sábado, 9 de maio de 2009

01x23 - The Erlenmeyer Flask (Jogo de Gato e Rato)

Roteiro: Chris Carter
Direção: RW Goodwin

Resumo: Uma pista vaga de Garganta Profunda leva Mulder e Scully a descobrir uma conspiração que envolveria o governo e uma raça de alienígenas. Os Arquivos-X são fechados e os agentes separados em funções diferentes.



Comentários:

[Starbuck] E eis que a MITOLOGIA é iniciada. Esse episódio é um clássico... se alguém que se diz EXCER não gostar deste episódio, então verifique seu CHIP, algo está muitíssimo errado.

Há tanta coisa a dizer deste episódio que, com certeza, esquecerei as partes mais importantes.. mas, daí espero a contribuição de vocês.

O que é importante em minha concepção (ou melhor, o que eu lembro rs ):

Descobrimos que há indivíduos com uma constituição corpórea diferente, que exalam um líquido capaz de matar... e que não morrem de forma comum.

A Scully, com a ajuda da cientista (que é assassinada depois), descobre uma substância que pode ser Extra-Terrestre.

O Mulder vai naqueles armazéns (que serão mostrados constantemente em XF dali pra frente) e vê os clones dentro dos aquários (não achei um termo melhor).

A Scully vê o etzinho... e eu tinha um chaveiro igual.. mas, quebrou.

É claro que quando o Mulder leva a Scully para ver os brinquedinhos que ele viu, um sem-graça tira tudo de lá... e a ruiva nada vê... (mas, viu o etzinho e viu a substância).

O Garganta fala a famosa frase "trust no one", que substitui a frase "The Truth is Out There" nesse episódio...

Esse episódio mostra a genialidade do CC... o cara apresentou em um único episódio várias pontos da mitologia, pontos esses que não foram esquecidos e foram solidificados no decorrer dos nove anos da série. Especialmente, a questão dos híbridos, o lance do controle de pureza e da relação com a água (Nada importante aconteceu hoje, lembram?), da gosma verde tóxica... Enfim, AMO ESSE CARA...

Tinha que comentar o fim... porque nesse fim reside a alma poética do Cabeça de Parafina. Vocês podem xingar o CC.... Vocês podem dizer que ele é Mau... Vocês podem chorar porque ele fez a Scully entregar o William para os tios do Clark Kent... Bom, vocês podem muita coisa... Mas, vamos reconhecer que o CC sabe conduzir os episódios de forma poética. Esse episódio tem - merecidamente - o título de CLÁSSICO.

O CC voltou ao início... De novo, Mulder telefonando para Scully às 11:22, novamente a Scully com medo de que o povo do mal pudesse detonar as frágeis esperanças dele e, novamente, o Mulder dizendo que ele continuará enquanto a verdade estiver lá fora. Fecharam os arquivos X... e o CC ama o PILOTO.. e AMA fechar ciclos revisitando antigas idéias... foi assim em The Truth e é assim ao longo da série.

Por fim, o Cança novamente nos sombrios corredores do Pentágono... ah, com o feto alienígena na mão (saudades do meu chaveiro ).

O Garganta foi para o Céu dos Informantes... e só volta depois como "espírito" em O caminho da Cura. Ele foi O INFORMANTE... ele nos fez entender que nosso CHIP já está conosco há muito tempo... por quê? "Eles estão entre nós há muito tempo, Sr. Mulder". COOL!!!

É isso... [/Starbuck]

"Scully: Okay, Mulder, mas eu vou te avisar... se isto for xixi de macaco, você está por conta própria"


[Josi] O episódio começa e quando Dr Secare começa a lutar com os policiais, você pensa "é o Jason Bourne?". Puxa, o cara derruba três policiais sozinho! kkkkkkkkkk

Mas não... esse tá mais pra um super-homem de sangue verde. :P





Primeiro choque do episódio... Mudaram a frase de abertura!





Eu gosto muito disso do pessoal em Arquivo X realmente levantar com cara de sono... rsrs




Bom, depois a Scully pergunta a Mulder o porquê do Garganta ter dado apenas uma dica tão fraca do caso, mas nessa hora ela não lembra que normalmente Mulder a tira da cama de madrugada para seguir um caso com muito menos do que isso e ela vai toda feliz (ou não tão feliz, mas tudo bem... rsrs). Claro que em Mulder ela confia e neste instante, depois de EBE, ela não estava muito disposta a acreditar no informante de Mulder...

