sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

05x13 - Patient X (A Paciente X)

Direção: Kim Manners
Roteiro: Chris Carter & Frank Spotnitz

Resumo: Pessoas que foram abduzidas são induzidas a irem a locais onde são mortas incineradas como parte de uma guerra entre raças alienígenas.


Comentários:

[Starbuck] Patient X e The Red and The Black são episódios ESSENCIAIS para quem quer entender a mitologia da série. Neles são apresentados os sem-boca-sem-olhos, um grupo que fornece um contra-ataque à força alienígena que quer colonizar a terra, mas isso sem ideais altruístas. Há uma guerra nos bastidores e nós somos o lixo que deve ser jogado em um lugar mais distante que o território que fica abaixo do "tapete".

Tem uma cena que considero uma das mais solitárias da Scully nos nove anos da série (e eles colocaram ainda uma música de fundo que é de matar)...

Nessa cena ela tinha saído do porão do FBI e ia em direção ao bebedouro, tava totalmente atordoada, em parte pelo lance do CHIP, mas principalmente por não ter nem o Mulder para ajudá-la a compreender a confusão que se passava em sua mente... O Mulder está cético nesses dois episódios, e nada pior que um Mulder CÉTICO...


[/Starbuck]

[Cleide] Paciente X é um episódio extremamente importante para a mitologia da série. Traz de volta alguns elementos como Krycek voltando da Russia para os pesadelos de Mulder e Scully (por quê vamos combinar, acho que ordinário feito o ratazana apenas o Cança), mostra também a dubiedade de Marita Covarrubias que tem um caso com o bandido que tanto fez mal aos protagonistas. E apresenta algumas personagens e nuances novas da história: Cassandra Spender,Agente Jeffrey Spender com sua imorredoura antipatia, e os aliens sem rosto...  vamos desenvolver melhor todos estes aspectos...

Curiosamente, e de maneira muito irritante, Mulder se tornara céptico na quinta temporada, parte pelo trauma causado pelas descobertas que fez ao tentar encontrar uma cura pra Scully. Parece que saber até onde o governo iria, matando uma pessoa inocente, e que apenas lutava pela justiça, como sua amada Scully, esvazia a necessidade de seres de outro planeta dotados de extrema crueldade e frieza perante os humanos... Mulder chegou num grau de amadurecimento e descrença ao estar face a face com a crueza da maldade humana. O engraçado (porem muito coerente) é como Mulder ao se tornar céptico, fica mais obtuso até do que acusava Scully de sê-lo. Defende que a conspiração alienígena é uma farsa com a mesma paixão que defendia e buscava a verdade disto nos passados 4 anos anteriores. 

Scully por sua vez, tendo visto tantas coisas, encontra-se mais aberta a escutar e seguir pistas da conspiração extraterrestre. Por este motivo chega até Cassandra, que também fora abduzida e recebeu assim como a agente o problemático chip na nuca. Tal artefato é o x da questão quando começam os assassinatos em massa dos abduzidos: como eles chegaram todos no mesmo local? Quem os matou? Como de costume ela não compartilha com o parceiro, mas sente uma inquietação, uma vez que o chip que lhe salvou a vida do câncer recente, pode ser a chave da atração das vítimas das execuções em massa - uma vez que emite ondas eletromagnéticas das quais ela não sabe a origem.

Como os telespectadores podem ver, e mais tarde Scully é testemunha ocular, os assassinos são extraterrestres da raça que muda de rosto, rebeldes, que estão causando a queima de arquivo executando todos que passaram pelas experiências orquestradas entre terráqueos e as outras raças extraterrestres. Pela primeira vez percebemos que não há uma unanimidade nem mesmo entre os seres de outros planetas, e que as várias raças são hostis entre si. É importante lembrar que desde a quinta temporada começam os rumores de interrupção da série, por interesses de Chris Carter querer parar no auge, e dos atores que não suportavam mais morar no Canadá (a série foi filmada em Vancouver até a quinta temporada).Este acontecimentos, seriam um encaminhamento para solução da conspiração alienígena e de todos mistérios da série, como veremos futuramente. 

O surgimento de Jeffrey Spender também é de grande peso nos rumos que a série tomaria, dramaticamente. Mas trataremos disto no futuro, por agora observemos apenas o quanto o personagem se apresenta antipático, arrogante e totalmente obtuso a qualquer possibilidade extrema - talvez fruto de trauma de ter uma mãe abduzida várias vezes (e como o personagem não acredita nesta opção, fruto de ser criado por uma mulher desequilibrada e pai ausente).

