sábado, 28 de março de 2009

01x17 - Miracle Man (O Homem dos Milagres)

Roteiro: Howard Gordon e Chris Carter
Direção: Michael Lange

Resumo: os agentes investigam mortes causadas pelo toque de um curandeiro religioso. Os dois descobrem que um homem da congregação estava assassinando os fiéis para desacreditar o curandeiro.



Comentários:

[Cleide] Episódio bacana, o mistério não promete ser dos grandes... parece mais um caso de charlatanismo. Mas o episódio é muito bem construído, fica em aberto para o telespectador tirar as próprias conclusões, e o desfecho final, da traição do ressuscitado, é surpreendente.

Samuel, o dito milagreiro, ao contrário do que esperamos no início do episódio e perante a apelação dos cultos na igreja de seu pai de criação, parece genuíno, não sei vocês, mas ele me conquista assim que aparece. A gente quer acreditar nele e acaba acreditando quando ele pressente a dor oculta de Mulder. E mais, ele realmente se sente testado e posteriormente abandonado por Deus. Quando o matam no final do episódio, fica aquele sentimento de pesar na gente... (esse episódio me lembrou um do House que trata de um dito rapaz milagroso, assessorado também pelo pai; só que em House o menino se revela um grande charlatão... mas a semelhança entre os episódios é notória).

A cena da autópsia, mostra como no início Mulder se surpreendia com os dotes de sua companheira, capaz de fazer coisas que ele mesmo não teria coragem ou estômago para fazer.

Como vocês todas disseram, a Samantha desse episódio é extremamente bizarra, parece saída direto de um filme de terror!

Adoro as piadas do Mulder, como sempre, a gente não enjoa do senso de humor dele e a própria Scully parece também apreciar cada vez mais e até brincar com o parceiro.

O penteado da Scully gastou nesse episódio mais laquê que o normal...





A gravata do reverendo é exuberante, capaz de causar inveja ao próprio Mulder, o rei das gravatas estranhas.




Falo nada desses homens sem mulher pra ajudar a escolher!
E, tipo, os dias passaram e o reverendo não trocou a gravata... será que ele tinha um guarda-roupas igual ao da mônica?


Ah, foi o primeiro episódio escrito por Howard Gordon. [/Cleide]

[Fagner] Já começa meio bizarro... meio não, muito bizarro, com um homem carbonizado depois de um incêndio. Mas eis que surge um garoto e seu pai religioso e com apenas um toque, o garoto "revive" o homem.

Passam-se anos e o garoto com toque de cura tem seu dom aparentemente invertido, matando com o toque ao invés de curar.
Acontece de tudo no episódio, desde aparições da irmã de Mulder, como um tipo de visão, à nuvens de gafanhoto...

Descobrimos por fim que um dos ajudantes de Samuel e seu pai, o mesmo homem que ele salvou no começo do episódio, estava envenenando os fiéis para desacreditar o garoto e seu pai. Que cara totalmente mal-agradecido, fazê-lo voltar à vida não era o bastante? Tá que ele ficou com um rosto meio Michael Jackson, mas matar já é o fim da picada! hehehe

O título ficou bom, os efeitos também, aliás, a maquiagem de quando o homem estava queimado ficou muito boa!!! Assim como em O Incendiário e as queimaduras super-reais de "O Passeio" da 3ª temporada...

Mulder ficou abalado por ter visões de sua irmã Samantha, que ali era outra atriz, a "clássica Samantha" aparecerá só em "Os Homenzinhos verdes" da 2ª temporada. [/Fagner]

[Starbuck] Neste episódio, temos a oportunidade de ver as raras vezes que o Mulder se deixa envolver por um caso com conotação religiosa, já que esses casos é sempre mais direcionado à Scully... Ele me lembra IWTB... porque tem a relação com a Samantha (que aparece totalmente diferente e com uma roupa vermelha estranhíssima) e com alguém que parece ter uma ligação direta com Deus.

É muito bom quando o cara que foi ressuscitado explica aos outros porque ele tentava se vingar do Samuel.... ou seja, ele não pediu o milagre, ele não queria um milagre que o transformaria num monstro, num zumbi na terra... ele preferia à morte... e foi essa angústia que fez com que ele desejasse a vingança e a iniciasse.

Uma coisa a gente aprende em "O Homem dos Milagres": Seja educado! Antes de presentear alguém com algo que, para você, é extraordinário, primeiro entenda se esse alguém, de fato, vai simpatizar com esse algo. Pois, assim como você não foi educado ao dar um presente sem saber se o outro o desejava, o outro pode também não ser muito educado ao lhe mostrar que odiou o tal presente dado.

Ou seja, viver como um monstro é melhor que morrer como homem?

