sábado, 30 de janeiro de 2010

02x18 - Fearful Symmetry (Terrível Simetria)

Diretor: James Whitmore Jr.
Roteiro: Steve De Jarnatt

Resumo: Fêmeas de um zoológico em Fairfiel, Idaho, estão sumindo sem que suas jaulas sejam abertas, e reaparecendo a vários quilômetros distantes dali. Mulder acha que os culpados são alienígenas que estão raptando os animais para realizar inseminações artificiais e levar seus filhotes. O objetivo aparente é preservar as espécies arriscadas à extinção no planeta Terra...



Comentários:

[Starbuck] Autópsia ou necrópsia de humanos ou similares, qualquer CSI tem...
Detetive homem e detetive mulher com uma certa tensão existencial, qualquer Without a trace ou CSI tem...
Médico irônico e manco, também pode ser visto sem muito esforço...
Modelos tentando ser expressivos em ilhas perdidas, tranquilo... fácil fácil...
Super heróis antes de vestir a cuequinha azul em cima do colant vermelho... é só suportar o constrangimento de ficar em frente à TV...
Heróis de várias formas, com crises, meio emos, um tanto NERDS... você consegue até em novela da rede do bispo...

AGORA... AUTÓPSIA DE UM ELEFANTE... SÓ EM XF!!!!





Ah... podia ter morrido sem passar pelo constrangimento de ver o Mulder num momento "romântico" com a sophie... antes dela pirar total.

Outra coisa, aprendi na catequese que algumas coisas da Bíblia não podem ser levadas ao pé da letra, alguém explica aí para os ETs que não era para levar o lance da "arca de Noé" de forma tão literal, por favor!!!

É isso!! [/Starbuck]


[Josi] Bom, Mulder estava especialmente exuberante no início do episódio...

S: Se ainda pensa que um elefante fez isto, contraria a lógica. Alguém o teria visto.
M: Bem, se alguém o tivesse visto, Scully, não estaríamos aqui. - Faz sentido... rsrs



Scully...
Essa carinha dela é muito parecida com o que ela faz em IWTB, na hora que Mulder fala que aquelas pessoas precisavam da ajuda dele... rsrs


M: "Poderia alimentar a ideia do buraco negro passando sobre a área ou anomalia cósmica, mas não é época de buraco negro também."

S: O que está procurando, Mulder?
M: Um jornal local. Quero ver se David Copperfield está na cidade.

Acreditam que eu sempre rio com as piadas de Mulder? Aff... kkkkkkkkkkkkkk

S: "Estava pensando porque uma jaula tão pequena para um animal tão grande." - Já disse que eu odeio Zoos? Pois é... odeio! Como a Scully disse num dos episódios da trilogia de Amor Fati, o homem é a maior força destruidora do planeta! afff......

M: "Vou falar com uns animais...",

logo depois...
O tratamento de Mulder com amigos dele é tocante! hahaha




Frohike: "Se for a adorável Agente Scully, diga que estou malhando. Em forma." - Calma aí... a Scully pode ter um gosto duvidoso, mas não vamos exagerar!



Olha o que ela acha disso. hauahauhau






Ok, quando Mulder volta, Scully tá p. da vida com o carinha da OSN... vocês já sabem como eles ficam com esse povo que é frio... Bom, Mulder a chama pra fora e ela:
S: Este cara me tira do sério!
M: Tudo bem, Scully?
S: Sim.
M: Já se acalmou? - Nesta hora, ela dá uma olhada mortal pra ele! kkkkkkkkkkkk Pena que não tem uma imagem que preste!

A parte da autópsia é ótima... Scully daquele tamanhinho descendo pela escada para dentro do animal é uma cena realmente esquisita! Lembrei de um episódio de Monk em que ele entra num útero humano (daqueles de feiras de ciências...) e passa mal... huahaua

Imaginem só... a nossa Scully já não é muito cuidadosa em autópsias no geral, aquelas do dia-a-dia. Agora, imaginem com um corpo deste tamanho?
Lógico que ela se lambuzou toda! Ecaaaa!!!!

A Scully mexeriqueira e com faro pra ex-amantes ataca novamente.
Nossa! Quem tiver seus romances escondidos, se escondam da ruiva! Bom, pelo menos o dela ela escondeu muito bem, né? Só percebemos depois! rsrsrrss

A mulherzinha lá era muito esperta... quis se aproveitar das teorias de Mulder pra sequestrar ela mesma a Sophie... pensa que Mulder é bobo!

