quarta-feira, 21 de outubro de 2015

The X-Files Revival Countdown - 2ª Temporada

Continuando com nossa maratona, vamos postar agora os resumos que fizemos para a segunda temporada na nossa página no facebook.


Little Green Men (Homenzinhos Verdes)

[Cleide] O teaser do episódio tem narração de Mulder, e fala da missão da Voyager, não sei todos, mas estas comunicações e missões espaciais habitavam o imaginário de quem foi criança nos anos 80.

Este é um episódio que gosto muito, depois daquele fechamento traumático da primeira temporada, ficamos imaginando a segunda. E ela começa com nossos protagonistas totalmente sem esperanças, Mulder claramente deprimido, sem rumo, fazendo um trabalho claramente punitivo.

Cancerman continua demonstrando uma influência forte sobre Skinner, sabe-se lá por que, percebemos que há uma tensão nesta relação, ainda não dá pra saber se o chefe é de confiança, mas começamos a notar que ele não gosta da constante vigilância da sombra fumante...

O início da segunda temporada também nos mostra, como Mulder e Scully marcaram um ao outro em seu trabalho de parceria, o estado melancólico dos dois, a necessidade de Scully ver se Mulder estava bem, e as gravações que Mulder faz relatando sua missão, e para nossa surpresa estavam sendo feitos para ela...

Vemos em "Homenzinhos Verdes" também a cena da abdução da Samantha, e Mulder tem um contato imediato de verdade, apavorante, ele chega a desmaiar...

Scully passa o episódio procurando o paradeiro do amigo, coisa que ela vai fazer mais muitas e muitas vezes na série, quase como um hábito... e ele também vai fazer isto por ela.

Umas curiosidades:
- Na lista de passageiros que Scully confere para procurar o parceiro, há vários nomes de excers que já acompanhavam a série e discutiam na internet.

- O Senador Richard Matheson recebeu seu nome em homenagem ao escritor de ficção científica e horror, originalmente o senador faria o monólogo de abertura. (Eu prefiro com o Mulder mesmo, faz bem mais sentido) [/Cleide]
-----

O Hospedeiro (The Host)

[Josi] Um dos episódios mais bizarros, mais nojentos e, estranhamente, mais legais de se assistir de toda a série. Nele conhecemos o lendário Flukeman... alguns, mais íntimos, o chamam de Flukinho.

Mulder está pelas tampas de ser colocado de lado em investigações de quinta categoria e isso se mostra não apenas no ambiente horrendo que ele cria para si mesmo trabalhar como também na forma descuidada com que ele rejeita o caso que Skinner lhe deu. O estresse e o estado meio depressivo em que ele se encontra o impede de dar a devida importância ao que tem a sua frente.

Com um empurrãozão da Scully e uma puxada de orelha bem dada de Skinner, Mulder segue em frente com o caso e este se desdobra em algo mais do que digno dos Arquivos X: um monstro meio homem meio larva que apenas tem o mesmo objetivo de todo ser vivente... se multiplicar.

Este é um episódio muito importante pois nele temos um primeiro vislumbre do segundo informante do Mulder, o X, percebemos que Skinner pode não ser exatamente nosso inimigo e que a conexão entre Mulder e Scully está mais forte do que nunca. Mais de uma vez, ela o encoraja a continuar com sua busca dentro do FBI e ao lado dela.

Dói um pouco o coração quando ela interrompe a risada e comenta como eles não eram mais como antigamente. É o fim de uma era. A fase (meio) leve deles estava acabada. Mal sabem eles o quanto ainda iriam mergulhar dentro da escuridão.

Ponto cômico do episódio (para mim, claro) é ver Mulder, que é sempre cheio de nojinhos, cair dentro da água pútrida... isso depois que ele fez a maior careta com um pinguinho dessa mesma água minutos antes. kkkkk

Obs: Quem não nota a super barriga de Gillian nesse episódio??? O cuidado que eles tomaram foi tão pouco que chega a ser hilário!

Curiosidade: quem interpreta o flukeman é o nosso querido Darin Morgan. [/Josi]
-----

Blood (Sangue)

[Cleide] Os produtores da série explicam que este episódio nasceu da idéia de transformar algo muito cotidiano em algo apavorante. Na época, vários dos equipamentos eletrônicos que são quebrados na cena do crime eram novidades e para muitos, até assustadores. Então era um desejo de Chris Carter era fazer um roteiro partindo deste princípio.

A pequena cidade de Franklin na Pensilvânia se encontrava apavorada, desde os tempos coloniais, 3 assassinatos tinham sido relatados na cidade, e de repente a estatística se eleva a 22 assassinatos... se comparando a NY, Califórnia, Washington.

Um detalhe que não passa despercebido é a tristeza de Mulder, calado, sério, tão diferente da primeira temporada. Sem aquela exuberância verbal perante as cenas do crime. Perante um enigma, um perfil quase impossível de se traçar, Mulder pede ajuda de Scully, e nas investigações eles se deparam com um agente presente em pesticidas. A hipótese da Scully é que esta substância juntamente com a adrenalina em excesso encontrada nas vítimas, se transformasse em algo parecido com LSD.

Mulder então cria uma teoria de que os assassinos fossem indivíduos neuróticos, que sofressem de fobias e que estas fobias eram alimentadas por mensagens que apareciam em displays eletrônicos.

Quem estava por detrás disto, nunca soubemos, talvez os Pistoleiros Solitários - que ressurgem para ficar neste episódio - consigam traçar uma teoria. Nós ficamos até o final nos perguntando se era alucinação das pessoas surtadas ou se era alguém fazendo um experimento. Só no final, vemos aquele recadinho estranho no display do celular de Mulder... seria mensagem de alguém, ou efeito dele ter sido exposto ao pesticida? [/Cleide]
-----

Sleepless (Sem Dormir)

[Josi] Imagine passar alguns dias sem dormir... não, não dormindo mal ou cochilando... não... sem dormir mesmo. É horrível, não é mesmo? A gente se sente um lixo e tem vontade de quebrar a cara de certas pessoas quase sem motivo.

Pois é... esta é a premissa deste episódio. Como experiência em outra guerra sem razão, os militares resolvem criar supersoldados... tornar homens em máquinas de guerra. E quando eles não mais foram necessários, foram simplesmente jogados no lixo como se fossem brinquedos quebrados. Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência.

Essa conversa de manipulação de sonhos me lembrou de Amor Fati. Creio que 4 anos depois, o Cança já tinha tecnologia suficiente para colocar aqueles sonhos horrendos na mente de Mulder. ugh...

Neste episódio, Mulder e Scully conhecem dois personagens que fariam parte da vida deles por mais alguns anos... O X, que apesar da má vontade e da total falta de inclinação para morrer pela causa, acaba fazendo justamente isso. E nosso tenebroso Krycek.

Sim sim sim, eu, Josi, amo odiar o Krycek. Mas já existiu carinha mais nojentinho? Argh! Ele sequer está do seu próprio lado!!! Ele faz besteiras a torto e a direita... se vende por nada! E é tão burrinho, coitado. E ainda se acha.

