domingo, 23 de fevereiro de 2014

50 anos de Dana Scully


Dana Katherine Scully nasceu em 23 de Fevereiro de 1964 na cidade de Annapolis, Maryland, USA, filha de William e Margarett Scully. Ela se formou em física e medicina. Seu pai, militar, morreu no começo de 1994, vítima de um ataque cardíaco marcando o início de seu drama familiar. Provavelmente o maior baque para a agente foi o assassinato de sua irmã, Melissa, que morreu assassinada em seu lugar em seu apartamento. Seu irmão Bill seguiu os passos do pai, e fez carreira na marinha, além disto é  um chato, casado e teve um filho. O outro irmão, Charles, nunca realmente apareceu na série a não ser de longe no funeral de seu pai, e mencionado no natal que Dana passou na casa de Bill. Sua mãe passa bem até onde sabemos.

 Arrependida de ter matado uma cobra no mato

Ao se formar em medicina, Scully foi recrutada para trabalhar no FBI. Ela aceitou a oferta pois queria dedicar sua vida a ajudar as pessoas de alguma forma e achou que, como médica, poderia fazer a diferença no bureau. Nos primeiros anos dentro do FBI, ela atuou como instrutora na academia em Quântico e colaborou em algumas investigações.

Recebendo sua inseparável correntinha de sua mãe

Em fevereiro de 1992, Dana Scully foi designada para os Arquivos X como parceira do agente Fox Mulder. Sua missão era avaliar cientificamente (e como desejavam os seus superiores, invalidar) o trabalho de Mulder. Ela acabou ficando no departamento até meados de 2000. Ela saiu dos Arquivos X para voltar a ser instrutora da academia quando seu filho nasceu dando lugar aos agentes Dogget e Reyes nos Arquivos X, dado que Mulder estava novamente desaparecido, desta vez por vontade própria. Ela acabou fugindo com Mulder por volta de 2002 quando ele foi acusado injustamente de uma série de crimes.


Com relação a sua vida amorosa, ela teve um caso com um de seus professores do curso de medicina, Daniel, que aparece na sétima temporada. Namorou um agente do FBI, que foi seu instrutor na academia, e tempos depois quando ela já era parceira de Mulder, seu ex foi possuído pelo espírito de um bandido e quase a matou. Dentro do script do episódio Piloto está que ela tinha um namorado, mas ele não sobreviveu ao corte na edição final que foi ar. Além disso, ela teve alguns flertes, dentre eles estão: agente Pendrell, que era apaixonado por ela mas morreu sem que ela lhe desse atenção; Ed Jerse, que ainda hoje gera controvérsias entre os fãs sobre a extensão do romance de Scully com ele; e Philip Padgett, que no final percebeu que ela não estava realmente interessada por ele. Hoje, ela está tecnicamente casada (shhh sim, está) com seu antigo parceiro Fox Mulder.

Com sua irmã discutindo prós e contras de uma posição no FBI

Profissionalmente, no entanto, sua vida foi muito conturbada. Pode-se dizer mesmo que sua vida amorosa não foi muito movimentada porque chegou um ponto em que ela vivia apenas para o trabalho. O que não é de se espantar ao notar o quanto que do sucesso no trabalho dependia a sua sobrevivência e a de muitos a seu redor. Na verdade, vida pessoal e profissional de Scully se mesclou desde que ela entrou nos Arquivos X – assim como era com Mulder. Assim, ela vivia quase que exclusivamente para o trabalho, pois os Arquivos X se tornaram mais que um trabalho, eram a busca da vida deles.

Fonte.

Durante seus anos nos Arquivos X, sua vida foi ameaçada diversas vezes e ela foi sequestrada umas outras tantas. O maior e mais relevante dos sequestros, durou meses. Scully ficou desaparecida e foi devolvida em coma, a beira da morte. Um ano depois, ela descobriu ter um chip em sua nuca – provavelmente colocado durante sua abdução - e quando o removeu, ela desenvolveu um câncer – massa tumorosa nazofaríngea – doença inoperável e incurável. Dana e Mulder lutaram incansavelmente contra o inevitável sem encontrar a cura. Mulder em uma manobra perigosa invade uma base militar e encontra uma cura improvável, mas que funciona:  a colocação de um novo chip no mesmo local. Os meses com câncer marcaram sua vida profundamente e ela descobriu nesta época que todos os seus óvulos haviam sido roubados, o que a deixou estéril. Conforme aprofundavam no Arquivo X, descobriram que este óvulos eram utilizados em experiências com material genético alienígena.


No final de 1997, ela descobriu que uma criança foi gerada com seus óvulos. A menina se chamava Emily e morreu poucos dias depois que Scully a conheceu devido a complicações com as experiências que eram feitas nela.

