.

A conversa é ótima e Mulder o tempo todo está mais interessado em tocar e olhar bem pra parceira dele. Acho que ele tava com medo dela não sair da UTI.


Scully pede pra Mulder colocar a culpa nela... como se ela não o conhecesse... até parece que ele aceitaria. Lembrei dele no final de IWTB querendo limpar o nome de um padre pedófilo... imagina se ele ia conseguir viver sabendo que sujou o nome dela? Aff...

Então chega o Chatonildo Bill, Mulder o cumprimenta todo fofo e o cara é só patada. Poxa... tudo bem que o cara ache que a irmã exagere no tanto que se dá ao trabalho, mas que tal discutir isso com ELA? Será que ela não pode escolher por si mesma?

Ele se livra de um idiota e acha outro desfavor quando está saindo: Canceroso.

Mulder: "Por favor, me diga que está aqui porque está sofrendo de fortes dores no peito"

Bom, pelo menos este lhe trouxe uma coisa boa: uma esperança.

Sempre acho que Mulder tá com os lábios vermelhos demais nessa cena...






Amo ele fazendo isso! (ok, não tem lógica... mas quem liga?)







Gente! Eu tenho vontade de falar de todas as cenas e de todos os detalhes... o.O mas estou me controlando! Eu acho lindas até as expressões dos Pistoleiros quando Mulder encontra o chip e principalmente a alegria controlada de Mulder neste momento... Own...

Tadinho do Kristchgau... a cura não chegou rápido o suficiente para salvar o seu filho... Depois ele culparia o Mulder por ter perdido o seu cargo no governo, mas a verdade é que ele devia estar com tanta raiva e tão frustrado que saiu falando tudo o que sabia. E, claro, perdeu o emprego.

Novamente, o Chatonildo encarna em Mulder e até a sogrona se retou. Influenciada pelo filho mala, só pode.

Scully: "Bill, você não sabe de todos os fatos." - Sim... fique na sua.

Ah, eu gosto daquele médico da Scully... ele deixou Mulder com cara de quem não sabe o que fazer a seguir quando diz que nunca ouviu falar daquilo... ele espera até a mãe da Scully falar...




Depois, o irmão da Scully vai novamente tomar satisfações com ele... oi? Tua irmã já passou dos trinta, bocó! Sabia? E ainda não tem classe alguma... "you sorry son of bitch"... E Mulder nem podia rebater com o "é a tua" porque assim ofenderia a Maggie fofa. E como ele sim é bem educado, ficou calado pra não bater boca à toa no hospital... Afinal, tinha um carinha no final do corredor recebendo uma notícia aparentemente não muito auspiciosa...

Como desgraça pouca é bobagem, o Cança liga bem na hora... amo quando Mulder atende o tel ecoando o último insulto. O cara perde o amigo mas não perde a piada. FATO. E o que o Cança queria com ele? MANIPULAÇÃO! E o que ele usa?

A mala sem alça. Não posso nem falar como eu tenho vontade de dar na cara nessa loka que foi lá apenas pra judiar das feridas de Mulder. ARRE!!! Ele quase chora com o desespero da hora... Se bem que esta é outra coitada, né? Nascida e criada dentro das teias do Cança... :/



Tadinho... fica segurando a mão da fake como se dependesse disso pra ter ainda algo com o que se apoiar... afinal, ele não tinha mais sua fé em vida alienígena, estava perdendo a Scully... talvez perdesse o emprego...




Scully tá tão abatida... "Você já viu algum milagre" - *lágrimas nos olhos*






Amo quando Mulder diz "NÃO" pra esse verdadeiro son of bitch! "Depois de tudo o que eu te dei?" - Sim... devolveu, né, palhaço? Afinal, foi ele quem tirou a irmã de Mulder e a saúde da Scully.




Ainda mais abatida e obviamente se segurando pra não chorar ainda mais.






Sim... me dá vontade de rir. O que eu posso fazer? Eu me acabo de dó... mas dá vontade de rir, po!