Eu também nunca canso de dizer o quanto eu gosto quando um considera o que o outro fala... eu amo isso... Quando Scully se recusa a ir em frente com o caso por eles não terem quase nada o que vasculhar, Mulder realmente se dispõe a deixar tudo pra lá... Ele só volta ao caso quando o Garganta o procura novamente.

Adoro aquela cara de desconfiada que ela faz quando ele lhe pede pra analisar o conteúdo do frasco! hauahua

Olhem bem esta imagem... Olha a barriguinha muito mal disfarçada da Gillian! kkkkkkkkkkkk Que fofinho!




Scully: "Eles estão dizendo que pode ser extraterrestre, Mulder." - Eu imagino como a Scully lutava consigo mesma com relação a uma descoberta como esta...

Então, lá vai o Mulder todo feliz mostrar as provas pra Scully e quando eles entram no armazém, não tem mais nada... Putz!

Mulder: "Fui perseguido por três homens ontem à noite."

Garganta: "Se tivesse, teria sido morto. Esses homens são treinados para isso, e muito bem treinados." - Isso Mulder ouvirá novamente em Fight the Future, quando ele conta para o Dr Kurtzweil que Scully e ele haviam sido perseguidos. Ou seja, os caras não estavam interessados nele exatamente, queriam apenas afastá-lo das provas...

Mulder para o Dr Secare: "Calma, nós vamos protegê-lo!" - Sabe... quando você ouvir de Mulder ou Scully algo como isto, pode acreditar que você tá perdido! kkkkkkkkkkk Cara, isso quase nunca dá certo!

Segundo choque do episódio... Scully vendo um feto alienígena!

Na verdade, creio que esta foi a primeira vez que eles mostraram um ET assim de forma clara na série... Como é sabido, nosso querido Chris Carter gosta mais de esconder do que mostrar, insinuar do que declarar abertamente... Enfim... Fato é que eu sempre fico imaginando no que a Scully pensou quando viu aquilo... E qual foi a "explicação lógica" que ela deu pra depois continuar dizendo que não acreditava... rsrsrs

Terceiro choque do episódio... O Garganta sendo morto!





Mas espera aí! Este não é o Garganta!!! Para onde ele foi??? AAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHH

Ok, parei. rsrss Mas custava colocar o ator mesmo ali? Ouxe! Nem era uma cena perigosa! :P

Bom, o Garganta é baleado e Mulder é jogado pela porta de trás do veículo... sai a Scully correndo desesperada em direção do seu colega... E só pensa em ir ver como está o cara ferido a bala quando tem a certeza de que Mulder está bem... rsrssr Adoooooooooooooro!

Quanto ao Garganta... Segundo o próprio CC, ninguém está realmente morto em AX... Maybe there's hope!

Quarto choque do episódio... O fechamento dos Arquivos X!



Eu lembro de algumas reportagens que diziam que todo mundo pensou que não tinha como haver uma segunda temporada de AX depois de um final como aquele... O pessoal estava muito errado, heim?

O final da temporada é colocado como o fechamento de um ciclo... É feita uma alusão ao episódio Piloto, coisa que CC voltaria a fazer em Réquiem e em The Truth... Afinal, o CC é um romântico apesar dos pesares. ;) [/Josi]

[Ariana] O último episódio da primeira temporada de Arquivo-X... Começa a todo vapor.

No teaser, vemos uma perseguição policial a um carro em alta velocidade (bem ao gosto americano), mas até aí nada de extraordinário. Contudo, a normalidade dura pouco, afinal, estamos falando de Arquivo-X, que trata de tudo, menos do “normal”. Quando o mesmo fugitivo, agora correndo a pé da polícia, leva dois tiros e, ainda assim, não para de correr, pensamos: “tem alguma coisa errada aí”...

Mas ao vermos seu sangue... verde(?), temos a certeza de que “tem algo muuuito errado aí”.




Como é que o Mulder não tinha problemas na coluna, dormindo tão desconjuntado assim, em um sofá? Quer uma massagem, querido?



Até que me vem o Garganta acordá-lo para mais um de seus enigmas, que de início não diz nada com nada, mas no fim se revela algo grande, como sempre.



Ei, Scully, como você faz pra me resistir?






Além da promessa, dos banhos gelados e de passar uma hora ajoelhada no milho... nada.




Poxa, esse macaquito parece tão mansinho, deixa eu fazer um carinho nele...
Fia, desiste, ou tu mata os bichinhos ou eles é que tentam.


