sábado, 5 de abril de 2014

XF SHIPPER AWARDS - Enquete 10: Melhor Cena Shipper

Que responsabilidade para nós falar da escolha da cena que mais balançou nosso coração Shipper, em todos os quesitos. Quais elementos envolvem os detalhes discretos do romance de Mulder e Scully, onde eles mais se manifestaram... prova que este clima sempre existiu é que, entre as cenas que foram votadas, contam-se episódios da primeira até a última temporada... ou seja, o amor sempre esteve no ar em Arquivo X, de uma maneira inusitada, com a qual nós, telespectadores não estávamos acostumadas, mas que foi construída de maneira tão inevitavelmente forte, que hoje em dia é difícil encontrar um fã da série que não torcia para os protagonistas ficarem juntos.

Vamos às cenas escolhidas para este quesito.


Em último, porém não menos importantes, duas cenas que não receberam votos:

Mulder tenta acalmar Scully antes de enfrentar Modell

Esta cena é particularmente deliciosa! O olhar de Scully consternado, e o dele tão doce pedindo “sorria, Scully”... as lágrimas nos olhos dela por cair, a tensão, e ele pedindo para que ela guardasse a arma para que ele não corresse tanto perigo... ela fica morta de medo por ele e não por menos. Ambos sabiam o que Modell queria e o quanto que Mulder estava se arriscando. O episódio Pusher, sem dúvidas, deixou um grande legado para os shippers. É um dos episódios com mais UST da terceira temporada, estranho não ter nenhum voto!


Scully: "Se choverem sacos de dormir, talvez você tenha sorte"

Esta cena como um todo é muito fofa. Fato. No entanto, notando-se o contexto dela dentro do episódio, Mulder merecia no mínimo alguns cascudos. Ele estava lindamente se enroscando nela (depois de uma leve briguinha... ownn), pois já devia estar querendo mesmo esquentar seu corpo ferido e em choque. E Mulder já é conhecido por suas piadinhas infames quando obviamente nada pode acontecer. Daí ele usa esse momento impossível para insinuar que eles poderiam dividir um saco de dormir que eles não tinham, naturalmente sem roupas, para se esquentarem. Claro que depois de ter levado um fora no hotel (queijo e vinho?) e ainda a pouco ter que aguentar ele rindo na sua cara (“e talvez chova marshmallows”), claro que ela não poderia deixar essa passar. Resposta 10, Scully! *high five*

Mas bem que poderia ter chovido sacos de dormir como choveram sapos uma vez, não é? ;)


Oitava colocação, com 1 % dos votos:

Scully é desenganada pelos médicos, Mulder vai vê-la e pede para ela voltar.

Até então, os menos românticos poderiam alegar que Mulder e Scully eram apenas amigos, mas é difícil manter-se nesta posição perante a epopéia de Mulder durante a estada de Scully em coma no hospital. One Breath nos rendeu cenas inesquecíveis, como o choro sentido de Mulder em seu apartamento percebendo que perdeu a chance de matar quem prejudicou a parceira. Mulder desesperado ao chegar no hospital e vê-la totalmente inconsciente, seu embate com a família da parceira para não desligarem os aparelhos, o diálogo dele e Melissa... e a inesquecível cena da enquete: “Não sei se minha presença aqui ajudará a te trazer de volta, mas estou aqui”. Dando finalmente o salto de fé, e entregando-se ao sentimento ao invés do impulso de vingança.


Scully encontrando forças pra lutar contra o câncer e, com isso, dando um novo ânimo para Mulder

Um dos episódios mais shippers da série, quase um divisor de águas, mas teve apenas 1% dos votos. Esta cena em especial é digna de ser vista várias e várias vezes. É triste, cortante e profundamente emocionante, a atuação de David e Gillian é primorosa aqui e no episódio inteiro. Eles passam a emoção certa de duas pessoas encontrando esperanças na vida que irradia do outro.