Quando ele vai falar com a Scully depois da conversa com o tal de Blevins no FBI, ele já está mais centrado...

Scully: Se você já sabia o que ia fazer por que veio até aqui?
Mulder: Porque eu sabia que você me faria mudar de ideia se eu estivesse errado. (*lágrimas nos olhos* Amo quando ele fala isso! Ela é o seu porto seguro, o que o mantém honesto)

Daí quando eles estão naquele clima de não conseguirem parar de simplesmente sorrir um pro outro, chega o padre...

Notem que ele solta uma mão que estava segura com a Scully com a outra e ainda tem trabalho de largar esta... Ela não queria deixá-lo ir de jeito nenhum. A bichinha tava muito vulnerável... (e como não, não é?)




Então, Mulder faz com Skinner o que o médico fez com ele mais cedo... o faz passar pela tensão da dúvida. Eu estava pensando se Mulder realmente sabia que iria denunciar o chefe da sessão ou se ele obteve aquela ideia ali na hora... O fato é que eles ficarem colocando imagens da Scully rezando entre as imagens do inquérito de Mulder mostra bem como eles estão sempre juntos se apoiando de uma forma ou de outra...

Vem cá? O Cança foi atingido na casa de Mulder? Outra... quem o salvou? (Imagina como os vizinhos de Mulder deviam amá-lo... dois assassinatos no prédio por causa dele. kkk)

No final, Mulder fica como a Scully em Réquiem: num misto de alegria e sofrimento extremos... Feliz pela cura da Scully e triste por ver suas crenças ruírem... é como ele diz no episódio anterior: a simples existência de uma cura para a Scully mostra como ele mesmo estava errado.

Bom, nós sabemos que não é tão simples assim... mas ele não sabia disso naquele momento.

Interessante ver como enquanto Mulder balança pro lado da Scully, ela balança pro lado dele... Enquanto ele fica cético, Scully está mais em dúvida do que nunca. [/Josi]

[Yayá] Ok, acabei de assistir REDUX I e II e...WTF!!! Não tem, cara... não tem na Terra e nunca terá uma dupla de parceiros que se iguale ou chegue perto do que Scully e Mulder representam... não adianta!

Nossa, nesses episódios clássicos vemos o quão sincronizados e dependentes um do outro eles são... posso rever quantas vezes forem necessárias e a opinião é sempre a mesma: NÃO TEM NADA QUE SE IGUALE E NUNCA TERÁ! [/Yayá]

Quotes:

SCULLY: Mulder, O que você está fazendo aqui?
MULDER: Eu ouvi que você tinha saído da UTI, que estava se sentindo melhor.
SCULLY: Mulder, alguém vai te ver aqui.
MULDER: Tudo bem. Eu estou oficialmente entre os não-mortos.
SCULLY: O que aconteceu?

MULDER: Eu não vim aqui para falar sobre isso.
SCULLY: Mulder, não tente me proteger. Eu preciso saber.
MULDER: Bom, não tem muito o que falar. Eu vou testemunhar tudo o que sei em uma assembleia do FBI. A conspiração, os homens por trás disso, o que eu acredito ser o objetivo deles...
SCULLY: Você descobriu quem do FBI está envolvido?

MULDER: Não. Mas isso não importa agora.
SCULLY: Importa sim.
MULDER: Ei, Scully, e aquele Yankees, huh?
SCULLY: Mulder, Skinner possui evidências contra você. Ele sabe que você matou aquele homem que encontraram no seu apartamento.
MULDER: Sim, Skinner tá segurando isso.

SCULLY: Mulder, Skinner é sujo. Ele não é nosso amigo. Eu tenho quase certeza de que ele é o informante nisso.
MULDER: Eu não acredito nisso.
SCULLY: Se você testemunhar, ele vai usar isso pra te arruinar.