Ainda levou um pito do Dr. Berube. :D






Mulder preocupado (não sei se com ela ou com o macaquinho): “Ele te mordeu?”





Scully fazendo charminho: “Não, mas tentou”. – Querendo completar com: Se você der uma bitoquinha, sara... :D




Graças à nossa dupla master-perv, David e Gillian, a intencionalidade desta cena se perdeu pra mim. A Scully lá, em um momento tenso, falando ao Mulder que ele está sendo manipulado pelo GP e que ele, no fundo, gosta desse joguinho e tal... E eu só consigo é pensar no blooper da cena e imaginar aquilo que a câmera não mostrou... (amo isso). Aposto que o Mulder e a Scully seriam mais felizes se permitissem que seu lado DD&GA aflorasse de vez em quando.

E aí, bobão, vai ficar só olhando, é? Que tal brincarmos de pega-pega?





Opa! Começa comigo!






GP: “Encerrando o expediente, Mulder?”
Mulder: “Mamãe gosta que volte antes das lâmpadas se acenderem”. – Acho que a Scully concorda esta norma da mamãe, hã?

O que aprendi hoje: cuidado com quem costuma surgir da penumbra! Se isso te acontecer, corre que é morte certa!




Scully, colhi hoje de manhã para o exame de laboratório.





Scully: “Certo, Mulder. Mas estou lhe avisando... se for marmelada, está por conta própria”. – Quem vê pensa! Podia ser cocô e, ainda assim tu não largava dele!



Uia... Fabricação de homi em escala! É a salvação, mulherada! Isso é que é shopping.




Dra. Carpenter: “Agente Scully, o que você está olhando... não existe na natureza. Teria de ser por definição extraterrestre”. – A revelação que deixou Scully desbussolada.

Mulder: “Pode vir aqui? Tenho algo para lhe mostrar”.





"Ai, Jizuiz, finalmente é hoje o dia que tanto esperei?"





Scully: “Mulder? Só quero lhe dizer que estava errada”. - *.* Tadinha, toda sem jeito, torcendo as mãos, sofrendo feito uma condenada pra conseguir soltar que ele estava certo. Mulder, grava porque você nunca mais ouvirá isso, a não ser em seus delírios.

E ele lá, todo humildade, dizendo que isso não importa e blá, blá, blá... mas por dentro... que nem peito de pombo, todo cheio!



Tudo bem, depois a Scullyzinha vai cuidar de cada dodói do Mumu.





Scully e sua calça esquenta-coração.






Mas antes de dar o último suspiro, ele ainda proferiu sua derradeira sentença... “Trust no one”, a frase que iniciou o episódio no lugar do tradicional “a verdade está lá fora”, se tornando uma das mais marcantes de todos os nove anos de XF. Uma advertência que nossa dupla foi forçada a interiorizar. Um triste adeus a este personagem querido e enigmático, que permanece como um dos muitos mistérios de XF.

Neste último episódio da temporada entramos em contato com alguns dos elementos que viriam a marcar aquilo que conhecemos (ou não) como a mitologia de XF: as experiências realizadas com o DNA alienígena em seres humanos e que resultou na criação dos nada amigáveis híbridos humano-alienígenas (excetuando os Kurts Crawfords) com seu famigerado sangue verde e tóxico; o assustador embrião alienígena - ou tecido original - aquele deu início a esses experimentos e cuja visão deixou Scully de boca aberta (o que não tem nada de extraordinário, excetuando o fato de que geralmente é o Mulder que provoca este efeito). E, claro, o fim do GP, que nos deixou mais dúvidas que respostas. :(

E o que sempre me emociona, a arrebatadora analogia com o final do Piloto... :)

Novamente nos vemos diante de uma Scully perturbada e insone em face de acontecimentos para os quais não encontra explicações. De repente o mundo perdeu sua obviedade e tudo que lhe resta são dúvidas que a fazem questionar sua fé, até então inabalável, na ciência como fonte de conhecimento a respeito de todas as coisas. Como disse o Mulder, a partir de então, nada mais seria considerado sagrado. Ela viu todas as suas certezas ruírem e, por mais que ela tenha retornado à sua posição anterior, a sementinha da dúvida foi plantada.

