segunda-feira, 5 de março de 2018

Arquivo X - Terror

Mais do que uma série sensacional de ficção científica, Arquivo X sempre namorou outros gêneros, e desde sua criação, revê, se inspira e nos assusta com clássicos do terror. Com sutileza, insinuando atos de nos arrepiar até os ossos, criando possibilidades com sua estética que nas mãos de qualquer outra equipe poderia ser uma tragédia. Durante todos estes anos, Arquivo X conseguiu nos tirar o sono, nos fazer suar frio, despertar nossa paranoia, sem cair no mal gosto ou apelação.

Fizemos uma seleção dos episódios com momentos mais horripilantes da série. Nesta quarta, essa lista promete aumentar mais um pouco com Familiar, o oitavo episódio da 11ª temporada. Veja o trailer:



Compartilhe conosco o que em Arquivo X te assustou, te fez dormir de luz acesa, te deixou realmente com medo...


15 Momentos em que Arquivo X nos fez suar frio e nos tirou o sono...



1. “Squeeze”/“Tooms” (01x02/20) – Me digam se depois deste episódio, vocês não ficaram um tempo, olhando mais de uma vez para saídas de ar e bueiros?!




2. “Darkness Falls” (01x19) – a cena em que a luz acaba me fez suar frio, ficar de pé e tapar os olhos esperando o pior... muito tenso este episódio! Fora a cena final, que não tem escapatória mesmo...



3. “Irresistible” (02x13) – Não tem quase nada sobrenatural neste episódio, mas o discurso final de Mulder, sobre o mal poder eclodir do humano comum, é de gelar os ossos... aliás, este episódio todo é muito sombrio.



4. "Die Hand Die Verletzt" (02x14) é um filme de terror completo, se os esticassem mais 45 minutos, podia passar no cinema e tirar a paz de quem o assistisse...roteiro melhor que muito filme de terror que já vi.




5. “Fresh Bones” (02x15) e todo aquele clima de vodu, de espíritos entre as pessoas, culminando com o cara enterrado vivo, não é para os fracos de coração...



6. “The Calusari” (02x21) – Além de ter o espírito materializado, a conexão dos gêmeos, aqueles rituais romenos de arrepiar, ainda traz aquela cena aflitiva de exorcismo, com Mulder olhando sem poder olhar, e a frase de tirar o nosso chão: “Tudo bem por enquanto, mas cuidado, ele te conhece!” Curuz!!!



7. Grotesque (03x14) – Um assassino que mutila o rosto de suas vítimas alega que foi possuído por um ser maligno. Só que... depois que ele foi preso, o demônio sai em busca de outra pessoa para continuar matando. Isso não é nada diante de nosso medo que essa coisa tenha tomado conta de ninguém menos do que nosso Mulder!



8. “Home” (04x02) – não é à toa que este episódio foi até censurado em alguns países, tema super pesado, trabalhado com maestria, este episódio é de tirar o fôlego!




9. “Chinga” (05x10) – em tempos de assustarmos com “Annabelle”, quem assistiu Arquivo X nos anos 90 teve sua dose e está vacinado contra bonecas endemoniadas, este episódio escrito por Stephen King, é bem macabro...



10. “Theef” (07x14) – este episódio de Arquivo X flerta magia negra, tem um tom bem introspectivo, assustador, mas ao mesmo tempo nos faz olhar os dois lados da questão. A perseguição final com Scully cega na casa no meio do nada é um desses momentos de levantar do sofá e suar de aflição!




11. "Via Negativa" (08x07) – Cultos sombrios são sempre uma boa pedida se a intenção é nos matar de medo. Esse carinha com um olho na testa que mata as pessoas com um machado nos sonhos delas é realmente um pesadelo!



12. “Badlaa” (08x10) – Se esse cara indiano, e esse barulho do carrinho dele, não te deram pesadelos...




13. "Hellbound" (09x08) – As vítimas têm sua pele removida enquanto ainda estão vivas. Precisa de mais?



14. “Scary Monsters” (09x14) – Estar à mercê da louca imaginação de uma criança já seria ruim o suficiente. Mas esse moleque ainda era obcecado com insetos gigantes monstruosos e não parecia ter muita empatia sequer por seus pais...



15. Home Again (10x04) – Um ser que persegue e desfaz em pedaços (literalmente) quem contribui para piorar a vida de pessoas em situação de rua... tá que a causa é nobre, mas a execução poderia ser menos... brutal, não é mesmo?




Esta é a nossa lista... quais episódios vocês acrescentariam? Tirariam algum?

5 comentários:

Unknown disse...

Tem ainda "Sombras", "Nossa Cidade", "Sanguinário", "Laços de Ternura", "Sinais e Maravilhas", "Risco de Vida", "Dæmonicus"

Arthur disse...

O do "lobisomem", principalmente quando Scully está sozinha com ele na casa.

Lily disse...

Cara, lembro q esse do Garbage man fiquei super bolada! Mas mts me tiraram o sono, ainda mais q eu assistia sempre de madrugada e sozinha! Era um medo sem fim!!

Rafael disse...

A única vez q fiquei alguns dias impressionado e sem dormir muito bem foi quando o pai da Scully morreu e apareceu na frente dela falando sem som!
Aquela sensação foi terrível, fiquei um tempo sem prosseguir com a série.... o.o

Leticia Santos disse...

Somente 2 episódios me deram calafrios. Os calusari achei pesado, mas laços de ternura foi realmente bizarro.
Amo Via negativa. Assisto direto. Luz acesa? Sim, com o episódio Ao cair da noite, pois é tenso!😂