MULDER: Não, não o Skinner.
SCULLY: Ele está numa posição de saber tudo desde o começo, tudo o que temos feito nos últimos quatro anos.
MULDER: Mas se eu não testemunhar agora, eles vão começar a enterrar a verdade.

SCULLY: Bom, então... Você tem que colocar a culpa em mim. Você tem que dizer a eles que fui eu quem matou aquele homem.
MULDER: Eu... eu não posso fazer isso.
SCULLY: Sim, você pode. Mulder, se eu puder te salvar, deixe! Deixe que eu dê um significado ao que está acontecendo comigo.



.....


MULDER: Eu vim aqui ontem a noite, mas... mas eu não tive coragem de te acordar.
SCULLY: Você veio pra quê? Mulder, o que foi?
MULDER: Eu estava perdido ontem a noite. Enquanto eu estava aqui de pé, eu pensei ter encontrado o meu caminho. Eu... me ofereceram um acordo, um acordo no qual eu poderia salvar a minha vida de uma maneira. E apesar que eu tinha recusado essa oferta mais cedo, eu saí daqui ontem a noite determinado a aceitá-la.

SCULLY: Um acordo com quem?
MULDER: Não importa, eu não vou aceitar o acordo. Não vou aceitar acordo nenhum. Não depois do que aconteceu hoje de manhã.
SCULLY: O que aconteceu?

MULDER: O chefe de secção Blevins me instruiu a delatar Skinner. A dar o nome dele como o homem infiltrado no FBI. Quem teria nos enganado. E se eu o delatar, eles me protegerão.
SCULLY: Você vai fazer isso?
MULDER: Não.

SCULLY: Então eles vão te processar.
MULDER: Sim, eles têm evidências contra mim. Eles sabem que eu matei aquele homem.
SCULLY: Mulder, mesmo com as evidências da balística, eu ainda posso ser a pessoa que ati...

MULDER: Scully, Eu não posso deixar que você leve a culpa sobre isso. Por causa de seu irmão, por cause de sua mãe e porque eu não poderia viver com isso. Para viver uma mentira, você tem que acreditar nela. Como estes homens que nos enganaram, que te deram essa doença. Todos nós temos nossa fé, Scully e a minha é na verdade.
SCULLY: Então por que você veio aqui se já sabia o que fazer?
MULDER: Porque eu sabia que você me diria se eu estivesse errado.


Outras Imagens de Redux II:

Mulder no hospital ao ver a Scully na UTI

Mulder contando a Skinner q alguém deu a doença a Scully...

... Skinner querendo saber quem foi.

Mulder visitando a Scully

Fofo

Chatonildo

Esse é o episódio em q Mulder mais chora...

A cara de admiração do Canceroso quando Mulder recusa sua oferta...

Ao menos tivemos um final feliz dessa vez

13 comentários:

janaX disse...