Eu gosto muito desse episódio... é dark, é cruel, é x files em sua melhor forma. [/Starbuck]

O que mais me marcou neste episódio foi o policial Daniels que desde o começo faz questão de dizer que o Samuel é um mentiroso e que não acredita em seus poderes de cura.... Quando no final do episódio se comprova o poder dele, a mulher do policial, que tem problemas e não pode andar, ao saber fica desesperada... [Daniela]

[Josi] Scully: "Olha, Mulder, eu sei que este não é um Arquivo X..."
Mulder: "Quando partimos?"

Gosto de Samuel... ele realmente tinha um dom. Mas era muito jovem ou muito pouco preparado pra o que ele tinha em mãos.




Bom... dessa vez não usaram a pirralhinha pra desestabilizar o Mulder. Acho... mas essa garota é estranha, dá muito medo... parece mesmo uma aparição! Vem cá, iam usar quantas meninas pra fazer a Samantha? A de Conduit era outra. rsrss

A cestinha da oferta passando por Mulder... kkkkkkkkkkkkkkkkk olha a cara dele de quem vai contribuir com algo.




Puxa... Quando eles estão no hospital, Mulder puxa a Scully pra conversar no canto de um jeito muito fofis... (e íntimo. rsrs)

Mulder com nojo da autópsia... rsrsrs






Termina com o pobre do Samuel sendo morto na delegacia como ocorre muitas vezes tanto nas telas como na realidade... :/ [/Josi]

[Ariana]
Não é por nada, mas tenho a impressão de já ter visto esse garoto. *.*





Novamente o querido alegrando meu dia: "Acho que vi uma dessas mesmas pessoas em Woodstock".
Scully: "Mulder, você não esteve em Woodstock".
Mulder: "Eu vi o filme". - KKK

Scully: "Devemos ir aos bastidores e ver o que tem a dizer".
Mulder: "Não espere. Esta é a parte em que eles trazem o Elvis". - Ele começou este episódio inspirado. Rsrsrs...

Até a Sculy ficou com vontade rir, mas sempre segura. Que vontade dar um tapão nas costas dela pra soltar logo essa risada, oxe! Não se reprima, muié!



Xerife Daniels: "99% das pessoas deste mundo são tolas. E o restante corre o risco de ser contagiado". - Não sei se a porcentagem está correta, mas deve ser quase...

Esse Leonard Vance me lembra o Patropi. Rsrsrs...





Disfarça, Scully... estão vendo...






Scully: "E em seguida? A matança dos primogênitos?" - Ela também quis deixar sua contribuição. Quem foi que disse que ela não tem senso de humor? Mas o Mulder acha que só ele tem graça, fez um "ha!" para demonstrar o quanto gostou. Olha só quem fala!

Dessa vez não fui eu, nem comi feijão hoje e minhas mãos não estão amarelas, ó! kkkkkk




E eu aqui me perguntando "mas quem é Jessica Hahn?", a qual a Scully se refere quando o Mulder disse que viu uma garota, então fui procurar... *.* Não devia ter visto! Scully, que que isso? Daonde cê conhece essa mulher?

Por acaso a Samantha tinha cabelo liso numa hora e cacheado em outra? Oxente! Não se parece com essa foto!




A Scully tá parecendo uma açougueira (pra não dizer carniceira) ao afiar as peixeiras pra abrir o corpo da mulher que morreu no culto. Tipo, moça, quanto é a peça da picanha?

Scully: "Você está com um olhar na face". E que olhar! E que face! Afff...





Biito!






Mulder: "Que as pessoas estão procurando milagres, tanto que talvez contribuam para verem o que desejam ver". - Isso parece com alguém... quem será? Rsrsrs...

Scully: "Você vem comigo, Mulder?" - Sempre... :) [/Ariana]


Quotes:

Mulder: Acha que o rapaz cometeu o crime?
Scully: Não.
Mulder: Por que não?



Scully: Fui criada como católica. Tenho uma certa familiaridade com a escritura. E Deus nunca deixa o diabo roubar o show.



Mulder: Deve ter gostado de "O Exorcista".
Scully: Um dos meus filmes favoritos.



Scully: Quem você estava perseguindo na multidão?
Mulder: Achei que vi alguém que conhecia.
Scully: O rapaz está te influenciando, não está?


Mulder: Por que você está dizendo isto?
Scully: No bar, Samuel mencionou sua irmã. É a sua irmã que você pensa que está vendo?
Mulder: Eu a vi duas vezes agora.

Scully: Talvez você só queira vê-la.
Mulder: Não sou de ter ilusões, Scully!
Scully: Mulder, não despreze o poder da sugestão. A maior mágica do curador está na vontade de crer do paciente. Só imaginar, já é meio milagre. Aprendemos isso na escola de medicina.


Outras imagens de Miracle Man:

A Samantha-estranha...

Samuel

Falo nada...

7 comentários:

janaX disse...

