sábado, 2 de janeiro de 2010

02x17 - End Game (Fim de Jogo)

Direção: Rob Bowman
Roteiro: Frank Spotnitz

Resumo: Mulder segue um caçador de recompensas alienígena que fez Scully prisioneira e descobre que sua irmã pode não ser quem parece.



Comentários:

[Starbuck] Vou focar primeiro na mitologia. Eis então que temos os seguintes fatos:

- O entendimento que aquela Samantha era fake e que realmente os clones estavam sendo produzidos a todo vapor.

- Os clones vem sendo feitos há muito tempo, e isso ocorre porque o ser humano não suporta limites, apesar de não saber viver sem eles. Paradoxal? Sim, é... mas é na contradição que quase compreendemos algumas cosias, segundos antes de refutá-las.

- Nesse episódio é indicado que pesquisas sobre isso são feitas há muito tempo na ex-URSS. A terra do Dost é o berço de muita coisa, desde as mais belas até as mais cruéis. No entanto, como vimos em EVE (XF é o máximo mesmo), os clones não aceitaram ser meras cobaias, eles pensam e o pensar para eles teve o mesmo efeito devastador e, ao mesmo tempo, divino, que tem para nós. Ou seja, eles não suportaram a ideia de serem eternamente controlados, e pelo que vimos em FIM DE JOGO, como muitas pessoas que vagam pela Terra, eles buscam incessantemente uma coisa: a individualidade.

- Os clones que aparecem nesses episódios estão insatisfeitos com a ciência que os criou, justamente pela semelhança que os une. Daí iniciaram as pesquisas e viram uma possibilidade de criar novos seres diferenciados com a junção de dna alienígena.

- O Caçador de recompensas, um alien, que faz parte de um grupo de aliens que tem poderes extremos, como mudar a face, uma força descomunal e um fraqueza interessante (o medo que o picador de gelo se aproxime de sua nuca) entra em ação.

- Por que o caçador de recompensas está na Terra? Primeiro, pela pureza da raça, ele não quer híbridos, não os aceita. Então, ele tenta destruir os clones antes que eles consigam algum sucesso em suas pesquisas. Segundo, já é nítido que há uma guerra nas estrelas, ele faz parte de um desses grupos, então o interessante é destruir todas as possibilidades de criação de raças superiores.

- O caçador de recompensas sabe da Samantha... e sabe que, naquele momento, ela estava viva e bem. Não consigo imaginá-lo mentindo ali, por isso nunca achei viável o entendimento de que ela teria morrido adolescente em CLOSURE. Mas, talvez ele tenha mentido... vá saber. Ou o fantasma da Samantha (para desespero de muitos rs rs) ainda aparecerá em XF3 (sem gritos histéricos, por favor... foi só uma hipótese).

Momentos Mulder e Scully:

- Tem o teaser devastador com a Scully apanhando pra valer do Mulder.Fake.

A Scully pagou caro por ter dito (sem pensar direito) que estava cansada, que ela iria se impor limites e tal. Pouquíssimas vezes vi uma frase dela marcar tanto o Mulder, a forma como ele olhou-a... a maneira como ele ficou triste... nossa... Então, ele vai brincar sozinho no Alasca e deixa um recado que faz a ruiva perder o chão. Ele foi só, justamente porque ele estabeleceu os limites, a dor era dele, a busca era dele, ele não podia permitir que ela arriscasse a vida por isso.

- E, para mim, esse episódio mostra - de fato - qual é a importância da Scully na vida do Mulder. Ou seja, ele passou quase toda a vida a procura da irmã, foi chamado de spooky, aguentou um monte de gente fazendo chacota das suas teorias, mas num momento crucial, ele resolve trocá-la pela parceira. Enfim, por mais que fosse uma escolha "a la" Rei Salomão, vimos que ele ESCOLHEU A SCULLY.

E, antes disso, sabemos quem realmente importa na vida do Mulder... ele está até controlado apesar de ter recebido a irmã de algum lugar, apesar do reencontro frio com aquele pai monstruoso, mas quando percebe que o caçador de recompensas está com a Scully, ele fica em pânico...

