segunda-feira, 27 de março de 2017

06x13 - Agua Mala (O Perigo vem da Água)

Direção: Rob Bowman
Roteiro: David Amann

Resumo: Mulder e Scully investigam o desaparecimento de pessoas durante um temporal. Mulder suspeita que um monstro marinho está levando as pessoas pelo encanamento.





Comentários:


[Josi] "O fundo do oceano é tão profundo e sombrio quanto a imaginação."

É imensamente ignorado pelas pessoas de forma geral o tamanho do mistério que se esconde nos oceanos. A gente simplesmente não sabe o que anda por ali. Eu acho que pelo fato deles não oferecerem perigo para quem não vai atrás deles, ninguém realmente se preocupa. Eu apoio essa ideia e acho que devemos deixá-los lá em paz. Enquanto isso, a gente leva nosso tempo tendo mais medo de que seres alienígenas mais evoluídos tecnologicamente, mas não mental e espiritualmente, nos ataque e destrua.

Enfim, em Agua Mala, nos encontramos com Arthur Dales, que eu creio ser o mesmo que falou com Mulder da primeira vez e não o irmão com o mesmo nome que aparece em The Unnatural. Eu falaria mal de alguém que colocasse o mesmo nome nos filhos se não conhecesse várias pessoas nessa mesma situação na vida real (meus pais inclusos!). Mas os que eu conheço tem um segundo nome pra chamar de seu. rs

Ah, adoro ele conhecendo Scully. É muito clichê isso da pessoa ter uma primeira impressão ruim, daí passa a admirá-la por seus atos, mas eu não ligo. É legal. hehe

Aliás, devo dizer que não é exatamente uma impressão ruim. Scully é uma cientista. Ela tem que duvidar de tudo o que vê e do que lhe dizem sim, oras. Só acho que ela teria que fazer isso sem aquela cara de quem acha que a pessoa é completamente louca. kkkkk

Todas. As. Vezes. Que. Mulder. Toca. Em. Nojeiras. Eu. Fico. Nervosa. POR QUE VOCÊ FAZ ISSO, HOMEM???






Pera pera... Scully tá andando com duas lanternas? Por que quando eles estavam perto da máquina de lavar ela tava com uma grandona... aí saem de lá e ela tá com uma pequena. Hã?

Policial: "Mais pra baixo tá tudo inundado. Não tem como passar."
Scully: "Mas é importante" - ??????????????????? Fia, você quer ir nadando pra casa?

"Scully, um carro parado é atingido fácil pelo menos assim somos um alvo em movimento" - Scully pode ser sem noção mas Mulder é ainda pior. Meu Deus!

***90% de meus comentários aqui serão para mostrar as loucuras que estão fazendo. Mas sério! Que diabos é isso???***





Olha, tudo bem que eles não estão no melhor ambiente para nada e o cara tava morrendo... mas será que não dava pra abrir a geladeira e ver se achavam um pouco de água limpa para jogar um pouco no pescoço desse coitado? Até água de chuva seria algo??? Novamente, entendo que é uma emergência... mas eles nem tentam!

Aaaaaaaaí... chega o momento em que estão examinando o delegado. E não apenas arrumam um termômetro como... adivinhem! Muita água! *rolando os olhos*

Bom, daí pra frente é só: tiros, monstro atacando, pessoas desaparecendo e coisas do tipo.

Scully acaba salvando o dia. Mas Mulder realmente se salvou, tadinho. Mas nem Dales acredita nele dessa vez. Ele tá muito impressionado com Scully. Como culpá-lo?

Sabe, gosto muito desse episódio. Ele é muito doido, não faz muito sentido, mas ele é bem legal de se assistir. Bem leve. Aliás, Scully tá lindíssima com o cabelo fora do normal.










Arthur Dales é uma graça e eu tenho uma certeza em mim de que Mulder terminaria igual como ele se não fosse pela Scully. Creio que é o momento de fazer os dois agradecerem por ter se encontrado e melhorado a vida um do outro. Apesar de todas as desgraças que a vida jogou em cima deles por causa da busca pela verdade.

Acho que todo mundo tava precisando de alguém jogando na cara de Mulder que ele deveria apreciar mais a parceira inteligente e ética que ele tem depois desses dois últimos episódios. [/Josi]


[Cleide] “Todos os Malucos vêm para Flórida”

“Agua Mala” parece uma prova empírica desta frase que é repetida em vários momentos do episódio. Quem é capaz de se aventurar em um furacão daquela magnitude? Demonstra a loucura de Mulder de enfrentar um voo em tais condições, e que Scully não é menos maluca por seguir ser parceiro para todo tipo de cilada existente... mesmo que chegando lá ela reclame, faça piadinhas, duvide das teorias do parceiro, lá está ela, enfrentando os mesmos perigos... maluca ou não? Para ser dupla de Mulder não dava pra ser muito certinha...