Este episódio venceu algumas outras enquetes, sigam os links no final deste post se quiserem ler mais sobre ele. ;)

Vale a pena ver esta cena:



Sétima colocação, com 4% dos votos:

Mulder: "Se tiver chá gelado na bolsa, pode ser amor"

Essa brincadeirinha boba do Mulder logo na primeira temporada aqueceu o coração romântico de muitos... os dois no carro, Scully preocupa-se com o parceiro obcecado em pegar o assassino, sem dormir direito, sem comer... tenta chamá-lo pelo primeiro nome, e ele diz que até os seus pais o chamavam de Mulder (mentiroooosooo). Mas talvez com o desenrolar da relação dos dois, “Mulder e Scully” se tornou mais íntimo e pessoal que “Fox e Dana”...


Mulder: "Scully, casa comigo?"

Scully só queria férias. Uns dias de sossego para colocar sua cabeça no lugar. E pela conversa dela, ela não conseguia tirar nem ao menos um fim de semana de férias a muuuuito tempo. O que ela acha é mais um caso, enquanto Mulder fica lá à toa. À toa e a importunando a cada segundo... Ao se deparar com a natureza do caso, Scully liga para Mulder na esperança que ele dê uma luz. Mas depois de tantos anos juntos, se engana quem pensa que ela não tenha um enorme conhecimento do que pode encontrar pela frente. E pelo visto, Mulder também não tinha entendido isso. Então, quando Scully despeja em Mulder teorias ocultistas acumuladas em cinco anos de Arquivo X e ele fica hipnotizado. A expressão que ele faz não pode ser descrevida de outra forma que não seja o mais puro deleite. Ele deve ouvir essa voz dela falando essas coisas para ele em seus sonhos... Então, a conclusão óbvia para ele é dizer: “Scully... casa comigo?” Tão adorável! Uma pena que apesar da charmosa declaração, ela, obviamente, não acredita: “Esperava algo mais útil!”...


Sexta colocação, com 5 % dos votos:

05x05 - The Post Modern Prometheus (Prometeu Pós-moderno)
Mulder a chamando para dançar

Prometeu Pós Moderno é uma obra de arte, o episódio em preto e branco, com uma dinâmica de filmes clássicos de terror, e uma fotografia belíssima, é um presente da série para os fãs! Só podia ter um final perfeito e inesquecível... a cena de dança de Mulder e Scully no show da Cher! A carinha de felizes dos dois é impagável, encheu todos corações shippers de esperança, na época. Lembrando que esta é a cena que DD sempre fala que é a sua preferida.

Mas como não amar uma cena tão perfeita? A atitude cheia de confiança de Mulder ao chamá-la para dançar, o misto de surpresa e felicidade no rosto dela, ele a puxando e ela caindo nos braços dele, os olhares presos um no outro por alguns preciosos momentos... Cena rara em que permitem que Mulder e Scully tenham alguns instantes de descontração no meio da escuridão...


Quinta colocação, com 6% dos votos:

08x15 - Dead Alive (Morto Vivo)
Mulder acorda do coma

O misto de alegria plena, emoção, alívio que Scully expressa nesta cena é reflexo do que todos nós sentimos quando assistimos ao episódio. Linda cena, grande exemplo da força dramática de Arquivo X!

E para apreciar corretamente toda a emoção dessa cena, temos que lembrar de tudo o que a Scully tinha passado até aquele momento... a perda de Mulder, a descoberta de uma gravidez impossível, o medo dos porquês e comos daquele bebê, os meses de busca culminando com um Mulder bem morto apenas para mais alguns meses depois ele seja exumado e ressuscitado. E até aquele momento ainda havia a dúvida de como e se ele acordaria...

Então, qual não foi a alegria de nossa amiga ruiva quando aquela mão se move sob a sua? Como podemos transcrever em palavras a sublime alegria de alguém que tem de volta algo vital para si que, ela pensava, lhe tinha sido tomado definitivamente?

Ao que Mulder interrompe com um “Quem é você?”. Interessante mesmo é perceber como a audiência deve ter flutuado nas mesmas emoções que Scully. Tanto que o “Alguém sentiu minha falta?” deve ter se seguido de todos reagindo igual a Scully... com uma risada cheia de lágrimas de puro deleite.


