sábado, 14 de março de 2009

01x15 - Young at Heart (O Homem que não Queria Morrer)

Roteiro: Scott Kaufer e Chris Carter
Direção: Michael Lange

Resumo: O homicida John Barnett, que teve a morte declarada na prisão, volta para se vingar do agente do FBI que o prendeu, Fox Mulder. O Garganta Profunda avisa a Mulder que o governo está interessado no experimento genético que mantém Barnett vivo e, estranhamente, cada vez mais jovem...



Comentários:

[Starbuck] Não consigo parar de assistir aos episódios da primeira temporada. Essa temporada é, de fato, especial... uma relíquia...

O tema desse episódio é inteligente, instigante e plausível. Como é dito em Eclesiástes, "tudo é vaidade", então é pela vaidade que o Dr. Ridley estuda com tanto afinco o desenvolvimento assombroso daquela doença Progéria... Não é por empatia, é por poder e vaidade.

Alguns aspectos interessantes do episódio:

Que eles vivem grudados, todos nós sabemos, agora - nesse episódio - o Mulder usa até o corpo para fazer a baixinha caminhar mais rápido... ai ai



Olha a alegria na cara da ruiva vendo que o narigudo não é tão spooky assim, tem até amiguinhos...




A cena da Scully sentindo que tem alguém na casa dela é primorosa... e bem longa. Eles usam uma música com tons totalmente diferentes, tipo uma sinfonia... adorei.
* a scully com uma presilha no cabelo *


Ainda bem que a casa em IWTB teve muito do gosto do mulder... não saberia lidar com eles morando numa casa clara e coloridinha como essa.



Mais detalhes da casa...
Vejam como a Scully é na primeira temporada, tão mais leve... senta-se com as pernas pra cima...



ahh... e o Mulder já se sente dono do pedaço.





Bom, nessa cena que estão os dois e o Dr. Ridley... o texto é fabuloso. O Dr. Ridley fala sobre as experiências científicas que ele faz, de que tais experiências teve o patrocínio do Governo dos EUA, que ele tentou fazer crescer uma nova mão em Barnett, mas não conseguiu fazer crescer uma mão humana... Daí vem a pérola da Scully: "Estou com medo de perguntar, mas que tipo de mão você fez crescer?"

A mão de salamandra parando de mexer ao final com a morte do Barnett é de uma sensibilidade rara... Com a morte da mão, morre-se a ciência que a fez existir no homem... e parece que naquele momento, a ciência era mais importante que o homem... (e isso diz muito, muito mesmo...)

Tem a piscadinha do Mulder... e depois a troca de olhares (eles são bons nisso. Fato).


E, por último, o ator que faz o Dr. Ridley.. também foi reciclado... ele aparece depois em Nossa Cidade, Terma e Tagunska (nesses dois últimos como médico também). [/Starbuck]

[Fagner] Gosto desse episódio... É a primeira vez que Mulder tem flashbacks do passado, coisa que se torna freqüente depois do episódio "Os Homenzinhos Verdes" da segunda temporada.

São fortes as imagens da doença progéria, que deixa crianças parecendo com velhas... me perturbou bastante. E a mão regenerada de Barnett então?! Eca!!! Também, foram usadas células de salamandra para formar uma nova mão... Não poderia ser muito perfeita.... [/Fagner]

Mulder se sentindo responsável pela morte de um dos agentes... Foi algo que eu gostei muito....^^!!!!!!!! A única coisa que eu não gostei foi a morte de Reggie....adorei ele de cara!!!! [Daniela]

[Josi] Mais um amigo de Mulder, um normal e que não é mala! \o/ Mas morreu... :( Nas primeiras temporadas, eles se preocupavam de mostrar que havia vida fora dos Arquivos X, Mulder e Scully. Eles sempre mostravam os agentes consultando especialistas, ligando pra outras fontes que não os pistoleiros, outros conhecidos deles... Isso foi parando com o tempo.

Mulder: "Reggie, Reggie!"
rsrs
Confesso que eu estranhei muito tanta intimidade com um desconhecido (pra gente)...


O que é o Mulder todo sem graça com a moça da grafologia dando em cima dele?