É indispensável comentar a sequência em que Scully se dirige ao local com demais pessoas que alegavam ser abduzidas,e quase de maneira hipnótica vê uma nave gigante chegando e a confusão toda se formando com a chegada dos rebeldes... uma das sequências mais eletrizantes da série... Não é sem motivo que "Paciente X" e "The Red and the Black" apareçam em quase todas listas de melhores episódios de Arquivo X. [/Cleide]

[Josi] A Paciente X. Episódio mitológico onde conhecemos Cassandra Spender, que dá nome ao episódio, e seu filho, Jeffrey Spender, que depois sabemos que era meio irmão de Mulder. É interessante rever esses episódios sabendo onde vai dar a história de cada um. Pior que nem podemos dizer que essas pessoas eram leves aqui, porque todos já vem de vidas cheias de angustias. Cassandra passou a vida sendo abduzida por ordem do marido (creio que ela ainda não sabia disso) e o filho cresceu pensando que a mãe era meio louca... Ele até que se saiu bem, se tornou agente do fbi e tudo o mais, apesar de ser chaaaato.

Ok, chega de encher de spoilers os desavisados que pensam que vamos falar puramente do episódio corrente. rs

Logo no início, somos apresentados a um cenário grotesco com pessoas sendo incineradas vivas! E os responsáveis por isso? Uma raça alien até então desconhecida por nós que está lutando contra o avanço dos colonizadores pelo espaço. São os chamados homens-sem-face, pois eles se mutilam para que o vírus alien não os contamine. Fica a pergunta: como eles fazem o básico como ver, ouvir, respirar, comer e... bom... todo o resto?

E segue o tradicional... não vá a florestas. Apesar de que nesse caso as pessoas não têm culpa pois são induzidas a ir até lá por causa do chip.

Tadinhos dos garotos... Um sobrevive, mas resolve ficar por lá vendo o que iria acontecer. Por quê, eu não sei. Tá que andar pela floresta sozinho não é a coisa mais segura do mundo, mas ficar por ali esperando por quem incendiou todos os carros também não parece muito seguro.

E ele deu mais azar ainda porque deu de cara logo com Krycek.

Krycek (em russo): "Viu o que aconteceu aqui?"
Garoto (em russo): "Sim."
Krycek (em inglês): "Que pena..."


Como sabemos, Mulder e Scully estão em crise com suas crenças pessoais desde que ela foi curada de seu câncer. Cada um teve uma experiência diferente na época e reagiram a seu modo. Então, vemos Cassandra dar seu depoimento sobre seres benevolentes e que ela seria uma profeta e um monte de pessoas falando coisas igualmente difíceis de acreditar. E logo vem Mulder. Adoro que mulder vai numa convenção de ets para dizer que nada daquilo é verdade... oh, Mulder... vão rir de você pra sempre depois quando você voltar a acreditar... "Eu vi!! Dessa vez eu vi!!" "Mas você apenas viu o que quis ver". hehe

A expressão do médico ao conversar com Mulder é basicamente a de todos nós. WTF Mulder???

Krycek já tem um plano ridículo em mente e sai mentindo a torto e a direita para botar ele em prática. E quem dançou foi o pobre do garoto.

Cassandra olha para Mulder como se ele fosse um artista de cinema. kkkk Ela tava tãaao feliz, daí vem Mulder e tenta destruir todas as ilusões dela e ainda por cima manda ela esquecer tudo aquilo e ir pra casa. Pior que Cassandra segue falando coisas muito pertinentes e importantes, que se bem analisadas poderiam levar Mulder a boas descobertas. 

Olha Spender aí. Eu olho para ele e só lembro da frase "Deus cospe os mornos". E esse é muuito morno.






Cara... quem aí teve a ideia de deixar Krycek no comando? ele sempre esculhamba com as coisas!

E minha pena pelo garoto só aumenta... o outro que morreu queimado teve mais sorte... :/

Temos então, a belíssima cena de Mulder sendo cético, mas estranhamente cute e Scully o provocando. "Pelo visto, você mesmo invalidou o seu trabalho. Eu não tenho mais o que fazer aqui. Tenha uma boa vida."

Amo ele colocando bigode na foto dele mesmo...







Scully fica visivelmente perturbada ao ver o nome do local onde foi abduzida entre os locais onde Cassandra também foi... Como Mulder não está dando nada para ela, ela segue para buscar suas próprias respostas com Cassandra.

Scully, compreensivelmente, sempre fica chocada quando tem que seguir um caso desse tipo e as pessoas, possíveis vítimas, a reconhecem e a tratam com familiaridade. E eles sempre tem um algo a mais para deixá-la perturbada.

Agora é esse tal de chamado... o qual excita Cassandra. Ela quer ir, ela acha que esses seres são benevolentes, mas Scully sabe que não pode ser assim tão simples.





