sexta-feira, 24 de setembro de 2010

XF SHIPPER AWARDS - Enquete 8: Quote mais shipper

Ah, os diálogos... Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras. No entanto, algumas palavras bem ditas podem nos levar a projetar mil imagens em nossa mente. Podem nos garantir mil outras formas de interpretação.

Uma palavra apenas, dita na entonação e no momento certo, pode muito bem resumir uma situação inteira, revelar algo crucial ou mesmo mudar tudo o que pensávamos até ali.

Pelo menos assim é em Arquivo X. Algumas frases e diálogos são tão perfeitos que nos marcam e nos fazem repeti-los até mesmo em nosso dia-a-dia.

Fizemos uma coletânea aqui dos diálogos mais românticos de Arquivo X. Aqueles diálogos que até hoje nos fazem suspirar. Vamos conferir agora o ranking das melhores.

Antes, como de costume, iniciemos com uma de IWTB...

IWTB
Mulder: "Talvez seja esta a resposta, a resposta correta... não desista"

Esta cena foi mesmo um final perfeito para um filme tão estimulante quanto este... Toda a ideia do filme com aquele começo com um Mulder totalmente desestimulado é fechada com mais uma mensagem de esperança: "Não desista".

Podemos até mesmo pensar que esta não seria uma mensagem apenas para a Scully, mas para todos nós... para que nós não pensemos em desistir, pois por mais absurda e ilógica que seja uma esperança, ela ainda pode se tornar realidade. E nós só podemos saber do resultado se tentarmos.


Em último, sem nenhum votinho sequer, estão:

06x05 - Dreamland II (Terra dos Sonhos II)
Scully: "Eu te beijaria se você não fosse tão feio"

Vocês devem estar pensando que há outras frases muito mais significativas do que esta... mas... mas... a cena toda é tão linda e ela falando isso com toda aquela expressão meio sexy juntando-se à ênfase que ele deu no discurso anterior faz com que esta frase mereça sim estar entre as mais mais.

Lá está o nosso querido Mulder... todo sem chão com toda a sua vida mais bagunçada do que o normal... e pra se haver justiça deve-se dizer que ele teve a sua vida literalmente roubada! E roubada por um mané que estava colocando toda a sua reputação ("Do I have a reputation?" - Mulder) em xeque. E o que ele faz? Lamenta-se? Pensa que só ele tem problemas? Não. Ele olha pra sua parceira e se preocupa em lhe dar forças para que ela consiga o seu emprego de volta. Como não amar esta criatura?

Ao ver aquilo tudo à sua frente e tendo de volta o seu querido Mulder, se não em carne e osso, ao menos em alma, como poderia a Scully expressar aquela felicidade toda em palavras? Só dando um beijo bem grande nele mesmo! Mas... ela certamente ainda tinha esperanças de que o primeiro beijo deles poderia ser com o Mulder inteiro, então eles ficam apenas na piadinha e nos olhares (severamente interrompidos pela mala sem alça do Morris).

Mesmo porque vamos combinar que a Scully não liga muito pra beleza de quem ela beija. Clique aqui, confira o histórico da moça e nos diga se tem alguma lógica ela negar-se em beijar um carinha só por ele ser feio!


07x14 - Theef (A perda)
Mulder: "Você sempre me deixa na dúvida..."

Mais uma cena que ficou pobrinha (Nay feelings) de votos. Na verdade, se ela fosse uma pessoa que precisasse de votos para viver, ela estaria mortinha, coitada...

Esta frase, que Mulder repetia hora sim, hora também, é... não dá pra explicar. Vejam este episódio de novo. É um dos mais românticos de toda à série. Não por nada que aconteça entre eles... mas estes olhares... U-A-U!

Vejam especialmente a carinha de Mulder quando ele fala "Go on, keep me guessing" na hora em que a Scully está no necrotério e fala do cérebro doente da primeira pessoa assassinada (Só sendo excer pra ver romantismo em uma cena com esse ambiente. hahaha). O que é aquilo? Aquele olhar é quase uma arma de destruição em massa!

O que será que aconteceu com estes dois malandrinhos para eles estarem assim tão serelepes (oi?)? *pensando*


Sétima colocação, com 3% dos votos:

08x21 - Existence (Existência)
Mulder: "A verdade nós dois conhecemos..."

Não dá pra parar de falar sobre isso porque a coisa é muito revoltante. Como pode que ainda haja pessoas no mundo que ainda não saibam que Mulder e Scully se amam e que eles são os pais daquela criatura não muito fofa chamada William?

