domingo, 15 de maio de 2011

Terceira Temporada - Final



A terceira temporada de Arquivo X começa e termina de forma bombástica.

A tal história da fita de dados que O Pensador (não, gente! O Gabriel não! rs) gravou com dados sigilosos do governo rendeu e se desdobrou bastante até que ela caiu enfim nas mãos do tenebroso Canceroso.

A pequenina Scully colocando o gigante de seu chefe Skinner contra a parede já seria legal o suficiente sem que Mulder chegasse e imediatamente se pusesse ao seu lado. Daí em diante, é tudo épico! E a fofura com que ela conta que já sabia que ele voltaria? E quando ele pergunta como, ela faz por merecer que mais tarde ele dissesse que ela sempre o deixa na dúvida...

Em Paper Clip, também temos o famosíssimo "lots of files" "lots and lots of files"... Você não é um excer que se preze se não repetia essa frase várias e várias vezes por tudo e por nada.

A morte da irmã da Scully foi triste e cruel. Bill Mulder morrer é aceitável, afinal ele fez por merecer, mas o que dizer de uma moça inocente? Sim, a essas alturas quem já não sabia que apenas Mulder e Scully seriam poupados de morrer para sempre (quem não entendeu, não viu AINDA Dead Alive e está perdoado), deve ter se apercebido deste fato(espero).

Vimos que X não era assim tão insensível e agradecemos muito quando ele salvou o belo traseiro de Mulder daquela explosão no trem. Claro que trabalhando tão próximo do Canceroso, ele teria que se descuidar algum dia e... Agora ele teme pela sua própria vida.

Mais um passo é dado em direção da descoberta do câncer da Scully. Estamos aqui ainda na fase da negação e ficaremos nela até não poder mais, claro.

Os comos e porquês da mitologia são deixados um pouco mais claros (principalmente durante conversa entre o Cança e o Jeremiah), apenas para se enrolarem ainda mais nos mostrando que a coisa é bem mais complexa do que podemos imaginar. Pela primeira vez, ouvimos falar que uma data está marcada. Que data é esta? Saberemos um dia. Num dia ainda bem distante.

Alguns episódios dos chamados Monstros da Semana ficaram marcados para sempre como uns dos melhores de toda a série. Scully levando sua fé ao extremo, Mulder mergulhando fundo na escuridão e voltando quase incólume, Mulder se engraçando por umazinhas e Scully se acabando de ciúmes, Modell, Clyde, Mr Yappi, Queequeeg... Enfim... Incrível!


Vamos ao que tivemos de mais importante nesta temporada:

The Blessing Way: É dada a Mulder a escolha de voltar ou não dos mortos. Ele volta para continuar com a busca pela verdade com a Scully. Scully ameaça Skinner para que ele lhe dê a fita digital.

Paper Clip: Mulder reaparece. Mulder e Scully descobrem que a população mundial é catalogada secretamente. A fita que permaneceu com Skinner é roubada por Krycek, que é traído pelo Canceroso e rompe com ele. Melissa Scully é baleada e morta. Skinner ameaça o Canceroso e a suspensão de Mulder e Scully é cancelada.

Clyde Bruckman's Final Repose: Clyde insinua que Mulder morre de asfixia auto-erótica e afirma que Scully não morre. Queequeeg aparece pela primeira vez.

Oubliette: Mulder e Scully investigam um caso de desaparecimento que se assemelha bastante ao de sua própria irmã. A moça morre deixando-o desolado.

Nisei: Mulder compra uma fita de vídeo de um procedimento médico sendo feito em um suposto alien. A pista da fita os leva a uma série de assassinatos de japoneses. Mulder segue a pista de um trem enquanto Scully encontra um antigo abrigo de leproso que também estão sendo dizimados.

731: Mulder se joga (literalmente) mo trem que contém uma carga muito preciosa e perigosa: um alien? Mulder acredita que sim e sua convicção aumenta ao saber que alguém foi designado para acabar com esta carga e com qualquer evidência da mesma e que há uma bomba no vagão onde a coisa se encontra. Scully ouve uma história diferente de um dos membros do sindicato, este lhe dando mais pistas de sua abdução. Scully acha a senha da porta do vagão na mesma fita da autópsia alien, mas Mulder é impedido de sair. X o salva, mas o vagão explode destruindo as evidências. O Canceroso se encarrega de ficar com as provas que restam.

Revelations: Scully e Mulder investigam o caso de uma criança que aparenta ter as mesmas chagas de Cristo. Scully se envolve demasiadamente, deixando Mulder temeroso de que sua imparcialidade estivesse sendo comprometida. Este é um episódio em que Mulder e Scully "trocam de lugar", com ela sendo a crédula e ele o cético.