Então ela olha o relógio que mais uma vez registra 11:21... passa a 11:22... e eis que o telefone toca. Do outro lado da linha ouvimos a voz atordoada do Mulder, com a notícia que, com certeza, poria fim à noite de nossa amiga: fecharam o Arquivos-X! E como se isso não bastasse, foram transferidos para setores diferentes. Parece o fim de tudo. *-*

E nada mais justo que o último episódio terminar com aquele que finalizou o primeiro... Darth Cança!

Amo tanto este episódio, que ao rever esta cena final, a relação com o final do Piloto, chego a me arrepiar... É besta, né? Eu sei. KKKKKKK [/Ariana]

Quotes:

Mulder: O Dr. Berube estava conduzindo experiências com vírus extraterrestres.
Deep Throat: Sim! Mas isso tem sido feito há anos, temos o tecido desde 1947, mas não a tecnologia.
Mulder: Roswell?

Deep Throat: Roswell foi uma cortina de fumaça. Tivemos outros resgates melhores. Dr. Berube foi morto porque seu trabalho foi bom demais. Vocês estão na sala onde ocorreu o primeiro transplante de DNA, onde foi criado o primeiro híbrido de humano e alienígena. Seis voluntários, todos terminais. Um, Dr. William Secare, amigo do Dr. Berube, estava morrendo de câncer. E como resultado da terapia genética todos eles começaram a se recuperar de suas doenças. O Dr. Secare foi capaz de manter uma vida mais ou menos normal. Para um homem que desenvolveu força inumana e a capacidade de respirar debaixo d'água.
Mulder: Foi assim que pôde escapar.
Scully: Do que ele estava fugindo?

Deep Throat: O Dr. Secare não deveria ter sobrevivido! A pesquisa do Dr. Berube era parte de um projeto super secreto em Los Alamos. Tudo o que queriam era a tecnologia, a ciência. E ter um híbrido vivendo no mundo real? O risco era muito grande. E se ele precisasse de alguma cirurgia emergencial? O homem tem uma química sanguínea que é alienígena e tóxica. Se a história chega à imprensa...
Mulder: Era mais fácil matar o Dr. Secare.


Outras Imagens de The Erlenmeyer Flask:

O feto alien

"Trust no one"

O fim dos Arquivos X?

10 comentários:

Anônimo disse...

Estou assistindo arquivo x pela primeira vez...Ja estou na sétima temporada e gosto muito de visitar o blog (apesar de ler spoillers às vezes)...
Realmente a série é fantástica e os seus comentários deixam "a experiência" de assistir arquivo x ainda melhor...
A única coisa ruim é que eu com certeza vou assitir tudo mas os comentários não vão passar da 5ª temporada até lé... to louco pelos comentários do episódio sobre o cança...
Parabéns pelo trabalho!!!

Josilene disse...

Olá anon fofo! :)

Que bom que vc gosta do blog. Mas... sim... tem muito "spoiler" nos posts... mas é que faz tanto tempo que acabou a série e é tão bom apontar os paralelos. hihihi

Aposto que agora enquanto escrevo esse comentário, vc já viu toda a série, né? Espero que amor continue firme e forte e volte mais pra comentar!

Amo os comentários de todos vcs, apesar de não estar respondendo sempre (estou voltando... estou voltando... paciência. :))

Ah... Os comentários sobre o ep do Cança já estão aí... amo aquele ep!

Beijos!

HELTON -Belém/Pará disse...

E aí galera, eu tô aqui para agradecer a este blog, ele é incrivel, to rachando de dar risadas, nossa nunca tinhja visto o arquivo x deste ponto de vista.

Josilene disse...

às vezes somos sérias tb... kkkkkkkkkkkk

abraços, helton e obg pela visita e pelo comentario! :*

janaX disse...