Então, Scully com toda a sua mente concreta e sistemática exprime as dúvidas que nadavam nas mentes de tantos excers... como aquilo podia ser possível? Como aquele milagre se realizou? E como mesmo diante de toda a força contrária o bebê deles ainda estava ali são e salvo em seus braços?

As palavras de Mulder respondem a tudo de uma forma bem simples. Talvez ele não fosse tudo o que pensavam que ele fosse. Talvez ele fosse apenas isso mesmo: o bebê fruto do amor deles dois.


Sexta colocação, com 5% dos votos:

05x02 - Redux II (Em Busca da Verdade II)
Scully: "Então, porque você veio até aqui se você já estava certo do que fazer?"
Mulder: "Porque eu sabia que você me faria mudar de idéia se eu estivesse errado."

Esta é uma frase que mostra a todas as pessoas que têm marcação com a Scully (sim, acreditem... Há aqueles que gostam apenas de Mulder e outros que gostam apenas da Scully. Oremos... muito!) que Mulder aprecia cada comentário divergente de sua Scully, mesmo que algumas vezes seja de forma forçada ou mesmo que outras vezes ela esteja errada.

É ótimo que ele deixe assim tão claro o quanto ele considera a opinião dela (vide as palavras dele mesmo em FTF), o quanto ele leva a sério o que ela pensa e o quanto ele sabe que ela é sobretudo verdadeira (vide Amor Fati).

Então, como ele estava muito em dúvida sobre que caminho tomar... como ele antes estava se sentindo perdido, ele queria ter a certeza que a decisão que ele tomou não era equivocada. E quem melhor para confirmar os seus pensamentos do que a sua parceira? Parceira esta, que mesmo sendo tão diferente dele mesmo em ideias, é sempre muito parecida em princípios e índole.

O sorriso deles no final é toda uma confirmação do laço de confiança e ternura que os une.


Quinta colocação, com 7% dos votos:

06x08 - Rain King (O Rei da Chuva)
Scully: "Bem, parece-me que os melhores relacionamentos - aquelas que duram - são freqüentemente os que são baseados na amizade. Sabe, um dia você olha para a pessoa e você vê algo mais do que você viu na noite anterior. Como um interruptor foi ligado em algum lugar. E a pessoa que era apenas um amigo é ... de repente a única pessoa que você consegue imaginar-se junto."

Scully estava realmente muito inspirada ao fazer esta declaração. ([modo meloso on] inspirada pelo amor? oown... [modo meloso off])

De que outra maneira veríamos a nossa rígida doutora Scully falando tão claramente assim? Ainda que ela soasse como se falasse de forma generalizada, todo mundo sabe perfeitamente que ela falava mesmo era dela e de seu melhor amigo, seu parceiro, aquele que é o único para quem ela arriscaria a própria vida.

E você, ao ouvi-la falando, pode facilmente identificar como os sentimentos dela foram sendo descobertos por ela mesma, aos poucos; e vemos também o quanto eles são fortes, pois quando ela fala que "ele é a única pessoa com quem você se imagina junto", você só pode imaginar que ela não está em busca de qualquer coisa, ela quer a ele e ponto.

Nota: Esta frase, de tão especial, é utilizada também por fãs de outras séries para descrever o seu shipper. ;)


06x18 - Milagro (O Milagre)
Padgett: "Também cometi um engano. No meu livro, eu escrevi que a agente Scully se apaixona. Mas isso é obviamente impossível. A agente Scully já está apaixonada."

Imagine o quanto esta frase é especial. Ela sequer é dita por Mulder ou Scully, mas é uma das mais importantes no mundo shiper! Uma vez foi dito aqui neste blog que apenas por esta declaração toda a aparição do Padgett na história é válida e podemos reafirmar isso sem sombra de dúvidas! A gente Scully já estava apaixonada...

Essa cena mudou até mesmo o humor de Mulder. Notem como ele ficou possesso desde que descobriu que o carinha realmente estava dando em cima da Scully! Mas, depois dessa declaração impactante, ele ficou todo serelepe (bom... esta palavra não é exatamente muito adequada a Mulder *pensando*) alegrinho (também não é muito boa... *pensando um pouco mais*) feliz.

Será que depois dessa declaração + a cara de pamonha que ambos ficaram na hora + aquele final de gelar os ossos fez com que um dos dois tomasse uma atitude? Será que é por isso que Scully está toda saltitante e faceira no início de The Unnatural? humm...