O que salvou Mulder de ter levado mais pláh's ainda da gorila?
Porque ela o conhecia e a tratadora dela já tinha dito que ele queria ajudar? Ou ela como a maioria das primatas tinha uma quedinha pelo Mulder? *pensando*

Bom, Mulder decorou os gestos que a gorila fez depois dele ter apanhado... Sim, é estranho... mas ele repetindo estes gestos fez com que a coisa ficasse mais estranha ainda!


Mooooorro de pena quando a gorila morre! Tadinha da srta Ambrose...

Palavras finais de Mulder: "O mistério de uma tragédia maior permanece. O porquê dos visitantes silenciosos iniciarem esse processo é desconhecido. Será um julgamento sobre a taxa global de extinção cuja taxa natural aumentou em mil vezes neste século? Conservação pelos extraterrestres de animais que levamos à extinção? E se for assim, será que nossa própria sorte e existência terminem por depender do espírito conservacionista de extraterrestres? Ou, nas palavras de uma criatura de futuro incerto: homem salvará homem?"

Bom... enfim... a coisa parece que só piora né?

"O HOMEM NÃO É SUPERIOR A BESTA: É SÓ VAIDADE". ECC.3:19

Deveria ser, mas não são muitos os que se importam... :/

Esse é mais um episódio que eu gostei mais na novelização. Acho que porque na imaginação certas coisas ficam melhores ou porque eles realmente não souberam expressar muito bem a ideia do roteiro na tela... Não é um episódio ruim... como é AX, sempre é melhor do que qualquer outro programa que esteja passando (principalmente na tv aberta), mas certamente está na minha lista dos menos amados... rsrsrrs

PS: Gente! Como se assiste a este episódio e logo depois Dod Kalm? Os dois episódios mais bizarros da segunda temporada, juntinhos, juntinhos... rsrss [/Josi]

Quotes:

Willa Ambrose: Aliens engravidando animais de zoológico?
Mulder: Sim, e recolhendo os embriões.
Willa Ambrose: Por que?


Mulder: Talvez fazendo sua própria arca de Noé? Para preservar o DNA de todos estes animais que nós levamos a extinção. O que quer que seja, esta é provavelmente a causa de você nunca ter tido um nascimento neste lugar.
Willa Ambrose: Eu acho que esta é a coisa mais ridícula que eu já ouvi.
Mulder: Eu entendo que você ache isso ridículo a talvez você deva perguntar a Sophie..
Willa Ambrose: você achar que é disso que ela tem tanto medo?
Mulder: Eu acho que ela está grávida. E tem medo que venham pegar o seu bebê.

Outras Imagens de Fearful Symmetry:

Mr Smith? Isso é antes dele ir trabalhar na Matrix?

Uma das cenas mais bizarras de AX

Sophie

Olha como eles também vão embora desolados

sábado, 2 de janeiro de 2010

02x17 - End Game (Fim de Jogo)

Direção: Rob Bowman
Roteiro: Frank Spotnitz

Resumo: Mulder segue um caçador de recompensas alienígena que fez Scully prisioneira e descobre que sua irmã pode não ser quem parece.



Comentários:

[Starbuck] Vou focar primeiro na mitologia. Eis então que temos os seguintes fatos:

- O entendimento que aquela Samantha era fake e que realmente os clones estavam sendo produzidos a todo vapor.

- Os clones vem sendo feitos há muito tempo, e isso ocorre porque o ser humano não suporta limites, apesar de não saber viver sem eles. Paradoxal? Sim, é... mas é na contradição que quase compreendemos algumas cosias, segundos antes de refutá-las.

- Nesse episódio é indicado que pesquisas sobre isso são feitas há muito tempo na ex-URSS. A terra do Dost é o berço de muita coisa, desde as mais belas até as mais cruéis. No entanto, como vimos em EVE (XF é o máximo mesmo), os clones não aceitaram ser meras cobaias, eles pensam e o pensar para eles teve o mesmo efeito devastador e, ao mesmo tempo, divino, que tem para nós. Ou seja, eles não suportaram a ideia de serem eternamente controlados, e pelo que vimos em FIM DE JOGO, como muitas pessoas que vagam pela Terra, eles buscam incessantemente uma coisa: a individualidade.

- Os clones que aparecem nesses episódios estão insatisfeitos com a ciência que os criou, justamente pela semelhança que os une. Daí iniciaram as pesquisas e viram uma possibilidade de criar novos seres diferenciados com a junção de dna alienígena.

- O Caçador de recompensas, um alien, que faz parte de um grupo de aliens que tem poderes extremos, como mudar a face, uma força descomunal e um fraqueza interessante (o medo que o picador de gelo se aproxime de sua nuca) entra em ação.

- Por que o caçador de recompensas está na Terra? Primeiro, pela pureza da raça, ele não quer híbridos, não os aceita. Então, ele tenta destruir os clones antes que eles consigam algum sucesso em suas pesquisas. Segundo, já é nítido que há uma guerra nas estrelas, ele faz parte de um desses grupos, então o interessante é destruir todas as possibilidades de criação de raças superiores.