Putz josi,eu não ia comentar hj,primeiro pq minha net tá uma M,ontem fiz um coment num post antigo e quando fui publicar...não deu de jeito nenhum!Conclusão...perdi tudo(e vc sabe que o meu tudo é muuuuito!). Mais eu simplesmente não podia me omitir...Jooooooosiiiiiiii que post menina,caraca vc matou a pau!!!Ficou lindo pra caramba...ficou único,perfeito!!!Simplesmente vc transcreveu todos os pontos,todas as abordagens...todas as sensacões...todas as dores que eles sentem,que a gente sente!!!Cara vc fez tudo sozinha...tipo,não que eu ache que vc não pode escrever sozinha,mais é que deve dar um trabalhão do caramba!!!Eu levo quase uma hora pra fazer um coment...imagina um post,com imagens,com quotes e resumo,vídeos do ep!!!PARABENS amiga,todos os elogios que te dou não são em vão e nem exagerados!!!Vc realmente é uma heroína,que não se entrega nunca e que nunca deixa a peteca cair,mesmo com toda a sua vida pra viver,ainda se doa um pouquinho para o Blog,pra gente...voce é d+ garota!!!Eu não tenho nenhuma dúvida de que vc vai postar The Thuth e depois IWTB e eu quero ser a primeira a comentar os dois,e nesse dia nos vamos chorar muuuuito né colega(de alegria e de tristeza também),nós e mais um montão de gente que te segue ai(e que cada dia vai aumentando!!!).Enfim Redux II é lindo!!!Eu amo esse ep e ele me dá aquela sensacão de nostalgia,pois(pra mim)as coisas comecam a tomar um caminho diferente na série,um novo tempo se instala em AX e com ele uma nova fase da série(fase essa que para mim não é tãaao legal,vc sabe né amiga...eu tenho problemas à partir da Quinta Temporada...vou fazer terapia...ou não...KKKKKKKKKKKKK),isso eu sinto novamente com o final da Sétima Temporada(que eu ainda não terminei de ver...mais já assisti a Oitava e a Nona então sei do que eu estou falando!).Mais vamos lá né,fazer o que...ainda na quinta há outros eps de que eu gosto,mais também comecam os eps de que eu não gosto tanto...vou sobreviver e tenho certeza que através dos coments ai do Super Ultra Mega Blog eu verei esse eps sobre um novo olhar!!!Me ajudem ai pessoal!!!Josita me suporte please!!!Feitas todas as consideracões...só posso deixar um abracão e até...

Anônimo disse...

Esse também deve sero episódio que mais vi além de The Truth,pois na época estava com problemas de aceitar o fim da série e por isso não deu pra curtir como devia.Acho que já sabia que nunca mais iria encontrar algo que me deixasse tão apixonada quanto AX.
Quando vemos um Mulder desesperado ao entrar no hospital e um Skinner chato sem deixá-lo se aproximar para tocá-la,pois já sabemos o quanto é importante pro Mulder tocar a Scully. E como sempre fiquei esperando que CC mau nos deixasse alguma coisa além de um beijinho no rosto.Gente ela estava morrendo, mais nada!

Aquele chato do Bill que você tem vontade de bater por querer magoar nosso fofo, será que ele não sabe que irmã não iria enfrentar uma batalha em que nã acreditasse?
E por fim a carinha fofa do Mulder ao saber do resultados dos exames e nós pobres shippers ficamos imaginando se ele não voltou aquele quarto depois que tod mundo saiu paracomemorarem d everdade(esqueçam essa parte!)
Oh! Jana seja bondosa e passe a ver a oitava e nona com outros olhos não são tão bons ,mas é AX e isso vale a pena.

Xêros, meninas,até!

Yanne

Anônimo disse...

Como as gurias comentaram que esses foram os episódios que mais viram... o meu também porque ele é lindo de chorar os montes!!!Será que eu me considero? Bem minha sanidade não está em julgamento agora kkkkkk só sei dizer que Mulder e Scully são perfeitos.
Parabéns pelo blog!!!
Abraços Caliana

jotapeah disse...

Eita, vão fazer a décima temporada em quadrinhos. http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1241589-criador-de-arquivo-x-vai-produzir-temporada-da-serie-em-quadrinhos.shtml

jotapeah disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernanda disse...

Deve ser o episódio que eu mais vi também. Hehe... Sou apaixonada! Eles estão tão lindos um com o outro. Gosto da edição e do ritmo do episódio também.
Adorei o post! Obrigada por toda a dedicação :)
Estava lendo os posts das enquetes shippers e tô morrendo de curiosidade para saber quando você acha que os dois ficaram juntos pela primeira vez. Você disse que acha que foi antes do all things, né? Conta sua teoria! Conta! Conta!
Beijo!

Josilene disse...

Jana como sempre uma fofura de pessoa. SIM! FICAREMOS ATÉ O FIM! HÁ! :D Own... tomara que vc consiga sim ver por outro olhar. sim, o ar da série muda, mas... sei lá... para mim continua AX. :D E Mulder e Scully, claro.