Ele troca a Samantha pela Scully... isso achando que aquela Samantha fosse - de fato - sua irmã. Isso diz muito... muito mesmo.

- Depois ele teve que explicar tal situação para o pai dele... acho que foi uma das piores coisas na vida do Mulder. A Colônia e Fim de Jogo mostram a conturbada relação do Mulder e seu pai....

Poucas vezes vi a Scully tão desnorteada. Quando ela entra na sala do Skinner e pede ajuda, ela quase desaba no choro ali, mas se segura. Depois dorme no sofá do narigudo (claro, ela pode estar aflita, mas ela é a Scully, dormir é uma necessidade mais que básica para ela) esperando o mr. x. Muito bom a briga do X com o careca e depois o careca entregando as coordenadas para a Scully. Gente, o grand skin é o mais shipper de todos, ele torce tanto para esses doidos e faz qualquer coisa por eles...

Lindo quando a Scully domina a situação lá no hospital e o médico começa a dizer que o Mulder não tem chances, apesar de todo o esforço dela, e ela passa a mão nos cabelos do narigudo e diz que ele ficará bem... lindo.

- E, por fim, nossas cenas preferidas, ou seja, CENAS DE HOSPITAIS...
O sofrimento da Scully a espera de um sinal de vida do Mulder...





E o sorriso final... depois de tudo... porque mesmo com escuridão, demônios, aliens e sofrimento, eles estão juntos... novamente.



[/Starbuck]

[Daniela] A primeira vez que assiste "Fim de Jogo", me assustei com forma como Scully vai parar na parede violentamente depois de levar aquele golpe do "falso" Mulder...

Sem contar como ele a pega e a levanta na parede tadinha. Parece que levantou uma folha... ai ai ai

Outro ponto importante pra mim foi a preocupação de Mulder com Scully chegando a entregar sua irmã que ele procura a anos para poder salva-la!!!!! Amor incondicional é assim.

Outra coisa que eu gostei muito é como o Skinner mesmo sendo durão fica totalmente sem defesa diante de um pedido de ajuda de Scully... A parte final é muito legal!!! Mulder resgatando sua fé em continuar a procurar... [/Daniela]


[Lu] Em End Game, a clássica cena de Mulder que não é Mulder entrando no quarto de hotel dela e o true Mulder ligando pra ela... a cara dela é impagável. Eu se fosse ela não tinha ficado assustada não, tinha ficado feliz! "EBAA! SÃO DOOOIS AGORA!! \o/" heheee...

E detalhe, como já disseram aqui, ela sabe que o verdadeiro é realmente o verdadeiro só pela voz po, ela poderia pensar que o falso fosse o do tel né? Amor é assim mesmo.

Mas a cena mais linda é no hospital (nossa, que novidade...cenas de hospital, auhau), a carinha dela de preocupação...snif...é de matar... E o sorriso de orelha a orelha quando ele acorda!! Perfo! [/Lu]

[Josi] Ok... dois lugares pra onde eu não iria: para debaixo da terra (cavernas e coisas do tipo) nem pra debaixo d'água sob uma superfície gelada.

Own... a carinha que Mulder faz quando vê o quarto todo destruído é de dar dó.





A ideia dele era enganar o cara, não é? Ele queria ficar com as duas. A pergunta é: Será que ele arriscaria a vida da Scully daquela forma? Se bem que essa é uma pergunta ingrata já que eles arriscam a vida continuamente nos casos que investigam. Mas a Scully é uma agente treinada, não seria a mesma coisa de colocar um civil naquela situação...

Tadinha da Scully. Diz um "tudo bem" toda xoxinha, vai pro carro e se esconde o máximo que pode... Ela fica ainda mais pequenininha nessas situações... rsrs



Mulder diz antes de começar a troca "Samantha, não corra riscos desnecessários" e o que ela faz? Inicia uma briga com um cara daquele tamanho... Como é que o atirador ia acertar um tiro daqueles com todo aquele movimento?