Quarta colocação, com 10% dos votos:

09x20 - The truth (A verdade)
Scully: "É você e eu. É por isso que eu estou lutando, Mulder. Você e eu"

The Truth é um episódio fabuloso. Muitos não são muito fãs dele, talvez por ser o último e isso cause nostalgia demais...

Mas se resgatar fatos da série inteira e trazer o nosso querido Mulder de volta não for o suficiente, ainda temos algumas respostas, personagens queridos aparecendo e... cenas do mais puro MSR.

Esta cena em especial é muito angustiante. É difícil ver Mulder assim... parecendo tão derrotado, sem querer lutar. Isso é tão destoante nele... Se isso nos pareceu estranho, imagina para a Scully? Imagina o que ela sentiu ao vê-lo daquela forma?

E para completar, ele ainda ficou evasivo com ela e claramente se recusou a contar o que sabia pois, segundo ele disse mais tarde, talvez aquilo quebrasse o espírito dela.

Então, ela teve que tentar lembrá-lo de que a luta não era apenas dele, era deles dois. Ambos estavam lutando e não era justo que ele quisesse tomar todas as decisões e arcar com todas as consequências sozinho.

Só restou a Scully tentar trazê-lo de volta a realidade, mostrar a ele que ela ainda era aquela pessoa com quem ele podia ser sincero não importando o que a verdade significasse ou pra onde ela os levasse...


Terceira colocação, com 11% dos votos:

06x03 - Triangle (Triângulo)
Mulder: "Scully... Eu te amo"

Obrigada, querido Chris Carter, pelas cenas de amor sem medidas que vimos entre Mulder e Scully durante toda a série. Não cenas rasgadas e recheadas de clichê, mas pequenos e grandes gestos que somente seriam compartilhados por pessoas que se amam verdadeiramente.

Bom, esta não é uma dessas cenas. Na verdade, é... ok... mais ou menos isso. Vejam, Scully não poderia simplesmente acreditar que Mulder estava em seu juízo perfeito naquele momento. Como se pode afirmar isso? Ora... o cara não falava coisa com coisa. Claro que para nós que acreditamos que aquilo tudo não poderia ter sido um sonho, ele estava muito bem. Mas pra quem pensava que ele tinha batido forte com a cabeça, ele não estava num momento confiável.

Então... é muito fofis ele dizer que a ama assim na cara dela e ainda por cima tendo falado antes com ela batendo no ladinho de seus quadris... mas...

Acho que esta foi uma maneira dos produtores dizerem que não precisávamos daquele tipo de coisa. M&S se amam e não precisam deste tipo de confirmação. Afinal, o que são meras palavras diante de atitudes?

Mulder: "Scully..."
Scully: "Yeah?"
Mulder: "I love you."

Ok... Apaguem tudo! Esta cena foi um atentado a nossa sanidade. Sem mais.


Segunda colocação, com 26% dos votos:

07x02 - Sixth Extinction - Amor Fati (Sexta Extinção II)
Mulder: "Você foi minha amiga e me falou a verdade. Até mesmo quando o mundo estava desmoronando, você foi minha constante... Meu porto seguro."
Scully: "E você é o meu."

Esta é sem sombras de dúvidas uma das cenas mais românticas de Arquivo X, uma daquelas que colabora para diminuir a vida útil de pobre nosso aparelho de DVD... pois não é brincadeira o tanto que voltamos e pausamos e voltamos de novo...

Não foi um alívio para todas nós quando Scully chega toda fofinha e fingindo mostrando toda a sua compaixão pela morte da Dieca? Muito chato ela ter morrido para salvar Mulder, não é? Err... não, não foi. rsrs

Mas o melhor de tudo é quando Mulder não deixa que isso o abale mais do que poucos segundo e logo parte para o que interessa: reassegurar à sua ruiva linda que ele ainda sabe do tamanho da importância dela em sua vida, que sem ela, ele sucumbiria àquela vida sem graça com uma mulher do tipo da Diana.

Quantas pessoas podem dizer isso com certeza? Quantas podem olhar do lado e ver uma criatura que, independente do que aconteça, estará ao seu lado?

Scully é isso para Mulder... ela é aquela pessoa que abrirá as cortinas para que ele possa ver como está o mundo realmente, será o seu contraponto... Não a sua alma gêmea, mas o seu oposto perfeito...


Primeira colocação, com 27% dos votos:

04x15 - Memento Mori (Lembranças Finais)
Mulder: "A verdade te salvará, Scully. Eu acho que salvará a nós dois."