Tô aqui quase chorando só de ler The Erlenmeyer Flask(Jogo de Gato e Rato???que traducão...).E ainda por cima me dou conta que foi CTC que matou meu Gargantinha!!!Cara eu adorava esse velhinho!!!Tudo bem Chris a Josi me mostrou que nem foi ele que levou o tiro...KKKKKKKKK!!!Tá bom também o CC(Throllzinho)tem muito crédito porque esse ep é f*dástico(como eu t6o desbocada hj!minha Vó ia me dizer que tenho que lavar minha boca com sabão!Desculpe Velhinha!).Um dos melhores desfechos de temporada na minha humilde opinião,a história contendo o início da mitologia uma das melhores coisas que surgiram na tv de todos os tempos que na minha opinião não teve o fechamento merecido até hoje!!!(AX3 URGENTE porque nós merecemos!!!)Uma construção inteligente e super criativa como só ele(CTC)consegue pensar escrever e executar!!!Todos os louros para esse fenômeno pensante que é Chris Carter!Depois nos deixa completamente eletrizados com a série de acontecimentos que se apresentam nesse ep,tudo que se pode e nào se pode imaginar acontece no último capítulo da Primeira temporada!Cara eu sou louca por esse ep!Ele é todo perfect,show de bola,tô até sem palavras!!!Eu também queria um chaveiro de alien...mais eu tenho uma camiseta de AX...Nada a ver né Josi?!Infelizmenete a primeira temporada se encerra por aqui e aprendemos várias coisinhas com ela,tipo nada é o que parece,desconfie de tudo,não meta a mão em substâncias desconhecidas,e também trust no one que o nosso amado deep Troat disse e sentiu na pele!Tadinho...bem que ele podia aparecer no AX3!Josi amei este post,amo cada dia mais esse blog e amo AX!Valeu muuuuuuuiiiiiiiitttttttooooooooo!!!!Beijos e bom início de semana,se Deus quiser ea vida real deixar quarta-feira tô por ai comentando mais um pouco!Até...

Josilene disse...

Jana, fofa! Mas me diga...como se expressar adequadamente sem se desbocar um pouco? kkkkkkkkkk Esse episódio é fantástico mesmo. Adoro como muitos elementos de AX da primeira temporada são recuperados para dar uma explicação lá pro final da série. (quase) Nada é esquecido nessa série. Amo isso. Vc pode confiar na narrativa e tal (sorry... estou extremamente traumatizada com glee. rs ops. sim, eu vejo isso. não deixem de me amar. kkkkkkk)
Sabe, pessoas... eu nunca entendo qdo vcs pedem um desfecho melhor para a série... pq muita gente fala isso, mas eu não compreendo muito bem o que vcs esperam. Sabe? Tio CC jamais vai dar um final definitivo pra essa série... ele raramente dava para os eps! Sempre vai haver algo no ar, algo pendente... e sabe... eu amo isso. Acho algo quase que único de AX e algo que eu admiro, pois a gente sabe que na nossa vida raramente a gente tem um "final", uma explicação definitiva para nossas histórias e assim o é para AX tb.
Ah... o final de TT é PERFEITO, Jana! O que é isso?!! É lindo, poético e abre trocentas possibilidades! *.*
Bem, errr... Amo AX. kkkkkkk Ei... tb tenho uma camiseta de AX. A bichinha tá velhinha e eu acho que meio apertada pra mim... rs
E lá se vai a primeira temp... :/ Eu to fazendo uma maratona seguindo os comentários da Jana. Amo. Saudades de AX... ai ai... tão bom....
Beijos, gente!

Elizabeth disse...

Concordo com a Josilene sobre os finais em AX, habilmente deixados em aberto porque, afinal, era uma série que explorava como poucas o suspense e esse era mesmo levado até as últimas consequências ali, "para nossa alegria". O que eu não gostei foi a forma como alguns elementos foram conduzidos, como o destino da Samantha (muito bobo e mal explicado), a enrolação longa demais sobre o pai do bebê da Scully (argumento esticado demais só pra segurar a audiência da nona temp), o extermínio do sindicato (os velhinhos conspiradores poderiam ter aprontado um pouquinho mais trazendo os tais supersoldados como seu novo "trabalho"), a entrada "abrupta" do novo par de agentes (Dogget e Reyes) naquele porão...Scully deslocada na nona temp, quase uma coadjuvante. Todos esses vacilos ficaram maiores ainda porque a série adiou demais seu desfecho. A propósito, adoro o ep TT, só achei forçado e sem propósito aquilo de o Mulder ficar vendo fantasmas, acho que foi só um jeito de os roteiristas homenagearem alguns atores que foram tão importantes na série, como o Nick Lea e o Steven Williams. Penso que a série poderia estar ainda no ar, pois o tema não cansou (vide Supernatural), mas tanta enrolação afastou muitos fãs, como eu. Enfim, acho que tudo desandou mesmo pro enredo de AX qdo DD não quis mais atuar, o que motivou, paradoxalmente, pressa no desfecho de várias pontas soltas e ao mesmo tempo, esticada na série pra fazer aceitável um substituto pro Mulder. Essa é minha opinião e espero, respeitosamente, continuar a meter o bedelho, torcendo para que Josi e seus colaboradores continuem mantendo esse maravilhoso blog, pois AX ainda é polêmica, incansável e viciante.