Scully: "Tem certeza que era sua irmã?" - Pergunta extremamente pertinente, não apenas pelo fato de pessoas que se transformam em outras, mas porque qualquer pessoa com traços parecidos com o daquela criança que Mulder se lembra poderia se passar por Samantha.
Mulder: "Por que você tem sempre que questionar isso?" - Ele tava meio impaciente com a Scully, não? plah!
Scully: "Porque no motel era você e não era você." - Boa, Scully!

Dá muita pena quando ele descobre que a irmã dele que apareceu era falsa! Odeio quando enganam Mulder desse jeito...

Mas... esse olhar dele me dá é medo. o.O






"Você estava certa, Scully. Todos temos nossos limites e eu estou traçando o seu aqui" - acho que neste instante a Scully se arrependeu de ter dito aquilo...

Esta cena dela falando com o Skinner sobre um Mulder sumido me lembra uma gêmea de Triângulo, só que nesta última o desespero dela era bem maior... acho que aqui ela não estava ainda tão caidinha, né? rsrs Ok... retiro o que eu disse. Acabei de ver os lábios dela tremulando. Acho que, na verdade, nesta época ela ainda fingia melhor.

Eu bem entendo a Scully... quando eu estou muito desesperada, me bate um cansaço tão grande... eu durmo também. Não descanso muito... mas adormeço... rsrs



Eu adoro a parte em que ela chega no hospital e toma conta da situação! Dá-lhe Scully!

Own... ela entra e fala "I'm Dana Scully, I'm agent's Mulder partner" igualzinho como ela fala "I"m Dana Scully and that's my car" em IWTB.

E a conversa deles no final é ótima também! [/Josi]

Quotes:

Scully: Transfusões e um tratamento agressivo com agentes anti-virais resultaram em um progresso gradual e constante na condição do Agente Mulder. Exames sanguíneos confirmaram sua exposição ao retrovirus não identificado, cuja origem permanece um mistério. A equipe de busca que encontrou o Agente Mulder não achou nem o submarino, nem o homem que ele procurava.

Scully: Vários aspectos deste caso continuam inexplicáveis, indicando a possibilidade de um fenômeno paranormal. Mas estou convencida de que aceitar uma conclusão como esta é abandonar toda esperança de compreender os eventos científicos por trás dela. Muitas coisas que presenciei desafiaram minha fé em um universo ordenado...

Scully: ...mas esta incerteza apenas reforçou minha necessidade de descobrir, de entender, de aplicar a razão às coisas que parecem desafiá-la. Foi a ciência que isolou o retrovirus ao qual Agente Mulder foi exposto. E foi a ciência que permitiu que nós entendêssemos seu comportamento. E por fim, foi a ciência que salvou a vida do Agente Mulder.

Scully: Ei! Como está se sentindo?






Mulder: Como se tivesse sofrido de graves queimaduras de gelo. Como cheguei aqui?
Scully: Uma esquadra de reconhecimento da marinha achou você e te levou de helicóptero para o Hospital Eisenhower Field. Obrigada por me deixar pra trás.

Mulder: Eu... eu sinto muito, eu... eu não poderia deixar que você arriscasse sua vida nisto.
Scully: Você encontrou o que procurava?
Mulder: Não. Não. Mas eu... eu encontrei algo que pensei ter perdido. Fé... para continuar procurando.

Outras Imagens de End Game:

Scully toda quebrada

Mulder e X

Skinner chegando com as respostas

Juntos novamente

18 comentários:

Lívia Ribeiro disse...