Enfim, bom que Mulder e Scully dão um gelo nele logo de cara. É delicioso ver como Scully o trata... e na mesma cena, M&S estão conversando, caracteristicamente colados, e quando o ratinho se intromete, eles passam a falar ainda mais colados e baixo. Bom demais!

Outro ponto alto do episódio é a conversa ao telefone. Scully com ciuminho/invejinha de estar como parceira de Mulder oficial e Mulder todo sem jeito, chegando até mesmo a gaguejar uma piadinha... gente... eles até ficam calados cada um de um lado da linha... *love*

No entanto, todos sabemos como Mulder tem que trabalhar melhor isso de confiar em qualquer um que chega e fala que acredita nele. Mulder, por favor... assim fica fácil demais, meu filho!

O bom é que Ratboy não passa nem um episódio inteiro nos enganando... logo no final, ele mostra a que veio fazendo exatamente o trabalho que queriam que Scully fizesse: espionar Mulder. E ali naquela sala é selado o destino da Scully.

PS: A conversinha de Mulder e Scully escondidos num corredor escuro também é demais. Mostra de que a conexão entre eles já está inabalável. [/Josi]
-----

Duane Barry (Duane Barry)

[Josi] "MULDEEER!!! PRECISO DE SUA AJUDA!!! MULDEEEERRR!!!"

Vinte anos depois e eu ainda me arrepio toda com a voz da Scully gritando por ajuda.

E não é pra menos. Este é o episódio que selou a direção que a série tomaria dali por diante. Piper estava para vir, Gillian precisava sair e o pessoal de AX escolheu ter uma ideia criativa para esse dilema ao invés de ir pelo mesmo caminho de outras séries que optam ou por fazer a personagem grávida também ou simplesmente se livrar dela e da atriz "problemática". Com o esquema que fizeram, Gillian só ficou mesmo ausente por um episódio. E ganhamos uma história triste, porém eletrizante.

Assim, Scully foi levada por Duane Barry numa tentativa do Canceroso de enfraquecer Mulder. Coisa que ele tentaria novamente mais tarde e novamente fracassaria...

O início do episódio é aterrorizante. Não sei quanto a vocês, mas aquele cenário fazia parte de meus pesadelos na época. Nos anos 90, coisas relativas a alienígenas era uma febre. Haviam documentários e filmes por todos os lados... difícil não ser influenciado por isso tudo.

Pobre Duane vivia aterrorizado. E mais ainda porque ninguém acreditava nele e assim ninguém poderia ajudá-lo. Então, ele resolve agir e colocar alguém para ir no lugar dele.

Coisas que eu amo nesse episódio são... primeiro, a forma singular como Krycek é ignorado e insultado... segundo, como a conexão entre Mulder e Scully é forte. O ratinho poderia estar como parceiro oficial de Mulder, mas quem ele chama para ajudá-lo é a verdadeira parceira.

Ah, outra coisa que lembrei... pobre Mulder pede para ser levado junto com Duane... mal sabe ele que esse "desejo" seria realizado alguns anos mais tarde.

Para terminar, não podemos esquecer de mencionar que é neste episódio que a famosa sunga vermelha dá o ar de sua graça. [/Josi]
-----

Ascension (Ascensão)

[Cleide] Se pra nós é desesperador o fim do episódio "Duane Barry", no início de Ascensão, Mulder é que compartilha deste desespero. O episódio se inicia com ele entrando em casa, cansado, colocando para tocar a secretária eletrônica a mensagem de Scully relatando o escaneamento que fez no pedaço de metal retirado de Duane. E então ele escuta perplexo todos os passos do rapto da parceira gravados na secretária.

Mulder disse na primeira temporada que sofre de memória fotográfica, e percebemos isto neste episódio, sua capacidade de construir quadros, como sua mente funciona, no momento que ele entra no apartamento da Scully e de acordo com os sons e as evidências ele remonta na mente, de maneira muito sofrida, cada agressão que Duane desferiu à agente.

Então, com sua personalidade obsessiva, vemos Mulder começar sua caçada incessante. O FBI o manda se afastar do caso e descansar, ele nem descansa - fica dias sem dormir - e não se afasta, pegando cada migalha de pista para chegar à conclusão que Barry levaria Scully para Skyland Montain.

Finalmente Kricek se revela totalmente tentando matar Mulder, matando o operador do bonde, e provavelmente Duane. Mulder tem este insight quando vê cigarros no carro que o agente usava, mas quando o acusa, ele já estava fora do alcance - infelizmente Mulder ainda terá muitas notícias deste infeliz!

Cenas que eu gosto muito neste episódio: a corrida de Mulder para chegar no topo antes de Duane entregar Scully culminando com ele quase caindo do topo do bondinho. Ele encontrar a correntinha da Scully que acaba se tornando um grande símbolo na série. Mulder imaginando o que estaria acontecendo com Scully naquele momento - cena em que utilizaram a gravidez avançada de Gillian. E todas as interações entre Mulder e Meg Scully - eles tiveram muita afinidade desde o princípio, chego a dizer que as cenas entre ele e Sra. Scully são mais leves do que as cenas com sua própria mãe.

O mais angustiante, é que Scully não é recuperada e Duane morre antes de ajudar em alguma coisa... e depois disso, nada mais foi leve como era antes para Mulder e Scully, como X avisou em "Sleepless": "Nunca foi tão perigoso". [/Cleide]
-----

3 (A Trindade)

[Josi] Esse episódio é muito fraco. Não apenas por ser indigesto para nós, shippers.

O plot é sobre vampiros que matam pessoas para continuarem imortais e a fixação de um deles por uma antiga namorada. E Mulder acaba se envolvendo com ela. E como não podemos ter coisas legais, a pobre moça tem que se matar para se livrar do maldito ex. ugh

No entanto, como um bom episódio de AX, ele tem seus pontos altos. E o deste é analisar a forma como Mulder se comporta. Sua apatia com a notícia em ser reintegrado aos AX continua. Se Mulder já é meio desleixado normalmente, mergulhado em tristeza e culpa pela perda de sua parceira, ele piora a olhos vistos. Não podemos esquecer que esta seria a segunda vez que ele perderia alguém muito importante da sua vida para abduções... e nas duas vezes, ele não pode ajudar.

Os pontos altos são o começo com Mulder arquivando o AX de Scully com seus pertences; quando é revelado que ele está usando a correntinha dela; e, no final, quando ele fita o horizonte segurando a jóia da parceira.

Curiosidade: A vampira que dormiu com Mulder era namorada de David Duchovny na época. [/Josi]
-----

One Breath (Por um Fio)

[Cleide] One Breath é o meu episódio favorito da segunda temporada. Primeiro pelo alívio de ver Scully voltar e de certa maneira, apesar da situação desenganada ter certeza que ela resistiria, e também pela temática espiritual que aproveitaram para abordar.

O teaser mostra Sra Scully contando a Mulder uma história da infância dos filhos, enquanto esperavam uma encomenda: a lápide da agente. É interessante como eles se tornaram próximos neste hiato em que Scully esteve desaparecida, mas Mulder não se conforma com a entrega da mãe da parceira, dizendo que ainda não deviam desistir.

Dana Scully é devolvida misteriosamente em um hospital de Whashington em coma, Mulder é avisado e reage energicamente no hospital, querendo saber o paradeiro da parceira, mas ninguém sabia como a moça chegou e por que estava naquele estado.