E os rebeldes sem face atacam novamente... dessa vez nos EUA. Então, claro que Mulder e Scully vão até lá.

Montanha Skyfall, pessoas queimadas sem explicação alguma e tudo o que Mulder faz é botar essa cara de paisagem e irritar a Scully.





Morro de pena com a cara de surpresa que Scully faz ao ver as marcas na janela de Cassandra. Marcas que ela certamente cria também em sua própria janela. Quando ela fica acordada a noite pensando que deveria sair para algum lugar, mas não sabe onde.

Daí chega Spender sendo chato e Mulder é mais chato ainda e yaay... dois tolinhos medindo egos quando coisas mais importantes estão acontecendo. Agora... Mulder perde o amigo mas não perde a piada né? "Ah, o filho da profeta"... Oh Mulder... kkkkkkkk E Spender vai e me faz uma cara de marido traído. rs

Krycek safado dando água ao menino com um pano sujo. aff... Se bem que ali não era mais exatamente o menino mas o corpo dele sendo comandado pelo vírus alien, né? humm... de qualquer forma, amo o susto que Krycek toma quando vê Marita. lkkkkkk

Cena mais hot de AX... infelizmente entre o rato do Krycek e Marita... E ele é então enganado da forma mais tola... uma na qual a grande maioria dos homens caem porque amam subestimar a nós mulheres... tsc tsc tsc

Essa cena entre eles dois é bem intensa. Mulder começa de seu modo arrogante-defensivo, mas termina entendendo que aquilo afeta diretamente a sua parceira...

Ele, então, faz a cara de pânico dele quando ela some do porão sem maiores explicações.






Marita é contaminada, claro. Agora ela foi quem subestimou o nível de sacanagem que Krycek é capaz. E aqui começa um longo caminho de sofrimento na vida dela... Falem o que quiserem de Marita, mas no final ela se pôs em perigo para tentar descortinar a conspiração. Pena que também não deu certo...

Tão estranho e preocupante ver Scully no meio dessa gente... você olha para eles e é como se todos estivessem grogues, sem a mínima noção do que estão fazendo ou por quê...





E como Arquivo X era uma série legal, o episódio termina com o início do mesmo cenário de destruição do começo do episódio com os homens-sem-face indo diretamente de encontro a Scully.

Imagem de 99,99% dos excers olhando pra o bendito TO BE CONTINUED.






[/Josi]

[Ariana]
Gente, o que é este capacete da Marita??? Ela foi no mesmo cabeleireiro da Scully? Acho que o maldito cabeleireiro da série tinha uma certa raiva das mulheres!





Mulder descrente??? "O que vi foi visto porque quis acreditar. Se for a fundo, pode enlouquecer. Mas se insistir em analisar, você se liberta e acorda desse sonho, dando-se conta que as mentiras servem para proteger o que proclamam: um governo que sabe que seu maior trunfo não está na defesa, mas no ataque." - Admito que sempre tendi mais para o lado Scully de ser, ver e interpretar o mundo. Não compartilho das crenças do Mulder em sobrenatural, oculto, blá, blá, blá... acredito sim que as respostas existem e estão aí, basta saber procurar. Mas sobre este discurso dele, só posso dizer que não poderia ser mais atual, não só com este governo, aliás.

Mulder cético é totalmente chato! Fato! A forma como ele trata a Scully é totalmente cretina! Me dá raiva. Oxente, ela pode não concordar com ele, mas sempre respeitou suas idéias loucas. Questiona, sim, mas não dessa forma. Se bem que entendo, ele está totalmente desiludido, perdeu tudo em que sempre acreditou, que guiou sua busca, que o trouxe até ali.

Mulder: "Parece que me divirto, Scully?"
Scully: "De fato, parece com prisão de ventre."
Mulder: "Andei com a cabeça no meu traseiro pelos últimos 5 anos." (E que traseiro...)

Tadinho do Mulder, mesmo quando ele passa a não acreditar, ainda assim, ninguém acredita nele! 






Realmente o Spender devia ter continuado como Mutato, tava mais bonito!

E o Krycek é mesmo muito FDP! Morro de pena do menino! Só gostei mesmo é da pegada que ele deu na Marita! Uiii.... Me faz pensar em Mulder e Scully... e o chamado da natureza...

Tenho pena também do carinha perdido pra chega na montanha! Tadinho, devia ter continuado perdido.

Scully linda neste episódio também! O querido nem precisa dizer... [/Ariana]

Quotes:

Scully: Não deveria ser a minha foto junto a essa manchete?
[A manchete diz: "Toda essa conjectura sobre pequenos homens verdes - Falsa, Perigosa e Ilusionária. - Palestrante Fox Mulder]
Scully: Ou isso é apenas você se divertindo um pouco?
Mulder: Parece que eu estou me divertindo, Scully?
Scully: Você parece estar com prisão de ventre, na verdade.