Mulder: O que você acha?
Henderson: Você trouxe isso a apenas 10min atrás...
Mulder: você está devagar, henderson.
Henderson: 10 min pode ser tempo suficiente pra você, Mulder. É claro que eu não digo isso por experiência pessoal.

Mulder volta ao assunto... rsrs E no final...

Mulder: Obrigado! Eu te devo uma.
Henderson: Promessas, promessas...

Ah, se o scully-fu já existisse...

Essa postura de Mulder me lembrou Gethsemane... own... Ah! E que folga na casa da ruiva, heim? esses dois, viu? nem parece que se conhecem a tão pouco tempo... rsrs


Ah... Se Mulder piscasse pra mim daquele jeito... EU cairia morta! Não precisava de mais nada...

Mas vocês percebam como é a natureza humana... O cara estava livre e jovem e volta apenas para se vingar e mais uma vez dar vazão a sua própria sede de maldades... No final, ao morrer, ainda realiza sua última vingança: leva consigo o segredo da fórmula da juventude. O que eu achei que não foi de todo ruim... [/Josi]

[Ariana]

Antes de tudo, este olhar horrível do Barnett sempre me faz lembrar de uma amiga das minhas irmãs, a quem minha mãe, gentilmente, chamava de "zóio de peixe".


Olha, o Barnett usa um chapéu estilo Chaves, só que bem mais fofinho. Eu também tenho um chapéu do Chaves, que adoro porque esquenta as orelhas.



Reggie: "Você me irritou só de te olhar na cara, mas daí eu vi como sua mente funcionava. Como sempre esteve três passos na frente. Era estranho, Mulder. Todos achavam".
Mulder: "Já ouvi isso antes".
Reggie: "Talvez tenha de ouvir novamente! Você decepcionou muita gente aqui. Eles tinham ambições para você. Tem muita gente dizendo que você se tornou um risco".

Eu adoro este diálogo entre o Mulder e o Reggie, ele nos dá a idéia do tamanho do desencanto que o Mulder causou nos altos escalões do FBI. E de como ele passou da condição de um agente brilhante, considerado um prodígio, alguém em quem depositavam grandes expectativas a estorvo do FBI. Ele jogou tudo pelo ralo em troca da eterna busca por alienígenas, teorias conspiratórias, monstros genéticos e todo tipo de bizarrice. E por isso nunca o perdoaram. Para a tristeza de uns e alegria nossa. :)

Barnett: "Eu... te... pego" e uma bitoca. Tá pra ter cara mais debochado.





Se bem que eu o entendo, afinal, eu também sonho em pegar o Mulder. Rsrs

Aliás, Scully, se eu fosse ocê, perguntava para o Mulder que história é essa dele reconhecer o Barnett pelo beijinho dele! Hã? :/

Ah, esses olhinhos... podia ficar olhando pra eles para sempre...





Olha, se minha primeira recordação de Arquivo X é a dos olhos do Tooms, em Assassino Imortal, a segunda é a da mão do Barnett estrangulando o Reggie. Nunca consegui esquecer aquela mão horrível.

Olha, tenho mais medo deste cara que do Barnett propriamente dito.





Ô, Scully, por que é que tu acendeu tantas velas já que as luzes também estão acesas? Ó o desperdício, muié! Se estivesse só com o querido, tudo bem... Aí deixava só as velas...

Momento fofo do Mulder número um, todo gentil, perguntando como ela está se sentindo. Ah, tipo, legal, ela adora ser alvo de um psicopata! KKKK



Tadinha, não conseguiu disfarçar a tensão. Mas se for pra ganhar essa piscadinha do Mulder, valeu a pena, hã? (Segundo momento fofo!)

Gente, é hilária a cena da Scully conversando com uma mulher, que deve ser a tal amiga dela! A mulher falando e a ruiva olhando para o teto. KKKKKKKK... Por isso seu chá de bebê foi tão pequeno, fia.

Ei, daonde surgiu essa pérola no cabelo dela? Não é do brinco.