A corrida do episódio "Por um Fio" é exatamente a inquietação de Mulder para fazer algo e seu sentimento de culpa por todos colocarem impedimentos. Primeiro a análise dos laudos médicos pelos Pistoleiros Solitários dizendo que nem um corpo saudável conseguiria lutar contra as experiências que fizeram com o DNA de Scully. Depois o desligamento dos aparelhos de respiração mecânicos, decisão estabelecida no testamento da agente e assinado por ele como testemunha. As negativas de X de esclarecer quem a levou, quem fez experiências com ela. A sugestão de Skinner para que ele se resignasse.

Mulder pende o episódio todo para buscar vingança ao invés de se abrir para o sentimento de desespero e perda que a situação de Scully provocavam nele... e finalmente tem a chance de se vingar, mas é confrontado por Melissa e a informação de que talvez fossem os últimos momentos de Scully vida. Lhe resta a decisão crucial: vingar-se ou despedir-se?

Scully por outro lado, fica apenas silenciosa num barco decidindo se retorna ou não para a vida, sendo orientada pela bondosa enfermeira Owens. Após cortarem o fio do barco - desligando o aparelho de respiração, vemos Scully fora do barco, deitada em uma mesa, e somos presenteados com uma das cenas mais bonitas da série, o monólogo emocionado do pai de Scully, dizendo à ela que seu tempo de partir ainda não chegou.

Mulder, após o sermão de Melissa, vai até o hospital, abrindo mão da vingança, mas ele não vai se despedir, "Não sei se minha presença aqui, ajudará a te trazer de volta, mas eu estou aqui." Ele tinha fé que poderia ajudar a trazê-la de volta, não conseguia aceitar que fosse momento de Scully partir.

É muito triste vê-lo chegar em casa, e desabar de tristeza ao ver que perdeu a chance de se vingar e não trouxe Scully de volta, é como se ele tivesse se esvaziado... nem os Arquivos X faziam sentido sem ela (observamos isto quando se sentindo culpado ele pede demissão do FBI e Skinner não aceita). E então a boa notícia: Scully acordou!

Ele então faz uma visita tímida, breve e significativa, entregando o crucifixo para sua dona, e mostrando que estava feliz por ela ter voltado. Scully pergunta pela enfermeira que cuidou dela durante o coma, e é informada que aquela pessoa nunca trabalhou naquele hospital... e percebemos que a enfermeira era de mais além... [/Cleide]
-----

Firewalker (Firewalker)

[Josi] Esse episódio não é exatamente ruim. É até legal... mas é tão estranho!

Não, sério... eu não consigo ignorar aquilo, então vamos logo a ele. O que é aquela coisa saindo da garganta do povo? Quem teve aquela ideia? Aposto que eles riam horrores nos bastidores. Eu vejo rindo! aff

Outra coisa que salta aos olhos é o quanto que o tema deste episódio lembra o de Ice. Pessoas fazendo pesquisa nas profundezas da Terra, em um lugar isolado e de difícil acesso, descobrem uma nova forma de vida e são infectadas por ela. Alguns dos infectados escondem o fato por medo e tentam, ao serem dominados pela criatura, que o mesmo aconteça a outras pessoas. Pelo menos dessa vez, não houve tanta tensão entre Mulder e Scully... apesar de novamente Scully insistir em exterminar a criatura e Mulder querer salvar algo como prova e para a ciência.

Este é o episódio logo depois de Scully voltar da abdução. É notável o quanto Mulder está mais cuidadoso e carinhoso com ela. Mas ela mostra o quanto já está pronta para voltar ao trabalho quando, no final, ela se salva do ataque de O'Neil. Mas é fofo quando Mulder sai da caverna falando que a única maneira de ser parado é se Trepkos matá-lo.

E, como já estamos acostumados, todas as provas são destruídas ou enterradas longe dos olhos de pessoas não autorizadas. E, claro, tudo é sistematicamente negado. [/Josi]
-----

Red Museum (Museu Vermelho)

[Cleide] Eu não sei se é geral, mas toda vez que assisto Red Museum, esqueço que é um episódio mitológico, e me pego intrigada com o enredo... aquela seita estranha, a tensão entre os moradores, aquela vigilância que não sabemos quem realiza...

E quando achamos que já existem muitos elementos envolvidos, um acidente aéreo, que revela que o médico que cuidava de todas as crianças da cidade, estava recebendo dinheiro para fazer uma experiência.

No final das contas, para nossa surpresa, vários eventos se confluíram: um pedófilo sequestrava as crianças que sofreram as experiências, e um homem misterioso - que Scully lembra ser o assassino de Garganta Profunda - estava queimando arquivo para esconder mais experiências do projeto Controle de Pureza. Ou seja, aquelas crianças e o gado da cidade estavam sendo injetados com dna alienígena... e os pobres dos fiéis da igreja Red Museum, que estavam sendo acusados, eram usados como o grupo de controle, pois não consumiam carne.

É muito legal quando Mulder pede ajuda ao chefe da igreja para abrigar e proteger a comunidade que tanto os maltratou por tanto tempo. [/Cleide]
-----

Excelsius Dei (O Sanatório da Morte)

[Josi] Não sei se é impressão minha, mas nessa época Scully costumava trazer mais casos. Gosto do quanto que ela se interessa por este em particular e fico curiosa do porquê de Mulder não se interessar... o fato de não levar a uma condenação nunca foi um motivo para não continuar. Enfim... vou culpar estratégia de escrita ruim. rs

Vamos ser claros aqui... de todos os personagens dali os menos ruins eram Michele, Dorothy, Leo e o Gung... todos os outros são uns idiotas. Menção honrosa a Hal... criatura horrenda. Nojo imenso daquele homem.

Pobre Michele... mas jamais entenderei o porquê dela continuar trabalhando ali. Eu não voltaria nem amarrada!

Esse episódio foi muito fácil pra Scully digerir porque tudo pode ser passado como uma alucinação induzida pela medicação. rs Aliás... não entendi porque não continuaram a estudar as propriedades daquele cogumelo...

E, no final, Mulder e Michele se salvam por muito pouco, mas Scully só pergunta se Mulder está bem. hehe

Esse episódio nos faz pensar em como as pessoas idosas são tratadas pela sociedade. Também aqui no Brasil, muitos os tratam mal ou com descaso... às vezes, os tratam como crianças, ignorando toda a sabedoria de uma vida inteira. Uma pena... [/Josi]
-----

Aubrey (Aubrey)

[Josi] A premissa desse episódio é, no mínimo, perturbadora. A ideia de que comportamentos passem de uma geração para outra é fofa até que você passe a considerar aqueles que são doentios e psicóticos. No entanto, o problema de BJ vai além disso. Provavelmente é a gravidez que faz com que ela passe a ter visões dos assassinatos que o avô cometeu a dezenas de anos atrás, ao mesmo tempo em que é compelida a fazer o mesmo.