War of the Coprophages: Scully mostra mais uma vez sua faceta ciumenta quando sabe que Mulder está sendo auxiliado numa investigação não-oficial por uma entomologista chamada Bambi. Scully dá banho na Coisa na pia da cozinha.

Syzygy: O ciúme de Scully atinge um nível crítico quando a paciência de Mulder com o seu ceticismo sofre uma severa diminuição, criando uma crise entre ambos. No final, sabemos que foi tudo culpa de um alinhamento incomum dos astros.

Grotesque: Mulder se fecha totalmente em si mesmo para desvendar o caso de jovens rapazes sendo mutilados por, segundo um dos presos, demônios se apossando de mentes humanas.

Piper Maru: O caso da irmã da Scully é fechado por falta de evidências. Mulder e Scully segue a pista de um navio onde todos os tripulantes com exceção de um sofrem severas queimaduras por radiação. Temos a primeira visão do óleo negro. Krycek reaparece em Hong Kong. Skinner é baleado.

Apocrypha: Mulder leva Krycek para aos EUA, mas este está infectado pelo óleo negro que assume o controle e segue seu próprio caminho de volta pra casa. A vida de Skinner corre perigo novamente, mas desta vez Scully consegue pegar o assassino que ela tinha descoberto ser o mesmo do da sua irmã. O óleo negro faz um acordo com o Canceroso que o leva para sua nave em troca da fita digital que estava com Krycek. O assassino de Melissa aparece misteriosamente enforcado na prisão e Krycek é deixado abandonado (aos gritos... hehehe) dentro do silo que contém a nave alien.

Pusher: Um serial killer desafia a força policial ao impelir as pessoas a matar a si mesmas. Mulder acaba caindo nas mãos dele e participa contra sua vontade de um jogo de roleta russa

Jose Chung's from Outer Space: Um famoso escritor procura Scully para esclarecer um caso de abdução. O caso mostra diferentes facetas dependendo da pessoa que depõe. Podemos ver como é complicado resolver um problema deste tipo quando tanto está em jogo e cada pessoa tem seus próprios interesses a suprir.

Avatar: Descobrimos que Skinner é (era?) casado e que a experiência port mortem que ele contou a Mulder em One Breath tinha ainda mais detalhes interessantes do que ficamos sabendo na época. Aparentemente nosso Bigskin tem uma fantasma que tem uma quedinha por ele. (medo)

Quagmire: Mulder e Scully partem para capturar uma criatura pré-histórica que teoricamente vive num lago numa pequena cidade dos Estados Unidos. Scully leva a Coisa (que ela insiste em chamar de Queequeeg) junto e ela acaba morta (ou fugiu, né? Alguém aí viu o corpo? Eu não.). Eles vão embora achando que as mortes foram causadas por um ataque de um jacaré, mas o episódio acaba nos dando um vislumbre do famoso Big Blue.

Wetwired: Eles descobrem que o governo anda testando formas de manipulação da população através de controle mental pela tv. Alguns destes teste fazem com que os piores medos das pessoas venham à tona com alucinações visuais, as cegando para a realidade. Mulder é daltônico. X tenta ajudar Mulder por meio de outra pessoa, já com medo de ser descoberto.

Talitha Cumi: Poderes de cura são revelados em meio à um tiroteio. O "homem" responsável por isso some sem deixar rastros. A mãe da Scully tem mais intimidade com o Canceroso do que qualquer um poderia supor. Ela tem um derrame e dá uma pista a Mulder que o leva a uma estranha arma. Mulder procura o "curador" para que este devolva a saúde pra sua mãe.


Quotes mais marcantes:

"Você veio até aqui procurando por uma verdade que foi tirada de você, uma verdade que nunca tinha sido falada mas que agora nos junta para um perigoso propósito. Eu retornei dos mortos para continuar com você... mas eu temo que este perigo esteja a um palmo de nós e que já seja tarde demais."


"Eu ouvi a verdade, Mulder. Agora o que eu quero são as respostas."


"Tenho medo de que Deus esteja falando e ninguém esteja ouvindo..."


"Her name is Bambi?"


"Sure.Fine.Whatever"


"Nós trabalhamos no escuro. Fazemos o que podemos para derrotar o mal que de outro modo nos destruiria. Mas se o caráter de um homem é o seu destino, essa luta não é uma escolha, mas um chamado. Contudo, às vezes o peso dessa tarefa nos leva a vacilar, fendendo a frágil fortaleza da nossa mente, permitindo aos monstros de fora entrarem, e nós somos deixados sozinhos, olhando para o abismo. Para a face risível da loucura".


Scully: "Você está no porão porque eles têm medo de você, porque você não desiste e porque eles sabem que eles podem te jogar no meio do deserto e dizer que a verdade está lá que você pedirá uma pá."
Mulder: "É isso o que você pensa de mim?"
Scully: "Bem... talvez não uma pá. Uma retro escavadeira."