Este momento em Memento Mori é realmente marcante. A Scully dar essa volta por cima consegue elevar também o ânimo de Mulder.

Notem como ele atrela a própria salvação dele à dela. Seria excesso de romantismo interpretar essas palavras vindas dele dessa forma?

Bom, ele poderia estar falando dos problemas dele próprio com sua irmã e com sua família, mas não parece que ele tenha pensado muito em si mesmo ao longo deste episódio. Aqui ele parecia estar totalmente voltado a um só propósito: salvar sua parceira, sua pedra fundamental.

Mas é sempre assim, não é? Sempre que um está com problemas, o outro esquece até a si mesmo para aliviar o parceiro da carga que o estaria esmagando.

Então, ao vê-la encarando a doença e se animando a lutar, ele vê que ainda há esperanças em uma vitória dos dois não apenas contra a doença, mas em todo o resto que os assola.

"Acho que salvará a nós dois" - Tem coisa melhor do que não estarmos sozinhos num momento como este?

Mais imagens:





Obs 1: Não tem legendas porque eu achei que não era necessário. As imagens falam por si (só para dizer o contrário do que foi dito no primeiro parágrafo)
Obs 2: Sabemos que o beijinho foi cortado... mas quem liga? :D

Espero que tenham gostado. Até a próxima!

Resultados das enquetes anteriores:

Cena shipper mais cômica: 06x19 - The Unnatural (O Anti-Natural)

Melhor cena de ciúmes: 05x20 - The End (O Fim)

Ih, deixou passar: 06x19 - The Unnatural (O Anti-Natural)

Maiores inimigos dos shippers: Diana Fowley

Cena shipper mais hot: 06x19 - The Unnatural (O Anti-Natural)

Cena shipper mais dramática: 04x15 - Memento Mori (Lembranças Finais)

Melhor início de episódio shipper: 04x15 - Memento Mori (Lembranças Finais)

14 comentários:

Fritas disse...

Arrasooooooooooooooooou!!!

"Scully é isso para Mulder... ela é aquela pessoa que abrirá as cortinas para que ele possa ver como está o mundo realmente, será o seu contraponto... Não a sua alma gêmea, mas o seu oposto perfeito..."

by Josi, pô!!!

Lívia Ribeiro disse...

"Acho que salvará a nós dois" - Tem coisa melhor do que não estarmos sozinhos num momento como este?


Putz, Josi....vc tem se superado.....essas e outras frases suas resumem muito bem o que são esses dois um para o outro....Jesuis...


Bem, eu amo todas essas cenas...desde a menos votada até a mais votada...eu adoro a cena de "Theef", porque acho muitooooooo significante aquela frase do "vc me deixa sempre na dúvida". Me lembro que cacei como doida em qual episódio ele dizia isso e foi aqui que vocês me lembraram e então pude (quase) estragar meu DVD de tanto rever...
Agora Memento Mori é indiscutível....ali foi demais!Que angústia e ao mesmo tempo, que lindeza ver essa cumplicidade! (realmente, o beijo cortado nem importa muito)

The Sixth Extinction também mata qualquer um! Me remete a confissão de Mulder no corredor dele no primeiro filme! Eu amo corredores!


Aiiiiiiiii tô louca por outra enquete!

Yanne Celly disse...

Aí Josi vc adquiriu uma capacidade de expressar o que nós sentimos e traduzi-las nos post...ficou perfeito!


Foi difícil escolher uma cena pra votar e tá difícil escolher a que comentar!!!!!!1Mas, CC permeava cada simples cena numa inesquecível excursão para o mundo shipper ,dando-nos o relacionamento perfeito em pessoas não tão perfeitas!Por isso que o Rei da Chuva é lindo...Scully expondo seus sentimentos de uma forma clara como nunca fez antes e nessa hora penso que ela mesma se deu conta que o amava.^^

E como diz a Lívia amoooooooooooo corredores de ax...é lá que acontece as melhores cenas!!!!!!!!

E na minha pobre teoria que já mudou várias vezes foi após a declaração de Milagro que eles resolveram assumir algo...olha a carinha sapeca da Scully no início de The Unnatural^^^^

Ariana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ariana disse...

êêêêê.... \o/\o/\o/\o/\o/\o/

O MEU EPISÓDIO GANHANDO TODAS!!!!!