O motivador da viagem de Mulder para o olho do furacão, é Arthur Dales, o “famoso homem dos Arquivos X” que por sua vez se mostra um tanto cético a respeito do fato de Mulder ter uma mulher como parceira no departamento, e por boa parte do diálogo inicial, ele se mostra bem preconceituoso com a ruiva.

O argumento de Dales para atrair os agentes para Flórida, é o desaparecimento de uma família, sem deixar rastro...  o fato de serem biólogos marinhos, acostumados com os perigos do fundo do mar “tão profundo e escuro como a natureza” dão um peso ao mistério, afinal, eles eram pessoas cientes dos perigos marinhos da região.

O episódio tem uma fotografia bem escura, e se passa em grande parte em um prédio abandonado durante a tempestade. Os corredores, apartamentos pequenos e banheiros inundados são muito eficazes em nos passar a sensação de caos instaurado pelo fenômeno da natureza. O telespectador vê o mostro muito antes dos personagens envolvidos, e para variar, é um mostro bem nojentinho... Mulder obviamente, não perde a oportunidade de colocar as mãos na gosma deixada por ele... eu não entendo essa compulsão de Mulder em tocar “ecas” desde o episódio “Squeeze”.

Em uma situação de se desesperar, presos no trânsito com uma chuva torrencial, árvores caindo, enchente, Mulder diz à Scully que ainda iriam rir disto... sempre tão positivo... eu estaria surtando, aliás, não sairia de carro num temporal daqueles de maneira alguma!

Este é mais um dos episódios em que Mulder é o cara mais sortudo do mundo por ser parceiro de Dana Scully, ela salva o delegado, faz um parto no meio do caos – de uma parturiente no mínimo louca, dá ordens para que tudo fique organizado, descobre como o monstro mata as pessoas (algo que por mais que assisto este episódio, sempre acho confuso)... ou seja, sem ela por perto, Mulder não voltaria da Flórida para contar a história, apesar dele insistir que teve um insight por causa do comportamento de um gato que vira no local.


Acompanhando tudo pelo rádio, Arthur Dales é obrigado a dar o braço a torcer no final:
“Se a Agente Scully não estivesse lá com você, me arrepio só de pensar o que poderia ter te acontecido. Eu diria que você lhe deve sua vida. É necessário ser um grande homem para admitir isto, mas se eu tivesse alguém tão experiente como ela ao meu lado todos aqueles anos atrás nos Arquivos X, talvez não tivesse me aposentado.” (tradução livre)

Agora me digam, meus amigos, se Scully não tivesse sido designada para trabalhar nos Arquivos X lá nos anos 90, o que teria sido de nosso Fox Mulder? [/Cleide]


Quotes:

Dales: É incrível. De verdade.
Scully: O quê?
Dales: Veio aqui no meio de um furacão, atrás de um monstro, e acabou trazendo uma nova vida a este mundo. Depois matou o monstro e salvou a vida dele, quando estava quase indo pelo ralo.
Mulder: Ela não salvou minha vida.
Dales: Salvou. Mesmo sob ameaça.

Scully: Não teria pensado em sair na chuva se não tivesse dado a dica, foi a água doce que matou o organismo.
Mulder: Não, vi o gato dos Shipleys.
Dales: Não acredito.
Mulder: Não. Vi o gato que se salvou porque ficou na máquina de lavar. Os Shipleys vedaram a casa, então só poderiam ter saído se a criatura tivesse entrado pelo encanamento com a água do mar. O delegado desapareceu na banheira com sais de Epsom...

Dales: Se Scully não estivesse lá, não sei o que teria acontecido. Deve sua vida a ela. Só alguém corajoso admitiria, mas... se tivesse alguém tão esperta quanto ela comigo, durante meu tempo nos Arquivos X, talvez não tivesse me aposentado. Sugiro um brinde à sua boa sorte, e insisto que bebamos. E o que tomaremos? Alguém quer água?
Scully/Mulder: Não!


Outras Imagens de Agua Mala:

Eca...

*blablabla ciência*/*blablabla paranormal*

A expressão da gente é essa também...

O gato que salvou Mulder

Fontes adicionais das Imagens: x x x

Nenhum comentário: