domingo, 30 de junho de 2013

05x07 - Emily (Emily - Parte II)

Direção: Kim Manners
Roteiro: Vince Gilligan, John Shiban & Frank Spotnitz

Resumo: Scully, agora com a ajuda de Mulder, continua lutando para obter a guarda de Emily. Quando a menina sofre uma piora em seu estado de saúde, Scully procura um tratamento para a misteriosa doença dela, enquanto Mulder procura respostas sobre o seu nascimento.



Comentários:



[Josi] Este episódio... *suspiro* Ele é muito complicado. É um episódio muito forte se você for prestar atenção nos detalhes das emoções e conflitos da Scully. Ficar estéril não é ruim unicamente pelo fato de que você não pode mais gerar uma criança de seu sangue, mas isso também tira sua escolha. Poucas coisas são tão ruins quanto você não ter mais uma escolha. Ser obrigado a seguir uma rota específica fere o direito mais básico que Deus nos deu: o do livre arbítrio.

Então, não apenas eles retiram o direito da Scully de escolher ter filhos ou não. Eles também usam o material que foi roubado dela (seus óvulos) para suas experiências e destas nascem crianças, vidas, vidas ligadas à Scully por seus genes, que são usadas e abusadas para um fim que ainda não era muito claro para eles naquele momento.

É como Mulder fala para tal Calderon em algum momento do episódio: eles não são médicos, eles são estupradores. Aquelas pessoas violentavam não apenas a Scully, mas todas as mulheres que foram abduzidas e que no fim acabaram mortas por uma doença maldita, todas as mulheres idosas usadas para gerar as crianças, e, enfim, todas as crianças que nasceram resultantes deste processo.

Ok ok... Vamos ao episódio em si.

Finalmente, diante dos fatos, Scully chama Mulder. Claro que ele vem. E a carinha que ele faz quando vê Scully sentada ao lado de Emily no chão me lembrou a que ele fez pouco antes de falar com ela no hospital em Mememto Mori... é um misto de carinho com não saber o que fazer/dizer... cute, mas triste.

A pobrezinha da Scully ainda estava em negação... isso de "ela tem que ter vindo de alguém, ela tem que pertencer a alguém" é um discurso de quem ainda não quis entender o que estava acontecendo.

Mulder: "Por mais que você ame essa garotinha, ela é um milagre que não deveria ter acontecido, Scully". Triste verdade.





E neste momento temos as cenas que mais me deixam confusa... não pelo teor do que acontece, que é bem claro, mas porque a revelação de que a Scully não pode ter filhos é repetida no episódio PerManum... e não como um flashback dessa cena.

A conversa deles aqui... uau... a forma como Mulder fala... baixinho... como se as palavras fossem arrancadas dele... a última coisa que ele quer é magoá-la, mas ele não pode mais deixá-la no escuro.

Tirando pelo histórico da garota... e vendo algo verde dentro da pele da menina... acho que deveria ter soado alguns sinos logo de cara dentro da cabeça de Mulder e Scully não? Scully se negaria... mas po Mulder?! Decepção... rs




Scully: "Como você soube?" - Poxa, Scully! Poooxa!

A carinha que a Scully faz quando o médico fala que ela não tem autoridade sobre a menina é de doer... :(

O filho da mãe diz na cara de Mulder que ele não dará as informações necessárias para fazer a menina melhorar por causa do alto investimento sobre as pesquisas da companhia dele. Eu acho que haveriam outras soluções, não? Tipo, ele assumir o tratamento lá no hospital? Mandar doses do medicamento e tal? Mas ele não faria isso por questões legais, né? E poderia comprometer a pesquisa... E claro que pesquisas valem mais do que poucas vidas... E claro que isso faz o sangue de qualquer um com um pouco de decência ferver! E Mulder não é uma exceção. Amo a explosão dele aí.

A forma como ela estremece aqui... Tudo nesse episódio dói...






Sabe... Chris Carter foi especialmente maldoso com Scully... Fazê-la ser abduzida e então ela descobre ter câncer. Ela é curada, mas descobre que não pode ter filhos. Então, fazem com que ela descubra que estavam usando os óvulos dela para obterem crianças para testes... ela tem a menina como filha, tenta obter a custódia dela... apenas para descobrir que a menina está morrendo de... câncer. Ela acaba aceitando, de uma certa forma, a morte da menina. Alguns anos depois, ela passa a tentar ter filhos com óvulos que Mulder achou. Não consegue. Então, ela de repente engravida, tem o bebê... apenas para ter que desistir dele para que ele possa sobreviver de uma forma mais normal.

Maldade... pura.

Mulder para Frohike, falando das mulheres da clínica onde ele está: "Você teria uma chance aqui." - Não tem tempo ruim para Mulder soltar suas piadinhas. E o melhor é que ele não se importa realmente se a outra pessoa entendeu... ele entender basta. kkkkkkkk

Foi muita coragem da Scully desistir de salvar a menina... ela realmente não era um milagre que deveria ter acontecido... Scully mostra desde aí que ela está sempre disposta a fazer o que deve ser feito e o que seria melhor para a outra pessoa... decisões egoístas vindas da Scully são raras.

Essa cena sempre machuca... Mulder se oferecendo para ficar com a Scully, apoiá-la, mas ela recusa.

Pois aquele era um momento em que ela precisava ficar sozinha com a menina...






Eu morro de pena no final quando ela abre o caixão e não tem nada... eu imagino que Mulder já sabia mais ou menos o que esperar, pois ele não demonstra surpresa. O pessoal não iria deixar o corpo da menina como evidência do que eles fizeram (mas foi muita cortesia deles em deixar a correntinha, não é? rs Poderiam ter simplesmente jogado o objeto no lixo). [/Josi]


Quotes:

Scully: Quem criaria uma vida cuja única esperança é a morte?
Mulder: Não sei. Mas você a encontrou... e você teve a oportunidade de amá-la... Talvez ela tenha nascido para isso também.
Scully: Ela me achou.
Mulder: Para que pudesse salvá-la.
Scully: Como está o detetive Kresge?
Mulder: Está melhorando. Saiu da UTI.

Scully: E os homens que fizeram isso a ele?
Mulder: Eles já esvaziaram o lar de idosos. Todas as mulheres foram transferidas. Não há evidências do trabalho do Calderon na Prangen.
Scully: Há evidências do que fizeram.










Outras Imagens de Emily:

Scully e Emily

Oh Mulder

Mulder na casa de Bill... da forma como eles se amam,
imagina se Mulder ficou para jantar... que situação... rs

Mulder e crianças... ♥

Essa... cena! !!!

O velório de Emily

 ...



Fontes dos gifs: x x x