"Acho que os mortos estão falando conosco, Mulder... pedindo por justiça. Talvez aquele homem esteja certo. Talvez enterremos nossos mortos vivos."


"Isso não está acontecendo... Isso não está acontecendo..."


“Embora talvez não estejamos sozinhos no universo, segundo a maneira de ser de cada um de nós, neste planeta, estamos todos... sozinhos.”


"Interessante que diga isso, eu sempre quis uma perna de pau. É uma coisa da infância de que nunca abri mão. Não estou brincando. Pensei bastante a respeito. Com uma perna de pau, ou ganchos feito mãos, talvez seja o suficiente para ir vivendo, enfrentando a vida com uma deficiência. Sobreviver apenas já seria heroico."


"Nós apaziguamos suas consciências. Qualquer um que apazigue a consciência do homem pode lhe tirar a liberdade."



Vídeos de Bastidores:





É isso. Nos vemos na quarta temporada.


To be continued...

8 comentários:

Priscila disse...

Lindo post, resumiu os momentos mais marcantes da 3a temporada muito bem, explicando os episódios mitológicos e não esquecendo os monstros da semana mais marcantes e engraçados, hihi...

Fazendo minhas as palavras de outra pessoa que já postou por aqui, este é o melhor blog sobre Arquivo X do Brasil, sem dúvida! Parabéns e obrigada pelo carinho pela nossa série!

Minha Terra disse...

Concordo com a amiga Pri... post muito bem escrito, sussinto, objetivo e claro. O resumo dos episódios diz tudo objetivamente. Os quotes, esses eu adoro, porque pega aquelas frases que marcaram e ficaram na nossa memória; o sonha da Scully com o Mulder em Blessing away, o final do episódio Operação Clip de Papel, no hospital... e por ai vai... nada foi esquecido! Adorei os vídeos....
A 3° temporada abre portas para uma melhor compreensão do que estava por vir.....

Juliana disse...

Deu até vontade de rever a temporada toda.

T. disse...

Sério, adorei o post! Foi um resumão muito bom da terceira temporada, me deu vontade de rever de novo!:) E amei as escolhas dos quotes!

janaX disse...

É isso ai Josi girl!Amassando geral!!!Eu disse que esse éo melhor blog sobre AX!!!Lindo como sempre,diferente como sempre,original como sempre e me faz amar AX mais do que nunca!A terceira temporada é d+ e quando a vimos assim em resumos podemos ver o quao rica ela é e diversificada abrangendo uma gama de novas possibilidades!!!Mulder e Scully(capítulo à parte)pra mim nas entrelinhas(ou na nossa imaginacao shipper)eu acho que as três primeiras temporadas nos trazem os olhares mais quentes e sutis de toda a série,uma coisa mais velada porém nao menos explícita para aqueles que,obviamente,"querem acreditar"(eu quero sempre,e voces?)enfim uma paixao que parece mais profunda que a própria série(tá bom nao vou levar pra esse lado...ou vou...)!E aqueles vídeos sao d+,é sempre o máximo ver os atores brincando,errando,enfim curtindo o que estao fazendo,afinal emprego bom é aquele que faz a gente feliz!Josi como sempre se superando e surpreendendo a todos nós(vc é d+ irmazinha!!!)Enfim que venham more "lots of files...lots and lots of files"!Perdoem o trocadilho infame mais sabe como é sou excer e estava louca para usar essa frase...Josi tô esperando a quarta temporada,beijao!Até...

Josilene disse...

Ainda bem que eu não acredito qdo vcs dizem que este é o melhor blog de AX! hahaha Senão, ia ficar me sentindo e a coisa não ia prestar! hahaha

Gente... a matéria prima é AX! A chance de ficar bom é de 87,32% (sim, há estudos sobre isso. rsrs).

E... a terceira temporada é boa mesmo, mas não consigo deixar de pensar que a minha predileta é a quarta! :D

Vamos a ela! Já estou ansiosa! hehehe

Mais uma vez, muuuito obg pelos comentários fofos de vcs!

Bjos!

Yanne disse...

Josi vc se achando..!medo!kkkkkk
Brincadeiras a parte este é o melhor Blog de AX e Josi vc sabe muito bem quais os botões apertar para nos fazer sentir toda a emoção que Ax nos trouxe.

E que venha a quarta temporada...

val disse...

ADOREI FOI UM RESUMO E TANTO, ME TRAZ TANTAS LEMBRANÇAS, AS VEZES ALGUEM ME DIZ NOSSA FAZ TANTO TEMPO TU NÃO ENJOA NÃO.
EU DIGO TÁ LOUCA VOU CHEGAR AOS 100 E SEMPRE VOU AMAR X FILES.

UM BJU GAROTA E CONTINUA ASSIM ESSE BLOG THE BEST EVER.