"estava com problemas de aceitar o fim da série e por isso não deu pra curtir como devia" - sei que já disse isso mil vezes... mas... bom, meu trauma com ax foi tao grande q eu não vi mais série alguma por uns bons anos. rs

Parece que a gente gosta de sofrer mesmo, né, Caliana? kkkkkkkk Mas qdo a história é bem escrita, vale a pena mesmo. :)

Sim, JotaPêAh!!!! \o/ farao uma temporada nova de ax nos quadrinhos e o tio CC tá envolvido no projeto e já saíram umas artes da coisa e parece tá muito bom! \o/\o/\o/

Beijos!

Josilene disse...

Ok... a resposta de Fernanda vai em um comentário separado. hehehe

Pois é... eu não acho que All Things tenha sido a primeira vez... a gente costumava analisar ep por ep as expressões dos dois agente e a forma como eles interagiam mudou muito e de forma gradativa a cada ep depois de Milagro...

Então, sinceramente? Depois daquilo de Milagro, não tinha como eles escaparem não... ficou claro ali que Scully gosta de Mulder e eles tavam muito faceiros e flertando muuuuito mais depois daquilo. Pra mim, o primeiro beijo teria vindo antes daquele ep dos cogumelos (esqueci o nome... mimimi). Mulder tava agindo como quem já tinha acertado esses pontos com a Scully, então ele poderia continuar com a pose de menino minado dele... e em A 6ª extinção, a scully tava muito segura de si ao enfrentar Fowley. Então... algo a mais já tava rolando ali.

Agora... a primeira vez mesmo... eu não lembro se eu tinha setado um momento específico... creio que antes da sexta extinção tb... pq... sei lá... aquela cena do corredor de amor fati é forte, sexy e romântica demais até para os padrões de M&S. Não dava pra serem apenas um casal platônico não. rsrs

Então, depois destes eps houveram váaarias dicas ao longo dos eps que denunciavam a intimidade crescente deles... Veja Rush... como Scully flerta com ele e quase bate os cílios pra convencê-lo a fazer o que ela quer. Ali foi A DICA. kkkkkkk amo aquela cena... com ela acarinhando a gravata dele. rs

bom, é lindo... e eu poderia ficar aqui escrevendo escrevendo escrevendo... mas os pouparei de minhas loucuras... culpem a Fernanda que perguntou. kkkkkkk

Beijos, pessoas!

PS: vou tentar postar o ep das enquetes nesse findi, mas não posso garantir pq arrumei muitas obrigações... :/ :*

Anônimo disse...

Bem, eu compro a teoria d aJosi, eles vão ficando fofinhos ,tão cheios de intimidade, e não parece que tem aquela tão sufocante Tensão sexual não resolvida, já dá pra respirar melhor..rsrsrsrsrs

Simplesmente All Things foi uma caridade que a GA fez nos dando uma dica que a coisa já estava rolando, já que tem alguns céticos que não consegue acreditar nisso.

Abraços!

Yanne

Elizabeth disse...

Eu tb já perdi a conta das vezes que vi esse ep e os outros mitológicos, todos bárbaros. Penso que Redux II e One Breath são quase gêmeos, pois ambos tem muito em comum: Mulder invadindo a UTI desesperado por ver a ruiva moribunda, a busca do agente por algo que pudesse salvá-la, o confronto com o Cança e o alívio final por tê-la sã e salva. Confesso que gosto mais de One Breath, mas apenas pelo simbolismo espiritual que aquele ep carrega, uma coisa muito tocante pra mim. Mas adooooooro Redux 2 tb por tudo que foi dito no belo post e nos coments da galera. As cenas da dupla conversando no hospital são as minhas prediletas nesse ep, mas gosto tb daquela estranha sequência em que o Fumeta invade o ape do Mulder (casa da mãe Joana blaster!) e fica olhando enternecido para o retrato dos irmãos Mulder. Era afeição paterna ou remorso? Confesso que nunca entendi qual era, no fim das contas, o real interesse do Cança em Mulder: o vilão queria sacaneá-lo, usá-lo ou protegê-lo? É uma das dúvidas que eu ainda tenho em relação à série. Por fim, não dá pra não se comover com as atuações de DD e GA (ela principalmente). É de encher os olhos e ficar admirando e curtindo, mais do que só assistindo ao show. Lindo mesmo!