Se Arquivo-X é o meu "home", MM é a poltrona do papai. :D
Nunca contei quantas vezes assisti e acho que não quero fazer isso. Pra não me sentir tão bitolada quanto às vezes acho que sou em relação a AX (entre outras coisitas... rsrs).

Edyene disse...

Que lindo texto Josi!!! Amei!!!

Ahhhh... gosto tanto daquela cena de Terra dos Sonhos... foi quando ele conseguiu finalmente convecer Scully que não era Morris e sim o Mulder verdadeiro... Dá a impressão que pela possilidade de nunca mais ter o seu rostinho e corpinho(?) de volta, ambos sentiram vontad de declarar tudo ali mesmo... É inegável o mamor que o une... apesar da aparência duvidosa do Mulder naquele momento...

Own... o Scully, eu te amo" de Triângulo é dígno de um ataque cadíaco...

Josilene disse...

Olá pessoas!

Tks, Raffitha.fofa.má.exagerada. rsrs

Eu tb amo todas as cenas, Lívia. E eu não consigo ver apenas algumas cenas de Theef... sempre tenho que ver todo. São cenas fofas demais! kkkkkkkk

Yanne... acho q o relacionamento deles era perfeito justamente por ser cheio de imperfeições e eles saberem lidar com essas imperfeições sem querer mudar demais o outro (ain... exatamente como a Cuddy tá fazendo com o House... lindo. rsrs Desculpem... meu vício da vez é House! kkkkk).

Nana... isso de contar qtas vezes viu um ep me lembrou de small potatoes com a doidinha dizendo a Mulder qtas vezes viu Star Wars... quase 400 vezes. Noooooooooooooossa!

E sim... The Unnatural e Memento Mori são campeãs isoladas! kkkkk

Ai, Edyene... O modo como eles ficam se olhando em Terra dos Sonhos não é... sei lá... incrível? Parecia q eles queriam se embeber um no outro... não fosse pelo chato do Morris... sei não... kkkkkkkk

Muuuuuuuito obrigada pelos comentários, meninas! Isso faz o meu dia muito mais feliz.

Beijos!

Elizabeth disse...

Difícil escolher, hein? Reparei que as cenas mais memoráveis nesse post (e que ficaram nas primeiras colocações) mostram não um climão de romantismo como costumamos ver em outros programas, mas momentos de pura confiança, cumplicidade e entrega entre os dois agentes. A minha predileta, a da Sexta Extinção II, diz tudo: se um é o porto seguro do outro, o que mais significativo do que isso poderiam esperar um do outro. Só faltou o beijo, mas foi uma cena linda. Só discordo da inclusão da cena de Terra dos Sonhos, poderia ser substituída pela do final de Paper Clip, com ambos abraçadinhos consolando um ao outro ou a do diálogo no corredor do apê do Mulder antes do quase beijo, qdo ele diz à Scully que ela o tornou melhor. Mas há tantas cenas legais entre os dois que dava pra fazer várias enquetes. Parabéns pelo texto, sempre ótimo!

Elizabeth disse...

PS: A cena do corredor que citei é do filme Fight the Future.

Josilene disse...

Mas em Paper Clip, apesar deles terem terminado abraçado, não teve frases shippers...
Qto ao filme... não sei realmente pq este não foi incluído... eu tava incluindo as cenas dos filmes? Eu lembro que IWTB tava fora... bom... Aquele do filme é maravilhoso. fato.

E, poxa... a cena de DreamLand é supermegaultrafoxy romântica! ;)

Elizabeth disse...

Por falar em FTF, não tem post desse filme no blog? Eu o acho muito legal, gosto mais dele do que IWTB.

Josilene disse...

Terá! Aliás... eu tenho muuuito material para esse post... maaas... postarei ao final da quinta temporada apenas! ;) Estamos indo na ordem cronológica da coisa, lembra? ;)

Eu gosto de FTF também... mas eu tenho certos problemas com esse filme... pq ele foi muito feito pra agradar,sabe? Em alguns momentos Mulder e Scully agem OOC ou meio caricatos...

Anônimo disse...

Fico tão feliz quando encontro pessoas que amam IWTB, não era o filme de ação que teria efeitos maravilhoso, impressionantes, mas era AX de volta depois da tanto tempo, e shipper...muito...muito shipper, como não amar.

E josi começar com a frase de IWTB foi muito fofo!

Yanne

Josilene disse...

Ah, yanne... eu amo demais IWTB. Como eu sou mais de me apegar aos personagens, a história pra mim realmente fica em segundo plano. MAS... eu realmente acho interessante a história de IWTB tb. :)