Alguns pontos interessantes neste episódio e que não temos a mínima idea de se foram pensados antes ou não (provavelmente não) são os ligados diretamente a Scully, Mulder e William. Primeiro, não Mulder, vc não herdou algo genético com relação a semente de girassol... aquele carinha não é o seu pai biológico. Quanto ao filho de Mulder, fica aquele medo de que queiram fazer com que o garoto herde certos comportamentos do avô que não são nada legais. Apesar de quê, ele sempre pode puxar ao avô materno... (notem que eu não sei de nada com relação a engenharia genética e estou apenas falando besteiras me baseando no que é falado no episódio rs)

Quanto à Scully, hoje em dia sabemos o quanto que ela se identificou com o problema de BJ. Ela não chegou até a parte da gravidez, mas... relacionamento dentro do trabalho com homem casado foi um erro que ela cometeu também...

Outra coisa notável é a forma com que Mulder e Scully se comportam um com o outro. Adoro as fofocas, brincadeiras e risadas que eles trocam durante o decorrer do episódio.

Curiosidade: o detetive é o Terry O'Quinn. Ele aparece novamente duas vezes na série, como o policial que se mata em FTF e em Trust No 1 (9ª temp), como a pessoa que sabe dos detalhes mais íntimos da vida de Mulder e Scully. [/Josi]
-----

Irresistible (Irresistível )

[Cleide] Irresistível é um dos episódios mais assustadores de Arquivo X, passam-se as temporadas, monstros inimagináveis aparecem, e nada nos estarrece mais do que o monólogo de Mulder no final, de que mais assustador que qualquer Arquivo X é imaginar que um ser humano possa se tornar um mostro destes.

É o primeiro episódio sem elementos sobrenaturais da série, apenas em alguns momentos, quando as pessoas veem Pfaster como um monstro, a série brinca com o lado mais além da patologia do psicopata, como se fosse um demônio humano.

Nós, por outro lado, nunca vimos Scully tão apavorada, e não veremos... nem mesmo quando ela reencontra o algoz algum tempo mais tarde na sétima temporada (aliás, ver Irresistível seguido de Orison é uma experiência bem interessante!)

Há quem atribua a fragilidade de Scully à sua abdução e quase morte, como se a ficha estivesse caindo, quando assistimos ao episódio é como se a intuição dela dissesse que algo pairava no ar sobre sua segurança, como se lhe mostrasse sua fragilidade humana. A tranquilidade de Mulder é invejável, e é muito nobre, que sabendo que o caso era muito pesado para o escritório local, mesmo tendo certeza que não era um Arquivo X, decide ficar e oferecer sua habilidade ímpar de traçar perfis, especialmente com a parceria de Scully para o mesmo bem como para encontrar provas que ninguém conseguiria achar.

Pfaster é muito bem representado pelo Nick Chinlund... é como se ele tivesse o mal nos olhos, apesar da aparência extremamente comum. E a determinação em encontrar uma vítima, a frieza com que agia, é de gelar o coração. Sendo um fetichista fissurado em cabelos, não é de se assustar ter sua atenção voltada para a Agente Scully, para seu pavor.

Scully não queria que Mulder se preocupasse com ela, afinal eles sempre tiveram uma relação rara de igualdade, mas no final, apesar de praticamente ter conseguido se virar sozinha, ela finalmente desaba suas emoções abraçando o parceiro, que apesar de ter se mantido silencioso e cuidadoso, percebeu que a tão poderosa Scully ficara muito abalada com este caso.

A Fox inicialmente rejeitou o roteiro de Irresistível, e Carter modificou o personagem de "necrófilo" para "fetichista da morte", tirando o contexto sexual explícito da prática do personagem, mesmo assim, quando o episódio acaba (mesmo que assistamos dezenas de vezes) todos os nossos fios de cabelo estão arrepiados... [/Cleide]
-----

Die Hand Die Verletzt (Os Adoradores das Trevas)

[Cleide] Assisti a este episódio ontem à noite para fazer este resumo, pois hoje não daria tempo, resultado? Tive pesadelos, lógico! É claro que tendo visto Irresistível, é difícil ficar mais assustada a atônita, mas este episódio, entre os temas paranormais, é um dos mais assustadores (acho que fica empatado com "Os Calusari" mas isto é outra história)!

Só pra começar, este título em inglês que já soa assustador é simplesmente o cântico que os a Comissão de Pais e Mestres (um grupo satanista disfarçado) entoa no início do episódio... cruzes!!! Na onda de ocultismo que paira sobre a cidade, alguns adolescentes resolvem fazer seu próprio ritual para "pegar" as colegas... e acabam sem querer libertando, ou evocando algo que não deviam, e um acaba morto...

Mulder e Scully chegam bem céticos na cidade, mas apesar da resistência da moça, o agente acaba percebendo que havia uma força estranha agindo na cidade e provocando os fenômenos estranhos: chuva de sapos, mudança no sentido de descida da água nos ralos.

Pra mim, a frase de Mulder para Jim, um dos pais que confessa para ele fazer parte da seita, resume toda a questão: "Vocês não achavam que podiam evocar o demônio e pedí-lo para se comportar, não é ?" E foi justamente isto, pela ambição desenfreada ou burrice, foram todos devidamente enviados para o além por brincarem com coisas que não sabiam controlar.

Vale destacar a atriz Susan Blommaert que deu vida a Sra Paddock, com uma aparência tão frágil e inofensiva, acima de qualquer suspeita, e tão assustadora!

A cena da cobra devorando o membro da seita, deu o que falar muito tempo. O episódio foi o último escrito por James Wong e Glen Morgan, a frase que Paddock deixa no quadro é uma despedida deles: "Foi bom trabalhar com vocês". [/Cleide]
-----

Fresh Bones (Ossos Frescos)

[Josi] O tema de hoje é vodu. No entanto, o background se sobressai quando ficam claras as condições em que não apenas os refugiados mas também os soldados são mantidos.

Muitos episódios de Arquivo X vão além de apenas mostrar o sobrenatural mas ficam atentos ao outro tema central da série, que é mostrar que o governo e figuras de autoridade de forma geral quase nunca são o que é esperado delas. No lugar de proteção, ganhamos opressão. Nos faz pensar como essas pessoas passam sua vida... fogem de uma realidade de guerra para ir a outro país e serem tratados de forma sub-humana. Lembrando que aqui também no Brasil, nos dias de hoje, temos muitos refugiados e imigrantes em situação de semi-escravidão e tendo de lidar com o desprezo do governo e da população local.

Voltando ao episódio, o final nos revela algumas surpresas... uma é que o general é quem está usando de magia para se livrar de soldados revoltados. A outra é que o garoto simpático que segue Mulder e Scully pra cima e pra baixo estava, na verdade, morto muito antes deles começarem a investigar o caso.

Vale também ressaltar novamente o cuidado que Mulder tem com Scully e a necessidade além do normal dela se sentir independente. Um ponto interessante da personalidade de Scully é que, apesar dela ser a cética e ter muito mais dificuldade em aceitar o paranormal, ela sempre segue as pistas direitinho... e no final desse episódio, ela se salva ao agarrar o amuleto que o garotinho vendeu a Mulder como proteção. Cabe uma análise mais profunda da agente, que ficará para outra oportunidade. [/Josi]
-----

Colony (A Colônia)

[Cleide] A Colônia é um episódio muito inovador no universo de Arquivo X. É a primeira história contada em flashback, é o primeiro roteiro com história construída por Chris Carter com David Duchovny e depois desta experiência bem sucedida, virou um hábito um episódio mitológico duplo no meio das temporadas, se colocando entre vários episódios de monstros da semana.