Josilene disse...

Aaaaaaaaaaaamo vcs metendo o bedelho aqui, Elizabeth! Me anima bastante pra continuar aqui postando os comentários dos eps! ;) Obrigada de verdade pela atenção e carinho de vcs! :D

Enfim... vou dar minha opinião sobre o final da série. Assim... não culpo o CC nem o DD pela forma como a série foi tratada depois da sétima temp. Tb achei a saída pra samantha fraca. Não sei o q foi aquilo... não que eu não tenha achado a história bonita, apenas acho que entra em contradição com muito do que a gente já sabia. Eu achava que Samantha poderia sim estar morta, mas que ela tinha morrido um pouco mais tarde... só a alguns anos antes daquilo. Poderiam ter arrumado pra ela ter morrido junto com o sindicato, sei lá...

Qto ao DD... a história que eu sei é que o contrato dele iria até a 4ª temp e ele aumentou até a sétima pq teria o filme e tal e ele se animou. E... ele mesmo já tinha avisado que não ficaria de jeito nenhum além disso e acho que por isso que CC saiu fechando a série logo a partir da sexta.

Quem eu culpo pelas melecas da a partir da oitava? Os produtores da FOX... ai, como eu odeio esse povo... sempre destruindo séries e histórias cutes por dinheiro... ugh!

Então... como CC teve que expandir mais a história, ainda por cima sem um dos dois protagonistas... deu nisso. Tks God que DD, que ama AX, ainda voltou para metade da oitava e o final da nona... gente... ele voltou. fooooofo. E ainda fez campanha forte para o segundo filme. *.*

Mas... os monstros da semana da nona são muuuuito bons. Acho que a mitologia que tava um pouco desgastada. Eles deveriam ter aceitado o término de AX e puxado um spin off com a temática e com protagonistas de peso. Tipo... eu gosto de Reyes e Doggett, mas não acho que eles tenham peso para serem protagonistas... Acho que eles não tinham envolvimento pessoal suficiente pra gente se agarrar neles. SPN tem esse sucesso todo pq os meninos dão a alma (literalmente) nas histórias.

Falei demais, né? Claro. Aff... devia ir é fazer os posts do fim da quarta. kkkkkkkkkkkk

Beijos, pessoas! Muito obrigada pelos comentários, pelas visitas... enfim... pelo apoio todo de vcs... e sim... não se acanhem em comentar e podem discordar da gente aqui a vontade, viu? é assim que se conversa e se aprende. :*

Elizabeth disse...

É isso aí, Josilene! Seu blog é um farol no meio de um mar de blogs com textos mal escritos, qdo não copiados, além de muita grosseria e bate boca no lugar de comentários. Felizmente ele não está sozinho e tem alguns outros legais, não tão completos (e sem expressões impagáveis como "beiça de mula" ou "Chá" pro nome da ex sra. Duchovny hehehe) Por isso sempre venho aqui qdo quero APRENDER sobre algum ep ou rir muito com as tiradas divertidíssimas dos posts. Tb sou da turma que não demoniza DD por ter saído, afinal, se na tela ele era nosso Mulder, fora dela era um trabalhador que estava defendendo o leitinho das cças dele. Penso que DD foi esperto o suficiente pra perceber antes da Fox e do CC duas coisas: AX estava estagnada e a dupla Mulder/Scully ficou igual ou maior em importância do que as próprias estórias que eles protagonizavam. Tanto é que a nona, mesmo com bons MOTW, não pode nem ser comparada às temps iniciais, justamente por não ter mais a dupla titular. Até mesmo a GA teve seu desempenho prejudicado, pois sua Scully era a antítese e o complemento do Mulder (oposto perfeito, não?) e sem seu par, a personagem dela perdeu a graça e o espaço na série. Eu até hj não consegui assistir nem 5 eps da nona, embora Josi esteja quase me convencendo a encarar uma minimaratona dessa temp. Até lá, tenho fé de que irei ler seus posts dessa nona temp aqui!

Josilene disse...

pois é... é sempre preocupante qdo eles querem espichar demais uma série (por isso que amo que House terminou lindamente em seu tempo correto *.*)... pelo menos AX não caiu ladeira abaixo, apenas ficou estranho. E o ruim mesmo da Scully na nona temp é pq ela foi colocada como personagem secundária... :/
Tks, Elizabeth! Mas dê uma chance a nona sim... tem eps bem legais... ;)