Gente...eu simplesmente ADORO este episodio!É perfect!Primeiro, é mitológico, afinal, só o cabeça de parafina do Chris Carter para criar algo tão...tão inteligente!Aff...ainda vou escrever roteiros assim...
Segundo, porque reune o que há de melhor nos nossos dois agentes: preocupação exarcebada mútua, arriscar a própria pele, sacrifícios e, claro, cenas mais-do-que-um-infarto-do-miocárdio shippers! (eu tenho que concordar com vcs, eu amo hospitais!rsrsrs)
Agora, só um comentariozinho...eu sempre desconfiei de um sentimento mais que "chefial" do Skinner para com a Scully...vem cá o homi apanha até machucar os rins mas ele leva até ela o que ela quer!!!!(aposto que ele deve ter vibrado tbm com aquela bitoquinha que ela deu nel no elevador em Triangulo)...sou má! rsrsrs
Eu nunca gostei dessa Samantha fake...aff, aquela voz rouca dela: "Fox!"..é de lascar!
Enfim, amei as interpretações de vcs.....vcs são mil mesmo. Já pensou se a série ainda passasse na TV aberta como antigamente?Vcs seriam alçadas a condição de rainhas X....!!
Bjussssssssssss sabor semente de girassol!

Yanne disse...

O que posso dizer depois de comentários tão bons, mas esse episodio vem retratar a coisa mais linda em ax!!!!Depois de tanta busca, ele encontra a irmã ...falsa ou não, na hora de escolher quem ele prefere a ruiva...isso mesmo!!!


è ultra-mega.shipper...não? E a carinha dele quando entra no quarto e vê tudo quebrado!!!Uffaaa!


D+++++

Um 2010 repleto de coisas boas.....pra vocês do blog....pra quem da uma passadinha aqui, e pra quem fica!!!
bjs!

Josilene disse...

Mas Lívia... É pq o Skinman é shipper no último tb... rsrssrs E não pode ver uma cena scully.preocupada.com.mulder (ou vice-versa) que ele faz de um tudo pra ajudar.... rsrsrs

"Já pensou se a série ainda passasse na TV aberta como antigamente?Vcs seriam alçadas a condição de rainhas X....!!" - hauhauahuahaa exageraaaaaaaaaada (no ritmo de cazuza, por favor... :))! Ei, mas vcs souberam que a Globo talvez transmita AX nas madrugas da vida? Já é algo, né?

Sim, Yanne... ele jogou a irmãzita na fogueira pela Scully. \o/

Feliz ano novo pra vcs, meninas! Que Deus nos abençoe e nos dê força para enfrentar mais um ano neste mundo maluco.

Bjão!

loser like me disse...

Gente quanto tempo,fui viajar e anteontem voltei,fikou perfaaa a enquete de cenas hot,e esses episódios,Parabéns pra vcs e um Feliz Ano Novo

Cleide disse...

Amadas e amados!

Gente, ler esses resumos meu deu uma nostalgia... eu vibrei demais quando vi esse episódio. Não esqueço do sorriso de Scully quando Mulder acorda.

Lembro também que brigava com os noromos from hell, com o argumento que trocar Samantha por Scully era uma super pinta que Mulder amava a parceira...

Amei os resumos da Star e da Josi!!!

Star, bacana vc detalhar e explicar assim a mitologia, ajuda muito a nos localizarmos na história!

Meninas... eu adoraria ser uma Rainha X, queria muito que esse blog bombasse e a gente fosse convidada pra dar entrevista no Jô! hahahahahahahahaha

Bjs!

Cleide disse...

Ah, e Jones... eu não sou tão otimista assim em relação à Globo... acho que ela comprou o Arquivo X pra arquivar mesmo. E nunca mais sofrer a ameaça de outros passarem... [snif!]

Ariana disse...

Ei, eu não sabia dessa que a Globo comprou os direitod de AX... *.*
Não sei se gosto ou não.
Mas tb duvido ver isso na TV. :p

Eu gostaria de ter um ET desse que muda de forma (exceto pelo líquido verde e venenoso)... Cada dia ele teria que mudar de aparência... *sonho*
Um dia seria o DD, outro o Clint jovem, depois o Rock Hudson e o Marlon Brando e o Gregory Pack e denovo o Clint e o DD e o Clint... a vida seria boa... :D

Mas... ODEIO SAMANTHA FOREVER!

Ariana disse...

Só tenho visto MM... :)

E às vezes PPM... T.T

Josilene disse...