A primeira vez que assisti a este episódio, fiquei muito confusa... o que são aqueles médicos iguais? Clones russos? Ets? Quem estava falando a verdade? E esse assassino que muda de rosto?Como pode? Ele, de cara, nós sabemos que é um extraterrestre, pois vemos a queda da nave no início do episódio. Mas qual o objetivo dele, e outra coisa: de quem ele está disfarçado, é ele ou um aliado?

O começo em flashback com Mulder tendo uma parada cardíaca é para causar ansiedade em qualquer fã. E como Scully fala com tanta segurança que o que o mantém vivo é o frio? O episódio só nos vai fazendo perguntar e perguntar, pois como era de costume na época do "Garganta Profunda", muitos casos começam com apenas pequenas migalhas e pistas, e os agentes começam a procurar mais consistência no caso até montarem um quadro maior. E em relação aos médicos idênticos, nós e eles ficamos sem saber em que história acreditar.

O mais complicado é que no meio tempo do caso ser investigado, Mulder é chamado para uma emergência familiar, e nós e ele ficamos com aquele "WTF" na cabeça quando vemos que Samantha voltou 22 anos depois!

Mas para alimentar nossa paranoia, ela vem com aquele papo estranho que foi criada por extraterrestres, e sabe demais sobre o et caçador de recompensas, até mesmo como reconhecê-lo. Minha impressão é que até mesmo Mulder intuitivamente não tinha certeza que era mesmo sua irmã desaparecida.

Scully que fica sozinha investigando o caso, consegue salvar os quatro clones restantes, mas acaba na mira do letal caçador de recompensas, e o pior, como já vimos, ele pode ter qualquer aparência, e é lógico, se disfarça de Mulder e aparece no hotel em que a moça se escondeu... ela ainda não sabia ou tinha maldade para lidar com estes seres. Ela atende a porta, o celular toca, e quem é do outro lado? Mulder também... oh oouuuhhh!!!

(Continua) para nossa aflição... [/Cleide]
-----

End Game (Fim de Jogo)

[Josi] Continuação de Colony.

Fico impressionada em como Scully não duvida de quem está falando a verdade. Ela na hora percebe que o falso é aquele que está diante de seus olhos. Mais uma vez, Scully dá mais atenção aos seus instintos.

Esse caçador de recompensas é muito peculiar. Bem alien mesmo. Porque ele é muito focado em seu objetivo. Sua missão ali era acabar com a colônia de clones e é isso o que ele faz sem mais nem menos. É algo a se admirar, oras.

Na hora da troca, é notável a vulnerabilidade de Scully... a pobre até se abaixa quando entra no carro...

Mulder segue e entrega sua "irmã" ao caçador de recompensas... no entanto, há muitas considerações a serem feitas aqui. A moça no caso obviamente não era uma iniciante... e também era do interesse dela que o alien fosse morto. Mulder e Scully foram apenas ferramentas nessa guerra.

O problema é que ele não sabia daquilo... e como elas mesmas confessam depois como se não fosse nada, elas o manipularam para atingir o seu objetivo. Isso acaba se tornando algo recorrente na série e eu odeio como essas pessoas manobram Mulder usando o nome de sua irmã... O ódio que dá quando, logo depois dele receber a notícia de que o corpo foi encontrado, ele descobre que tudo era mentira.

Nesses episódios também acabamos temos uma pequena visão da relação estranha que os membros da família Mulder mantêm um com o outro... A forma fria beirando a violência do pai de Mulder... O distanciamento e o temor na linguagem corporal de Mulder perto do pai... Tudo isso mostra como essa família foi destruída com o sumiço de Samantha.

O intrigante aqui é que tanto as Samantha-clone e o caçador de recompensas garantem a Mulder que sua irmã está viva. Por que eles mentiriam?

E, ao final, como Scully bem fala, a ciência salva Mulder. E eu realmente não entendo como as pessoas gostam de separar ciência de fé e do paranormal... Não é porque a ciência moderna não consegue explicar algumas coisas que ela não pode evoluir mais até que o consiga... e não é pq algo pode ser explicado pela ciência que ele deixa de ser fantástico.

"Você achou o que buscava?"
"Não... mas encontrei outra coisa que havia perdido. Fé para continuar" [/Josi]
-----

Fearful Symmetry (Terrível Simetria)

[Cleide] É quase uma tradição em Arquivo X os episódios com temas ambientais. Terrível Simetria é um destes. Não é um episódio assustador ou com grande impacto na relação de Mulder e Scully, para mim particularmente é um episódio triste, sinto muita pena de animais maltratados, e acho que por causa disto é o episódio que eu menos assisto da segunda temporada.

Inicialmente um elefante invisível faz um estrago na cidade e na manhã seguinte ele acaba caindo morto na estrada. Isto é o que atrai os agentes à pequena cidade de Fairfield, Idaho. Como em vários episódios ecológicos, há uma tensão entre os profissionais do zoológico regional e ambientalistas extremistas, e como sempre, estes segundos são os principais suspeitos de soltar os animais.

Mulder, com seu background enxerga mais longe, e perante a informação de que em anos nenhum animal se reproduzira em cativeiro naquele zoológico, resolve propor que Scully examinasse as fêmeas que fugiram e morreram e ela descobre que todas estiveram prenhes, mas sem sinal dos embriões.

Ao observar que a gorila da veterinária, que sabia se comunicar por sinais, temia uma luz, Mulder desenvolve a teoria de que os extraterrestres estariam extraindo os embriões para fins de preservação das espécies que a humanidade estaria extinguindo.

Para mim a cena do elefante morto no início com uma criancinha assistindo aos prantos e da gorila atropelada são de cortar o coração... toda vez que assisto me dá muita pena.

Curiosidade: Foi a única vez que os Pistoleiros apareceram sem Langly. Achei muito engraçado o fato dele não gostar de ter sua imagem transmitida via satélite... [/Cleide]
-----

Dod Kalm (O Navio Fantasma)

[Josi] Vamos combinar que este episódio é um dos maiores WTF da série inteira.

Eu gosto dele por um motivo: Mulder está completamente errado. Sim, minha alegria nesta vida é ver Mulder errado. Por quê? Porque todo mundo chama Scully de idiota por não acreditar nele de cara e ninguém considera que assumir que qualquer teoria viajada seria verdadeira de primeira é que é coisa de idiota.

Enfim... os pobres marinheiros deram de cara com alguma coisa que literalmente corrói absolutamente tudo. Por algum motivo, a água potável detém essa força. Então, crianças, já sabem: bebam água. Faz bem!

Pontos interessantes:
- Mulder não chama Scully. Ela vai por estar intrigada também. Essa é a real natureza do trabalho dela ali, não é? No final, ela só permanece pq tb tem curiosidade.
- Pobre Mulder enjoa fácil...
- E a moral do dia? Com o carinha morrendo afogado com a água que ele tanto queria manter somente para si? rs
- Mulder era daqueles velhinhos que se tremem. Tadinho...