Scully: "Mulder, eu sei que o que fez não está no regulamento"
Mulder: "Diz muito sobre o regulamento, não é?"
Essa ela engoliu a seco!
É, houve um tempo em que o querido já seguiu o regulamento. Quem diria! [/Ariana]

[Cleide] Primeiro de tudo... quem dá os títulos em portugues para os episódios? Como pode o título em português ter virado "O HOMEM QUE NÃO QUERIA MORRER"? Não dá mesmo pra entender...

Episódio que foi ao ar nos EUA 11/02/1994 e no Brasil 19/03/1995

Me lembro, que tendo visto poucos episódios, com poucas semanas, já tinha pesar de sair na sexta e perder um episódio sequer da série, e justamente no dia que "Young at Heart" passou eu não pude assistir... fiquei tempos querendo ver, lendo os resumos, mas foram anos depois que assisti. E foi muito grata a surpresa, é impressionante como cada episódio de arquivo x é fascinantemente único, de forma, que um episódio que se perde, é um mundo de possibilidades que não se conheceu.

John Barnett foi o primeiro caso em que Mulder trabalhou junto a seção de crimes violentos. É muito legal o fato de nos darem saber de detalhes do passado de Fox, como sempre fora brilhante, e como sua inteligência acima da média o destacava sobremaneira, chamando atenção dos mais altos escalões do FBI, e além disso se tornando o alvo do bandido, afinal era uma equipe que investigava mas quem o incomodou foi Mulder.

Também diz muito de sua coragem e princípios o fato dele ter se indignado tanto com o bandido, por ter tirado a vida de um pai de família, e de sua sensibilidade conseguir se colocar no lugar da família com pai ausente, imaginando que o agente podia estar vivo vendo o filho ser destaque no time de futebol.

Acho divertido ver que Mulder já foi mais leve, não tão taciturno naquele porão, e se relacionava mais com as pessoas... depois com o tempo, ele fica só no pequeno círculo: ele, Scully, Skinner e pistoleiros solitários... mas o ex-chefe era também um bom amigo, que compartilhava até detalhes da vida pessoal com ele, e a moça que analisa as caligrafias, até arrisca umas piadinhas, coisas que deixam o dia a dia no trabalho mais leve... (mas se Scully presenciasse, renderia uma boa tromba! Aff!)

A Scully é um caso à parte, sempre com cara de desconfiada com os amigos do Mulder, mas com Reggie, até que ela fica amiguinha rápido, vai até ver a fita do acontecimento pelo qual o parceiro se culpava tanto... Adoro o fato dela realmente fazer diferença na vida e nas investigações de Mulder, vários detalhes do caso só vieram à tona, porque ele a tinha como parceira, e por causa de seus conhecimentos médicos.

Gente, tenho que abrir um parênteses...
A Scully é linda, mas ninguém merece esse tailler dela! Não é a primeira vez que ela usa... sim, o tio estilista tinha seus favoritos! Mas essas ombreiras do Didi a deixam do tamanho de um gnomo... (por isso eu nunca uso ombreiras!) ah, e que gastura dessa camisa abotoada até em cima! Cruzes!

Ah, Mulder é o típico homemsolteirosemmulherparadarpalpite... porque, meu Deus, quem escolhia essas gravatas???



Falando em Mulder, toda vez que assisto esse episódio eu fico pasma com o fato das fotos tiradas pelo bandido para ameaçar Mulder parecerem encartes de revista de moda masculina... o tanto que esse homem ficou bonito nas fotos não é brincadeira!

Ah, os bilhetes que Barnett mandava para Mulder, fizeram esse episódio ter aquele clima de filme de serial killer... eu sempre gostei dos casos que envolviam diretamente os dois, porque a gente fica com aquele frio na espinha o episódio inteiro! Aquela hora que vemos o bandido na casa da Scully, chega a dar calafrios...

O cara matar o amigo do Mulder durante a conversa de telefone também é assustadora. E segundo dizem, Chris Carter teve que brigar com a Fox para manter a cena do estrangulamento com a mão de salamandra, mas mesmo assim, teve que fazê-la bem menor do que desejava.

Entrando para o hall de médicos e loucos de Arquivo X, talvez o primeiro cientista maluco de muitos que a série nos apresenta: Dr. Joe Ridley... muito bizarro, tenho que acrescentar!