PS: "Sim... me dá vontade de rir. O que eu posso fazer? Eu me acabo de dó... mas dá vontade de rir, po!"(Josi) kkkkkkkkkkkkkkkk Eu tb, Josi, eu tb!!!

Fernanda disse...

Eba! Obrigada, Josi!

Unh... Faz sentido.Eles ficaram bem flertando mesmo, principalmente na sétima temporada. Aquele dos cogumelos é o em que eles têm alucinações, né? Eles dando as mãos no final é a coisa mais fofa do mundo!

Mas é estranho eles estarem envolvidos e não darem um beijinho sequer em qualquer situação, né? Aquela cena final do amor fati, como você falou, é super romântica e sexy, mas... Pô... Passa o dedo na boca mas não beija? Sacanagem. Hehe...

A cena do Rush é o máximo mesmo, ela falando "For me, please?" com beicinho. Amo também!

Eu vou adorar se você ficar escrevendo e escrevendo. Adoro o assunto e é tão lindo ter alguém com quem falar e debater sobre isso :)

Enquete? Eeeeee!

Muito obrigada pela resposta! Vou rever a sexta e a sétima com esse olhar. Hehe...

Beijo!

Elizabeth disse...

Li a reportagem do link compartilhado pelo JotapeAH (obrigada, amigo!!!) e mais uma entrevista (reproduzida no Expediente X) de um dos roteiristas envolvidos nesse projeto da HQ de AX. Se for como esses caras estão falando, o negócio vai ser mara, ainda mais porque o CC está envolvido no projeto como supervisor e assim, o risco dessa nova versão de AX sair descaracterizada é bem menor (rezemos pra isso...). Vi até uma amostra da ilustração com a Scully, muito parecida com a aparência dela na 3a./4a. temp. Será que vão resgatar a magia dessas temps? O roteirista entrevistado disse que será a 10a. temp. partindo de onde tudo terminou e inserindo as novidades de agora e uma nova mitologia. Acho que tem tudo pra dar certo, há muita estória pra se contar ainda e os americanos são muito competentes pra fazer HQ (adooooro, mas faz séculos que não leio uma). É esperar pra ver, né?

Josilene disse...

yanne... eu li em algum lugar que disseram a GA que ela poderia inserir dentro do ep uma dica de que eles já estariam dormindo juntos. engraçado que "a dica" da GA foi tão eloquênte e mesmo assim tem gente que ainda não acredita. kkkkkkk

Elizabeth... nunca pensei nesses dois eps como gêmeos... mas sim, se vc pensar que em ambos a scully tá a beira da morte se parecem mesmo. rs Mas eu ainda gosto mais de redux. Creio que pelo simbolismo e pela importância que ele tem para as histórias de mulder e scully e o desenvolvimento dos dois personagens.

E sim!!! to tão excitada com esses quadrinhos. acho que como CC realmente não tá conseguindo colocar pra frente o projeto do filme, ele vai com isso que é o que dá. rs Mas parece que td ta muito bem caprichado. Promete ser muito bom!!!

"Mas é estranho eles estarem envolvidos e não darem um beijinho sequer em qualquer situação, né?" - Tem teoria pra isso tb, Fernanda. Pense bem. Eles estavam sempre sendo vigiados. E o pessoal estava sempre em busca de qq coisinha para usar como desculpa para separá-los. Então, se eles ficassem posando de casal por aí, seria muito simples usar isso para tirar a Scully dos AX. Então, minha teoria é a de que eles mantiveram o romance o mais secreto possível para salvar a parceria deles... E se não vimos nada tb é td culpa de CC, que como diz Jana, é belo troll e nos colocou de fora disso tb. rs