Apesar de todas as maluquices desse episódio, a maior delas é... como diabos eles reverteram a velhice??? Na temporada passada mesmo eles falaram da progéria e como essa doença horrível ainda não tem cura... Na quarta temporada, vão falar sobre a procura por cirurgia estética... E aqui eles revertem a velhice dos corpos de Mulder e Scully como se não fosse nada. Ok, então... [/Josi]
-----

Humbug (A Fraude)

[Cleide] Humbug foi o primeiro episódio "cômico" de Arquivo X, coloquei entre aspas pela natureza do humor na série, além de irônico, é crítico, tem várias pitadas de humor negro... nós já conhecíamos as piadinhas de Mulder, e elas seguiam bem este caminho, mas um episódio inteiro neste tom foi uma aposta alta da produção.

A idéia bizarra inicial surgiu de uma sugestão de Glen Morgan para que Darin escrevesse um episódio sobre circos de aberrações. Darin assistiu a um vídeo do Circo de Jim Rose e deu ao próprio Rose e a Enigma (o careca tatuado) papeis importantes no episódio, ambos nunca tinham atuado (eu particularmente achei os dois muito bons, achei a química entre eles e os agentes muito boa). Depois disto, tiveram que pesquisar muito para achar os extras para este episódio.

Mas temos que concordar que é um episódio memorável... muito antes de assistí-lo eu já ouvia falar e tentava de toda forma conseguir (afinal eu via na TV aberta e a Record pulou uma leva enorme de episódios da segunda temporada, de "Sleepless pularam para "Anasazi"). E ele faz juz à fama que o precedia... ao criar uma cidade inimaginável, praticamente fundada por artistas de circo de horror aposentados.

O assassino e seu desfecho não podiam ser mais surpreendentes, e até isto foi uma piada em si, mostrando a genialidade de Darin como roteirista. O curioso é que desta vez, Scully é que mata a charada, desbancando a doidice de Mulder sobre a "Sereia de Fiji"... quando não acham o gêmeo assassino, e ela fica com cara de tacho perante as reclamações do Xerife, Mulder tem sua vingança pessoal: "Agora você sabe como eu me sinto".

É muito legal também, que no início, olhando a foto da primeira vitima, Scully só consegue esboçar o seguinte pensamento "Imagine ter de passar a vida toda com esta aparência".... e no final, vemos o Dr. Faquir dize a mesma coisa de Mulder "O futuro se parece com ele, imagine ter de passar a vida toda com esta aparência", e Mulder para completar a piada, está lá no fundo fazendo pose de herói... na verdade foi uma piada interna sobre a crescente fama de símbolo sexual de David Duchovny.

Ah, e é impagável a expressão dos dois quando Conundrum diz: "Provavelmente foi alguma coisa que eu comi", todas as vezes que assisto dou risada da verdade caindo na cabeça dos dois como um raio. [/Cleide]
-----

The Calusari (Os Calusari)

[Josi] Este é um dos episódios mais aterrorizantes da série. Cheio de cenas chocantes e que nos deixa, ao final, com uma sensação ruim de impotência diante do desconhecido.

Já no teaser percebemos que os roteiristas não estavam pra brincadeira. Não sei quanto a vocês mas sempre me choca "ver" a morte do bebê. Bebês não deveriam morrer. Eles devem ser salvos. Mas este não é o negócio de Arquivo X. Aqui eles gostam de chocar para chamar sua atenção e daí direcioná-la para onde querem.

O que chama a atenção de Mulder para o caso é que aparentemente o garotinho foi levado para a morte por um agente invisível!

A morte do pequeno é, no entanto, apenas o começo. Quando o pai e a avó também morrem, as suspeitas recaem sobre o irmão mais velho, Charlie, que estava presente em todas as mortes e a quem a avó dizia estar possuído pelo demônio. Mas claro que de primeira apenas Mulder acredita nisso e chama de volta os Calusari para fazer o ritual de exorcismo.

Este ritual é mostrado sem nenhuma censura e vemos o rosto deformado que o garoto assume e todos os apelos do demônio para escapar. Algo extremamente perturbador é ouvir o "não olhe para ele, ele pode reconhecer você!". Olha, isto sempre me assusta e tenho que confessar que eu também evito olhar para o menino. A expressão de Mulder durante toda a cena é certamente a que todos nós assumimos do outro lado da tela.

Mulder: "Eu fiquei perturbado pelos avisos dos Calusari de que nem a inocência nem a vigilância podem ser usadas como proteção contra o coração uivante do mal". [/Josi]
-----

(F. Emasculata) Emasculatas, O Vírus da Morte

[Cleide] Se fosse preciso resumir este episódio com uma palavra, eu diria: "gastura" (como se diz aqui em Minas). É um destes episódios que faz com que a gente se sinta desconfortável, tenso, encolhido no sofá... aquelas pústulas pulsando, prestes a explodir... quem teve aquela ideia?

É assustadora a temática, presidiários sendo usados como cobaias por uma empresa farmacêutica para saber como funciona o parasita encontrado por um entomologista nas florestas da Costa Rica! O pior, é que pensando nos interesses extremamente materialistas dos grandes capitalistas, especialmente os destas empresas de fármacos, o caso lá tem sua plausibilidade. Basta assistir filmes como "O Jardineiro Fiel" e observar como certas drogas são inseridas ou receitadas que concluímos que a teoria do episódio nem é tão conspiratória assim...

O que nos deixa mais aflitos, é o fato de dois prisioneiros terem fugido, e possivelmente contaminados (o contágio e a morte são muito rápidos) e Mulder está na equipe de busca, e Scully por outro lado, fica no presídio em quarentena, achando inicialmente que era um tipo de gripe. Dá vontade de gritar com ela quando entra na sala de incineração e corta o plástico dos cadáveres, e então tenta furar um daqueles furúnculos... não precisa de ser médica para saber que aquele pus todo seria altamente contaminante, como ele pode ser tão irresponsável? [/Cleide]
-----

Soft Light (Luz Suave)

[Josi] Outro resumo que também caberia a este episódio seria: homem que acha que segurança no trabalho é uma tolice se machuca gravemente por descuido e mata várias pessoas no processo.

Bom, o fato é que ele se encontrava numa situação muito ruim. Era difícil provar essa história, ele não sabia em quem confiar e se matar não era uma opção porque ele também não sabia se seu corpo sem vida ainda manteria as mesmas propriedades e daí ele não teria mesmo mais nenhum controle sobre a coisa. O cara é chato mas eu tive pena dele. É inimaginável viver dessa forma.

O mesmo posso falar da Det Ryan. Scully estava certa com relação a ela. Não é fácil sobreviver num ambiente onde os homens são maioria e te encaram como uma intrusa sem cérebro. Minha área de informática também tem muito disso. Temos que sobreviver como podemos. Nada desculpa, porém, falta de ética, ingratidão e tomar crédito do trabalho alheio.