Olá pessoas!

Isah! Qto tempo! Tks!

"e a gente fosse convidada pra dar entrevista no Jô!" - hauahuahauahuahauahuah Só a Cleide mesmo!

Cleide, fia... a globo passa um desenho estranho do inspetor bugiganga de madrugada... quem vê isso, meu Deus??? E a coisa ainda é ruim! (Sim, eu vi que tava passando pq eu estava insone, ok? aff) Duvido tb que passem AX... pelo menos não com o devido respeito... sniff

Nana... esse ET tem um botão pra mudar na hora que a gente quisesse? hihihi

Faz tempo que eu não assisto nada... *vergonha* Acho que a última vez foi no ano novo...

Aliás... pessoas, desculpem a falta de atualização e aparente abandono... estou pelas tampas de trabalho, mas este fim de semana ou antes eu atualizo as coisas aqui ok?

Beijos a todos! :D

Yanne disse...

tô morendo de saudades dos comentários de vocês...já tô na fase de abstinência...rsrsrsrs


Voltem logo!!!!!!

Please!
bjs!

Cleide disse...

Tá todo mundo na correria né?
Eu estava fazendo prova pra tentar ser professora num curso, escrevendo um artigo e um capítulo de livor [totalmente sem inspiração, mas preciso escrever!]. Estou com saudades de ver e escrever sobre AX, bou tentar ser mais parceira de Josi esse ano!!!
Meninas... vcs também podem colaborar com resumos... é só assistir o episódio seguinte e mandar os comentários pra gente!!!
Bjs!

Cleide disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Priscila disse...

Amei este episódio duplo! Eletrizante! E começa a definir melhor a questão dos aliens na série.

Desde o começo desconfiei que aquela Samantha não era a verdadeira (se fosse ela mesma, pq se escondeu no quarto do médico, na hora que o Mulder e a Scully chegaram?). E realmente, tb achei o pai do Mulder muuuito estranho com ele - achei que fosse porque ele achava que o Mulder era o culpado do sumiço da Samantha, mas parece que o buraco é bem mais embaixo né... E o momento engraçado foi a hora da Scully perdendo o sapato, por causa da gosma verde, e eu pensando "ixi, se continuar assim ela vai perder todos os sapatos até o fim do episódio", rsrs...

Momentos de tensão com a Scully apanhando loucamente (se fosse na vida real, aquela hora que ela foi atirada na mesa de vidro teria tido no mínimo umas 10 fraturas, rsrs) e com o Mulder morre não morre e a Scully botando pra quebrar, como sempre! Um sempre sendo o anjo da guarda do outro!

Estes episódios como "A colônia" e "End game" são os que mais gosto - misturam a trama central de alienígenas, com partes científicas, muita ação e momentos shippers \o/.

Agora, me fala uma coisa: como o Chris Carter dizia que nunca ia rolar nada entre estes dois? (E o pior, ter gente que defendia que não deveria acontecer nada mesmo?). Mentira da brava! CC pode até ter pensado isto beeeem lá no início, mas já a estas alturas da série, como dizer que dois colegas de trabalho fazem tudo o que estes dois fazem um pelo outro, e que se trata simplesmente de coleguismo profissional? É amor mesmo! ;-)

Bjos

Elizabeth disse...

Tenho muita dó do Mulder nesse ep: o cara sofre pela perda da "irmã", aguenta aquele pai durão, toma tapão na cara, engole fumaça, apanha horrores, é infectado pelo vírus alien, quase morre na emergência do hospital, tadinho!!! Mas é o Mulder, e isso tudo só renovou sua fé em se meter nas mais perigosas roubadas, com ou sem a ruiva. É interessante que no diálogo com o papi, o agente diz que não saberia explicar porque optou por trocar Samantha por Scully, achando que estava fazendo a coisa certa. Paixão, oras!!! Parece que os roteiristas, como o FS, sempre davam um jeitinho de introduzir umas gotinhas de romantismo aqui e ali, e essas doses homeopáticas foram certeiras pra segurar o clima de tensão sexual por tanto tempo. Um luxo de ep!!!