No porão pela primeira vez

Em um ponto não especificado, ela tentou, junto a Mulder, engravidar usando óvulos encontrados por ele em uma instalação militar. A tentativa não foi bem sucedida. No entanto, em meados de 2000, ela se descobriu misteriosamente grávida e deu a luz a um menino que chamou de William. William é até hoje envolvido em mistério. Nunca foi realmente revelado como ele foi gerado, mas é aceito que Scully e Mulder são seus pais.

Com Emily

Durante a gravidez, Scully passou por muitos momentos de angústia, primeiro pois Mulder foi abduzido justamente quando ela se descobriu grávida, voltando morto e ressuscitando alguns meses depois e enfim por haver muitas dúvidas com relação aos comos e porquês dessa gravidez com muitos achando que havia algo de sobrenatural com a criança. O parto foi no meio do nada em uma tentativa de proteger mãe e filho, mas os aliens, ao verem o bebê, concluíram que ele não era o que eles esperavam e os deixaram em paz.

Com William

No entanto, havia sim algo de diferente e especial em William, o que fez com que Mulder e Scully se separassem por alguns meses, ficando incomunicáveis na tentativa de protegê-lo. Mas isso se tornou ineficiente, e mesmo com Jeff Spender afirmando que havia retirado as propriedades aliens do menino, Scully optou por colocá-lo para a adoção. O objetivo dela com isso, foi dar o benefício do anonimato a criança fazendo com que ele tivesse o direito a uma vida normal.


Cena final da série

Hoje em dia, Scully vive com Fox Mulder, não tem filhos e trabalha em um hospital como neurocirurgiã. O fato de não saber de seu filho ainda a consome, mas ela e Mulder de vez em quando fogem da escuridão para praias paradisíacas, onde eles podem usufruir o fato de terem um ao outro, apesar de todos os pesares.

Última imagem que temos de Scully e Mulder

E nisso se resume o meio século de vida de nossa agente mais querida, Dana Scully. Uma vida cheia de tribulações, altos e baixos que a fez crescer como pessoa/personagem e dentro de nossos corações, se tornando até mesmo um modelo de vida para muitos de nós. E muitos outros anos ainda virão pela frente, pois como previu nosso querido Clyde, nossa heroína não morre.




Scully em cada episódio

*Se alguma imagem aqui postada for sua e estiver sem fonte, deixe nos comentários um aviso para que ela seja retirada ou deixe a fonte. :)

8 comentários:

Anônimo disse...

Uma retrospectiva cheia de boas lembranças, e uma saudade imensa.Apesar de várias opiniões contrárias e não tô nem ai,fico feliz que não terminou na sétima,pois ainda tinha muita coisa para ser visto em arquivo x,pra falar a verdade ainda hoje tem gente que ainda precise de mais episódios.

Uma mulher forte, determinada,cheia de ética assim é nossa Dana Scully que com tantas coisas vividas nos anos em que trabalhou nos arquivos x,foi se transformando mais nunca deixou de ser uma mulher incrível.

Parabéns!


Yanne

danimm13 disse...

Amei a retrospectiva. Incrível como a Gillian deu tanta profundidade ao personagem. Maravilhosa!!!.

Danimm13

Cleide disse...

Sorte a nossa de termos uma musa inspiradora tão complexa, e com valores tão superiores como a Scully...

Anônimo disse...

Incrível como ela foi se "desabrochando", se transformando a cada temporada. Os anos se passaram e só fizeram bem a ela.

XFILES disse...

Yanne... eu sou do time que preferia que tivesse acabado na sétima com filmes seguindo... kkkkk mas... o fato é que houveram outras temps e elas tiveram seus excelentes pontos altos e yaay ax é uma série tão boa que até as partes não muito boas são ótimas de ver. rs

Dani... dia desses Gillian tava falando justamente como um ator pode arruinar um bom roteiro se ele não for a pessoa certa para aquele papel... é interessante pq o ator correto faz do roteiro algo perfeito, dando vida a coisa. Isso foi o que DD e GA fizeram em AX. Roteiros ótimos e atores perfeitos = série perfeita. :)

Fato, Cleide. ;)

Anon... E ela ta ainda mais linda hj em dia... essa mulher tem uma genética muito boa!

Beijos, pessoas!

Josi.

Anônimo disse...

Amo Scully!!! esqueceram de comentar de como ela é ciumenta !!!!!
Parabéns pelo blog. Trabalho fantástico!!!!

Josilene disse...

Obrigada! Nossa ruiva é meio ciumenta, né? kkkkkkk Pelo menos nas vezes em que ela foi, ela teve motivos. hihihi

Beijos!

DIVINA SEMPRE disse...

Amooo demais arquivo-x