Gente pra minha surpresa ninguém se animou a fazer um comentário sobre este post!Que bom posso escrever bastante e ninguém vai notar...KKKK!!!Só vc né Josinha que vai ter que ler tudinho...sorry...Cara eu gosto desse ep,é denso,trágico e muuuito bem escrito!Li ai que foi o primeiro do Howard Gordon,o cara escreveu alguns eps muito punks,que fera!Ta bom Josita o CTC também escreveu fera too!!!Brincadeirinha miga...Eu gosto da maneira como o ep aborda o tema do milagre,como sempre crua e sem ilusões nem bonitinha pra agradar essa ou aquela corrente religiosa,alguém falou ali de uma maneira que deixa o telespectador tirar suas próprias conclusões à respeito de tudo,do tema,da veracidae dos milagres,da própria morte e ressureição do Samuel,da aparição de Samantha(que não é nem a de Conduit nem a de Homenzinhos Verdes!!!)ser genuína ou só sugestionada pela mente do Mulder,de até que ponto podemos acreditar nesse tipo de promessa dos cultos que aparecem por ai.Enfim só mesmo Ax pega um assunto que tinha tudo pra ser piégas e batido e aborda de uma maneira tào lúcida e ao mesmo tempo tão imparcial que te deixa com várias pulgas atrás da orelhas,um assunto tantas vezes usado para descrever uma graça,uma dádiva,um presente divino eo tranforma em uma coisa macabra ou seja o que era para ser um milagre se tranforma em um instrumento de morte,um caso de polícia,digno de um Arquivo X pois é extremamenete difícil tanto de ser abordado quanto de ser investigado e desvendado.E o final é bem AX,não fica a contento de ninguém,ou seja nem Mulder consegue provar se o garoto era mesmo um médium ou sei lá como se diz,nem se sua irmã realmente estava aparecendo pra ele ou se era fruto de sua imaginação,nem o policial pode saber se ele tinha razão em desacreditar Samuel ou se estava apenas sendo cético,nem a esposa do cara se realmente teria uma chance de ser curada,nem se Samuel era um santo e havia ressucitado ou se era um escolhido e depois abandonado por Deus ou ainda apenas um garoto cujas expectativas do pai estavam acima de toda a história!Tenho que rir depois de descobrir que era a tal Jéssica Hahn,KKKKKKKKKKK eu também fiquei pensando quem era essa quando a Scully falou mais esqueci de procurar,valeu o esclarecimento!Gosto desse ep e da gama de possibilidade de discussão que ele sugere!!!Valeu...até...

Josilene disse...

Hey, Jana! Pois é, fia... só vc pra se animar a comentar nesse aqui pelo visto. kkkkkkkkkkkkk
Eu acho esse ep legalzinho... o caso é legal e ele tem um clima meio supernatural. kkkkkkkk mas tadinho de mulder... sempre enfiam a irmã dele nas coisas pra manipulá-lo... apenas de eu não achar ser esse o caso de samuel. :)

Beijos, fia!

Elizabeth disse...

Acho esse ep muito legal, dark e cruel, como dito no post. Pra mim, o mistério das mortes de fiéis não é tão interessante qto a forma como os roteiristas abordam como a fé pode ser manipulada. A princípio, parece que os roteiristas vão meter o pau na seita, mas a estória vai mais a fundo, o Samuel milagreiro é genuíno e o pai dele tem fé nos poderes do rapaz. Pobre Samuel, no fim das contas ele era tão vítima qto os fiéis que morreram com seu toque e tb tão fanático qto eles (triste aquele final, qdo desmontam o templo e jogam no lixo os cartazes com a foto do cara). Surpreende que o maior vilão dessa estória não era nem o tal Vance, mas o xerife, que mandou matar o Samuel e antes não permitiu que sua mulher fosse assistida pelo milagreiro. Legal aquela aparição fantasmagórica do Samuel ressuscitado, com efeitos especiais bacanas. Por fim, gosto muito do encerramento da estória, sem impor maniqueísmos ou atacar os que querem acreditar ferozmente em algo.

Elizabeth disse...

PS: Descobri por acaso dia desses que o Roger Waters fez uma música citando essa Jéssica Hahn, cujo título é "Amused to death". Imediatamente lembrei de "Miracle Man" e fui rever o ep. Deve ter sido o maior babado a história dessa garota estuprada num templo. Afe!

Josilene disse...

Pois é, Elizabeth... isso é algo que eu admiro muito em ax... eles tem um jeito todo especial de abordar todo tipo de religião sem serem desrespeitosos... :)

simples assim disse...

Estou vento tudo para assistir a 10 temporada e adorei o site, parabéns a todos!

Cleide disse...

Seja bem vindo! Se tiver conta no facebook, curta nossa página: https://www.facebook.com/axepisodeguide

Lá estamos postando diariamente um episódio, seguindo a ordem para terminar no início da décima temporada!

Abraço!