O roteiro é até bem interessante, mas assim que ele é pego, eu fico cismada... Perguntas do tipo "como o levaram da estação de trem até a delegacia?", "como ele andava pra lá e pra cá perto do amigo dele dentro do laboratório e até o sacode e nada acontece?"... e:

"Ok... não entendo nada disso de matérias negras e muito pouco disso da sombra dele ter se tornado tipo um buraco negro... mas a sombra-buraco-negro dele era seletiva? Só sugava matéria humana?" - Estou quotando 5-anos-atrás-eu. Sou livre. Mas o fato é que eu comentei exatamente isso enquanto revia a uns dias atrás, agora fui ler meu comentário no blog e tinha isso. Não consegui me conter. kkkkk (aliás, se forem lá ler, eu não seria tão dura com as moças hoje em dia... perdoem meu grande machismo embutido de 5 anos atrás...)

O final desse episódio não tem pena de ninguém. Det Ryan e o cientista amigo da onça são mortos e Chester termina onde ele mais temia... como rato de laboratório...

Outros pontos:
- Mulder confiando em X e sendo esfaqueado pelas costas. O cara vai imediatamente sequestrar o cientista!
- Scully aceitando alguns fenômenos paranormais.

Como curiosidade: Dr Banton também fez o famoso Monk. [/Josi]
-----

Our Town (Nossa Cidade)

[Cleide] Vou começar o comentário deste episódio por uma piada visual que percebi no final, o criativo #SQN slogan da Chaco Chicken "Boa gente, boa comida". Sério, parecem aquelas piadas de muito mal gosto de canibais...

Este episódio é bizarríssimo, mas isto é um aspecto legal de Arquivo X, todo tipo de ato, cultura, história bizarra cabe no contexto da série, até o mais inimaginável que o ser humano possa realizar.

Algumas cenas são impagáveis. Destaco a de Mulder na casa do senhor Chaco quando a empregada o proíbe de mexer no armário e ele simplesmente pega uma das estátuas na estante da casa e arromba o cadeado (seria um procedimento padrão do FBI?).

A cena do pessoal reunido tomando uma sopinha, como se fosse um caldo em festa junina - e na verdade era apenas uma pessoa cozida... blerg!

E a cena shipper do dia, Mulder correndo desembestado para salvar a parceira de se tornar também "sopa de gente", com direito a um carinho no cabelos. [/Cleide]
-----

Anasazi (Anasazi)

[Josi] O final da segunda temporada não fica devendo em nada para o final da primeira. Se na primeira ficamos com a sensação de que alguém tinha nos tirado o chão de debaixo dos pés, nessa ficamos absolutamente estáticos sem saber o que fazer com tantas novidades e ansiando loucamente pelo próximo episódio.

Acho que essa é uma boa hora pra lembrar que se Arquivo X tiver uma renovação antecipada e CC já souber que fará novos episódios, nós estamos lascados porque será um ano de espera. Quem viu a série com todos os episódios nas mãos pagará todos os seus pecados agora. Eita!

Voltando ao episódio, Anasazi nos apresenta o mistério envolvendo o povo que leva esse nome e que sequer se incomodaram de dar uma explicação oficial para o seu completo desaparecimento.

Por um golpe de sorte e incompetência de algum agente do governo, um hacker se apodera de documentos oficiais do departamento de defesa relativos a extraterrestres. No entanto, os arquivos estão codificados em Navajo e antes de que qualquer verdade fosse revelada, eles precisavam de alguém que faça essa tradução.

Ao mesmo tempo em que os arquivos caíam em suas mãos, Mulder se encontrava em um momento muito estranho de sua vida. Descaracteristicamente irritadiço chega até mesmo a esmurrar Skinner sem nenhuma razão aparente. O que Scully descobre depois é que isso foi uma das consequências de um processo de descrédito que estavam tentando usar contra Mulder. Se ele parecesse inconsequente e incoerente, suas ideias teriam o mesmo aspecto e assim poderiam matá-lo sem problemas e assim enterrar de vez os Arquivos X.

Neste episódio temos uma das mais incríveis reações de Scully. Ela atira em seu parceiro. Arquivo X e suas particularidades, não é? Só aqui mesmo que alguém salva o outro ao atirar nele mesmo. E assim Mulder agradece por levar um tiro. Tem que se amar essa série mesmo. rs

Mas enquanto Scully ainda está matando essa charada, nos é revelado que o pai de Mulder tem uma ligação esquisita com o Canceroso e que ele também tem um passado pra lá de nebuloso. Cheio de arrependimentos, ele chama Mulder em sua casa e tenta contar algo para ele. No entanto, antes que isso fosse possível, ele é baleado e tem apenas a chance de pedir perdão antes de morrer nos braços do filho.

E quem o mata? Quem? Quem? Alex Krycek. Ratinho de quinta categoria agora rebaixado a condição de assassino de aluguel. E dos ruins porque mesmo doente e drogado, Mulder o surpreende e só não o mata porque Scully não permite. Entretanto, ele leva chutes e socos!

Neste ponto, ainda não era sabido nada dos arquivos além duas palavras: mercadoria e vacinação. Mas Scully enfim consegue alguém que os traduzisse e esta pessoa é Albert Hosteen, um dos personagens mais carismáticos que já apareceu na série. E enfim Scully e Mulder tem a terrível constatação de que ela mesma é mencionada no texto em algo relativo a experiências!

E ao final, Mulder é levado para ver corpos de seres não identificados que foram encontrados pelo neto de Albert, mas o Canceroso o descobre e a última imagem que temos é do vagão onde Mulder estava sendo explodido.

[to be continued] [/Josi]


Maratona - 1ª Temporada.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

7 anos... e nós ainda acreditamos

Há exatamente sete anos, em um período parecido com este, um grupo de amigxs fãs de Arquivo X, teve a brilhante ideia de iniciar este blog. 

Um período parecido com este, pois em 2008 nos conhecemos todos e acabamos formando laços fortes e duradouros de amizade, por ocasião do lançamento de “I Want To Believe”, o segundo filme da franquia Arquivo X, que seis anos depois do final da série, mostrou a força de seus fãs.


Durante os meses das vésperas do lançamento do filme, passávamos horas e horas discutindo episódios, temporadas, personagens etc no saudoso “Orkut”, na comunidade “Arquivo X Brasil”. Mais tarde criamos um grupo mais seleto: “Sociedade X”, que gerou encontros presenciais (pois habitamos estados variados nesse mundão chamado Brasil). Passávamos a noite toda no msn, conversando sobre Arquivo X, e também sobre nossas vidas, sobre o sentido da vida, sobre amenidades... criamos a tradição de fazer um grande amigo oculto e trocarmos presentes de Natal (interestaduais).


Perseveramos com o blog, por paixão à série, um hobby, um lazer, mas com uma disciplina quase profissional – a maratona mundial de Arquivo X exige posts diários na página do Facebook, constante atualização, novos amigos, o que é um grande prazer para nós duas.


Para nossa surpresa, talvez por queremos acreditar tanto quanto Mulder e Scully sempre quiseram (cada um com suas particularidades), somos brindadas agora com mais uma temporada de nossa série! Prova que não foi só entre esse pequeno grupo que o sentimento de que a verdade está lá fora não morreu, mas que no mundo inteiro a chama continua acesa.


Então, agora, no nosso sétimo aniversário – que número cabalístico, Mulder saberia explicar – temos recebido mais e mais novos amigos, saudosos dos anos 90, novos fãs que tem o prazer de acompanhar em HD na Netflix, filhos de fãs hoje fãs também... e esse universo de possibilidades que os clássicos nos oferecem! Todos nesta grande expectativa da décima temporada, de ver Mulder e Scully de novo, de emocionar-se, assustar-se, surpreender-se...