Josilene disse...

Rapaz... taí uma coisa que sempre me deixa doida é qdo manipulam o mulder com a irmã dele.. pior que é sempre certeiro! Ele nunca resiste, po! Tadinho... :(

janaX disse...

AAAAAAAHHHHHHHH!!!!!!Jooooosssssiiii!!!!Td bem garota?!Cara me desculpe o escândalo mais é que este post ficou taaaaaaaaaão bom que eu tinha que extravasar(nada à ver com a música da Claudia Leite(que particularmente não curto mais também não tenho nada contra quem o faz))KKKKKKKKKKKKK!!!Viagens à parte,eu sou apaixonada por estes eps duplos que abordam a mitologia e tal...sabe hoje pra mim é bem mais fácial de entender toda a grandeza por trás da nossa amada mitologia,mais não foi sempre assim.Imagina Josi eu assisti as primeiras e eternamente amadas temporadas todas fora da ordem cronológica então (pelo menos pra mim)a mitologia era algo muito mais complexo(imagina só!) e de difícil entendimento,cada ponta que eu conseguia amarrar(muitas vezes à noite deitada na cama e revendo o ep na minha mente,discutindo comigo mesma e chegando às minhas próprias conclusões e digamos que só 80% das vezes as minhas conclusões eram de fato as corretas!)eram consideradas pequenas vitorias e me faziam sentir como se eu estivesse realmente entendendo o Universo X(e com isso eu me achava!!!como diz a minha filha mais nova,a Gillian!KKKKK).Esses eps me deixavam vidrada,eu não podia perder nada,afinal no Mundo AX se voce virar para o lado pode perder o fio da meada e viajar literalmente!Na primeira vez que vi o Ep e vi o Mulder trocar a Samantha,mesmo fake,pela Scully pirei.Não porque eu achasse a Chata mais importante que a ruiva,pelo contrário,mais...sei lá tipo na cabeça do Mulder,ou do próprio Throll nessa epoca da série(gente estamos só na Segunda Idolatrada Temporada)encontrar a irmã seria a solucão para todos os seus problemas,tá quase todos.E daí o que ele faz???Bota a Cha...Samantha pra correr perigo nas mãos de um desconhecido possivelmente alienígena!!!Thanks Throll!!!Com isso faz nosso coracãozinho shipper se encher de júbilo e gaudio!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!Sorry Josi estou com a corda toda hoje...vou tentar me controlar...só não sei quando...KKKKKKKKKK!!!enfim Josi e pessoas que a ajudaram a fazer esse post...o que mais posso dizer sobre ele...apenas duas palavras...PARA BENS!!!KKKKKKKKKKKKKKK!!!Tô brincando,de novo...sorry,mataram a pau,descabelaram o palhaço,enfim ARRASARAM!!!Vocês são d+!Até...Ah no fim do ep quando o Mulder desperta no hospital(voces que me chamaram a atencão de que nos hospitais habitam as cenas mais lindas e marcantes de AX)e a Scully sorri quando ele acorda...er...sempre me pego sorrindo junto,com cara de boba.AX apronta dessas com a gente né?!Até...

Josilene disse...

Pior q eu achei muito coerente o que ele fez com a samantha. kkkkkkk e ainda acho que daria certo se aquela aluada não tivesse tentado ela mesma atacar o cara. aff... lesada! acho q a única "irmã" do mulder q eu gosto é aquela de closure mesmo (a q só aparece pra abraçar mulder. kkkkkkkkkk).

Jana, fia... muuuuuuuuuuuito obrigada. Vc é muito fofa! :)

lauhflnunes@gmail.com disse...

Ameeeei os comentários meninas!
Muitos risos(gargalhadas).
Super TOP.
Pois é, só em AX, hospitais são os melhores lugares do mundo!
Cada cena SUPER-ULTRA-MEGA-SHIPPERRR que nossos corações de EXCER ficam a mil!
Rsrsrs