- O caçador de recompensas sabe da Samantha... e sabe que, naquele momento, ela estava viva e bem. Não consigo imaginá-lo mentindo ali, por isso nunca achei viável o entendimento de que ela teria morrido adolescente em CLOSURE. Mas, talvez ele tenha mentido... vá saber. Ou o fantasma da Samantha (para desespero de muitos rs rs) ainda aparecerá em XF3 (sem gritos histéricos, por favor... foi só uma hipótese).

Momentos Mulder e Scully:

- Tem o teaser devastador com a Scully apanhando pra valer do Mulder.Fake.

A Scully pagou caro por ter dito (sem pensar direito) que estava cansada, que ela iria se impor limites e tal. Pouquíssimas vezes vi uma frase dela marcar tanto o Mulder, a forma como ele olhou-a... a maneira como ele ficou triste... nossa... Então, ele vai brincar sozinho no Alasca e deixa um recado que faz a ruiva perder o chão. Ele foi só, justamente porque ele estabeleceu os limites, a dor era dele, a busca era dele, ele não podia permitir que ela arriscasse a vida por isso.

- E, para mim, esse episódio mostra - de fato - qual é a importância da Scully na vida do Mulder. Ou seja, ele passou quase toda a vida a procura da irmã, foi chamado de spooky, aguentou um monte de gente fazendo chacota das suas teorias, mas num momento crucial, ele resolve trocá-la pela parceira. Enfim, por mais que fosse uma escolha "a la" Rei Salomão, vimos que ele ESCOLHEU A SCULLY.

E, antes disso, sabemos quem realmente importa na vida do Mulder... ele está até controlado apesar de ter recebido a irmã de algum lugar, apesar do reencontro frio com aquele pai monstruoso, mas quando percebe que o caçador de recompensas está com a Scully, ele fica em pânico...

Ele troca a Samantha pela Scully... isso achando que aquela Samantha fosse - de fato - sua irmã. Isso diz muito... muito mesmo.

- Depois ele teve que explicar tal situação para o pai dele... acho que foi uma das piores coisas na vida do Mulder. A Colônia e Fim de Jogo mostram a conturbada relação do Mulder e seu pai....

Poucas vezes vi a Scully tão desnorteada. Quando ela entra na sala do Skinner e pede ajuda, ela quase desaba no choro ali, mas se segura. Depois dorme no sofá do narigudo (claro, ela pode estar aflita, mas ela é a Scully, dormir é uma necessidade mais que básica para ela) esperando o mr. x. Muito bom a briga do X com o careca e depois o careca entregando as coordenadas para a Scully. Gente, o grand skin é o mais shipper de todos, ele torce tanto para esses doidos e faz qualquer coisa por eles...

Lindo quando a Scully domina a situação lá no hospital e o médico começa a dizer que o Mulder não tem chances, apesar de todo o esforço dela, e ela passa a mão nos cabelos do narigudo e diz que ele ficará bem... lindo.

- E, por fim, nossas cenas preferidas, ou seja, CENAS DE HOSPITAIS...
O sofrimento da Scully a espera de um sinal de vida do Mulder...





E o sorriso final... depois de tudo... porque mesmo com escuridão, demônios, aliens e sofrimento, eles estão juntos... novamente.



[/Starbuck]

[Daniela] A primeira vez que assiste "Fim de Jogo", me assustei com forma como Scully vai parar na parede violentamente depois de levar aquele golpe do "falso" Mulder...

Sem contar como ele a pega e a levanta na parede tadinha. Parece que levantou uma folha... ai ai ai

Outro ponto importante pra mim foi a preocupação de Mulder com Scully chegando a entregar sua irmã que ele procura a anos para poder salva-la!!!!! Amor incondicional é assim.

Outra coisa que eu gostei muito é como o Skinner mesmo sendo durão fica totalmente sem defesa diante de um pedido de ajuda de Scully... A parte final é muito legal!!! Mulder resgatando sua fé em continuar a procurar... [/Daniela]


[Lu] Em End Game, a clássica cena de Mulder que não é Mulder entrando no quarto de hotel dela e o true Mulder ligando pra ela... a cara dela é impagável. Eu se fosse ela não tinha ficado assustada não, tinha ficado feliz! "EBAA! SÃO DOOOIS AGORA!! \o/" heheee...

E detalhe, como já disseram aqui, ela sabe que o verdadeiro é realmente o verdadeiro só pela voz po, ela poderia pensar que o falso fosse o do tel né? Amor é assim mesmo.