Mulder: Faz sentido. Eu tenho estado com a minha cabeça enterrada no traseiro a cinco anos.
Scully: Isso teria algo a ver com Cassandra Spender?
Mulder: Cassandra Spender é uma prova viva de que a verdade que eu tenho tão vigorosamente procurado pelos últimos cinco anos é a verdade de um homem louco.
Scully: Como assim?
Mulder: Mais uma história de sondagem anal, levitação, ectoplasma, alien, anti-matéria... e eu vou pegar minha arma e atirar em alguém.

Scully: Bem, acho que eu terminei aqui. Parece que você invalidou o seu próprio trabalho. Tenha uma boa vida.
Mulder: Como você sabia de Cassandra Spender?
Scully: O filho dela me abordou no corredor. Ele é um agente do FBI.

Mulder: Ótimo.
Scully: Ele tem a mesma opinião que você, à propósito... que ela não está bem.
Mulder: Sabe, você tenta revelar a verdade, tenta mostrar os fatos às pessoas, mas eles preferem acreditar em qualquer louca tolice, se recusando a acreditar de que o nosso governo é capaz.
Scully: Você chegou longe, Mulder.
Mulder: Sim, e ainda assim ninguém acredita em mim.

Mulder: O quê?
Scully: Cassandra Spender foi abduzida na Montanha Skyland. É onde eu fui levada... onde Duane Barry me levou.
Mulder: A mulher é maluca, Scully.
Scully: Aqui diz qu ela tem um implante... na base de seu pescoço.
Mulder: De onde o governo sem dúvida retirou o cérebro dela. Não foi pra isso que o filho dela te parou para dizer, Scully?
Scully: Oh, não, ele... humm... ele pediu para você, por favor, não falar sobre isso com ninguém.
Mulder: Desejo concedido.

Mais Imagens de Patient X:

Homem sem face

Krycek-safadão e sua mão mais verdadeira do que
a personalidade dele.

"Eu falava mesmo esse tipo de baboseira? Scully é uma santa!"

Cassandra para Mulder: "Até tu, Brutus?"

O sindicato.
Luz artificial é para os fracos... ou para quem não participa
de uma conspiração interespacial.

"Ser abduzido é legal? Oi?"

... o.O

Scully sentindo o chamado.

TBC

7 comentários:

nice disse...

Como sempre vcs estão ótimas. Pessoal tá rolando uma petição no face, pedindo a vinda do elenco do AX, na Comic Con Experiencie, que será realizada em Dezembro, em SP, é só entrar I Want To Belive, e procurar a postagem, já pensou, não seria o máximo DD e GA no Brasil, eu não iria me segurar, seria loucuraaaaaaaaaaaa, vamos divulgar, sonhar não faz mal a ninguem, bjs a todos.

Milena disse...

vcs sao ótimas,amo demais esse blog!Vou contar um pouco da minha história por XF.Eu tenho 14 anos,e quem me mostrou a série foram meus pais (são da época neh) e a partir desse dia eu e minha irmã não paramos de ver!Depois que descobrimos esse blog,também descobrimos que nao éramos as únicas shippers.hehe
Enfim parabéns a todas as pessoas da redação!Vocês são dez!

Cleide disse...

Que legal Milena!
Seja muito bem vinda! Este blog nasceu em 2008/2009 do encontro de fãs como você e sua irmã, que descobriu que não eram as únicas que enlouqueciam com os mínimos detalhes da história de Mulder e Scully, graças a Josi, a idéia não morreu e já estamos postando a quinta temporada, legal demais né?
Eu não tenho filhos, mas "apliquei" Arquivo X na minha sobrinha, também de 14 anos, que também virou fã e shipper... acho que dessa forma Arquivo X nunca vai acabar, não é só um clássico, é uma série tão legal que chama atenção também das novas gerações pela maneira que as histórias são contadas...

danimm13 disse...

Gente, O que é o Mulder cético? É uma verdadeira mala! A Scully esta muito bonita nesse episódio. Parabéns pelo post, ta ótimo, Parabéns!

Anônimo disse...

O Mulder realmente sabe ser irritante mas... é tao lindo♥

Elaine

XFILES disse...

Obrigada pelo carinho nos comentários de vcs, meninas. *.*

Sim, assinem a petição: http://www.peticao24.com/xfccexperience

E curtam a página que pede por ax aqui: https://www.facebook.com/XFCCEXPERIENCE

Josi.

Tina disse...

Muito bizarro ver Mulder e Scully, de certa forma, com os papéis invertidos.