Só a Scully mesmo... sozinha em casa, escrevendo um relatório técnico, toda bonita de cabelos arrumadinhos, roupa vermelha e preta, à luz de velas...



Mistérios... bom, sabe-se lá a que horas um belo narigudo vai bater à sua porta com alguma teoria bizarra pra te contar?




Gente, e a sequência final, no recital de música clássica? Tenho que dizer que fiquei chocada da primeira vez que vi, o cara manda bala na Scully, a pobre cai estatelada no chão... (oops!) e Mulder sai igual um doido pra pegar o Barnett gritando "cuidem dela"! Aff, nem se assustou! Acho que é efeito colateral do pouco caso que ela faz quando ele a salva em "Lazarus".

Ah, o Barnett é a primeira pessoa que vemos Mulder matar... (lá se foi a inocência do moço!)




Ah, e o desfecho é claro... a truculência e corrupção do governo, que não se importa de negociar com um assassino condenado - "os fins justificam os meios", ou um mal para um "bem maior" - aff! E a pesquisa apodrece trancada num escaninho de uma estação de metrô por aí... [/Cleide]

Quotes:

Scully: Você não pode reverter a velhice.
Mulder: O Ridley achou um jeito. Ele queria cobaias humanas, certo? Prisioneiros como o John Barnett.


Scully: É ficção científica.
Mulder: E o que diria 20 anos atrás sobre modificação genética? Clonismo? lnteligência artificial? Talvez não esteja nos seus quarenta. Talvez John Barnett tenha achado o disfarce perfeito: juventude.


Outras imagens de Young at Heart:

Barnett antes e depois

Piscadinha de Mulder para a Scully...

A mão de salamandra do Barnett

6 comentários:

Ariana disse...

Ô cleide, que isso de chamar o querido de "Fox"? Esqueceu que quem o chama assim morre?
e se não morrer, leva um Scully-fu, o que não sei se é melhor... kkkkkkkkkk

XFILES disse...

Nossa, Ariana... é mesmo... eu nem tinha percebido!

Quem chama Mulder de Fox quase sempre tem um destino não muito agradável...

hauahauahua


Ass.: Josi.

janaX disse...

Geeeeennnnnttttteeeee esse ep é muito bom!!!Adorei quando alguém escreveu ai no post que a primeira temp é uma relíquia e especial!!!Concordo em gênero,número e grau!!!Dalhe primeira temporada!!!AMO!!!Esse ep é bem interessante e mais um assunto mirabolante que rende uma super história,como disseram inteligente,instigante e plausível!!!CONCORDO PLENAMENTE!!!Adoro o amiguinho do Mulder,tão simpático,tão gente boa,coitado morrer daquele jeito...E a casinha da Scully parece casinha de bonecas...eu gosto...combina com ela,ainda mais no início da série,com a carinha de bebê!E a piscadinha do Mulder pra ela...é tão bonitinho,tão fofinho,tão apaixonadinho,eles já se amavam e não sabiam...que lindo!!!Amei o post,todos os coments tavam muito bons!Bejinhos Josi,até...

XFILES disse...

Tb acho que a casa fofinha da Scully parece com ela. kkkkkk

Beijos e obrigada pelos coments, Jana! :D

Josi.

Elizabeth disse...

Assisti esse ep recentemente e acho que descobri a origem da "pérola" nos cabelos da Scully enquanto ela está caída, se recuperando do tiro: é a bala, que pula do buraco no colete que a ruiva cutuca logo que abre os olhos. Fico imaginando se foi preciosismo da produção, ou se ela ou sua dublê tomou um tiro de verdade naquela cena. Coragem!!! Ep bem legal, mostrando um pouco do passado profissional do Mulder. Se há uma coisa que faltou em AX, acho que foi mostrar mais o passado de M&S em histórias como essas.

Josilene disse...

Rapaz... de verdade não foi não! kkkkkkkkkkkk Pq uma bala, mesmo em colete, dói pra burro e ainda fica um hematoma... Mas sabe... nunca notei que tinha algo no cabelo da Scully nessa cena...