Quarta colocação, com 10% dos votos:

07x17 - All Things (Todas as coisas)
Cena do quarto/cama de Mulder

O fato é que ainda havia seres que precisavam de uma confirmação de que Mulder e Scully estavam envolvidos romanticamente. Todas as cenas de flerte explícito e olhares quentes e provocações durante toda a sétima temporada até então não foram suficientes. Então, Chris Carter resolveu colocá-los o mais perto de uma situação sexual que ele poderia suportar.

Mas foi tudo colocado de uma forma realmente muito meiga. Com Scully se arrumando no banheiro do quarto de Mulder e o deixando bonitinho adormecido na cama.

Especulações e histórias para preencher o tempo entre Scully no sofá e depois no banheiro não faltam. Alguns acham que esta foi a primeira vez deles, outros tem certeza que não. E como sempre Arquivo X nos dá mais perguntas do que respostas. Mas é divertido imaginar também, não é?


Terceira colocação, com 12% dos votos:

07x02 - Sixth Extinction - Amor Fati (Sexta Extinção II)
Mulder: "Você foi minha amiga e me falou a verdade..."

Esta é a cena que culmina e fecha todo o arco de Diana Folley e Mulder chato criança mimada.

Mulder sempre se mostrou muito paciente com Scully e com o seu ceticismo, no entanto, a reentrada de Diana em sua vida mais o fato dele ter perdido mais uma vez os Arquivos X, talvez até mesmo o envolvimento mais pessoal deles dois, meio que o faz se sentir num direito maior de cobrar “lealdade” de sua parceira. Na verdade, a própria ideia de lealdade se distorceu na cabeça de Mulder durante esse tempo.

Nesta cena, ele reconhece qual a verdadeira noção não apenas da lealdade, mas do amor. E reconhece que Scully, ao manter sua dignidade consigo mesma antes de se doar para ele, tinha um amor mais profundo e verdadeiro do que ele poderia ter imaginado.

“Você foi minha amiga e me contou a verdade... Você é a minha pedra fundamental...”. Isso vale mais do que qualquer “eu te amo” da vida. Que ele a ama e que é amado já foi estabelecido a tempos. Aqui ele coloca bases para a sustentação desse amor... amizade, confiança, companheirismo...

Não é a toa que esta cena é considerada uma das mais românticas de toda a série e que este casal é considerado um dos mais românticos de todos os tempos mesmo sem nunca ter trocado declarações comuns de amor ou toques ávidos de paixão...


Segunda colocação, com 19% dos votos:

06x19 - The Unnatural (O anti-natural)
Mulder ensinando Baseball a Scully

Essa é uma das cenas mais fofas de toda a série. Essas cenas completamente sem necessidade são tão raras e talvez por isso mesmo tão importantes. Por que essa cena é sem necessidade? Bom, ela não acrescenta em nada a nenhum plot da série, ela não é nascida de um grande momento de tensão entre eles.... é apenas Mulder e Scully compartilhando um momento de felicidade porque eles escolheram ter um momento descontraído juntos. Como Scully mesmo diz "eu sempre tive coisas mais importantes para fazer na vida". Aham... Eles sempre tinham algo mais importante para fazer. Mas naquele instante, eram apenas os dois, nada além do carinho um pelo outro os compelia a estar ali. Estes momentos sem necessidade pintam o amor deles com um tom mais doce e pueril. Quem não se derrete com a conversinha boba e a forma como eles se provocam? E a forma como eles ficam confortáveis um com o outro? Bom... eles nunca tiveram problemas com um invadir o espaço pessoal do outro, não é mesmo? *.* Essa cena é tão romântica e poética...

"Cala a boca Mulder, estou jogando beisebol"

Lindo.


Em primeiro lugar, com 34% dos votos:

09x19 - The Truth (A verdade)
Cena do beijo na frente de Skinner

O beijo mais explícito (apesar de ser no escuro), sem nenhuma outra desculpa a não ser a vontade dos dois de realmente se beijarem – nada de universo paralelo ou virada de ano e sem nenhuma interrupção, como aquela querida (cof cof) abelha... e o melhor, na frente do chefe, que acompanhou a trajetória dos dois desde o início! Muito fofo! E merece ser assistida mil vezes!

Mas pensando direitinho não tinha como não ser assim, não é mesmo? Não tinha como esse beijo não acontecer... Não havia mais nada o que esconder, nem porque esconder... e eles estavam se vendo pela primeira vez depois de meses de separação, meses de angústia sem terem notícia um do outro e sem saber quando poderiam se ver novamente.