Nós duas, Josi e Cleide, só temos a agradecer. É muito louco saber que há gente que se interesse pelos nossos devaneios sobre a série, que curte nossas análises, que pensa as mesmas coisas, tem insights parecidos quando assistiram, e reassistiram algum episódio, e até mesmo quando compartilha com a gente coisas que sequer imaginamos. É muito importante para nós, conhecer e conversar com vocês, esta é uma mágica que a tecnologia nos permitiu e dá uma dimensão tão profunda aos nossos pensamentos compartilhados, aos sentimentos em comum... desejamos de coração que possamos trocar muitas e muitas ideias, pensamentos, análises, sentimentos... pois este espaço só existe por causa da construção coletiva. Só nos resta dizer: Muito obrigada!


segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Arquivo X Revival - Resumo de Notícias de Setembro



Setembro foi marcado pelo final das gravações do Revival e pelo lançamento do primeiro trailer completo e oficial.

Vamos começar logo pelo principal. O trailer foi lançado pela FOX em pedaços durante sua programação de séries no dia 28/09 e outro inteiro e com mais cenas foi disponibilizado em seu canal oficial no dia seguinte.




O vídeo foi recebido muito bem por fãs e mídia. E nos deixou com aquela sensação impactante de que sim, Arquivo X está de volta. Mistério, conspirações, FBI, Skinner, Canceroso, aliens e o mais importante, Mulder e Scully em toda a sua glória!

Agora é aguentar a ansiedade até janeiro. Falta pouco!!!

Voltando... Bem no início do mês, as gravações foram encerradas. Primeiro David e logo depois Gillian terminaram suas cenas e deram um "até logo" a Vancouver.

 "Gillian e David em seus últimos dias de gravações."


"David Duchovny e Gillian Anderson deixando Vancouver" 

Mais fotos dos últimos dias de gravações: x x 

Entrevistas:

Kumail Nanjiani é um fofo e em uma entrevista para um site ele mencionou novamente seu amor por Arquivo X.

"Nanjiani ficou tão surpreso quanto todo mundo quando, não muito depois de ter lançado seu podcast [relacionado a Arquivo X], se ouviu dizer que Arquivo X estava ganhando um reboot com a maioria dos personagens-chave e escritores envolvidos ("Não estou dizendo que meu podcast trouxe a série de volta", ele brincou). E então uma surpresa ainda maior: Nanjiani ia ganhar um papel em um dos episódios.

Uma grande emoção, mas também "muita, muita ansiedade,", ele disse.

"Eu soube disso alguns meses antes. Eu não assisti a nenhum episódio (de Arquivo X) por alguns meses porque eu não queria começar a perder a cabeça," ele disse. Eu estava conseguindo isso muito bem até que eles me deram um "folder de boas vindas" que era o poster "I Want to Believe" de Mulder com meu nome nele. Eu definitivamente perdi a cabeça ali. Eu liguei para minha esposa e ela me ajudou a me acalmar."

Nanjiani fez parte de uma filmagem de três dias para o show e disse que foi surreal trabalhar com as estrelas David Duchovny e Gillian Anderson - "ícones maiores do que a vida", ele disse - e interagir com eles como pessoas normais. "Daí você vai embora e agora eles estão se tornando novamente figuras maiores-do-que-a-vida de novo", Nanjiani disse. "É estranho. Mas eu tenho mantido um pouco de contato com eles."

Com relação ao episódio: Ele tem um lobi-monstro tema, mas "é uma visão completamente diferente da coisa de monstro... um que eu nunca tinha visto antes... é tão bom!"" x

Alguns dias depois do final das filmagens, dia 06/09, Gillian participou do fanexpo no Canadá e respondeu perguntas dos fãs. Abaixo segue o vídeo na íntegra do painel dela:



Algumas citações de Gillian durante o painel ligados a Arquivo X:

"É exatamente o que a gente tinha antes, ou seja, alguns episódios cômicos, outros monstro da semana e há os mitológicos..."

"Há várias cenas de hospital na temporada 10."

"Se eu acho que Scully foi abduzida por aliens ou pelo governo? Talvez a gente descubra!"

Em 12 de setembro, Mitch Pileggi e David Duchovny participaram da Wizzard World Comic Con nos EUA. Abaixo temos o primeiro vídeo do painel, os demais podem ser encontrados neste mesmo canal do youtube.



Sobre o Revival:

"Isso é discutido... há muito sobre o bebê..." - David, falando sobre William.

"Eu não sei onde isso está indo... (...) Está ainda para ser determinado." - David, sobre o relacionamento de Mulder e Scully. [Ele parece tirar muita onda enquanto responde... então... não levem isso a ferro e fogo rs]

No meio de setembro, tivemos uma entrevista com Chris Carter onde ele fala sobre o Revival. Segue algumas partes:

"Nós faremos isso de uma forma interessante," diz o criador de Arquivo X sobre sua decisão de romper o popular casal. "Nós brincamos com aquele relacionamento [no revival]. Nós colocamos parte da tensão, que foi aliviada por eles estarem juntos, de volta. Isso adicionou oportunidades à escrita da história. É algo que eu trouxe; eu vinha pensando nisso. Havia conversas sobre o rompimento se nós fizéssemos outro filme."

"Nós acabamos de filmar seis episódios, e eu olho e vejo que fizemos 202 episódios do show... eu honestamente não sei como nós fizemos isso. Eu estava exausto ao final desses seis episódios. Eu acho que o show se beneficiou de muita energia jovem. Eu sempre digo sobre o show que nós não sabíamos o que nós não poderíamos fazer, então a gente sempre tentou de tudo. E por sorte, tivemos pessoas trabalhando conosco, e para nós, que sempre davam uma chance." x


E para terminar, a FOX decidiu passar o primeiro episódio do Revival no Festival de Cannes, dia 06/10, e na Comic Con de Nova York, dia 10. Para o primeiro evento, não sabemos como será a audiência, mas o segundo será aberto à fãs... então, se preparem para a chuva de spoilers. Mais informações no site da Fox.

"Eu fiquei surpreso pois é muito cedo para fazer isso," disse Michael Ausiello, editor-chefe so site TVLine.com e, como ele mesmo diz, fanático por AX. "Mas isso me diz que a FOX está feliz com o produto final e confidente que a audiência perspicaz (da comic con) terá uma reação positiva. E se aqueles obstinados fãs gostarem do que virem, eles postar em twitter, facebook e instagram... Este é um tipo de marketing que não dá pra comprar."

Após a exibição do primeiro episódio na comic con haverá um painel de perguntas e respostas com o criador da série, Chris Carter, e o ator David Duchovny que será moderado pela estrela de Silicon Valley e superfã de AX Kumail Nanjiani, que também participará de um dos episódios do revival. x

Mais imagens:

The zueira never ends. Pobre Gillian. rs

David, Gillian e fãs.

Gillian na fanexpo canada 2015

Mitch e David no WWCC 2015

Links:

Notícias antigas: Junho - Julho - Agosto.