Mas a cena mais linda é no hospital (nossa, que novidade...cenas de hospital, auhau), a carinha dela de preocupação...snif...é de matar... E o sorriso de orelha a orelha quando ele acorda!! Perfo! [/Lu]

[Josi] Ok... dois lugares pra onde eu não iria: para debaixo da terra (cavernas e coisas do tipo) nem pra debaixo d'água sob uma superfície gelada.

Own... a carinha que Mulder faz quando vê o quarto todo destruído é de dar dó.





A ideia dele era enganar o cara, não é? Ele queria ficar com as duas. A pergunta é: Será que ele arriscaria a vida da Scully daquela forma? Se bem que essa é uma pergunta ingrata já que eles arriscam a vida continuamente nos casos que investigam. Mas a Scully é uma agente treinada, não seria a mesma coisa de colocar um civil naquela situação...

Tadinha da Scully. Diz um "tudo bem" toda xoxinha, vai pro carro e se esconde o máximo que pode... Ela fica ainda mais pequenininha nessas situações... rsrs



Mulder diz antes de começar a troca "Samantha, não corra riscos desnecessários" e o que ela faz? Inicia uma briga com um cara daquele tamanho... Como é que o atirador ia acertar um tiro daqueles com todo aquele movimento?

Scully: "Tem certeza que era sua irmã?" - Pergunta extremamente pertinente, não apenas pelo fato de pessoas que se transformam em outras, mas porque qualquer pessoa com traços parecidos com o daquela criança que Mulder se lembra poderia se passar por Samantha.
Mulder: "Por que você tem sempre que questionar isso?" - Ele tava meio impaciente com a Scully, não? plah!
Scully: "Porque no motel era você e não era você." - Boa, Scully!

Dá muita pena quando ele descobre que a irmã dele que apareceu era falsa! Odeio quando enganam Mulder desse jeito...

Mas... esse olhar dele me dá é medo. o.O






"Você estava certa, Scully. Todos temos nossos limites e eu estou traçando o seu aqui" - acho que neste instante a Scully se arrependeu de ter dito aquilo...

Esta cena dela falando com o Skinner sobre um Mulder sumido me lembra uma gêmea de Triângulo, só que nesta última o desespero dela era bem maior... acho que aqui ela não estava ainda tão caidinha, né? rsrs Ok... retiro o que eu disse. Acabei de ver os lábios dela tremulando. Acho que, na verdade, nesta época ela ainda fingia melhor.

Eu bem entendo a Scully... quando eu estou muito desesperada, me bate um cansaço tão grande... eu durmo também. Não descanso muito... mas adormeço... rsrs



Eu adoro a parte em que ela chega no hospital e toma conta da situação! Dá-lhe Scully!

Own... ela entra e fala "I'm Dana Scully, I'm agent's Mulder partner" igualzinho como ela fala "I"m Dana Scully and that's my car" em IWTB.

E a conversa deles no final é ótima também! [/Josi]

Quotes:

Scully: Transfusões e um tratamento agressivo com agentes anti-virais resultaram em um progresso gradual e constante na condição do Agente Mulder. Exames sanguíneos confirmaram sua exposição ao retrovirus não identificado, cuja origem permanece um mistério. A equipe de busca que encontrou o Agente Mulder não achou nem o submarino, nem o homem que ele procurava.

Scully: Vários aspectos deste caso continuam inexplicáveis, indicando a possibilidade de um fenômeno paranormal. Mas estou convencida de que aceitar uma conclusão como esta é abandonar toda esperança de compreender os eventos científicos por trás dela. Muitas coisas que presenciei desafiaram minha fé em um universo ordenado...

Scully: ...mas esta incerteza apenas reforçou minha necessidade de descobrir, de entender, de aplicar a razão às coisas que parecem desafiá-la. Foi a ciência que isolou o retrovirus ao qual Agente Mulder foi exposto. E foi a ciência que permitiu que nós entendêssemos seu comportamento. E por fim, foi a ciência que salvou a vida do Agente Mulder.

Scully: Ei! Como está se sentindo?






Mulder: Como se tivesse sofrido de graves queimaduras de gelo. Como cheguei aqui?
Scully: Uma esquadra de reconhecimento da marinha achou você e te levou de helicóptero para o Hospital Eisenhower Field. Obrigada por me deixar pra trás.

Mulder: Eu... eu sinto muito, eu... eu não poderia deixar que você arriscasse sua vida nisto.
Scully: Você encontrou o que procurava?
Mulder: Não. Não. Mas eu... eu encontrei algo que pensei ter perdido. Fé... para continuar procurando.

Outras Imagens de End Game:

Scully toda quebrada

Mulder e X

Skinner chegando com as respostas

Juntos novamente