Vamos ver mais imagens de nossa cena vencedora?

Claro que Mulder tem que fazer uma piadinha maléfica...
olha a carinha da Scully. Mulder, isso não tem graaaça!

 “Brinks, Scully!”… Ele deveria levar na cara… :P

Ganhou um beijo porque o alívio e a saudade
de Scully eram maiores... e ela já tá acostumada às piadinhas...

“Vem aqui, seu carequinha lindo”

*pensando em ir mesmo*

Ah, esse olhar... tanto amor...

Apesar de Arquivo X não ter tido cenas românticas como são comuns em outras, as nossas foram todas tão profundas e cheias de significado que compensam o fato de não termos ouvido coisas como "eu te amo". Realmente não fizeram tanta falta assim, não é mesmo?

Resultados das enquetes anteriores:

Cena shipper mais cômica: 06x19 - The Unnatural (O Anti-Natural)

Melhor cena de ciúmes: 05x20 - The End (O Fim)

Ih, deixou passar: 06x19 - The Unnatural (O Anti-Natural)


Cena shipper mais hot: 06x19 - The Unnatural (O Anti-Natural)

Cena shipper mais dramática: 04x15 - Memento Mori (Lembranças Finais)

Melhor início de episódio shipper: 04x15 - Memento Mori (Lembranças Finais)

Quote mais shipper: 04x15 - Memento Mori (Lembranças Finais)

Cena mais desesperadora para os shippers: 07x02 - Sixth Extinction - Amor Fati (Sexta Extinção II)

7 comentários:

Regiane disse...

Uma cena que gosto muito é a de Requiem, 7a temporada. Não, não é a deles abraçados na cama. É a do abraço de despedida antes dele ser abduzido. Achei que o "não quero correr o risco de perder você" valeu como um "eu te amo" também. Singela, porém uma das cenas shipper que mais gosto.

Ana Carolina disse...

Amei esse blog.... salvei nos favoritos.....

Fê Monteiro disse...

Adorei as cenas! Realmente o beijo em The Truth é o melhor *ever*...o mais apaixonado! Mereceu a colocação!
Mas puxa...também achei estranho a cena de Pusher não receber votos...serve o meu tardio? :P ...é uma cena que diz muito, diz muito mesmo...
O abraço final em Requiem que a amiga aqui comentou também vale a citação...fofa e triste demais ao mesmo tempo!
Melhor casal...sem dúvidas, e exatamente porque cenas de amor óbvias são inexistentes e é preciso garimpar, estudar olhares, gestos singelos e palavras cheias de significado, que passariam desapercebidos por não fãs...

Elizabeth disse...

Posso escolher todas? Adorei a seleção das cenas, muito legal msm. Qto à cena do abraço em Requiem, tb concordo com a Regiane, mas acho aquele episódio tão triste (pra mim o mais deprê de toda a série ever!)q nem gosto de lembrar das cenas (ai, como eu sou boba rsrs)Bj!

Regiane disse...

Também acho Requiem triste. Além da despedida do Duchovny foi também meio que o fim daquele Mulder-Scully que conhecemos. Daí pra frente muda tanta coisa... Só mesmo em The Truth que aquela velho clima da série dá o ar da graça. Mas enfim, Mulder-Scully será sempre a melhor história de amor (pelo menos pra mim rs).

Anônimo disse...

Tantas cenas lindas, é difícil escolher a melhor, concordo com a Regiane, aquela cena e demais, assim como todo episódio, é triste, mas é onde temos um Mulder tão meigo, abraçadinho com Scully, adoro!!

Josilene disse...

Gente... faz tanto tempo que fizemos essa seleção de cenas, que eu mal lembro dos critérios. kkkk Acho que a gente queria colocar no máximo dez cenas com uma de cada temporada pelo menos... daí muitas boas ficaram de fora. ;)

Essa de réquiem é realmente fabulosa! Merece a menção honrosa aqui no coments. rs

Olá Ana Carolina! Sei que isso demorou, maass... seja bem-vinda! :D

Beijos, pessoas!